Dissertações - Linguística e Língua Portuguesa - FCLAR

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 312
  • ItemDissertação de mestrado
    O clube de livros da TAG: práticas editoriais, estratégias de venda e construção do enunciatário-leitor
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-05-31) Zimiani, Laura Miranda [UNESP]; Schwartzmann, Matheus Nogueira [UNESP]; Correa, Thiago Moreira [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Os clubes de livros existem há um tempo, o intuito é promover a leitura e estimular a troca entre os integrantes, que podem compartilhar suas experiências sobre determinada obra escolhida. Nosso estudo se concentra no clube de assinaturas da TAG Livros – Experiências Literárias, que hoje conta com milhares de assinantes. Todo mês é enviado um kit literário produzido e personalizado pela editora e encaminhado pelo correio. Assim, identificamos vários processos editoriais envolvidos na construção dos kits e que refletem diretamente na leitura e na recepção do leitor. O objetivo geral deste trabalho é analisar esses processos que atuam na experiência literária proposta pela TAG. Depreende-se, a partir da atividade editorial, a presença de várias práticas semióticas, como a curadoria, a circulação da obra, o marketing e a vendagem. O córpus é composto pelo kit literário do mês de junho de 2021 que contém a obra Espellho Partido, de Mercè Rodoreda, uma revista e o “mimo”, nomenclatura utilizada pelo clube. Por se tratar da TAG Curadoria, o objeto analisado também coloca questões sobre a curadora Rosa Montero. Essas duas escritoras atuam diretamente na construção do discurso editorial que se coloca como feminista, salientando a presença das duas mulheres responsáveis pela publicação do mês. Nesse sentido, o trabalho justifica-se por tratar do mercado editorial, assunto que possui um crescente interesse na semiótica do discurso, o qual imprime sua visão de mundo no enunciado e nem sempre o enunciado se realiza na prática. Para isso, utilizamos como instrumental teórico-metodológico o da semiótica greimasiana, de linha francesa, nos valendo principalmente dos estudos de Algridas Julian Greimas e Jacques Fontanille. Com os resultados obtidos, nosso trabalho demonstra que a semiótica é capaz de mostrar, por meio da linguagem, as organizações discursivas colocadas como verdade, que, nesse caso, utiliza-se da confiança para ancorar seu discurso, o que nos faz perceber que a prática de vendagem é a que rege a prática editorial da TAG, pois faz uso do enunciado para obter seu objeto-valor, a venda. Sendo assim, o discurso feminista não se realiza na prática.
  • ItemDissertação de mestrado
    O papel da experiência na organização internacional CISV: cidadania intercultural e contribuições para o uso do inglês
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-05-25) Mello, Gabriela Vianna; Rozenfeld, Cibele Cecíclio de Faria [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Partindo do pressuposto de que língua e cultura são intrinsecamente relacionadas (KRAMSCH, 1998) e reconhecendo a importância do desenvolvimento da cidadania intercultural por falantes interculturais (BYRAM, 2008), este trabalho tem como objetivo analisar o papel da experiência no encontro de culturas, promovido pela organização CISV (Children’s International Summer Village). Para tanto, nos basearemos nos estudos de aprendizagem pela experiência, principalmente aquele proposto por Kolb (1980, 2015), e nos pressupostos da Competência Comunicativa Intercultural e Cidadania Intercultural (KRAMSCH, 1998; BYRAM, 2008). Os dados foram coletados com quatro participantes de uma das sedes da organização CISV no Brasil, localizada no interior de São Paulo. Para a seleção das participantes, utilizamos como critério sua atuação prévia em acampamentos internacionais da organização, que exigem o uso de inglês para comunicação, e a participação ativa no “CISV Brasil” durante o andamento da pesquisa. A pesquisa é de natureza qualitativa, e se enquadra como estudo de caso em relação aos procedimentos. Como instrumentos de pesquisa utilizamos um questionário semiestruturado e entrevistas semiestruturadas individuais, contando também com o método de grupo focal, visando à triangulação de dados para conferir maior confiabilidade e validade à investigação. Com base na análise dos dados coletados, as categorias propostas por Byram (2012) e CISV (2021) foram ressignificadas e modificadas a fim de abarcar questões mencionadas pelas participantes, como a contribuição da esfera afetiva percebida por elas nos acampamentos. Além disso, questões teóricas como a utilização do termo cidadania por Byram (2008, 2012) foram levantadas no decorrer do desenvolvimento do trabalho e indicam possíveis caminhos para desdobramentos desta pesquisa.
  • ItemDissertação de mestrado
    Discurso sobre a jovem negra na revista Capricho: uma análise dialógica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-05-26) Silva, Gabriela Cristina da; Mendonça, Marina Célia [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho analisa dialogicamente a construção da identidade da jovem negra nos números impressos e no site da Capricho. Para tanto, o corpus desta pesquisa qualitativa é composto por enunciados selecionados nas revistas impressas entre os anos de 2012 a 2014 e em seu site, de 2012 a 2022, totalizando dez anos. As questões que norteiam nosso trabalho são: se e como a Capricho, no período estipulado, incorpora temáticas raciais em seu discurso, sobretudo no que diz respeito ao modo como a negritude e aspectos a ela relacionados são abordados? De que modo a revista considera o seu destinatário ao longo desses anos? Por isso, são centrais as questões de representatividade, especificamente na forma que são abordados aspectos físicos da jovem negra; quais são os termos utilizados para fazer referência a ela; se há a presença de articulistas negras nos veículos analisados e de pessoas negras nas fotos e matérias da revista. O objetivo geral da pesquisa é analisar o discurso sobre a jovem negra e se, ao longo de dez anos, na revista Capricho, impressa entre 2012 e 2014, e em sua plataforma digital, até 2022, houve mudança nesse discurso e, havendo, como ela acontece. Os objetivos específicos são: a) analisar, no corpus, se ocorre e como ocorre a alteração na construção do interlocutor pressuposto; b) analisar a construção da identidade da jovem negra no corpus por meio de termos/expressões que fazem referências às suas características físicas; fotos e edição de matérias (disposição na página e cores utilizadas, por exemplo) de aspectos relacionados à beleza e ao comportamento desse grupo. Como um estudo qualitativo-interpretativo, feito por meio do cotejo entre os enunciados, este trabalho baseia-se na perspectiva discursiva de Bakhtin e do Círculo, especialmente nas noções de signo ideológico, no signo ideológico e no enunciado concreto; e baseia-se também nos estudos sobre as questões raciais – tendo ponto de partida que o racismo é estrutural e que, por isso, influencia o modo como o negro e a negritude são tratados nas esferas de atividades humanas. Como resultado, ao compararmos as revistas impressas e o site, notamos uma alteração ambivalente tanto da construção da identidade da jovem negra quanto da imagem do interlocutor, o que é visto nas temáticas relacionadas à beleza e na forma como aspectos sociais são abordados nesses dois momentos do corpus, por exemplo.
  • ItemDissertação de mestrado
    A motivação na aprendizagem de espanhol por estudantes brasileiros de um Centro de Línguas de uma Universidade no interior de São Paulo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-05-29) Lima, Ana Amélia de Oliveira; Sandes, Egisvanda Isys de Almeida [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A motivação é um construto composto por diversos elementos que influenciam significativamente na aprendizagem de uma língua estrangeira (RIBAS, 2008), portanto, seu nível também determina o rendimento do aprendiz (SANTOS GARGALLO, 1999). Diante disso, esta pesquisa visa investigar a motivação na aprendizagem de espanhol por estudantes brasileiros do Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara. Para tal, foi elaborado um questionário em escala de Likert de cinco pontos, com base em Madrid Fernández (1999), a fim de gerar e analisar quanti-qualitativamente os dados relacionados aos fatores motivacionais e aos tipos de motivação que influenciam o processo de aprendizagem desses alunos. Ademais, buscou-se articular a extensão universitária com a pós-graduação, com a finalidade de destacar as ações extensionistas das universidades públicas. A análise foi realizada a partir da amostra composta por 31 aprendizes brasileiros de espanhol que, majoritariamente, possuem entre 18 e 30 anos. Como resultado, verificou-se que esses alunos se sentem internamente motivados, estudam espanhol devido às necessidades comunicativas e à importância instrumental dos idiomas na sociedade atual, verbalizam o vínculo afetivo que possuem com a língua espanhola e, em sua maioria, apresentam a motivação intrínseca como predominante. A partir desse resultado, verifica-se a importância deste tipo de análise, dado que o conhecimento das individualidades dos alunos e das especificidades de um grupo de aprendizes, o que inclui a motivação, auxilia na aplicação de uma metodologia adequada em sala de aula e, consequentemente, facilita o desenvolvimento de um trabalho significativo que ajuda no processo de ensino e aprendizagem.
  • ItemDissertação de mestrado
    Lo que no se ve, se mantiene: perspectivas decoloniais nos exames de proficiência de espanhol língua estrangeira
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-05-26) Millani, Márcio; Rocha, Nildiceia Aparecida [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A língua estrangeira é um importante veículo para a comunicação entre sociedades e realidades plurais. Com o intuito de usar a comunicação de uma forma efetiva, parte-se da ideia de que o falante da língua estrangeira (LE) se coloque em contato com todos os temas e realidades presentes em qualquer sociedade, para que assim produza a comunicação em diferentes esferas de complexidade. Dessa forma, tendo como escopo a língua espanhola na sua projeção internacional, observo as atividades de leitura e das propostas de expressão escrita e oral dos exames de proficiência de espanhol como língua estrangeira – DELE, SIELE e CELU como evidencias que projetam realidades da língua em foco. A escolha destes exames se justifica por serem desenvolvidos por diferentes instituições de ensino, responsáveis por difundir, ensinar, avaliar e certificar o uso da língua. O objetivo desta pesquisa é compreender a presença de aspectos (de)coloniais no processo de avaliação do espanhol como língua estrangeira dos referidos exames revelando como deve ser o perfil do falante estrangeiro para aqueles que detêm o poder em avaliar a língua. Ademais, identificar quais conhecimentos são considerados relevantes para alcançar o status de proficiente na língua e o que estas escolhas podem revelar. O nível escolhido para a análise foi o B1. A escolha deste nível se justifica por ser considerado como o nível do falante independente e por ser o nível que todos os exames avaliam. Parte-se da discussão sobre como a colonialidade se articula no processo avaliativo de espanhol como língua estrangeira, tendo como escopo perspectivas teóricas relacionada à linguagem, focando principalmente na construção de lugares de fala, nos lócus enunciativos e nos elementos de articulação e formação identitária e performática do falante estrangeiro por meio dos textos e imagens das propostas destes exames. Assim, por meio das teorias enfocadas, efetua-se a análise dos textos escritos dos referidos exames tidos como modelos disponibilizados nos sites oficiais das instituições que os elaboram, promovendo uma discussão sobre de que forma a língua estrangeira se articula na formação crítica do falante, e observando quais realidades e identidades são evidenciadas nestas atividades que são, de maneira geral, a projeção de mundo a partir de uma perspectiva linguística.
  • ItemDissertação de mestrado
    Anotando em treebank e traduzindo com alinhamento na leitura e tradução de Epicteto, I,1-5
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-05-15) Alves, Murilo Gouvea; Ferreira, Anise de Abreu Gonçalves D'Orange [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho tem o objetivo de analisar alguns aspectos do processo tradutológico do qual fizeram parte os estudos filológicos tradicionais, uma abordagem teórica e recursos digitais, tendo por corpus os cinco capítulos iniciais dos Discursos, de Epicteto, registrados por Arriano. Como pressuposto teórico e metodológico, a pesquisa se inspirou em orientações tradutológicas de M. Baker (2018) para a escolha de equivalentes entre as línguas, relativas à identificação dos problemas de não equivalência e às estratégias a serem seguidas para a escolha dos equivalentes, e em premissas do Classicismo Digital concernentes a leitura, análise e tradução de textos clássicos por meio de alinhamento de tradução, anotação em treebank e levantamento quantitativo. O alinhamento da tradução foi realizado por meio dos editores Alpheios e Ugarit-iAligner, que indicam as escolhas lexicais e a relação de pareamento entre as línguas. A anotação sintática em treebank foi realizada por meio do editor Arethusa, que registra a leitura do texto grego de maneira dinâmica. A partir das discussões, concluiu-se que o uso de recursos digitais foi essencial para a compreensão dos mecanismos linguísticos envolvidos na tradução.
  • ItemDissertação de mestrado
    Análise sociolinguística da coleção Tecendo Linguagens (2018)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-05-25) Martins, Ana Paula; Berlinck, Rosane de Andrade [UNESP]; Barbosa, Juliana Bertucci; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Neste trabalho, apresentam-se os resultados de uma análise sociolinguística da coleção Tecendo Linguagens (2018), com o objetivo principal de que este estudo contribua para um quadro de pesquisas relacionadas à análise de materiais didáticos na perspectiva da sociolinguística. O material que compõe o corpus de análise desta pesquisa foi escolhido com base nos critérios de aprovação no PNLD 2020 e na alta adesão por parte das escolas. Para a investigação proposta, baseamo-nos em seis perguntas norteadoras, criadas para este estudo: (i) quais são os gêneros textuais, domínios discursivos e campos de atuação utilizados no trabalho com a variação?; (ii) norma-padrão é confundida com norma culta?; (iii) as variedades prestigiadas são apontadas como espaço de variação linguística?; (iv) a variação linguística é levada em conta durante as discussões dos tópicos gramaticais?; (v) as situações comunicativas são associadas a usos formais/informais, de maneira dicotômica, ou são vistas como espaços de multiplicidade estilística?; (vi) ao tratar sobre preconceito linguístico, busca-se discutir sua relação com o preconceito social? A ideia de respeito linguístico é evidenciada nesse contexto? Nossas reflexões estão ancoradas, principalmente, nas discussões acerca da Sociolinguística Educacional, com Bortoni-Ricardo (2004, 2005) e Vieira (2018, 2020); nos conceitos de normas linguísticas, a partir de Bagno (2007, 2017, 2019), Faraco (2008), Lucchesi (2012) e Pagotto (1998); na teoria da variação e da mudança linguística, seguindo as discussões de Weinreich, Labov e Herzog (2006 [1968]), Labov (2008 [1972]) e Camacho (2013); na pedagogia da variação linguística, discutida, sobretudo, por Faraco (2008, 2011b), Bagno (2007), Faraco e Zilles (2015) e Vieira (2018, 2020); e nas reflexões sobre preconceito e respeito linguísticos, trazidas por Bagno (1999, 2014), Scherre (2020, 2021) e Vieira (2020). Nossas análises consideraram também as normativas da BNCC acerca dos estudos (socio)linguísticos, tendo em vista a influência que exercem sobre os materiais didáticos aprovados no PNLD. Identificamos que, de fato, há avanços observados em relação ao tratamento da variação nos materiais, como a progressiva presença de reflexões sobre variação linguística ao longo dos volumes, além de discursos que reconhecem e valorizam a heterogeneidade do português; apesar disso, as abordagens mostram-se ainda superficiais, até com problemas conceituais em certos momentos, prejudicando o tratamento assertivo dos fenômenos variáveis e levando a inconsistências em relação ao estudo da variação nos volumes da coleção, algo também observado na BNCC. Por essas razões, entendemos que estamos apenas no início de um caminho que pode nos levar a um ensino de português com base na pedagogia da variação linguística, havendo muito trabalho a ser feito para que avancemos, sobretudo no que se refere à superação de um ideal de língua que ainda se observa no ensino.
  • ItemDissertação de mestrado
    Content and Language Integrated Learning: práticas docentes no ensino de inglês para crianças
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-05-22) Carregari, Jéssica Suzane; Kaneko Marques, Sandra Mari; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A abordagem Content And Language Integrated Learning (CLIL) se faz presente há pouco tempo no contexto educacional brasileiro. Desde 2016 até a realização deste trabalho, são encontradas apenas doze pesquisas acerca desta abordagem. Dessa maneira, este estudo teve como principal objetivo compreender como a abordagem CLIL foi implementada na prática de professoras de inglês em uma sala de aula CLIL de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental I em uma escola privada de Educação Básica, explorando suas possibilidades. À vista disso, partindo de contribuições vygotskianas, objetivou-se analisar, por meio de observações de caráter exploratório, como as aulas CLIL eram desempenhadas por essas participantes refletindo sobre algumas práticas pedagógicas escolhidas pelas professoras com o intuito de, primeiramente, compreender como as professoras aplicavam a CLIL e, na sequência, por meio da compreensão da formação das participantes, verificar se houve dificuldades. A metodologia desta pesquisa se pautou em uma abordagem qualitativa de natureza etnográfica, na qual, entrevistas com professores desse segmento, observações de aula e notas de campo serviram como instrumentos para a coleta e análise de dados. As análises obtidas revelaram algumas práticas escolhidas como o ensino temático – theme-based –, a utilização de flashcards, vídeos, brincadeiras e jogos, como o Lego® e jogo da memória, por exemplo. Tais práticas revelaram que os 4 C’s (cultura, comunicação, conteúdo e cognição,) propostos por Coyle (2007), para que haja um bom êxito da abordagem CLIL, estavam presentes nas aulas das professoras participantes. Os resultados indicaram, também, que, dentre as principais dificuldades enfrentadas, há: a falta de formação oferecida por parte das universidades e a responsabilidade do professor em buscar conhecimento sobre práticas pedagógicas eficientes focadas no ensino e aprendizagem para crianças.
  • ItemDissertação de mestrado
    A escrita de si como construção da subjetividade da autora Carolina Maria de Jesus: análise de fragmentos discursivos da obra Quarto de Despejo.
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-05-15) Moreira, Ofélia Regina Bravin; Gregolin, Maria do Rosário de Fátima Valencise [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A história de Carolina Maria de Jesus ainda não é bastante conhecida do público brasileiro, nem mesmo daqueles que hoje produzem ou consomem a literatura considerada marginal. Entretanto, a representatividade de sua obra para as vozes que continuam silenciadas é fundamental como precursora e incentivadora. Moradora de uma favela no Canindé, zona norte de São Paulo, Carolina conheceu o jornalista Audálio Dantas em uma das visitas que este fazia ao local. Esta aproximação resultou na publicação dos seus diários, em que descrevia como ninguém o cotidiano da comunidade em cadernos que encontrava no lixo. Mulher e negra, a autora é uma das pioneiras da Literatura Negra. Protagonista de sua história, trazia em seu discurso a resistência e o enfrentamento ao poder, a fim de superar os códigos que sustentavam a desigualdade social no país. Carolina tinha a plena consciência de que era uma escritora e de que tinha algo a dizer do locus onde se encontrava. Desta maneira, foi importante observar como essas vozes periféricas foram se tornando visíveis por meio de Carolina, na década de 50, até a autora ser silenciada pela mídia, no período ditatorial. Assim, o corpus, objeto de análise desta pesquisa, são os fragmentos discursivos de Carolina Maria de Jesus no livro Quarto de Despejo: diário de uma favelada, tendo como objetivos: identificar o contexto histórico-social de onde a autora produz seu discurso, analisar, por meio da escrita de si, sua autoconstrução como escritora/autora/poetisa mesmo contrariando o status quo, investigar como a mídia recebeu a escritora e sua obra em 1960, depois como a silenciou e a retoma a partir da década de 80. O referencial teórico-metodológico desta pesquisa alicerçou-se nos Estudos Discursivos Foucaultianos (arqueogenealogia) que traz em seu arcabouço teórico conceitos fundamentais para o desenvolvimento desta pesquisa, como as noções de sujeito, a construção de subjetividades por meio da escrita de si e as relações com o saber e o poder para entender quem era Carolina, de onde ela produzia seu discurso e porque o discurso desta autora carrega tamanha força que mesmo sendo invisibilizado por um período, retorna na atualidade. Acreditamos que, após analisarmos o discurso da escritora Carolina Maria de Jesus, a sociedade e a mídia, como estudado em Foucault, buscam controlar, invisibilizar e silenciar os sujeitos que não detêm o poder. Carolina mostrou o quão a literatura (escrita de si) foi importante em sua vida sob dois aspectos: o de ressignificação de verdades que constituíram uma nova Carolina, assim como o ato da denúncia ao retratar a violência, a miséria, a fome, a desumanidade que é a vida em um ambiente abandonado pelo Estado e pela sociedade, como a favela.
  • ItemDissertação de mestrado
    Abordagem linguística na alfabetização
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-05-04) Santana, Valdeci Scaliante de; Cagliari, Luiz Carlos [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A educação passou por diversas transformações durante anos, com reformas estruturais ou metodologias e conteúdos introduzidos por programas governamentais que mais confundem do que ajudam o desenvolvimento do ensino-aprendizagem nos estados brasileiros. Devido a um excesso de projetos, livros didáticos, orientações pedagógicas e de gerenciamento, o professor não sabe quais estratégias de planejamento utilizar para consolidar uma educação de qualidade aos estudantes. O trabalho aqui apresentado refere-se à realização de um estudo sobre o modelo orientador fornecido pela SEE — SP, para análise/correção de produção de texto de estudantes do 2º e 5º ano. Tem-se como base a verificação de que modo ocorre a “implantação” dos procedimentos linguísticos na análise/correção com base nas orientações que se referem às competências e habilidades inseridas nos modelos propostos. Sãos apresentadas quatro competências que devem ser demonstradas pelos alunos em sua escrita. No entanto, o foco do trabalho insere-se com mais ênfase na Competência Ortográfica. Nessa direção, a relação do professor com os modelos servirá enquanto base de discussão para a identificação, primeiramente, das representações linguísticas presentes, se adequadas ou inadequadas. Em seguida, a partir de teorias que se debruçam sobre o estudo dos aspectos linguísticos, confrontar a produção textual, analisando as divergências presentes ou não, que se entrelaçam nesse processo. Desse modo, tem-se como base principal para a análise as teorias linguísticas de Cagliari (1989, 2000, 2007, 2020), estendendo-se às discussões de outros linguistas que contribuíram para o entendimento das relações entre fala e escrita. Além disso, os pontos articulados por Massini-Cagliari (1999, 2000, 2001, 2002) servirão, também, como fundamento teórico articulador, visto que ela, em sua discussão, destaca fatores relevantes que se entrelaçam de forma plausível com a pesquisa. Através dos estudos planejados, o projeto pretende oportunizar as bases procedimentais e os aspectos teóricos linguísticos, na tentativa de proporcionar um ensino equitativo de qualidade, que possa garantir uma educação eficaz (ODS). Dessa forma, destaca-se a representatividade da escrita na etapa da alfabetização e sua interação com áreas linguísticas como a fonética, a fonologia, a semântica, a sintaxe e a morfologia na formação dos alfabetizadores.
  • ItemDissertação de mestrado
    Rio: o lugar do deslizar das heterotopias na construção do espaço amazônico
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-05-15) Freitas, Robert Leandro Silva; Gregolin, Maria do Rosário de Fátima Valencise [UNESP]; Cunha, Marcos André Dantas da; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Essa dissertação de mestrado busca analisar a forma como o Rio Guamá e seus espaços heterotópicos desenvolvem formas de olhar e construir a cidade de Belém a partir do contato que a cidade possui com seus rios. Dessa forma, tomamos como objetivos específicos desta produção: i) Explicar, a partir de Foucault, que deduzimos que o rio, ao se fragmentar em ‘furos’, pode ser considerado uma heterotopia de passagem; ii) Compreender como se materializa a relação de Saber-Poder entre os moradores da ilha do Combu e os sujeitos que frequentam a ilha a partir do que é dito e do que se silencia sobre essa relação na web; iii) Compilar e analisar, em temáticas recorrentes e dispersas, o que se faz impresso nas paredes das casas que foram contempladas pelo projeto Street River; iv) Analisar as relações de saber e poder em repetição e dispersão a partir das materialidades artísticas – produzidas pelo outro – inscritas nas fachadas das casas. Com tal norteamento, esta pesquisa utiliza o método arqueogenealógico estudados por Gregolin & Neves (2021) para poder enxergar como a relação de Saber-Poder se mobiliza para construir a ilha do Combu a partir do furo que dá nome à ilha e do furo da paciência: por um lado, para os sujeitos de passagem do turismo e grafite; por outro, para os sujeitos moradores desses espaços. Nosso referencial teórico se pauta nos pressupostos teóricos de Michel Foucault para pensar os conceitos de Saber(2020)-Poder(2021) e Discurso(2014), alinhados às noções de Dispositivo colonial pensado por Gregolin & Neves (2021) e outros pesquisadores do GEDAI-UFPA; aliados à mobilização de conceitos iniciais, discutiremos ainda acerca da noção de Heterotopia(2006), interrelacionando a proposição de espaço/lugar desenvolvida por Michel de Certeau (2008); e, a partir de Santos (2006) e Haesbaert (2007), mobilizamos duas noções: Território e Multiterritorialidades. Por fim, nosso gesto de análise se consolida em movimentos que buscam olhar e construir a cidade de Belém costurada numa relação intrínseca entre continente e ilha, focalizando a descrição heterotópica da região insular e analisando os elementos que compõem esse espaço citadino: o turismo e a presença do projeto Street River.
  • ItemDissertação de mestrado
    A produção da incongruência por duas crianças pequenas: dados de humor na infância
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-12-08) Gouvêa, Caroline Prado; Del Ré, Alessandra [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Considerando a incongruência como uma ruptura no diálogo e como um dos elementos que podem levar ao humor (DEL RÉ et al. 2015, 2019), o objetivo desta pesquisa é analisar dados de fala de duas crianças: S., analisada em estudos anteriores e, em paralelo, G., ambas entre 3;2 e 4;1 anos. Tendo os primeiros dados como parâmetro, para olhar para os dados da segunda criança, e observando se as duas compreendem as incongruências que geram humor, produzidas no diálogo entre elas e seus interlocutores, e se as incorporam em seus enunciados, produzindo, elas próprias, rupturas. Este trabalho faz parte de um projeto mais amplo sobre o humor na linguagem de crianças brasileiras e francesas, financiado pelo CNPq e pelo projeto CAPES-PRINT, em colaboração com pesquisadores do Brasil e da França. Uma abordagem dialógico-discursiva (DEL RÉ et al., 2014 a e b, DEL RÉ et al., 2021) e multimodal (CAVALCANTE, 2015, 2018, 2019; KENDON, 1982; MCNEILL, 2000, 2005) foi utilizada, seguindo as teorias de Bakhtin e do Círculo (BAKHTIN, 2003, 2016; VOLOCHINÓV, 2013, 2017), as quais consideram que o sujeito se constitui na e pela linguagem, através da relação com o outro e com outros discursos. Os dados de fala das crianças S. e G., utilizados como base para esta pesquisa, registrados de forma naturalística, e que pertencem ao banco de dados do grupo NALingua-CNPq (DEL RÉ et al. 2016), foram transcritos nas normas CHAT, do programa CLAN, disponível na plataforma CHILDES (MACWHINNEY, 2000). Resultados anteriores (GOUVÊA, 2020) mostraram que S. compreendia e incorporava em seu discurso as incongruências produzidas por seus interlocutores, assim buscou-se verificar se o mesmo acontecia nos dados da criança G., como também observar se os tipos de incongruência se assemelham aos encontrados em S., e se ambos servem de modelo – ou não – para a produção infantil. Embora não tenhamos encontrado todos os tipos de S. nos dados de G., os resultados atuais demonstram que G. também compreende e produz incongruências, indicando que o humor está presente desde muito cedo na linguagem da criança pequena, como é o caso das duas crianças analisadas.
  • ItemDissertação de mestrado
    Requisitos de apoio discursivo em peças de teatro do século XX - 1950 a 1970: um estudo sociolinguístico
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-05-26) Silva, Caroline Lauriano; Berlinck, Rosane de Andrade [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este estudo verifica a ocorrência de marcadores discursivos (MD), mais especificamente daqueles que integram o subconjunto dos requisitos de apoio discursivo (RAD) – compreendeu?, entendeu?, percebeu?, sabe?, viu? etc. –, em peças de teatro brasileiras produzidas entre as décadas de 1950 e 1970 (século XX). O objetivo desta pesquisa é investigar o uso variável dos RAD originados dos verbos de cognição compreender, entender, perceber, saber e ver, verificando quais forças linguísticas e sociais motivam o uso desses elementos. Para tal fim, parte-se dos pressupostos da Sociolinguística Variacionista (WEINREICH; LABOV; HERZOG, 2006[1968]; LABOV, 2008[1972]), da Sociolinguística Histórica (ROMAINE, 1982; CONDE SILVESTRE, 2007) e do Sociofuncionalismo (BYBEE, 2010, 2016; TAVARES, 2013). Parte-se, também, dos estudos desenvolvidos por Schiffrin (1987, 2001, 2006) e da Gramática Textual-Interativa (RISSO; SILVA; URBANO, 2019), abordagens de estudo de MD adotadas neste trabalho. Selecionaram-se 39 peças teatrais para compor o corpus do trabalho; essas obras foram extraídas de acervos disponíveis virtualmente e de um acervo destinado a pesquisas (socio)linguísticas, organizado pelo Núcleo de Pesquisas em Sociolinguística de Araraquara (SoLAr), no âmbito do projeto Língua EmCena. Sendo assim, controlaram-se variáveis de natureza linguística (apresentação formal, posição e presença/ausência de respostas) e variáveis de natureza social (gênero/sexo, fase da vida, instrução, classe social, etnia, relação entre os personagens/interlocutores, ambientação e autoria das peças). Após a coleta e o processamento estatístico dos dados, constataram-se 319 ocorrências de RAD no corpus analisado, distribuídas da seguinte forma: entender (104 – 33%), ver (91 - 28%), saber (72 - 23%), compreender (42 – 13%) e perceber (10 – 3%). Utilizando o programa R (CORE TEAM, 2022), a análise foi realizada por meio de testes de qui-quadrado e do modelo de árvores de inferências condicionais. Ao controlar as variáveis de natureza linguística – apresentação formal, posição e presença/ausência de respostas –, observou-se que os RAD em análise, em sua maioria, possuem forma simples (262 – 82%), atuam em posição medial de turno (240 – 75%) e são caracterizados pela ausência de respostas após seu uso (300 – 94%), particularidades que correspondem aos traços típicos dos RAD, sinalizando que as formas analisadas já não operam como verbos plenos, mas encontram-se em diferentes estágios do processo de gramaticalização. Quanto às variáveis de natureza social, verificou-se que, apesar de a produção dos RAD ser mais influenciada pela percepção dos dramaturgos, usuários reais da língua, as macrocategorias sociais (gênero/sexo, fase da vida, instrução, classe social e etnia) e a ambientação demonstraram ser aspectos relevantes para a construção e representação dos personagens de peças teatrais.
  • ItemDissertação de mestrado
    Fake news e memes na política: análise dialógica de enunciados sobre Manuela D’Ávila
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-05-25) Alves, Maria Clara Romanini; Mendonça, Marina Célia [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O impacto causado no cenário político advindo da disseminação de fake news nas redes sociais influenciou os processos de decisão da democracia brasileira, bem como de outras democracias ocidentais na última década. Diante dessa complexa problemática, marcada pela guerra cultural e pela retórica do ódio projetadas pela extrema direita, a presente pesquisa objetiva desenvolver uma análise dialógica sob uma perspectiva bakhtiniana de fake news e memes que se referem à Manuela D'Ávila no período de 2018 e de 2020. A escolha pela figura de D’Ávila relaciona-se com a pertinência em compreender o discurso sobre a mulher que está inserida na política, visto que as manifestações de ódio motivadas pelo gênero dentro do âmbito político são um dilema que persiste na conjuntura brasileira. Por meio das noções da Análise do Discurso Bakhtiniana, como signo ideológico, enunciado concreto e gênero do discurso, a pesquisa pretende investigar como as ideologias refratam a realidade social nestes enunciados. Para isso, a seleção do material se deu através de buscas no Facebook e na ferramenta de busca Google, através do uso do nome de D’Ávila em conjunto com adjetivos que definem as características e posicionamentos da ex-deputada, como por exemplo: “Manuela D’Ávila feminista”, “Manuela D’Ávila comunista”. Esses elementos, aliados ao nome de Manuela D’Ávila, nos permitiram chegar a 10 enunciados que se relacionam com os temas da religião, da subalternização da mulher e do posicionamento anti esquerda, sendo estes os eixos de análise do trabalho. As fake news foram retiradas da Agência Lupa (https://lupa.uol.com.br/) e E-farsas (https://www.e-farsas.com/) os memes extraídos das redes sociais Facebook, Reddit e Memedroid, totalizando em seis fake news e quatro memes. Além disso, a metodologia marcada pelo cotejo é mobilizada para esse trabalho com a intenção de interpretar os sentidos tecidos na cadeia de enunciados, relacionando assim fake news e memes entre si e com outros enunciados que nos permitam ampliar o contexto dos enunciados. Por ser uma pesquisa caracterizada pela perspectiva da análise dialógica do discurso, acredita-se na necessidade de analisar as formas constitutivas e de circulação desses enunciados verbo-visuais, pois tais aspectos são partes indissociáveis da unidade de sentido dos enunciados analisados. Por meio dos resultados da pesquisa, foi possível concluir que as fake news e os memes não se restringem somente ao fenômeno da desinformação ou da interação no ambiente digital, mas também se constituem como um problema social causado por visões de mundo extremistas que buscam aniquilar aquele que não participa do mesmo viés político. Em vista disso, a análise demonstrou também a tensão entre a existência de Manuela D’Ávila enquanto um centro axiológico e as forças políticas da extrema direita que conservam valores ideológicos das ideologias dominantes. Essa tensão expõe a problemática da violência política de gênero, que se intensifica em ambientes digitais nos quais circulam enunciados concretos que reforçam a hierarquia de gênero por meio de valores ideológicos que mantêm as ideologias dominantes como dominantes.
  • ItemDissertação de mestrado
    Estudo sobre neologismos no português do Brasil no contexto de League of Legends
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-05-26) Okazaki, Marcelo Eduardo Rodrigues; Silva, Odair Luiz Nadin da [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A presente pesquisa parte do fato de que os jogos online têm adquirido cada vez mais adeptos ao redor do mundo e de que a interação linguística entre os falantes de diferentes línguas num mesmo ambiente contribui para o surgimento de novas unidades léxicas. Como consequência disso, há a possibilidade de que alguns elementos da linguagem criada nesses ambientes saiam do contexto dos jogos e comecem a ser utilizados em outros contextos comunicativos, o que pode promover os empréstimos linguísticos entre as línguas, no caso do qual nos ocupamos, no Léxico do Português do Brasil. Com base nas contribuições de autores como Biderman (1998), Alves (1984; 1996; 2004) e Cabré (2015) para os estudos de Neologia, descrevemos e analisamos a ocorrência de neologismos no Português do Brasil no contexto dos jogos online, com foco no jogo League of Legends. Ademais, consideramos, ao longo das análises, uma possível vulgarização de terminologias referentes à linguagem específica dos jogos online. Nossos objetivos foram: refletir sobre os estudos em Neologia; identificar neologismos no contexto de jogos online no Português do Brasil, bem como descrever e analisar os tipos de neologismo cuja origem esteja diretamente ligada ao jogo League of Legends. Para atingir tais objetivos, a metodologia se dividiu em quatro etapas: seleção de candidatos a neologismos em redes sociais e plataformas de streaming; confirmação do uso em um corpus de língua portuguesa; verificação de registro em dois dicionários de língua portuguesa; descrição e análise das tipologias de neologismos que ocorrem no contexto do League of Legends. Assim, espera-se contribuir para a descrição do Português do Brasil no que se refere à inserção de novas unidades léxicas e novos significados no acervo lexical da língua portuguesa.
  • ItemDissertação de mestrado
    Políticas públicas para o ensino/aprendizagem de língua espanhola nas Escolas Técnicas Estaduais do Centro Paula Souza
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-06-01) Fernandes, Fabiane Cristina; Sandes, Egisvanda Isys de Almeida [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Propomos, nesta dissertação, uma pesquisa a partir dos marcos Constitucionais e da evolução histórica das Políticas Públicas Educacionais no Brasil, direcionada para o recorte das Políticas Linguísticas e o Ensino/Aprendizagem de Língua Estrangeira, em especial da Língua Espanhola, como parte do processo de construção de identidade sociocultural, trilhando um caminho didático e pedagógico para implementação de um Intercâmbio Virtual nos Cursos de Ensino Médio com Habilitação Profissional das Escolas Técnicas Estaduais do Centro Paula Souza. Essa preocupação surge da necessidade de fomentar o Ensino/Aprendizagem da Língua Espanhola, visando não apenas a formação de Currículo Profissional Endógeno, mas o desenvolvimento multicultural, multilinguístico e globalizado, através da conscientização e valorização da integração linguística, em prol do desenvolvimento humano internacionalizado. Assim, a hipótese a ser verificada neste estudo é que a utilização de um Intercâmbio Virtual como ferramenta de ensino/aprendizagem de língua estrangeira possibilita ao aluno desenvolver o currículo multicultural e uma identidade sociocultural além de linguística. Com o escopo de desenvolver um Intercâmbio Virtual entre alunos brasileiros e alunos nativos de língua espanhola, buscamos a estrutura do Teletandem (VASSALLO e TELLES, 2009); associando-a com o conceito de aprendizagem da língua através do conhecimento e experiência cultural (KRAMSCH, 2017 e SALOMÃO, 2015); articulando com conceito de mundo pós pandemia em que surge uma nova globalização do online mais acessível. A partir das teorias e práticas mencionadas, organizamos as sessões de conversação bilíngue, sendo que durante o processo foram coletados os dados sobre erros relevantes do discurso, dificuldades e percepções dos alunos participantes. Para análise desses dados, baseamo-nos em três princípios de Vassallo e Telles (2009): separação de línguas, autonomia e reciprocidade. Ressaltamos que, através desta pesquisa-ação, propusemos demonstrar a importância de planejar o Ensino/Aprendizagem da Língua Estrangeira Moderna - Espanhol em uma experiência real, colocando a língua como ferramenta de socialização, integração cultural e valorização da diversidade, construindo um espaço escolar mais consciente da dimensão da variedade linguística e cultural. Por fim, em análise dos dados coletados, verificamos que o intercâmbio virtual proposto teve um impacto significativo na identidade cultural dos participantes, pois ofereceu uma oportunidade única de aprenderem sobre outras culturas, tradições e costumes de uma maneira interativa e imersiva, fornecendo informações valiosas que ajudaram a expandir a compreensão e a apreciação da diversidade cultural.
  • ItemDissertação de mestrado
    A identidade (inter)cultural de alunos chineses na aprendizagem de português língua estrangeira
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-04-28) Tomaiolo, Luis Gustavo; Rocha, Nildicéia Aparecida [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Nos últimos 10 anos observa-se um “boom” no ensino e aprendizagem de Português Língua Estrangeira (PLE) tanto no Brasil como em outros países Rocha (2019) impulsionados por movimentos políticos, econômicos, sociais e globais. Mais especificamente nos últimos 30 anos, vemos a emergência da consolidação da área de Português como Língua Estrangeira (PLE) que possibilitou a criação de cursos em instituições universitárias, bem como a criação da Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira (SIPLE), em 1990; e a criação do exame de proficiência CELPE-Bras, de 1993 a 1998. Sendo assim, o ensino de PLE atinge contextos para além de Estados Unidos e Europa, atingindo países asiáticos como China e Coreia do Sul. Nesse sentido, em 2007 e 2011 a Universidade Estadual Paulista – UNESP assina um acordo bilateral com duas universidades chinesas, possibilitando a vinda de alunos chineses para o curso de Letras da Faculdade de Ciências e Letras – Câmpus Araraquara. Desta forma, a presente pesquisa se propõe analisar como esses alunos chineses em situação de imersão (re)constroem as suas identidades (inter)culturais na aprendizagem de PLE. Temos como objetivos específicos A) Verificar no processo de aprendizagem de PLE dos chineses como tem se dado a relação língua e (inter)cultura por meio de análise documental do curso de Letras na China e em cursos de imersão no Brasil. B) Analisar a construção e reconstrução da identidade entre língua e (inter)cultura na aprendizagem de PLE por chineses em situação de imersão no Brasil, verificando no questionário aplicado o discurso veiculado pelos alunos. C) Desenvolver e construir gestos de leituras interpretativos na comparação dos dados entre os documentos e os questionários analisados sobre a questão da (re)construção da identidade (inter)cultural na aprendizagem de PLE por chineses. Metodologicamente, é uma pesquisa de natureza qualitativa-interpretativista, e o corpus está constituído por questionários tanto com os alunos quanto com os professores e análises documentais (material didático utilizado no processo de ensino e aprendizagem de PLE), tendo como base para realizar as análises o conceito de memória discursiva, apresentado por Pêcheux (1999). Observamos que os alunos chineses possuíam uma identidade (inter)cultural na aprendizagem de PLE na China e que ao chegar no Brasil foi se modificando para um lado positivo, relacionado às questões culturais do Brasil, como por exemplo, algumas quebras de estereótipos.
  • ItemDissertação de mestrado
    A formação de professores de línguas em Teletandem: espaços para a reflexão do mediador em uma Comunidade de Prática
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-05-15) Moraes, Ana Luiza Guisso de; Salomão, Ana Cristina Biondo; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A presente pesquisa se insere no contexto do projeto “Teletandem Brasil: Línguas estrangeiras para todos” (TELLES; VASSALLO, 2006), em que falantes nativos ou proficientes de línguas estrangeiras distintas interagem regularmente por meio de recursos digitais de comunicação síncrona, a fim de ensinarem e aprenderem a língua um do outro, de forma que a parceria dos interagentes é guiada pelos princípios de igualdade, autonomia e reciprocidade (SALOMÃO; SILVA; DANIEL, 2009). Após a interação entre os aprendizes, ocorrem as sessões de mediação (VYGOTSKY, 2000; 2007), em que a partir de pressupostos vygotskianos, o mediador oferece auxílios aos pares menos competentes, promovendo espaços para a reflexão dos interagentes a respeito da própria prática (SALOMÃO, 2008). Tendo em vista que as mediações na Unesp de Araraquara são conduzidas por alunos de graduação em Letras e pós-graduação em Linguística (EVANGELISTA; SALOMÃO, 2019), o contexto do Teletandem coloca-se como propício para a formação de professores de línguas (VIEIRA-ABRAHÃO, 2010). Desta forma, a partir da atuação dos mediadores/professores em formação neste ambiente telecolaborativo, propôs-se a criação e desenvolvimento de uma Comunidade de Prática (LAVE; WENGER, 1991; WENGER, 1998; WENGER; MCDERMOTT; SNYDER, 2002) de Teletandem (CdPT), visando investigar de que forma as interações entre os mediadores neste ambiente podem favorecer suas reflexões a respeito da prática mediadora e contribuir para sua formação como professores de línguas. Para isso, optou-se por uma metodologia qualitativa, de cunho interpretativista e base etnográfica (ANDRÉ, 1995; DÖRNYEI, 2007). Os dados coletados durante o segundo semestre de 2021, por instrumentos como questionário inicial, dinâmicas assíncronas e gravação das dinâmicas síncronas da CdPT, notas de campos e um questionário final com cada participante de pesquisa foram triangulados (BOGDAN; BIKLEN, 2006; MCDONOUGH; MCDONOUGH, 1997). Com os resultados obtidos, a partir de uma análise temática dedutiva (DÖRNYEI, 2007), foi possível compreender de que modo a CdPT se configurou a partir de pressupostos teóricos relativos ao conceito de Comunidades de Prática. Observaram-se as estruturas básicas de: a) domínio de conhecimento, que corresponde ao contexto de ensino e aprendizagem de línguas em Teletandem; b) comunidade composta pelos mediadores e professores de línguas em formação; e c) prática compartilhada relativa a atitudes e estratégias para a condução das mediações e atividades do Teletandem Araraquara. Ainda, os dados mostraram que o ambiente telecolaborativo, através da CdPT, permitiu reflexões a respeito do papel exercido pelo mediador e colaborou para a formação inicial de professores de línguas, a partir de uma perspectiva sociocultural (JOHNSON, 2009; JOHNSON; GOLOMBEK, 2011, 2016, 2018, 2020) e também reflexiva (SCHÖN, 1987, 2000; VAN MANEN, 1977), de modo a propiciar adaptações no projeto, como a reelaboração de ferramentas e reestruturação das sessões, principalmente no contexto on-line. A prática social desenvolvida neste espaço da CdPT permitiu que os mediadores pudessem atuar também como formadores de professores, por meio de um processo de mediação dialógica, em que scaffoldings (andaimes) foram oferecidos uns aos outros.
  • ItemDissertação de mestrado
    A identidade GA31: práticas e formas de vida digitais no canal GA31 by cms
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-05-31) Santos, Leticia dos; Schwartzmann, Matheus Nogueira [UNESP]; Thiago Moreira Correa; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Neste trabalho, propomos como objetivo geral, analisar a identidade de GA31 (lê-se Gabi), de modo a observar sua construção no canal GA31 by CMS, criado em 2013 na plataforma de compartilhamento de vídeos YouTube. O canal é conhecido, principalmente, pelo público LGBTQIAPN+ e é composto, sobretudo, por vídeos musicais, cuja complexidade nos permite tratá-los como videoarte. Nesses objetos audiovisuais, o ator GA31 emerge enquanto um sujeito marcado por uma identidade tecnológica, multifacetada e não heterossexual. Essa identidade, originalmente criada no canal do YouTube, replica-se, também, em redes sociais como o Instagram, o Spotify e o Facebook, por uma espécie de procedimento de “pulverização” identitária (em certa medida, transmidiática). A fim de analisar como é construída a identidade GA31 nos vídeos lançados em seu canal no YouTube, adotamos o arcabouço teórico- metodológico da semiótica de linha francesa, lançando mão, assim, do modelo dos níveis de pertinência de análise semiótica, proposto pelo semioticista francês Jacques Fontanille. Com este trabalho, esperamos cumprir dois objetivos específicos: (1) analisar como é construído o corpo (figurativo) de GA31, a partir do mosaico de imagens e intertextualidades no interior dos vídeos compartilhados no canal; (2) descrever os valores sobre corpo e sexualidade que circulam em seu discurso. A partir deste trabalho, acreditamos poder ainda contribuir, de modo a dar visibilidade a identidades LGBTQIAN+, constantemente invisibilizadas e violadas na sociedade brasileira.
  • ItemDissertação de mestrado
    Análise de uma proposta de ensino de língua inglesa segundo os princípios do pós-método
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-05-18) Godoy, Rafael Pupim; Sandes, Egisvanda Isys de Almeida [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    As discussões que surgiram, na década de 1970, ao redor da abordagem comunicativa, especialmente de autores como Hymes (1972), Widdowson (1990), e, posteriormente, em torno ao conceito de pós-método com Kumaravadivelu (1993), permitiram novas concepções para o ensino de línguas, sobretudo no que tange aos papéis dos professores e dos alunos. É em meio a esse cenário que a motivação, predominantemente com Tragant e Muñoz (2000), ganha importância e configura-se como um aspecto importante para o desenvolvimento dos fatores comunicativos do estudante de línguas, pois sem ela entende-se que poderia haver o comprometimento da aprendizagem. Embebidos por estes pensamentos e embasados nos pressupostos teóricos das teorias linguísticas a partir de Saussure (1918) até as ideias mais recentes da Linguística Aplicada e da Psicolinguística, nesta dissertação, busca-se analisar os principais métodos de ensino surgidos antes e no desenvolvimento da Linguística para, posteriormente, analisar se uma proposta de ensino aplicada no ensino de língua inglesa atualmente, a qual nomear-se-á aqui de proposta motivacional-comunicativa (doravante MC), pode ser considerada pertencente aos princípios do pós-método. Para que tal estudo fosse possível, analisou-se os documentos relativos a um estudante de uma instituição privada de ensino que adota a proposta MC, portanto, para esta pesquisa aplicou-se uma análise documental qualitativa. O material que compõe os documentos e que foi usado nesta análise conforma-se de produções orais gravadas pelos estudantes, relatórios que a instituição fez sobre seus processos de aprendizagem e relatos dos estudantes sobre seus próprios processos, todos mantidos pela instituição como parte da proposta de sua metodologia de ensino. Com este estudo pretende-se verificar se a proposta MC poderia se configurar como pós-método, segundo as bases dispostas nos estudos de Kumaravadivelu (2006), assim como ajudar nas futuras formações de professores de idiomas.