Dissertações - Arquitetura e Urbanismo - FAAC

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • ItemTese de doutorado
    Isolamento da vicilina do feijão mungo verde (Vigna radiata L.) e estudo de suas atividades hipocolesterolêmica e antimicrobiana
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2016-09-29) Amaral, Ana Lúcia da Silva [UNESP]; Demonte, Aureluce [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A homologia entre as características estruturais, sequenciais e funcionais da β- conglicinina da soja em relação a outras vicilinas de leguminosas e a ação de seus peptídeos bioativos nos estimulou a investigar a atividade da globulina vicilina (8S) do feijão mungo verde como composto funcional. Objetivo: isolar e caracterizar a globulina 8S do feijão mungo verde e verificar a ação hipocolesterolêmica e antimicrobiana de seus hidrolisados em testes in vitro. Método: a proteína majoritária 8S do feijão mungo verde foi extraída a partir do método de isolamento, em seguida foi parcialmente purificada por cromatografia de permeação molecular, determinada sua massa molecular a partir da eluição em Coluna Sephadex G-200 e suas subunidades foram caracterizadas por SDS Page. A proteína purificada foi submetida à hidrólise enzimática sequencial com pepsina-pancreatina e o hidrolisado obtido caracterizado por permeação molecular e SDS Tricina. Diferentes frações provenientes da eluição do hidrolisado em Sephadex G-25 foram testadas quanto à inibição da HMG CoAr (3 - Hidróxi - 3 - metilglutaril - CoA redutase) e de microrganismos (Escherichia coli ATCC 25922, Staphylococcus aureus ATCC 25923 e Helicobacter pylori ATCC 43504). Resultados: A 8S do feijão mungo verde é composta por polipeptídeos de 26, 29, 48 e 61 kDa e sua massa molecular é de 158,23±10 kDa, características condizentes com as vicilinas de outras leguminosas. As frações obtidas da eluição do hidrolisado em Sepahadex G-25 (10, 12, 14, 22 e 32) mostraram significativa inibição in vitro da atividade da enzima HMG-CoAr comparativamente a drogas de reconhecida ação hipocolesterolêmica (pravastatina), sugerindo participação dessas frações peptídicas na inibição de uma importante etapa da síntese do colesterol. O hidrolisado obtido a partir da hidrólise sequencial com pepsina-pancreatina apresentou atividade antimicrobiana frente aos microrganismos testados, principalmente contra a H. pylori, sendo um promissor avanço na terapia antibacteriana. Ao contrário do ocorrido com o hidrolisado, as frações peptídicas da 8S não apresentaram ação antimicrobiana, o que sugere que este efeito esteja relacionado ao sinergismo decorrente da presença de peptídeos com diferentes massas e características estruturais. Conclusão: Os resultados mostram a eficácia nos métodos de isolamento e caracterização da fração proteica, além do efeito hipocolesterolêmico e antimicrobiano do hidrolisado da 8S do feijão mungo verde, sugerindo a utilização desta proteína como composto funcional.