Homofobia e sexualidade em adolescentes: trajetórias sexuais, riscos e vulnerabilidades

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Data

2012-01-01

Autores

Teixeira Filho, Fernando Silva [UNESP]
Marretto, Carina Alexandra Rondini [UNESP]
Mendes, Andressa Benini [UNESP]
Santos, Elcio Nogueira dos

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Editor

Conselho Federal de Psicologia

Resumo

Esta pesquisa é um estudo transversal realizado junto a 2282 estudantes de ambos os sexos que cursavam as três séries do ensino médio em três cidades do interior do oeste paulista. O instrumento de coleta de dados empregado foi um questionário autoaplicável com 131 questões. Neste artigo, abordamos as trajetórias sexuais de adolescentes de ambos os sexos que mantêm práticas sexuais homoeróticas ou não. Discutimos as relações desses adolescentes com seus familiares e grupos de pares e a questão de sair do armário como ferramenta política. Tendo como base as concepções de Sedgwick, analisamos os momentos em que sair do armário pode ser uma entre tantas maneiras de manifestação das diferentes sexualidades em relação à heteronormatividade. Apoiando-nos nas colocações de teóricos pós-estruturalistas, abordamos também as construções teóricas e as produções discursivas sobre a adolescência, apontando novas manifestações da juventude na contemporaneidade. Por fim, percebemos a existência de amplos fatores que afetam as decisões de jovens não heterossexuais quanto a sair (ou não) do armário para além da homofobia: eventos pessoais, histórias de vida e mesmo a revelação de sua sexualidade aos pais e/ou a outras pessoas.
Se trata de estudio transversal realizado junto a 2.282 estudiantes de ambos sexos cursando los tres cursos de la Enseñanza Media en tres ciudades del interior del Oeste Paulista. El instrumento de colecta de datos empleado fue un cuestionario auto-aplicable con 131 cuestiones. En este artículo abordamos las trayectorias sexuales de adolescentes de ambos los sexos que mantienen prácticas sexuales homoeróticas o no. Discutimos las relaciones de esos adolescentes con sus familiares y grupos de pares y la cuestión de salir del armario como herramienta política. Teniendo como base las concepciones de Sedgwick, analizamos los momentos en que salir del armario puede ser una entre tantas maneras de manifestación de las diferentes sexualidades en relación a la heteronormatividad. Apoyándonos en las propuestas de teóricos posestructuralistas abordamos también las construcciones teóricas y las producciones discursivas sobre la adolescencia, apuntando hacia nuevas manifestaciones de la juventud en la contemporaneidad. Por fin, percibimos la existencia de amplios factores que afectan a las decisiones de jóvenes no heterosexuales en lo referente a salir (o no) del armario más allá de la homofobia: eventos personales, historias de vida e incluso la revelación de su sexualidad a sus padres y/o a otras personas.
This is a descriptive analytical cross-sectional study conducted with 2282 male and female students who attended high school in three cities of the western interior of São Paulo, Brazil. Data collection was done by a self-reported questionnaire with 131 questions. This paper discusses the sexual trajectories of these adolescents who enrolled in homoerotic sexual practices or not. These adolescents relationships with their families, peer groups and the subject of coming out are discussed as political tools. Based on Sedgwick s concepts we analyze the moments when coming out can be one in many other ways of manifestation of different sexualities in relation to heteronormativity. Relying on post-structuralism theories, we also discuss theoretical constructions and discourses about adolescence, pointing at new manifestations of juvenile in contemporaneity. Finally, we realize the existence of many factors that affect the decisions of non-heterosexual youths in relation to coming out of the closet beyond homophobia: personal events, life stories and even the revelation of their sexuality to their parents and/or to others.

Descrição

Palavras-chave

Atitudes sexuais, Atitudes frente à identidade sexual, Discriminação sexual, Adolescência, Homofobia, Actitudes sexuales, Actitudes frente a la indentidad sexual, Adolescencia, Homofobia, Sexual acttitudes, Sex role attitudes, Sex discrimination, Adolescence, Homophobia

Como citar

Psicologia: Ciência e Profissão. Conselho Federal de Psicologia, v. 32, n. 1, p. 16-33, 2012.