Ética, preconceito e educação: características das publicações em periódicos nacionais de educação, filosofia e psicologia entre 1970 e 2003

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2006-04-01

Autores

Shimizu, Alessandra de Morais [UNESP]
Cordeiro, Ana Paula [UNESP]
Menin, Maria Suzana de Stefano [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Editora Autores Associados

Resumo

Apresenta um estudo bibliográfico referente ao tema ética e preconceito no âmbito da educação escolar em periódicos nacionais das áreas de educação, psicologia e filosofia a partir da década de 1970 até o ano de 2003. No total, foram categorizados e analisados 570 textos. Constatamos que, especialmente, nas três últimas décadas, houve uma preocupação, por parte dos pesquisadores, com questões éticas e a problemática da diversidade e suas relações com a educação escolar. Percebemos, também, que algumas revistas científicas se destacaram por apresentar um maior número de produções científicas publicadas com o tema e no período que compreende este estudo. Além disso, a maioria dos trabalhos realizou estudos teóricos e pesquisas bibliográficas em detrimento às pesquisas empíricas. Foi elaborado um índice dos textos pesquisados que, juntamente com o material coletado, funcionará como banco de dados para pesquisadores, ligados a diversas áreas do conhecimento, que possuam interesse em estudar o tema ética e preconceito e seus diversos subtemas.
Presenta un estudio bibliográfico referente al tema ética y prejuicio en el ambiente de la educación escolar en periódicos nacionales de las áreas de Educación, Psicología y Filosofía a partir de la década de 1970 hasta el año 2003. En total fueron catalogados y analizados 570 textos. Constatamos que, especialmente, en las tres últimas décadas, hubo una preocupación, por parte de los pesquisadores, con cuestiones éticas y la problemática de la diversidad y sus relaciones con la educación escolar. Notamos también, que algunas revistas científicas se destacaron por presentar un mayor número de producciones científicas, publicadas con el tema y en el período que comprende este estudio. Además de esto, la mayoría de los trabajos realizaron estudios teóricos y pesquisas bibliográficas en detrimento a las pesquisas empíricas. Fue elaborado un índice de los textos pesquisados que, junto con el material colectado, funcionará como banco de datos para pesquisadores, unidos a diversas áreas del conocimiento, que posean interés en estudiar el tema ética y prejuicio y sus diversos subtemas.
Presents a bibliographic study referring to the theme ethics and prejudice in the ambit of schooling, in national education, psychology and philosophy periodicals from the 1970's to 2003. In total, 570 texts were categorised and analysed. We verified that, especially in the last three decades, researchers have shown a concern for ethical issues and the question of diversity and its relationship with schooling. We also found evidence that some scientific reviews stood out for the large number of scientific productions published on the theme during the period covered by this study. In addition to this, the majority of the research projects were theoretical studies and bibliographic reviews to the detriment of empirical research. An index of the texts researched was compiled which, along with the material collected, will serve as a database for researchers from different areas of knowledge who are interested in studying the theme of ethics and prejudice and its numerous sub-themes.

Descrição

Palavras-chave

ética e educação, preconceito e educação, produção científica, ética y educación, prejuicio y educación, producción científica, ethics and education, prejudice and education, scientific production

Como citar

Revista Brasileira de Educação. Editora Autores Associados, v. 11, n. 31, p. 167-182, 2006.