A pós-graduação em educação no Brasil: alguns aspectos à luz de estudos realizados na área

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2012-12-01

Autores

Castro, Rosane Michelli de [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Faculdade de Educação

Resumo

Neste artigo apresentamos resultados obtidos com parte das atividades de pesquisa desenvolvidas em estágio pós-doutoral sobre a pós-graduação stricto sensu e a pesquisa educacional no Brasil. Para tanto, foi possível reunir uma vasta quantidade de estudos publicados, sobretudo no formato de artigo, em periódicos considerados de relevância para a área da educação. Nesses artigos, a opção foi pinçarmos alguns aspectos que julgamos capazes de proporcionar uma leitura sobre a pós-graduação em educação no Brasil, à luz dos estudos realizados na área. em considerações finais, destacamos, entre outros identificados nos estudos selecionados, aspectos que lembram aos integrantes das comissões que normatizam e avaliam o trabalho e a produção acadêmico-científico nos programas de pós-graduação em educação no Brasil de que ela é parte integrante de um projeto educacional geral do país e que, portanto, possui papel sócio-educativo de formação do pesquisador, do professor do ensino superior e de produção de conhecimento capaz de propor novas perspectivas para a nossa universidade e para os problemas educacionais brasileiros.
In this article, we present part of the results obtained in research activities developed within the postdoctoral stage on the Stricto sensu graduate studies program and educational research in Brazil. To this end, we collected a vast amount of published studies, especially in the format of periodical articles, considered relevant to education. We chose some aspects from these articles that we judged capable of providing a reading of the graduate studies in education in Brazil in light of studies carried out in the area. In the final considerations, we highlight, among others, some aspects identified in the studies selected that remind the members of the committees that evaluate and regulate the work and the production in the academic and scientific graduate programs in education in Brazil, that it is an integral part of the general educational project of the country and, therefore, plays a socioeducational role of training researchers and higher education teachers, as well as of knowledge production capable of proposing new perspectives to the Brazilian university and educational problems.

Descrição

Palavras-chave

Educação, Pós-graduação em Educação no Brasil, Revisão de Literatura, Education, Graduate Studies in Education in Brazil, Literature Review

Como citar

Educação em Revista. Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 28, n. 4, p. 263-287, 2012.