Algumas considerações sobre as críticas ao conhecimento científico moderno no contexto do processo educativo e a temática ambiental

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Data

2000-01-01

Autores

Silva, Luciano Fernandes [UNESP]
Inforsato, Edson do Carmo [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências

Resumo

Este trabalho aponta algumas críticas feitas ao conhecimento científico moderno no âmbito do movimento ambientalista, com especial destaque às idéias filosóficas cartesianas. Entendendo ser o processo educativo uma etapa fundamental para amenizar ou reverter o quadro de degradações ambientais, analisamos alguns limites dessas críticas como a não contextualização histórico-social de tais idéias. Por fim observamos a inadequação que causa a repetição dessas críticas à ciência moderna para o processo educativo.
This paper points out some criticism done to the modern scientific knowledge within the environmental movement, specially emphasizing the Cartesian philosophic ideas. We consider the educational process as a fundamental stage to diminish or even to revert the scenery of environmental degradations. Some limits of such criticism are analyzed, namely, the historical-social non-contextual shaping of such ideas. Finally, we focus the inadequacy that causes the repetition of such criticism to the modern science for the educational process.

Descrição

Palavras-chave

Temática ambiental, processo educativo, cartesianismo, Environmental issues, educational process, cartesianism

Como citar

Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 6, n. 2, p. 169-179, 2000.