Coordenação motora fina de escolares com dislexia e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade

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Data

2011-10-01

Autores

Okuda, Paola Matiko Martins [UNESP]
Lourencetti, Maria Dalva [UNESP]
Santos, Lara Cristina Antunes dos [UNESP]
Padula, Niura Aparecida de Moura Ribeiro [UNESP]
Capellini, Simone Aparecida [UNESP]

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Editor

CEFAC Saúde e Educação

Resumo

OBJETIVOS: descrever e comparar o desempenho da coordenação motora fina em escolares com dislexia e com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade utilizando parâmetros de desempenho motor e idade cronológica da Escala de Desenvolvimento Motor. MÉTODO: participaram 22 escolaresdo ensino fundamental, de ambos os gêneros, na faixa etária de 6 a 11 anos de idade distribuídos em: GI: 11 escolares com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade e GII: 11 com dislexia. Como procedimento, provas de motricidade fina da Escala de Desenvolvimento Motor foram aplicadas. RESULTADOS: os resultados revelaram diferença estatisticamente significante entre a idade motora fina e a idade cronológica de GI e GII. Conforme a classificação da Escala do Desenvolvimento Motor, 90% dos escolares de GI e GII apresentaram desenvolvimento motor fino muito inferior ao esperado para a idade e 10% dos escolares com dislexia apresentam desenvolvimento normal baixo ao esperado para a idade e 10% dos escolares com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade apresentaram desenvolvimento inferior ao esperado para a idade. CONCLUSÃO: concluímos que tanto os escolares com dislexia como os com TDAH deste estudo apresentam atrasos na coordenação motora fina, demonstrando que os participantes desta pesquisa apresentam dificuldades em atividades que exijam destreza, quadro característico do transtorno do desenvolvimento da coordenação. Estudos complementares estão sendo conduzidos pelos autores deste estudo para poder verificar e comprovar se o perfil motor fino dos escolares encontrados neste estudo se assemelham ou se diferem de acordo com o quadro apresentado pelos mesmos.
PURPOSE: to describe and compare the fine motor coordination performance of students with dyslexia and with Attention Deficit and Hyperactivity Disorder. METHOD: the study included 22 elementary school students of both genders, aged from 6 to 11-year old, divided into: GI: 11 students with Attention Deficit and Hyperactivity Disorder and GII: 11 students with dyslexia. For the procedure, tests of fine motor skills from the Motor Development Scale were applied. RESULTS: the results showed a statistically significant difference between the fine motor age and chronological age of the students at GI and GII. According to the classification of the Motor Development Scale, 90% of students from GI and GII demonstrated fine motor development much lower than expected for their age, 10% of the students with dyslexia demonstrated low normal development as for the expected value according to age and 10% of students with Attention Deficit and Hyperactivity Disorder demonstrated inferior development than what is expect for their age. CONCLUSION: we concluded that both students with dyslexia and with ADHD in this study show a delay in fine motor coordination, demonstrating that the participants of this research have difficulties in tasks that require dexterity, characteristic condition of the coordination development disorder. Additional studies are being conducted by the authors of this study in order to ascertain and to check if the fine motor profiles of students in this study is similar or differ according to their condition.

Descrição

Palavras-chave

Destreza Motora, Dislexia, Transtorno da Falta de Atenção com Hiperatividade, Motor Skills, Dyslexia, Attention Deficit Disorder with Hyperactivity

Como citar

Revista CEFAC. CEFAC Saúde e Educação, v. 13, n. 5, p. 876-885, 2011.