Estudo psicossocial de um seminário teológico: a formação do clero católico em análise

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2008-12-01

Autores

Benelli, Silvio José [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

PPgPsi-UFRN

Resumo

Este artigo apresenta dados preliminares e discussões de uma investigação em psicologia social sobre a produção da subjetividade eclesiástica. Utilizando o instrumental teórico da análise institucional, estudamos o dispositivo pedagógico seminário. Nosso campo de pesquisa é um seminário católico de teologia, onde vivem 50 seminaristas em regime de internato, na etapa final de preparação para o sacerdócio, os quais, uma vez ordenados, passarão a ocupar posições de relevância que consistem na coordenação de comunidades paroquiais amplas. Os dados foram obtidos por meio da observação do cotidiano institucional. Apresentamos algumas conclusões preliminares. Encontramos fortes contradições entre os discursos oficiais e as práticas cotidianas no seminário teológico.
This article introduces preliminary data and debates from a social psychology inquiry about the production of ecclesiastical subjectivity. By taken institutional analysis as a theoretical tool, we study the seminary as a pedagogical device. Our field research is at a catholic theological seminary, where 50 seminarians live in boarding system, at the final stage of preparation to the priesthood; once ordained, the new priests will be in relevant position to coordinate extended parish communities. Data were obtained by means of observation of the institutional daily life. Some preliminary conclusions are presented. We have found deep contradictions between official discourses and daily practices at the theological seminary.

Descrição

Palavras-chave

psicologia e religião, análise institucional, produção de subjetividade, seminário católico, formação eclesiástica, psychology and religion, institutional analysis, production of subjectivity, catholic seminary, ecclesiastical formation

Como citar

Estudos de Psicologia (Natal). PPgPsi-UFRN, v. 13, n. 3, p. 203-211, 2008.

Coleções