Refletindo sobre a tematização do futebol na Educação Física escolar

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2010-12-01

Autores

Souza Júnior, Osmar Moreira de [UNESP]
Darido, Suraya Cristina [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A Educação Física deve propiciar ao aluno o exercício da cidadania, possibilitando a conquista da autonomia, por meio da reflexão-crítica sobre os conhecimentos da cultura corporal de movimento. Contudo, a área carece de subsídios para uma melhor organização de seus conteúdos dentro do currículo escolar. Neste sentido, o objetivo do presente estudo consiste em apontar um conjunto de temas relevantes do conteúdo futebol que possam servir de subsídios para propostas de sistematização para o componente curricular Educação Física escolar. São apresentados nove temas que discutem aspectos relevantes do futebol, tais como suas relações com a arte, sua história e o contexto do futebol feminino. Por fim, o tema relativo aos jogos da cultura popular relacionados ao futebol foi aprofundado por meio do futebol de tampinhas e do futebol de botão, incluindo aprendizagens como a construção de regras, a interpretação de competições e a valorização da cultura popular.
Physical Education should provide students the means to enable them the exercise of their citizenship, which will allow them to acquire autonomy through critical reflection on the knowledge of practicing body movement. Nevertheless, in the school curriculum the subject still lacks support in order to organize its contents. As such, the target of this study is to highlight a number of relevant issues on the contents of football practice, which may be used in an attempt to codify Physical Education as a school subject. Nine issues are here presented, which discuss relevant aspects of football, as well as its correlation with art, its history, and the female football background. Fin ally, we get into a deeper study of the games used in popular culture and its link to football, through games such as button football, including learning processes such as rule system, the interpretation of competitions, and the appraisal of popular culture.

Descrição

Palavras-chave

Educação Física escolar, Futebol, Conteúdos, Organização, Physical Education in school, Football, Contents, Organization

Como citar

Motriz: Revista de Educação Física. Universidade Estadual Paulista, v. 16, n. 4, p. 920-930, 2010.