Dissertações - Comunicação - FAAC

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  • ItemDissertação de mestrado
    O humor de um Deus negro pode promover diversidade racial? estudo da campanha publicitária da seguradora Suhai
    (2023-11-05) Pellegrini, Alessandro Augusto Ferreira; Cabral, Raquel [UNESP]
    O objetivo desta pesquisa de mestrado é analisar a publicidade de uma empresa privada, a fim de compreender como se pensa o humor como estratégia publicitária. Para operacionalizá-lo, os objetivos específicos são: a) identificar a estratégia publicitária utilizada em campanha publicitária que une humor e diversidade racial; e b) analisar se a campanha publicitária contribui para o avanço da questão da igualdade racial. Para a realização dos objetivos, propomos como objeto de estudo a análise em profundidade da campanha publicitária Deus Negro da Seguradora Suhai. Como procedimento metodológico, realizamos a análise crítica da narrativa baseada em Luiz Gonzaga Motta, um método de análise realizado por meio de três instâncias: 1. plano da expressão (linguagem ou discurso), 2. plano da história (ou conteúdo) e 3. plano da metanarrativa (tema de fundo) (MOTTA, 2013). A análise busca entender como a campanha publicitária selecionada constrói representações em torno da temática do humor, aliando-a ao debate da diversidade étnico-racial. Em complemento, nossas reflexões adotarão a perspectiva crítica, baseando-nos no conceito de Olimpianos, segundo Morin (1997). Partimos ainda da perspectiva crítica de Francisco Leite (2019) para analisar e discutir as estratégias comunicacionais da publicidade antirracista, buscando compreender suas limitações, desafios e potencialidades para o enfrentamento contra o racismo estrutural no Brasil.
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    Cluster criativo em mídia: um estudo de caso do arranjo produtivo local do audiovisual em Bauru
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-09-01) Zamberlan, Victor Simões [UNESP]; Carvalho, Juliano Maurício de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    As transformações socioeconômicas no decorrer dos últimos 40 anos têm reafirmado a importância da agenda para o desenvolvimento de aglomerados produtivos locais. Compreender a complexidade destes setores tem orientado estudos nos campos da economia criativa e das políticas públicas e pautado a ações de governos em âmbito global. A construção de estratégias que emponderem ambientes de negócio nas cidades foi impulsionada, desde 2009, no estado de São Paulo para implementar uma política pública para estimular APLs (Arranjos Produtivos Locais). A pesquisa analisa o caso da aprovação e implementação do APL de Produção Audiovisual, na cidade paulista de Bauru, no centro do estado e diagnostica as condições que contribuem para sua sustentabilidade. Em termos metodológicos, foi realizado um estudo de caso, apoiado por pesquisa bibliográfica e documental. A dissertação descreve o contexto sociocultural que emerge para a aprovação do aglomerado e mostra as ações dos atores locais para a construção do ambiente de governança que envolve instituições de ensino superior, negócios do setor de mídia e cultura e suas estratégias para a consolidação da cadeia do audiovisual. O estudo reflete a pertinência das políticas públicas para estímulo e indica ações geradas no APLs que contribuem para o aprendizado e desenvolvimento destes aglomerados.
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    #Elenão é Pop: poplarização de uma hashtag no portal UOL no ano de 2018
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-08-30) Silva, Thamires de Souza Trindade; Silva, Larissa Maués Pelucio [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho se propôs a analisar como um veículo de comunicação da grande mídia retratou o movimento #Elenão. Para tanto, tomamos o portal UOL como lócus de observação, circunscrevendo o período de levantamento entre setembro a dezembro de 2018. A partir de um rigoroso levantamento dentro do Portal, procuramos entender quais foram os enquadramentos dados a hashtag, posto que, em levantamento já realizado, no qual nos valemos do descritor #elenão, obtivemos como resultado 62 matérias sobre o movimento e 27 matérias na qual a hashtag aparece associada ao mundo do showbiz. Partindo desse resultado, buscamos identificar como artistas do universo pop se relacionaram com o movimento #elenão e como se deu o diálogo das matérias com pautas feministas. Por meio da Análise de Conteúdo e Enquadramento (Framing Analysis) categorizamos essas matérias selecionadas em diversas seções temáticas, de acordo com o assunto retratado em cada e analisamos os enquadramentos presentes nessas matérias. O enquadramento predominante foi o de focar nas celebridades e polêmicas de artistas, associando os posicionamentos e declarações dos artistas ao movimento #Elenão. Os resultados indicam que o portal UOL priorizou pautas de celebridades, sem trazer uma abordagem detalhada sobre o que foi o movimento #Elenão. O portal ressignificou o movimento, associando a artistas e famosos, não informando sobre o protagonismo que começou por mulheres na internet. Para o desenvolvimento da pesquisa foram mobilizados materiais de cunho bibliográfico e documental, explorando os conceitos de cultura pop, ciberfeminismo e política. A presente pesquisa tem o fomento da CAPES, sob o processo nº 88887.673384/2022-00. As opiniões, hipóteses e conclusões ou recomendações expressas neste material são de responsabilidade da autora e não necessariamente refletem a visão da CAPES.
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    Narciso em férias em tempos de narcisos em bolhas: Caetano Veloso, estesia e política
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-11-29) Brogna, Marcos Roberto Souza; Barros, Laan Mendes de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A partir de uma perspectiva teórico-epistemológica que articula comunicação e experiência estética, em um estudo que se insere na compreensão da produção de sentido da cultura midiática, esta pesquisa tem como ponto de partida o documentário Narciso em férias. Em audiovisual e lançado em 2020 no universo do streaming, ele traz um fato ocorrido em 1968, que já foi retratado em livro impresso de 1997, abarcando Brasis de contextos diferentes, mas que se espelham. Do Brasil da ditadura militar para o Brasil que elegeu um ex-capitão do Exército para presidente República, saudosista assumido dos anos de chumbo, Narciso em férias traz a história da prisão de Caetano Veloso, ocorrida logo após a decretação do AI-5, contada por ele mesmo em frente às câmeras de maneira performática e repleta de estesias. Uma relação transmidiática que sai da narrativa impressa sobre os dias na cela sem espelhos (que inspira o músico a se entender como um narciso em férias) e convida a mediações entre as celas das bolhas digitais dos tempos de hoje. E um fenômeno que se mostra trans em diversos outros sentidos, pois transita não apenas entre plataformas, mas entre Brasis de ontem e de hoje, sugerindo, ainda, reflexões sobre o país de amanhã. Às vésperas do centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, a Tropicália reaparece e nos convida a repensar o Brasil onde o arcaico e o moderno continuam a coexistir, em polarizações. E Caetano, personagem que “organiza o movimento” tropicalista, reorganiza um movimento ainda vivo que este trabalho propõe enxergar, buscando revisitar: a Tropicália sob os pontos de vista antropofágico (sua inspiração), alegórico (sua característica) e estésico (suas interações vivas e em movimento de troca de sentidos); Caetano, como um artista subversivo (preso por incomodar a ditadura com sua produção artística), um corpo indócil (chamado de “desvirilizante” pelos militares), um perfil conectado (que transita pelas redes de hoje), um ser humano sempre em estesia com a sociedade (a mexer com afetos e desafetos, em alteridade) e que suscita a dúvida se ele é mesmo um narciso; e o entendimento do documentário Narciso em férias sob pontos de vista descritivo, analítico e contextual-interpretativo entre o Brasil dos anos 1960 e 2020.
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    Análise político-religiosa na campanha presidencial de 2018: posicionamento dos líderes religiosos Silas Malafaia e R.R. Soares em relação a Jair Bolsonaro
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-12) Franco, Bruna de Mello; Vicente, Maximiliano Martin [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Tendo em vista que nas eleições gerais de 2018 o então candidato, Jair Bolsonaro, contou com o apoio massivo de líderes religiosos evangélicos durante a corrida eleitoral, a pesquisa “Análise político-religiosa na campanha presidencial de 2018: posicionamento dos líderes religiosos Silas Malafaia e R.R Soares em relação a Jair Bolsonaro” tem como propósito analisar quatro vídeos postados pelos líderes religiosos Silas Malafaia e R.R Soares em seus respectivos canais oficiais do YouTube, bem como os comentários realizados pelo público como resposta aos vídeos citados, a fim de responder: que influências o pronunciamento de um líder religioso, que é solidário a um candidato, pode exercer sobre o público no que diz respeito a decisão do voto? e quais os recursos e/ou apelos utilizados na construção das mensagens? O período em foco compreende as datas das postagens do material, entre agosto e outubro de 2018. Em nossos apontamentos ficou evidente que, as redes e seus agentes de mediação se estabelecem como referência e modelos de ação aos indivíduos, inclusive em seus papéis sociais de eleitor e cidadão, de modo que a investigação não só permitiu compreender melhor os episódios da cronologia política no Brasil, como também contribuir para futuras pesquisas envolvendo a temática, visto que a relação político-religiosa é uma pauta que segue latente no país. Como aporte metodológico, utilizamos a Exploração Bibliográfica e os estudos de autores como Bourdieu, Burity, Canclini, Castells, Cunha, Martino, entre outros; e a Análise de Conteúdo (AC) de Bardin, de forma que fosse possível identificar a literatura pré-existente, relacioná-la com os objetos de estudo e trazer as inferências reflexivas.
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    A representação social da mãe idosa na publicidade brasileira do Dia das Mães: do empoderamento do femvertising à comunicação consolatória
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-09-29) Sampaio, César Augusto; Gonzales, Lucilene dos Santos [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A mulher idosa não deixa de ser mãe porque envelhece. Esse papel costuma até ser exercido duplamente, como mãe e avó que se dedica aos cuidados de netos e bisnetos, quando não se torna também arrimo de família. São mulheres que hoje vivem vidas mais longas, saudáveis e produtivas, e estão também redirecionando a força do consumo que tende a ficar cada vez mais nas mãos desse perfil populacional. Assim, a pesquisa verificou se e como a mãe idosa esteve retratada nas publicidades do Dia das Mães de 2021, a fim de saber que sentidos estariam embutidos nessas mensagens mercadológicas: se validavam estereótipos e preconceitos de uma imagem sempre jovem e em boa forma da mulher, ou se questionavam ideologias e relações de poder para valorizar a diversidade do gênero feminino, tendo em vista o conceito de femvertising e seus pilares de empoderamento. Metodologicamente, o estudo é de caráter bibliográfico-descritivo com análises quantitativa e qualitativa. Começa com a revisão dos significados da velhice ao longo da história ocidental até os dias atuais, assunto que se resvala em questões como ageísmo ou etarismo, construção de representações sociais da realidade, mercado de consumo ageless, além das transformações no conceito de maternidade de ontem para hoje. Se ideais de feminilidade, boa forma, juventude e objetificação da mulher fazem parte de uma sociedade ainda patriarcal e machista, é fato também que isso tem sido questionado, sobretudo após o surgimento das redes digitais de comunicação ubíqua, forçando a indústria publicitária a rever seu discurso a partir das estratégias do femvertising. Foram analisados anúncios de revistas impressas e digitais, do canal de TV aberta Rede Globo e das mídias sociais Facebook, Instagram e YouTube. Veículos com públicos de idade, gênero e classes sociais diferentes, o que permitiu uma noção abrangente de como vem sendo construída a representação da maternidade e da mãe idosa na publicidade brasileira. O resultado final mostrou que, no geral, a imagem da mãe idosa foi utilizada em anúncios institucionais, com fins de angariar boa reputação e confiabilidade para a marca. Nesse recorte da pesquisa, prevaleceu a imagem da mãe jovem e de meia-idade associada a anúncios promocionais que, não raro, criam narrativas idealizadas de mundos de beleza e sedução para vender seus produtos e serviços. Mas notou-se também um movimento na direção de um estilo agefull de envelhecer, que procura se dissociar da conotação mercadológica que teria tomado conta da expressão ageless. Essa constatação pôs em evidência dois tipos de comunicação: de um lado, uma retórica consolatória, de outro, uma de acréscimo nutritivo que quebra valores e padrões do establishment social vigente.
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    Comunicação política, visibilidade e neopopulismo: um estudo sobre campanhas eleitorais do Brasil, da Colômbia e do México
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-11-29) Almeida, Milena Carolina de; Luvizotto, Caroline Kraus [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Assim como na década de 1930, desde meados da década de 1990, a América Latina foi palco de experimentações políticas de ordem populista. A região tem se apresentado como cenário propício à atualização dessa corrente, que defende a valorização do povo como protagonista das dinâmicas sociais: o Neopopulismo. Atribui-se a adjetivação “neo” à vertente política por fatores como o uso característico de mídias sociais para promover contato amplo e direto com o eleitorado. No panorama atual de midiatização, porém, não só os políticos têm ampliadas suas potencialidades comunicacionais, mas ao defendido “povo” também se estendem possibilidades de participar ativamente e se envolver em processos políticos, como campanhas eleitorais. Nesse contexto, candidatos representantes do Neopopulismo, como Jair Messias Bolsonaro do Brasil, Iván Duque Marquéz da Colômbia e Andrés Manuel López Obrador do México, fizeram uso das mídias sociais, em especial no Twitter, para contatar os eleitores durante os respectivos processos eleitorais dos quais participaram e venceram em 2018. A Comunicação Política decorrente destas experimentações figura como um quadro de análise que permite a compreensão sobre as formas de participação comunicacional de diferentes atores sociais em campanhas online. Assim, esta pesquisa teve como objetivo refletir sobre como se dá o processo de Comunicação Política Eleitoral envolvendo diferentes atores sociais em campanhas eleitorais neopopulistas realizadas no Twitter. Especificamente, pretendeu-se: compreender o conceito de Neopopulismo e os casos de ascensão de presidenciáveis neopopulistas no Brasil, na Colômbia e no México; assimilar o conceito de Comunicação Política, especificamente em sua vertente eleitoral, e de que forma ela pode ser realizada por diferentes atores sociais, nomeadamente eleitores e candidatos; apreender a dinâmica comunicacional do Twitter, que possibilitou a participação de atores sociais nas campanhas neopopulistas de Bolsonaro, Duque e Obrador; compreender como se efetivou a Comunicação Política Eleitoral nos contextos eleitorais de 2018. Para atingir tais objetivos, a pesquisa foi constituída a partir da combinação entre as vertentes exploratória, descritiva e analítica, e como metodologia analítica a Análise de Conteúdo proposta por Laurence Bardin. Os resultados apreendidos pelo trabalho revelam que o Neopopulismo figura enquanto uma estratégia de liderança política em que personagens carismáticos promovem uma extrema concentração de poder e se apresentam como restituidores de uma ordem perdida. Neste cenário, os políticos que promoveram a ascensão do movimento neopopulista no Brasil, na Colômbia e no México, fizeram uso de crises de credibilidade institucionais para se lançarem como opções externas ao sistema político tido como tradicional. Respondendo a outro objetivo teórico, compreendemos o conceito de Comunicação Política como um plano comunicacional em que estratégias de persuasão, compartilhamento e competição se interseccionam e disputam espaço em cada um dos discursos dos atores sociais; dentro dela, a Comunicação Política Eleitoral se consolida através da interação, direta e indireta, entre os atores sociais envolvidos em campanhas eleitorais, seja para apoiá-las ou para rivalizar com elas. Apreendemos também que as participações dos políticos analisados, seguiram as mesmas estratégias dentro do Twitter, embora Bolsonaro tenha investido mais em interação e no uso de todos os espaços disponíveis, Duque tenha apostado no alto volume de postagens e Obrador tenha adotado uma comunicação mais tradicional, semelhante à realizada em canais de mídia massiva como o Rádio e a Televisão. Quanto à participação do público averiguamos que a figura do eleitor foi muito citada, representada, instigada a participar, mas ainda assim respondeu da forma mais passiva e restrita possível dentre os espaços disponibilizados pelo Twitter.
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    O silenciamento midiático de mulheres Kaiowá em Mato Grosso do Sul: (auto)representação e visibilidade de seus discursos e papéis políticos em Ñande Ru Marangatu
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-09-30) Barbeta, Nayla Brisoti; Cabral, Raquel [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta dissertação parte do pensamento e da perspectiva decolonial e, estabelece um diálogo entre a área da Comunicação e da Antropologia. As discussões aqui propostas permeiam temáticas, como construções e relações de gênero, interseccionalidade, subalternidade de mulheres indígenas enquanto os outros dos outros e o silenciamento estatal e midiático de povos originários, em especial, das mulheres Kaiowá do tekoha Ñande Ru Marangatu, sujeitos de estudo desta pesquisa. Este trabalho busca responder a questão-problema: “Como as mulheres Kaiowá interpretam o fazer jornalístico sul-mato-grossense, tal qual compreendem as representações criadas sobre elas e seu povo? E o que dizem elas sobre suas participações nas retomadas de Ñande Ru Marangatu, em 2015, no Mato Grosso do Sul, em contraposição às coberturas midiáticas realizadas no estado neste período conflituoso?”. Partindo dessa problematização, o objetivo geral deste trabalho é: analisar o fazer jornalístico sul-mato-grossense pela óptica do silenciamento e da produção de não-existências das Kaiowá, mediante as suas (auto)representações e a tessitura de seus relatos críticos e observações sobre o desempenho da imprensa ao noticiar o conflito; bem como pretende, especificamente, reconstituir a história da reocupação do tekoha com base na perspectiva feminina indígena. Para tanto, foram empregados e inter-relacionados os dispositivos metodológicos da Hermenêutica de Profundidade proposta por John B. Thompson (2011), a História Oral e a Observação Participante. A pesquisa realizada in loco, constatou a partir das narrativas orais, a percepção das Kaiowá referentes à(aos): invisibilização do coletivo e suas demandas; distorção de identidades e espetacularização dos acontecimentos; falta de contextualização e compreensão dos fatos e fenômenos sociais; e interesses de mercado e filiações políticas dos veículos midiáticos. Por fim, em uma tentativa contra-hegemônica de resistir e difundir suas causas, o movimento Kuñangue Aty Guasu desenvolve seus próprios conteúdos, alicerçado no net-ativismo.
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    Comunicação pública, acesso à informação e ativismo em defesa de direitos sexuais e reprodutivos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-09-19) Muniz, Aressa Joel [UNESP]; Rothberg, Danilo [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A dissertação identifica e interpreta, a partir da análise de conteúdo e enquadramento e à luz da literatura pertinente, aspectos da comunicação pública advinda tanto do poder público quanto dos grupos Católicas pelo Direito de Decidir no Brasil e na Argentina. Em perspectiva comparada, esses aspectos podem auxiliar a formação de uma forma de divulgação ativa, em que o Estado contribua para a formação do debate e da deliberação. Esta pesquisa teve o objetivo de caracterizar os fluxos e contrafluxos de informação e comunicação postos em ação por movimentos e ativismos sociais em defesa dos direitos sexuais e reprodutivos, em busca da compreensão da potencial contribuição das fontes de informação pública e dos enquadramentos simbólicos que circulam em sociedades latino-americanas, especificamente Brasil e Argentina, para a afirmação de direitos, no contexto pós-pandemia e das consequências da Covid-19 para a consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas. Ressaltamos que, na América Latina, a pandemia de Covid-19 agrava um contexto marcado por acentuadas desigualdades socioeconômicas e de gênero. Se visto pela perspectiva da comunicação, o contexto pode ser caracterizado pela existência de uma cultura desfavorável à afirmação de direitos sexuais e reprodutivos, além de, sobretudo, dificuldades no atendimento do direito à informação sobre políticas públicas, entraves que têm sido enfrentados por ativismos sociais.
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    Protagonistas e filmes brasileiros contemporâneos: em busca do centro de interesse
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-10-31) Arruda, Pedro Oliveira Galvão de; Rebechi Junior, Arlindo [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Cineastas de muitos países têm explorado o que ficou conhecido como narrativa em rede, filmes com vários protagonistas, cada qual com sua linha de ação, paralela às demais. Investigamos neste trabalho os princípios composicionais desse esquema narrativo. O referencial teórico adotado, apresentado no primeiro capítulo desta dissertação, é a poética do cinema, informada pela narratologia funcionalista. O capítulo que se segue aborda as três dimensões da narrativa cinematográfica e os indicadores (con)textuais de foco que auxiliam o espectador na tarefa de reconhecer o protagonista de uma narrativa. Com base nisso, analisamos como os indicadores de foco podem interagir uns com os outros para difundir o interesse de uma narrativa entre vários personagens, de modo que nenhum deles pareça ocupar mais o centro do que outro. Nos capítulos seguintes, buscamos iluminar diferentes aspectos do funcionamento desse esquema narrativo em três filmes brasileiros contemporâneos: O Som ao Redor (Kleber Mendonça Filho, 2012), A Vizinhança do Tigre (Affonso Uchôa, 2014) e No Coração do Mundo (Gabriel Martins e Maurílio Martins, 2019). Embora seus temas, suas personagens e suas abordagens à ficção sejam bem diferentes, esses três filmes nacionais enfrentaram o desafio comum de difundir o centro de interesse de suas narrativas entre vários personagens principais.
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    A mercadoria Eu: os influenciadores digitais na mídia social Instagram
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-09-19) França, Fernando Wilson de Lima Soares; Bertolli Filho, Bertolli Filho [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A evolução da tecnologia tem forte impacto na transformação social e cultural da humanidade ao longo dos séculos. A criação e aprimoramento de novas tecnologias, desde a mecanização até a industrialização, moldaram os contornos sociais. Mattelart (2002) diz que a noção de sociedade global da informação é resultado de uma construção geopolítica. Sociedade da Informação, Sociedade Global, Sociedade do Conhecimento, Sociedade Tecnológica, entre outras denominações, foram alguns dos termos usados pelos autores e estudiosos, mas, todos eles têm em comum a discussão científica das mudanças sociais causadas pelo advento tecnológico da era do computador e da internet. Neste prisma, o objetivo deste trabalho foi identificar a figura do influenciador digital e seus desdobramentos na comunicação contemporânea através das mídias sociais, bem como se dá a construção do seu “eu” como possibilidade mercadológica. Destacamos a evolução do influenciador digital na web, desde seu surgimento, até os dias atuais, e também suas divisões e classificações, apoiados, principalmente, pelo pensamento da autora argentina Paula Sibilia (2008) sobre a Intimidade como Espetáculo e a Sociedade da Informação (CASTELLS, 2020) e, para melhor entendermos o papel desses atores da comunicação, analisaremos dois perfis de influenciadoras digitais brasileiras da área de culinária, na mídia social Instagram: Rita Lobo e Carol do Carmo. Valendo-nos da Hermenêutica da Profundidade de Thompson (1998) e da Análise de Conteúdo de Bardin (2011), apresentamos os resultados de nossa pesquisa que concluiu que a construção da identidade dos influenciadores digitais no Instagram como mercadoria, é dada, principalmente através do seu capital social, que logo e convertido em capital financeiro e leva o influenciador a se tornar uma marca, uma mercadoria.
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    Ação contra-hegemônica em rede: comunicadores marxistas no Brasil
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-09-21) Amâncio, Michel Francisco; Vicente, Maximiliano Martin [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta pesquisa qualitativa propõe uma análise exploratória sobre o ecossistema de comunicadores marxistas brasileiros que atuam nas redes sociais digitais, a partir do questionamento sobre como se dá esse trabalho de comunicação política. Como base teórica, recorre-se às definições de contra-hegemonia e mídia radical na disputa pela comunicação; ao lugar das identidades midiatizadas no trabalho de comunicação marxista; às possibilidades na articulação política em rede; e à categorização da ação empreendida pelos comunicadores. Como objetivo geral, este trabalho busca investigar, em perspectiva dialética, a expansão de comunicadores marxistas no Brasil no contexto sócio-histórico recente, como parte de um processo mais amplo de organização política radicalizada, a fim de contribuir com os estudos sobre comunicação contra-hegemônica. A metodologia empreendida recorre à hermenêutica de profundidade de John. B. Thompson (2011), aliada à técnica de entrevistas em profundidade realizadas com quatro comunicadores marxistas selecionados: Danilo Lima Carreiro, Gustavo Nassar Gaiofato, João Rafael Chió Serra Carvalho e Jones Manoel da Silva. A partir das entrevistas realizadas, apresentam-se como resultados de pesquisa apontamentos que passam pela problemática do financiamento do trabalho de comunicação marxista nas redes e suas limitações em termos de autonomia financeira. Também é apresentada na seção o tópico da periodicidade e frequência do trabalho comunicativo, em que a necessidade de adaptação constante às exigências das plataformas impacta no objetivo de se fazer presente em diversos espaços digitais, demandando uma maior otimização do trabalho desempenhado. Os resultados ainda trazem os aspectos de uma diversidade temática almejada pelos comunicadores, como forma de dinamizar o conteúdo político pautado, e a relação entre esses atores e suas audiências, partindo de diferentes modos de identificação de públicos a depender dos objetivos do comunicador e da plataforma utilizada. As considerações finais exploram a recorrência dos conflitos e rupturas entre comunicadores marxistas, bem como a transformação do perfil do ecossistema de comunicadores ao longo do tempo por meio de novas linguagens, domínios técnicos e capacidades organizativas do trabalho de comunicação nas redes sociais digitais.
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    Informação e comunicação sobre os direitos das mulheres: a importância da comunicação digital para o acesso à informação
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-09-23) Datrino, Mariana Alarcon; Luvizotto, Caroline Kraus [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Nas últimas décadas, a informação assumiu importante papel na construção das estruturas sociais e das relações de poder, influenciando diretamente a economia, o trabalho e as diversas formas de sociabilidade. A internet e as tecnologias digitais possibilitam um alargamento da informação e fornecem mecanismos para a ação de diversos atores sociais que se comunicam com a opinião pública de forma direta, sendo esse processo ainda mais intenso nas redes sociais digitais. Estudos evidenciam a importância da comunicação e, em especial, da comunicação digital para o acesso à informação e construção da cidadania, uma vez que a militância pelos direitos civis, políticos e sociais, exige, primeiramente, que os mesmos sejam conhecidos e reconhecidos. Neste cenário, os movimentos sociais configuram-se como os principais atores do processo de mobilização da sociedade civil em prol dos seus direitos e a Comunicação, um campo relevante para legitimar as suas demandas e ações. Assim, esta pesquisa se concentrou na relação entre comunicação digital e acesso à informação, sobretudo, as informações relacionadas aos direitos das mulheres que, organizadas historicamente em torno do movimento feminista, militam pelos mais diversos direitos em nossa sociedade. O objetivo geral da investigação foi refletir sobre a dinâmica comunicacional e seu impacto na difusão da informação sobre os direitos das mulheres no ambiente digital. Especificamente, pretendeu-se estimar a relevância da internet, suas limitações e potenciais na difusão da informação para e sobre o movimento feminista, e sobre os direitos das mulheres; compreender a dinâmica e a atuação de movimentos sociais que militam pelos direitos das mulheres no ambiente on-line; e, com base nos exemplos do Movimento Mulher 360 e do Movimento de Mulheres Camponesas, analisar a informação on-line acerca dos direitos das mulheres, a partir dos conteúdos publicados em suas respectivas redes sociais. Para estruturar tais objetivos, optou-se pela Hermenêutica de Profundidade, abordagem metodológica que busca compreender, historicamente, as estruturas e as relações de poder, aqui aplicadas aos produtos comunicacionais que serão analisados. Em conjunto, foi utilizada a Análise de Conteúdo através de uma abordagem quali-quantitativa, para compreender e interpretar as publicações dos referidos movimentos de mulheres nas redes sociais do Facebook, Instagram e seus respectivos stories. Por fim, compreendeu-se que fomentar informação sobre direitos é insuficiente para pensarmos na cidadania como um todo, mas como visto, o acesso à informação e sua capacidade de gerar consciência sobre uma situação problemática, é o primeiro estágio para tal. Deste modo, este estudo foi relevante para refletir a comunicação digital como forma de ampliar a democracia brasileira através da difusão da informação, bem como para destacar os desafios a serem superados e o reconhecimento da necessidade de esforços múltiplos para tal.
  • ItemDissertação de mestrado
    A transformação do repórter e o seu encontro com a natureza: a diferença de olhar do Sebastião Salgado em “Êxodos” e “Gênesis”
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-09-21) Furlan, Lívia Maria de Oliveira; Renó, Denis Porto [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Sebastião Salgado é referência mundial pela sua fotografia social, que historicamente retratou pessoas em situações de pobreza, miséria, em tragédias e em movimentações da sociedade que influenciaram as migrações humanas no globo terrestre. Dessas histórias, originaram-se obras como Êxodos, a qual, quando terminada sua produção, levou Salgado à depressão. Por isso, o fotógrafo e sua esposa, Lélia, voltaram para Aimorés (MG), a fim de cuidar da antiga fazenda dos pais de Salgado. Ali, viu a degradação ambiental. Uma terra tão doente quanto ele mesmo estava. Foi sua esposa quem teve a ideia de reflorestar a Mata Atlântica naquele pedaço de terra assoreado e sem vida. Criou-se o Instituto Terra e, junto com ele, Sebastião Salgado obteve a cura para sua depressão. Deste modo, fotografou 32 reportagens durante oito anos, retratando o que ainda há de puro ecologicamente no mundo. As fotografias deram origem à obra Gênesis. A partir desse conhecimento, a presente pesquisa questionou como teria ocorrido a mudança de olhar do fotógrafo de Êxodos para Gênesis e o que mudou na hora de Salgado fazer fotografia. O objetivo foi o de descobrir se, através da aproximação do fotógrafo com o objeto a ser registrado, a fotografia teria a capacidade de construir uma transformação no agente fotográfico. Para isso, utilizou-se o levantamento bibliográfico e a entrevista aberta em profundidade para aprofundar o conhecimento sobre o Salgado e suas obras. E, para análise das fotos, usou-se a metodologia das conotações, híbrida das teorias de Barthes (2000) e Eco (1997). Esse método se fez necessário para decompor as fotografias em seus elementos e analisá-los de modo a interpretar suas conotações e compreender as alterações do fotógrafo em seu trabalho. Os resultados obtidos enfatizam a mudança vivida por Sebastião graças ao seu contato com a natureza através do Instituto Terra; a essência de suas fotografias; e mantém o questionamento sobre o paradigma da aproximação entre jornalistas e seus objetos de trabalho.
  • ItemDissertação de mestrado
    Eterno ‘menino Ney’: a narrativa positiva sobre Neymar pelos perfis de TNT Sports Brasil e SporTV no Instagram (2021)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-09-16) Nunes, Fernando de Morais Franco; Marques, José Carlos [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O presente trabalho objetivou analisar as postagens dos perfis TNT Sports Brasil e SporTV, hospedados na rede social Instagram, durante as disputas da Copa América de futebol masculino de 2021 (publicações entre 13 de junho e 11 de julho, no perfil @tntsportsbr) e de seis rodadas das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2022, disputadas entre os meses de setembro e outubro de 2021 (postagens entre 30 de agosto e 15 de outubro, no perfil @sportv). Valendo-se da metodologia da análise de conteúdo para coleta e interpretação dos dados, a investigação constatou o grande espaço dedicado ao jogador Neymar e a predominância de uma narrativa positiva sobre ele nessas publicações, dispostas a reconhecê-lo como ídolo, representante de um estilo brasileiro de futebol (o futebol-arte) e figura pública carismática que carrega, mesmo aos 30 anos, o tratamento de “menino Ney”. Este estudo se deu à luz da teoria da ecologia dos meios, identificando o jornalismo esportivo imerso nas redes sociais como um ecossistema midiático, e sujeito a um novo comportamento do público que ali interage.
  • ItemDissertação de mestrado
    A comunicação pública durante a pandemia da Covid-19 no Plano SP
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-09-12) Silva, Ana Beatriz Grandini Casali da; Cabral, Raquel [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Ao considerar a comunicação pública como aquela estabelecida no âmbito coletivo e que se desenvolve a partir da interação de atores como o poder público, os cidadãos, as entidades do terceiro setor e o setor privado, é possível compreender e avaliar a importância de uma gestão preparada para mediar crises políticas, econômicas, sociais e sanitárias. Desde o início da pandemia da covid-19 no Brasil, a comunicação pública teve amplo protagonismo como relevante estratégia de informação e sensibilização acerca das medidas de prevenção necessárias para o enfrentamento ao vírus. Nesse contexto, esta dissertação busca compreender e analisar a comunicação pública desenvolvida no contexto do Plano SP por parte do Governo do Estado e regiões-sede para informar e sensibilizar a cidadania sobre a pandemia da covid-19. Para tanto, foi desenvolvido um estudo das redes sociais – no caso, o Facebook – do Governo de São Paulo e das prefeituras das cidades-sede das 17 regiões do Plano SP de retomada consciente da economia durante a pandemia da covid-19. Para isso, houve a realização de análise hermenêutica de profundidade para compreensão dos contextos político, social e econômico da pandemia, complementada com a análise de conteúdo mediante a definição de três categorias e 14 subcategorias que objetivaram verificar a temática e o objetivo das mensagens, os elementos de comunicação pública digital e a existência ou inexistência da utilização de estratégias que possibilitam uma comunicação voltada para a cidadania. Na apresentação dos resultados obtidos, foi possível observar que, de modo geral, a maioria das páginas analisadas focou as atenções para as subcategorias sensibilização e comunicação em tempo real, além de não terem sido observadas diferenças significativas quanto aos elementos de comunicação pública digital.
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    A composição verbal e visual de banners e pop-ups em sites de revistas: tradição e inovação na era da convergência
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-09-26) Santos, Morian Policeno dos; Gonzales, Lucilene dos Santos [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta pesquisa tem como objetivo identificar e sistematizar, nos diferentes tamanhos de banner e posições de pop-up, a composição verbal e visual dessas comunicações mercadológicas interativas, divulgados nos sites de cinco revistas - Veja, Caras, AnaMaria, Superinteressante e Todateen - mídias cujas publicidades já foram estudadas na versão impressa e sistematizada a sua composição verbal e visual (GONZALES, 2019). A escolha dessas web revistas justifica se por alcançarem diferentes segmentos de público com faixa etária, condição social e econômica, gêneros para assim obter uma amostra mais abrangente sobre o fenômeno. Trata se de uma pesquisa bibliográfica, documental, descritiva e empírica (com abordagens quantitativa e qualitativa). Foram coletadas e documentadas publicidades on-line dos cinco sites de revistas - objeto de pesquisa- no período de 1 a 28 de fevereiro de 2021 no suporte desktop e 1 a 31 de maio no mobile. O estudo apresenta a fundamentação teórica da contextualização da migração das revistas impressas para a mídia digital, fenômeno marcado principalmente pela interatividade, comunicação todos-todos, convergência cultural e midiática, bem como as diferentes plataformas de revistas digitais e fundamentou-se o conceito de sites de revistas que são o objeto empírico desta pesquisa. A investigação introduziu a sistematização dos formatos de publicidade on-line em sites de revistas em desktop e mobile, cenário marcado pela mídia programática. Após, um estudo histórico das web revistas Veja, Caras, AnaMaria, Superinteressante e Todateen -, assim como a descrição de sua linha editorial, público, número de visualizações, confirmou-se a hipótese que o banner e o pop-up foram os formatos mais usados em sites de revistas, peças gráficas que compõe-se de componentes verbais - título, subtítulo, texto, slogan - e visual - imagem e marca - semelhantes às publicidades de revistas impressas. Como resultado da pesquisa, verificou-se que não existe uma ruptura da composição da publicidade impressa gráfica para a publicidade gráfica on-line, porém os componentes se hibridizaram, assumiram novas funções publicitárias e principalmente se adequaram à nova cultura de convergência midiática em que o público pode interagir e se informar em diferentes plataformas tradicionais ou digitais.
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    Jornalismo e literatura no ringue: um cotejo entre “A luta”, de Norman Mailer, e “A quatro punhos”, de Osny Tavares
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-09-22) Barion, Thais Aparecida de Mello; Bulhões, Marcelo Magalhães [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O chamado New Journalism, da década de 60, foi um “movimento” motivador para as relações entre literatura e jornalismo. O livro A Luta de Norman Mailer é um exemplo das produções que marcaram tal relação. Trata-se da narrativa da disputa entre Muhammad Ali e George Foreman pelo título mundial de pesos pesados. O “assunto” da obra de Mailer possui flagrante parentesco com o de A Quatro Punhos, de Osny Tavares. A obra, de 2013, conta a história de Macaris do Livramento e Rosilete dos Santos, um casal de pugilistas brasileiros, campeões de boxe. A aproximação temática convida-nos a um cotejo, uma vez que se trata de obras jornalísticas tomadas por uma inflexão literária. O presente estudo propõe uma análise das duas obras no tangente à forma de expressão e à dimensão temática segundo a perspectiva teórica da intertextualidade.
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    A construção da identidade LGBT no canal do Youtube "Põe na Roda"
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-06-30) Souza, Elton Araujo de; Bertolli Filho, Cláudio [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A história do movimento LGBT no Brasil beneficiou-se em grande medida com o advento da mídia impressa no país. Ao atrair um público específico, as revistas, jornais, folhetins, entre outros materiais impressos, proporcionavam aos indivíduos a noção de pertencimento à uma comunidade, a exemplo do jornal Lampião da Esquina, considerado um importante marco político do movimento LGBT brasileiro. Com a difusão da internet e as mudanças tecnológicas vistas nos anos 2000, principalmente no espaço virtual com toda a sua potencialidade, gradativamente a mídia física impressa vem sendo substituída por diversas formas de explorar as identidades de determinados grupos por meio de uma rede de contatos virtuais. Uma das potencialidades oriundas do desenvolvimento tecnológico foi o surgimento de canais na plataforma de vídeos YouTube, fazendo da internet uma ampla rede de sociabilidades e de construção de novos espaços para as identidades LGBTs. Nesse sentido, o problema de pesquisa buscou responder a seguinte questão: é possível pensar em uma construção identitária a partir de veículos midiáticos como o YouTube? Para responder à questão de pesquisa, o trabalho faz um recorte referente aos anos de 2014, 2015 e 2016 das postagens de vídeos do canal intitulado “Põe na Roda”, de modo a compreender como um veículo midiático voltado à comunidade LGBT constrói a sua identidade a partir de elementos audiovisuais. Para tanto, utilizou-se a Hermenêutica de Profundidade como método de investigação científica aliada à Análise de Conteúdo para selecionar as categorias que mais aparecem no canal. Desse recorte temporal, foi possível identificar cinco principais categorias presentes em um total de 155 vídeos selecionados. Dentre estes, foram escolhidos apenas 15 vídeos para análise no tocante às categorias I) humor; II) preconceito; III) política; IV) cultura e informação; e V) família. O estudo se justifica pela necessidade de transformar a forma como os sujeitos LGBTs são retratados na mídia, não apenas estigmatizados em razão de sua sexualidade, e sim inserindo-os como protagonistas dotados de humanidade e cidadania.
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    Ambientes comunicacionais, vinculações e potências periféricas: um estudo sobre o Centro de Arte e Promoção Social.
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-09-28) Souza, Beatriz Carvalho de; Ventura, Mauro de Souza [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este estudo propõe a análise do Centro de Arte e Promoção Social (CAPSartes) como ambiente comunicacional gerador de saberes, culturas e afetos. A pesquisa busca descrever e compreender de que forma o referido espaço atua como ambiente político e cultural e demonstrar de que maneira se desenvolve uma comunicação afetiva em esferas tridimensionais (FLUSSER, 2008) e suas respectivas readaptações nulodimensionais (FLUSSER, 2008) que ocorreram no contexto atual da pandemia do coronavírus. O aporte teórico desta dissertação de mestrado parte do conceito de ecologia da comunicação, proposto por Romano (2004), e se desdobra nos referenciais de Boris Cyrulnik (1997, 2007) acerca do conceito de pertencimento e do estabelecimento de vínculos (BAITELLO JUNIOR, 1997, 2014, 2017, 2018, 2019; CONTRERA, 2009, 2017a, 2017b; MENEZES, 2007, 2016; MORIN, 1975, 2020) nesse ambiente analisado. Do ponto de vista metodológico, esta pesquisa participante divide-se em três etapas: observação do ambiente comunicacional selecionado, narrativa e análise interpretativa dos dados coletados. O estudo se inicia com uma apresentação das teorias que embasaram o olhar da autora sob o fenômeno analisado e segue com uma contextualização histórica do espaço, para a melhor compreensão da origem dessas noções de pertencimento que surgem ao longo do texto. A partir da análise de alguns ambientes comunicacionais tridimensionais do Coletivo, com destaque para as Rodas de Construção do Conhecimento e o Selo Capsianos, percebe-se a interlocução do fenômeno com as noções pertencimento e vínculos. O capítulo que encerra a dissertação visa compreender os rearranjos afetivos do processo da comunicação nulodimensional, levantando aspectos sociais do território abordado e utilizando, como ferramenta de observação, os ambientes capsianos criados no contexto da pandemia, como o Podcast.