A história portuguesa medieval: preservação, ordenação e esquecimento

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2007-12-01

Autores

França, Susani Silveira Lemos [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História

Resumo

Os últimos séculos da Idade Média, nomeadamente os séculos XIII, XIV e XV, são marcados na Europa por uma crescente preocupação em fixar por escrito os diversos saberes e eventos, preocupação que, ligada às tentativas de sistematizar a organização dos reinos, contribui significativamente para a ascensão das línguas vulgares como línguas dos mais variados gêneros - de documentos jurídicos e administrativos a textos de caráter filosófico e histórico. em Portugal, o empenho em deixar registrado o passado numa língua acessível tem início no século XIV e culmina no século XV, quando se procura organizar a memória através da escrita e se começa a construir uma perspectiva portuguesa sobre o passado. O objetivo do presente texto é mapear alguns índices que revelam a importância que os portugueses dos séculos XIV e XV conferem à ordenação do passado, sobretudo a partir da escolha do que devia e do que não podia cair no esquecimento.
During the last centuries of Medieval Europe there was a preoccupation by writing. This preoccupation was related to the kingdoms unification and aided to establish the non-Latin languages as documental and knowledge languages. In Portugal this process had place during the fourteenth and fifteenth centuries, when the memory was organized by the act of writing, and a Portuguese past perspective was constructed. This article aims to expose some indexes that reveal the importance the fourteenth and fifteenth Portuguese court gave to the past reconstruction, particularly by choosing what should not be forgotten.

Descrição

Palavras-chave

Portugal, Idade Média, crônicas, Portugal, Middle Ages, chronicles

Como citar

Varia Historia. Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História, v. 23, n. 38, p. 490-499, 2007.