Laboratório de História e meio ambiente: estratégia institucional na formação continuada de historiadores

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2004-01-01

Autores

Martinez, Paulo Henrique [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Associação Nacional de História - ANPUH

Resumo

Apresentação de proposta de ação institucional e seus fundamentos teóricos e metodológicos para a formação de professores de História. Enfoque na elaboração de material didático, nas atividades de ensino e aprendizagem e na avaliação sobre as questões ambientais presentes no conhecimento histórico escolar, nas práticas de pesquisa e educação ambiental. As experiências foram desenvolvidas em 2002-2003 pelo projeto História e Meio Ambiente: estudo das formas de viver, sentir e pensar o mundo natural na América portuguesa e no Império do Brasil (1550-1889), junto ao Núcleo de Ensino da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, em Assis/SP.
A proposal for institutional action and its theoretical and methodological fundaments for History teachers' formation. Emphasis on the elaboration of teaching material, teaching and learning activities and the evaluation of the environment questions inside the academic historical knowledge, research practices and the environmental education. The experiments had been developed in 2002-2003 by the project História e Meio Ambiente: estudo das formas de viver, sentir e pensar o mundo natural na América portuguesa e no Império do Brasil (1550-1889) [History and Environment: study of the forms of living, feeling and thinking about the natural world at the Portuguese America and the Empire of Brazil (1550-1889)], at Núcleo de Ensino da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, at Assis/SP.

Descrição

Palavras-chave

História, Meio ambiente, Educação, History, Environment, Education

Como citar

Revista Brasileira de História. Associação Nacional de História - ANPUH, v. 24, n. 48, p. 233-251, 2004.