Variabilidade espacial de atributos do solo antes e após calagem e fosfatagem em doses variadas na cultura de cana-de-açúcar

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2006-08-01

Autores

Corá, José E. [UNESP]
Beraldo, José M. G.

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Associação Brasileira de Engenharia Agrícola (SBEA)

Resumo

Avaliou-se a distribuição espacial de atributos do solo por meio de mapas de isolinhas elaborados a partir da variabilidade espacial dos atributos expressa no semivariograma e por meio de interpolação linear, antes e após a aplicação de doses variadas de calcário e fertilizante fosfatado na cultura de cana-de-açúcar. Foram coletadas amostras de solo na intensidade de uma amostra por hectare, na profundidade de 0-0,20 m, em três talhões comerciais de cana-de-açúcar. Os mapas de isolinhas elaborados por meio da krigagem, levando-se em consideração a existência de dependência espacial de atributos do solo, expressa no semivariograma, apresentaram maior precisão e diferentes padrões de ocorrência da distribuição espacial dos atributos, comparados àqueles construídos utilizando-se do interpolador linear para a estimativa dos valores em locais não medidos. A densidade de amostragem igual a uma amostra por ha não foi suficiente para revelar a dependência espacial dos teores de P e valores de V no talhão C, e de V no talhão A. Os talhões A e B apresentaram maior continuidade espacial para os teores de P e o talhão B maior continuidade espacial para V. Houve aumento da continuidade espacial dos atributos depois de realizada a calagem e a fosfatagem em doses variadas.
The objective of this work was to evaluate the spatial variability of soil properties by soil maps developed by different methods, before and after liming and phosphorus fertilizer application at variable rates. Soil georeferenced samples were obtained from 0 - 0,20 m depths in three sugarcane fields (A, B and C). Lime and phosphorus requirement were calculated and applied at variable rates. Soil maps generated from semivariogram parameters showed different patterns and were more precise than those generated from linear interpolation method. Liming and phosphorus variable rate application reduced the spatial variability of base saturation (V) and phosphorus level (P) in the experimental area. The soil sampling intensity equal to one per ha used in this work was not sufficient to assess the spatial variability of P and V levels in the C field and the V levels in the B field.

Descrição

Palavras-chave

Precision agriculture, site-specific management, Geostatistics, Agricultura de precisão, Manejo do solo, Geoestatística

Como citar

Engenharia Agrícola. Associação Brasileira de Engenharia Agrícola, v. 26, n. 2, p. 374-387, 2006.