Teses - Design - FAAC

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    Design e mobilidade de pessoas com deficiência visual: desenvolvimento e avaliação de sistema vestível para detecção e comunicação de obstáculos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-07-12) Santos, Aline Darc Piculo dos; Medola, Fausto Orsi [UNESP]; Frizera Neto, Anselmo; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Dispositivos eletrônicos têm sido desenvolvidos para promover a segurança, independência e autonomia na mobilidade de pessoas com deficiência visual. Entretanto, a maioria dos estudos abordam os aspectos funcionais e poucos consideram os aspectos relacionados à interação entre usuário e dispositivo, os quais podem influenciar a aceitação e a satisfação com a Tecnologia Assistiva e, consequentemente, o seu uso. A interação ‘usuário-dispositivo’ é um tema de grande interesse para o Design e a Ergonomia, que podem contribuir para atender às necessidades e desejos do usuário, promovendo o bem-estar, segurança e satisfação. Visando contribuir para a segurança e a satisfação na mobilidade de pessoas com deficiência visual, este estudo teve como objetivo desenvolver e avaliar um sistema vestível para detecção e comunicação de obstáculos em ambientes externos. O desenvolvimento do protótipo foi fundamentado em estudos com 8 usuários com deficiência visual e uma profissional de Orientação e Mobilidade, os quais possibilitaram compreender as demandas específicas de mobilidade deste público alvo. A avaliação foi realizada através de dois estudos - usabilidade e percepção sobre o usuário - envolvendo 10 sujeitos vendados e 108 sujeitos, respectivamente, comparando três condições: o protótipo desenvolvido, a bengala branca e ambas tecnologias combinadas. Os resultados indicam que o uso das duas tecnologias combinadas pode contribuir para a mobilidade externa de pessoas com deficiência visual. O uso do protótipo em conjunto com a bengala branca resultou em menos colisões e significativamente menor frustração e maior percepção de segurança. Por outro lado, também resultou em maior tempo e carga cognitiva para realizar o experimento, o que pode sugerir que mais tempo para treinamento seja necessário para aprendizagem e adaptação. Os resultados também sugerem que adicionar o sistema vestível ao usuário da bengala não aumentou o julgamento associado ao mesmo. Portanto, com base nesses resultados, o presente estudo contribui para as áreas de Design, Ergonomia e Tecnologia Assistiva com diretrizes para o design e avaliação de tecnologias vestíveis para mobilidade de pessoas com deficiência visual.
  • ItemTese de doutorado
    Design de origami para a área médica: metodologias projetuais de dobraduras para instrumentos clínicos e cirúrgicos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-04-24) Teixeira, Samanta Aline; Botura Junior, Galdenoro [UNESP]; Yamada, Thaís Regina Ueno [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O origami é uma técnica artística ancestral que transforma o papel em diferentes formatos simples ou complexos por meio de dobras. Hoje essa forma de arte evoluiu em grande escala e está sendo incorporada em diversas tecnologias de produtos, na arquitetura, moda, engenharia espacial e na ciência de materiais. Na área médica o origami está ganhando especial atenção dos pesquisadores, pois seus métodos de design têm alcançado as mais inúmeras soluções inovadoras em formas e estruturas com multifuncionalidades. Considerando que designers partem do pressuposto de buscar soluções para problemas do cotidiano, e tendo como pano de fundo incontáveis possibilidades de ações afirmativas em uma área tão cara à sociedade como a da saúde, a presente pesquisa aborda sobre o design de origami aplicado em produtos médicos e como é possível projetar melhorias de instrumentos clínicos e cirúrgicos utilizando métodos baseados nas dobraduras de papel. Questionários e entrevistas foram realizados para profissionais da medicina e pacientes elencarem produtos que apresentam problemas de uso. Dois instrumentos mais mencionados foram escolhidos como objetos de foco investigativo: o espéculo vaginal e a bolsa de morcelamento laparoscópica, cujas especificações foram levantadas com visitas técnicas em fabricantes responsáveis. As hipóteses da pesquisa são de que as melhorias dos instrumentos nos aspectos de formas, fabricação e sustentabilidade são alcançadas por meio do design de origami. A pesquisa tem por objetivo principal gerar conhecimento em design de origami aplicado à medicina, e por objetivos específicos elaborar metodologias projetuais e novos designs adaptados de origamis para instrumentos médicos, juntamente com avaliação e discussão dos resultados. O material e métodos abrangem a engenharia reversa da orimimética, estudos de forma e função em papel, construção e adaptação de padrões de vincos de origamis tesselações, testes de força por dinamômetro, desenho de mecanismos compatíveis e prototipagem rápida com máquina de corte a laser e impressão 3D tipo FDM com filamento em PLA. Os resultados da pesquisa são da ordem de três constatações: o ensaio de força dos origami tesselações demonstrou ser um método eficaz de comparação e de escolha de designs mais eficientes para aplicação em produtos médicos, além da descoberta de comportamento de deformação não-linear dos origamis, uma vantagem de redução de impacto que pode ser aplicada em produtos como amortecedores; o novo design proposto para a bolsa de morcelamento apresentou um aproveitamento de 20% a mais da matéria-prima e uma diminuição espacial de 97,5% quando está dobrada, além da diminuição de custo de produção pela substituição do nitinol por um fecho de plástico denso; o novo design proposto para o espéculo vaginal apresentou melhorias econômicas fabris devido à substituição da injeção de plástico pela impressão 3D e a substituição das três peças integrantes por uma única peça, além da facilitação de escalabilidade para diferentes corpos e melhorias sustentáveis pelo uso do polímero PLA. Estudos futuros foram indicados para testagem de outras técnicas e alternativas em formas do espéculo vaginal, uso de tratamentos em materiais e de polímeros biocompatíveis e testagem ergonômica dos novos designs propostos com avaliação de conforto às pacientes e usabilidade aos profissionais de saúde.
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    Confluências entre design e artesanato mineiro: mapeamento e análise de técnicas de produção artesanais como suporte evocativo da cultura material em Minas Gerais
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-22) Mendonça, Rafaela Nunes; Landim, Paula da Cruz [UNESP]; Moura, Mônica; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Essa pesquisa se volta para o estudo das técnicas artesanais mineiras como suporte evocativo da cultura material do território de Minas Gerais. Existem estudos sobre as possibilidades de aproximação entre o design e o artesanato em Minas Gerais que se debruçam sobre a ação do designer enquanto agente estratégico, discutindo sobre o papel social do design em comunidades artesanais. No entanto, há uma carência de mapeamentos que permitam conhecer as principais produções de design no território mineiro, que se conectam com o artesanato local. Tampouco, existem bibliografias que forneçam informações sistematizadas sobre as técnicas de produção artesanais que possam, por sua vez, contribuir no processo de criação e no desenvolvimento de produtos de design com forte carga cultural e histórica. Desse modo, o objetivo principal desse estudo é investigar e analisar técnicas de produção artesanais, identificadas no artesanato mineiro, que permitam estimular ideias e novas conexões entre o design e o artesanato. Para tanto, buscou-se compreender de que modo o design de produtos mineiro incorpora técnicas de produção artesanais e quais as abordagens projetuais dos designers nesse âmbito. Percebendo as confluências do design com o artesanato e com as técnicas de produção artesanais, foram analisados processos de produção de artefatos artesanais tradicionais. Esta pesquisa configura-se como um estudo exploratório de caráter qualitativo, pois buscou interpretar, a partir da observação, como as técnicas de produção artesanais podem contribuir para o desenvolvimento do design de produtos. Foram realizados mapeamentos para identificar produções de design de produto que estabelecem confluência com o artesanato e técnicas artesanais. A partir disso, um primeiro estudo de caso foi selecionado, considerando como objetos dois estúdios mineiros de design, para análise dos aspectos de confluência e modos de materialização da identidade no design. Já para análise dos processos de produção artesanais, foi realizado um segundo estudo de caso, a partir de um recorte local. Foram então investigadas técnicas de produção artesanais, tradicionais na cidade de Araguari-MG. O processo de observação permitiu analisar aspectos que compõem o registro sistematizado de técnicas utilizadas na produção de artefatos artesanais culturalmente simbólicos. Como resultado foi desenvolvido um modelo para composição de um guia de consulta de técnicas de produção artesanais para designers. Por fim, a pesquisa fornece importantes subsídios à prática do design de produtos, pois mostra as possibilidades de se explorar técnicas artesanais para criar produtos de design dotados de identidade local. Bem como, estimula e oferece contribuições para a construção de narrativas sobre o design em Minas Gerais.
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    Inovação em marketing: uma estratégia voltada para elaboração de vídeos publicitários com base na ergonomia informacional
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-04-25) Garcia, Lucas Jorge; Botura Junior, Galdenoro [UNESP]; Silva, João Carlos Riccó Plácido da; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O marketing encontra-se presente no cotidiano das organizações como uma das formas de promover o gerenciamento de processos mercadológicos que envolvem atividades de comunicação com o público em geral. Com a constante e acirrada competitividade do mercado, a inovação em marketing desempenha uma função capaz de proporcionar um diferencial perante a concorrência, trabalhando processos de negócios novos ou aprimorados. A utilização de vídeos publicitários vem sendo uma das estratégias para propagação de conteúdos no meio digital, pois dispõe de recursos audiovisuais para captar a atenção dos clientes em potencial, como ocorre na plataforma do YouTube. As informações expostas nessa categoria de vídeos denotam componentes audiovisuais que necessitam de um estudo que possa complementar na eficácia da informação a ser propagada, fazendo uso do conceito de ergonomia informacional com aspetos da visibilidade, legibilidade e leiturabilidade. O processo de design se reporta a metodologias para criar projetos que ofereçam significados nas mensagens e melhor atendam aos anseios dos usuários. A tese tem como objetivo desenvolver e validar uma estratégia de inovação em marketing para a plataforma do Youtube que apresente elementos de ergonomia informacional e de design a partir de um método de design para geração de inovação. A investigação iniciou com um estudo exploratório e descritivo acerca da temática relacionada à pesquisa, explanando o marketing e suas estratégias mercadológicas no ambiente digital e no YouTube, a relação com a inovação e o design, especificamente no ramo da ergonomia informacional e no design da informação. A tese utilizou-se do método Multi Convergente para Geração de Inovação (MCGI) adaptada para o contexto de desenvolvimento da estratégia de marketing, seguindo um processo sistêmico em sete etapas. Foram aplicados dois questionários virtuais na primeira etapa da pesquisa de opinião: o primeiro de caráter qualitativo com especialistas da área do marketing, da publicidade e do design; e o segundo de cunho quantitativo com consumidores de produto audiovisual. Após a análise das respostas, na segunda etapa, identificou 10 requisitos para compor a estratégia e atender as necessidades e os problemas encontrados. Na terceira etapa, idealizou a estratégia com atributos-chave, subatributos e fatores de diferenciação, denominada pela sigla ALAC (Argumento, Linguagem, Ação e Conteúdo). Na quarta etapa, estabeleceu as especificações técnicas para a produção e veiculação de vídeos publicitários. Na quinta etapa, as ideias foram aperfeiçoadas, criando uma representação visual da estratégia ALAC e um guia com diretrizes para a elaboração de propaganda audiovisual. Logo, um projeto do anúncio foi realizado para simular a aplicação da estratégia, sendo avaliado por especialistas da área de publicidade e design com uma pesquisa quali-quantitativa. Na sexta etapa, com as respostas analisadas, realizou melhorias no vídeo para que fosse criado o protótipo aplicado às diretrizes na estratégia ALAC. Posteriormente, na sétima etapa, ocorreu a avaliação deste com consumidores e profissionais por meio de dois questionários quantitativos, resultando em índices satisfatórios. Todavia, houve a necessidade de aperfeiçoar o vídeo publicitário criando seu redesign, que também foi reavaliado pelos mesmos entrevistados em mais duas pesquisas quantitativas, onde determinou o aumento nos índices de satisfação de 74,9 (nota B, adjetivo Bom) para 84,5 (nota A, Excelente) cujo nível de gravidade diminuiu de 1,2 (Problema Cosmético) para 0,5 (Problema Inexistente), considerando, portanto, de usabilidade aceitável. O redesign da propaganda evoluiu 82% em relação ao protótipo. Os resultados dos parâmetros da ergonomia informacional determinaram 92% de visibilidade, 89% de legibilidade e 93% de leiturabilidade na média geral dos entrevistados, compreendendo em 79% para o conteúdo de caráter inovador. Os resultados obtidos por meio da participação e avaliação de consumidores e profissionais expuseram índices significativamente satisfatórios na usabilidade da informação, os quais validaram a estratégia de marketing ALAC. A tese concluiu que, a elaboração de uma estratégia de inovação em marketing com elementos de ergonomia informacional e de design voltada para vídeos publicitários, auxilia organizações a identificar um diferencial no modo de divulgar produtos, serviços e marcas no YouTube ou em outras plataformas digitais, físicas e também para as futuras mídias, atraindo o público por meio de uma informação correta e eficaz.
  • ItemTese de doutorado
    Avaliação ergonomica da cadeiras de rodas: demandas metabólicas, biomecânicas, perceptivas e cinética do sistema
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-10-19) Bertolaccini, Guilherme Da Silva; Medola, Fausto Orsi [UNESP]; Sandnes, Frode Eika; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O principal intuito da cadeira de rodas é promover e aumentar a eficiência, segurança e independência durante atividades de mobilidade aos usuários, porém, se locomover em situações como: alta velocidade; subidas e descidas; terrenos irregulares; e escadas são situações de alta demanda física para o usuário, o que o expõe a riscos de lesões nos membros superiores, podendo levá-los a uma limitação de mobilidade ainda maior do que a situação inicial a qual ele se encontrava. Portanto, alterações no design da cadeira de rodas podem ser características ergonômicas necessárias que permitem aos usuários, se mover de forma confortável e efetiva com suas cadeiras de rodas. Sendo assim, o objetivo desta tese foi investigar como diferentes designs de cadeiras de rodas manuais influenciam nos aspectos cinéticos, biomecânicos, fisiológicos e perceptivos da mobilidade em diferentes situações de trajetória. Foram realizados três estudos transversais e exploratórios, o primeiro se refere a analisar diferentes design de cadeira de rodas e a influencia na atividade muscular dos participantes (n= 11) em diferentes situações de trajetória, o segundo estudo se refere a análise de gastos metabólicos (VO2) e percepção de esforço, comparando diferentes designs e trajetórias (n= 15). O terceiro estudo se refere a realização do protocolo Wheelchair Skils Test (WST) e a utilização do sistema SmartWheel ® (n= 22). Os resultados apontaram que o design da cadeira de rodas é um fator que influencia o desempenho biomecânico e metabólico, ou seja, um aspecto determinante para o uso dos dispositivos de maneira mais eficiente, eficaz e segura. Com relação as características do movimento durante a propulsão manual das cadeiras de rodas a aceleração tanto com as mãos no aro propulsor como sem tocar, tempo de impulsão, velocidade e picos de força demonstram ser preditores da realização do WST. Por conseguinte, o presente estudo contribui com informações para a literatura científica, bem como demonstra novos caminhos para investigações futuras referentes à aspectos importantes do design de cadeira de rodas.
  • ItemTese de doutorado
    Características de uso, qualidade de vida e satisfação com a tecnologia assistiva: um estudo com usuários de dispositivos de mobilidade
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-02-28) Garcez, Letícia Vasconcelos Morais; Medola, Fausto Orsi [UNESP]; Baleotti, Luciana Ramos [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Diversos são os fatores que influenciam na satisfação e na qualidade de vida dos usuários de dispositivos de Tecnologia Assistiva (TA). Ao nos referirmos aos Dispositivos de Mobilidade (DM) - bengalas, muletas, andadores, cadeiras de rodas, notam-se lacunas de investigação no campo do design a serem exploradas, como a dificuldade de uso, conforto e a falta de afinidade com a TA. Nesse sentido, a presente pesquisa teve por objetivo avaliar a satisfação com DM, compreendendo as consequências na qualidade de vida (QV), de acordo com a perspectiva do usuário no uso do equipamento para realização de suas AVDs. O estudo se caracteriza como transversal descritivo com abordagem quantitativa. Foram entrevistados 80 usuários de DM (pacientes atendidos em uma clínica escola e, por terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas). Utilizou-se três instrumentos para coleta de dados: questionário de caracterização de uso e avaliação da perspectiva sobre o dispositivo (elaborado pelo autor); questionário de avaliação da satisfação com a Tecnologia Assistiva (QUEST 2.0) e de qualidade de vida (WHOQoL). Diante dos resultados, constatou-se que usuários de bengala apresentam melhores níveis de QV e de satisfação com DM, enquanto os usuários de andador apresentam menores índices de QV e de satisfação com o dispositivo. Mais da metade da amostra está “Bastante satisfeito” com o DM, entretanto aspectos como “Estabilidade e segurança”, “Peso” e “Conforto” foram associados à insatisfação, o que sugere problemas ergonômicos do design dos dispositivos. Além disso, foram encontrados altos índices de insatisfação com os “Serviços de acompanhamento” e “Assistência Técnica”. Os participantes, apresentaram boa QV, entretanto, os domínios “Ambiente” e “Físico” têm médias mais baixas. As análises de correlação revelaram que algumas variáveis estabelecem interferência com maior intensidade sobre as outras, conforme o tipo de DM. Foi encontrada correlação positiva forte significativa para andador, entre frequência de uso e o domínio Físico de QV (rs=0,70, p=0,049), e para bengala, entre eficácia e satisfação média total (rs=0,70, p=0,027), ou seja, a perspectiva do usuário interfere na satisfação com a tecnologia ou na qualidade de vida, mostrando a importância de se ter equilíbrio entre as funções práticas, simbólicas e estéticas. Os participantes ainda apresentaram problemáticas com a “Falta de acessibilidade” e dificuldade ao realizarem AVDs, sendo que muitos utilizam adaptações e estratégias associadas ao uso do dispositivo, buscando melhorar sua independência funcional. O estudo contribui com diretrizes para correções nos DM, novos designs de TA e, para o processo de projeto, que refletem na satisfação. Além de ressaltar a relevância do acompanhamento de profissionais na rotina de uso do equipamento, melhorando a qualidade de vida dos usuários.
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    Efeitos da experiência e das demandas cognitivas sobre a carga de trabalho mental durante a condução de automóvel: métodos de pupilometria
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-17) Silva, Gustavo de Andrade; Rodrigues, Sérgio Tosi [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Com a variedade de dispositivos eletrônicos disponíveis no ambiente interno do carro, aumentou-se a preocupação com a possibilidade desses equipamentos desviarem a atenção do motorista da tarefa de conduzir um veículo no trânsito. Os smartwatches são relógios inteligentes que possibilitam a interação do motorista com as notificações oriundas de um celular smartphone. O uso deste relógio durante a condução de automóvel pode provocar aumento na carga de trabalho mental do motorista, já que ambas as atividades disputam os mesmos recursos cognitivos e visuais. Uma forma promissora para aferir a carga de trabalho mental é através da dilatação do diâmetro pupila. Diferentes métodos foram desenvolvidos para aferir a carga de trabalho mental com base nos dados de diâmetro da pupila. Para investigar os efeitos da experiência do motorista e da demanda cognitiva resultante das tarefas de freada e do uso de smartwatch sobre a carga de trabalho mental, durante a condução de automóvel e avaliar como métodos de pupilometria (Index of Pupillary Activity, Low/Hight Index of Pupillary Activity e Task-evoked Pupillary Response, respectivamente, IPA, LHIPA e TEPR) são sensíveis às variações da carga de trabalho mental, durante a condução de automóvel, 40 voluntários, sendo 20 motoristas experientes e 20 novatos, foram selecionados para dirigir em quatro condições experimentais – controle (somente dirigir o automóvel), dirigir o automóvel com situação de freada, dirigir o automóvel com leitura do smartwatch e dirigir o automóvel com a situação de freada ocorrendo simultaneamente à leitura do smartwatch. Resultados mostraram que ao aumentar-se a demanda cognitiva nas condições experimentais, notou-se uma piora no desempenho de motoristas: diminuição da velocidade média, aumento da variabilidade da velocidade média, aumento da distância ao carro líder e aumento no número de colisões. Motoristas experientes apresentaram menor velocidade média e maior variabilidade da velocidade média. Os métodos IPA, LHIPA e TEPR foram sensíveis à manipulação da demanda cognitiva nas condições experimentais.
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    Design e cidade: a marca São Luís e seus atributos nos produtos e serviços
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-20) Raposo, João Rocha; Moura, Monica Cristina de [UNESP]; Heniques, Fernanda [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O design está presente em uma cidade em vários aspectos, ambientes externos e internos, produtos e serviços, mas também pode (e deve) constituir a marca da cidade em sua abrangência e pluralidade. Os lugares são espaços com significados atribuídos pelas pessoas e só existem em função delas, em razão disso, os lugares devem trabalhar sua marca de forma criativa para atrair a atenção das pessoas: moradores, visitantes ou investidores. Para tanto, é necessário compreender seus diferenciais, definir e fortalecer sua imagem. Esta pesquisa objetiva entender quais elementos definem uma cidade como marca e identificar atributos que possam ser usados no desenvolvimento de marcas públicas ou privadas, a ela associadas. Como objeto de estudo escolhemos a cidade de São Luís. A partir do entendimento da importância de uma marca na representação de um lugar, elaboramos as hipóteses da pesquisa: entender se uma cidade como marca é capaz de gerar atributos de identidade sólidos, que possam ser utilizados como um elemento diferenciador de produtos e serviços a ela relacionados; e se a adoção desses atributos por parte das marcas de produtos e serviços faz com que as pessoas os vejam com maior interesse, gerando preferência em relação aos concorrentes, e aumentando suas chances de sucesso. Como referencial teórico, adotamos uma perspectiva interdisciplinar na construção de uma visão das relações existentes entre as marcas e os lugares aos quais elas estão ligadas, a partir do estudo de autores que contemplam a teoria do Design e de outras áreas de conhecimento, especialmente as relacionadas às marcas e suas características, do place branding e das marcas lugar e do estudo dos territórios e suas identidades. O procedimento metodológico adotado foi a pesquisa qualitativa, combinada com a quantitativa, para consolidar as informações e ampliar a visão sobre os atributos da Marca São Luís. Em adição, recorremos à metodologia de Alina Wheeler (2012), que estuda a influência das marcas sobre as pessoas e busca compreender desde a estratégia da marca e suas aplicações até sua gestão. Os resultados apontaram que a marca São Luís tem características peculiares, oriundas de elementos materiais e de percepções simbólicas originadas de sua cultura e sua história. E que é possível uma marca comercial se valer dos atributos ludovicenses apontados nesta pesquisa, adaptando-os e trazendo para seu universo estratégico, para agregar valor e destacar-se das demais.
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    Jornada ao Virtual: o design de um framework para desenvolvimento de objetos de aprendizagem em realidade virtual na modalidade fotografia em 360°
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-07) Cilli, Thaís Lari Braga; Domiciano, Cassia Leticia Carrara [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O desenvolvimento de objetos em realidade virtual, especialmente na modalidade fotografia em 360° é, teoricamente, de fácil execução. Com pouco investimento, utilizando um smartphone com câmera e alguns recursos digitais, é possível desenvolver objetos de aprendizagem nessa modalidade. Porém, mesmo assim, não é comum ver docentes desenvolverem materiais didáticos utilizando esse recurso. Embora seja possível considerar que o problema esteja na tecnologia, a baixa adesão de docentes a esse tipo de material também pode ser causada pelo desconhecimento do caminho que se deve percorrer para desenvolver objetos interessantes, interativos e conectados com o objetivo de aprendizagem. Em investigação realizada nesta pesquisa, constatou-se que existe interesse por parte de docentes e discentes nesse tipo de produto didático, mas sua utilização está limitada ao que já existe, ou seja, ao que outras pessoas criaram. Seria viável desenvolver um framework que se utilize de princípios de design para auxiliar docentes a criarem seus próprios objetos de aprendizagem em realidade virtual na modalidade fotografia em 360°? Objetivando-se a elaboração de uma metodologia para desenvolvimento de objeto de aprendizagem nessa modalidade, realizou-se o levantamento de premissas de mecânicas de jogos, narrativas por meio de storytelling e a teoria rizomática deleuziana, além de conceitos voltados para educação, objetos de aprendizagem, letramento digital e objetivos de aprendizagem diagnosticados pela Taxonomia de Bloom. Para interpretar a metodologia em um framework, premissas do Design de Interface e Learning Design possibilitaram a elaboração da ‘Jornada ao Virtual’, um guia para docentes que os possibilita tentar desenvolver seu próprio objeto de aprendizagem em realidade virtual na modalidade fotografia em 360°.
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    Design no contexto do território: orientações para o artesanato com sementes da Amazônia Maranhense
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-12) Saraiva, Gisele Reis Correa; Landim, Paula da Cruz [UNESP]; Cavalcanti, Virgínia Pereira; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A presente pesquisa, intitulada ‘Design no contexto do território: orientações para o artesanato com sementes da Amazônia Maranhense’, tem como objetivo propor orientações para implementação da atividade artesanal no estado do Maranhão com o uso de sementes da Amazônia Maranhense, considerando a abordagem do design territorial e os fundamentos da sustentabilidade no campo do design. O escopo metodológico está pautado em uma abordagem qualitativa, de natureza aplicada, caracterizada como pesquisa descritiva exploratória, orientada pelo Design territorial. Os procedimentos para coleta de dados seguem por meio da pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo. A pesquisa bibliográfica fundamenta os argumentos teóricos sobre design, sustentabilidade, território e artesanato. A pesquisa documental e a pesquisa de campo permitiram a realização do levantamento e identificação de 28 (vinte-oito) espécies entre quatro famílias botânicas, o que propiciou ter-se um panorama da distribuição dessas espécies no território da Amazônia Maranhense para fins do artesanato com sementes, resultando na elaboração de uma Cartografia que servirá de base para estudos voltados a este fim, ou para outras áreas que estudam o bioma Amazônico. Baseado ainda na pesquisa de campo, o método estudo de caso múltiplo foi acionado nas localidades Maracanã, no município de São Luís e Cajazal, no município de Rosário, cujas informações possibilitaram abordagens sobre as bases históricas e características sociais, ambientais, econômicas e culturais, utilizando-se como recurso a ferramenta ‘Relevo Holístico’, o que resulta na representação gráfica, por meio de um infográfico, dos elementos constituintes de cada território e sua influência sobre a atividade artesanal. Assim, a análise do potencial do artesanato com sementes no território maranhense é apresentada mediante a aplicação da ferramenta Mapa de Análise Sistêmica do Potencial de um Recurso Local, adaptada ao tema proposto, a qual propicia constatação da potencialidade da atividade artesanal com sementes no Maranhão. O encadeamento de todas as informações adquiridas, compiladas e analisadas resultou na organização de ‘Orientações’ estruturadas em 10 (dez) apontamentos considerados relevantes para implantação da atividade artesanal com sementes da região da Amazônia Maranhense, demonstradas também por meio de uma representação gráfica, enfatizando a sistematização da atividade, corroborando as proposições deste estudo.
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    Espaços verdes urbanos e a pessoa com deficiência visual: uma análise da praça Rui Barbosa, Bauru, SP
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-11-21) Bontempo, Karina Porto; Moura, Mônica Cristina de [UNESP]; Portugal, Cristina; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    As áreas verdes são ideais à integração social, à recreação, à proximidade com a natureza, ao lazer e à contemplação. No entanto, isso só ocorre quando o espaço é percebido e apropriado pelas pessoas. Com a diversidade de que dispomos no Brasil, há a necessidade de se conceber espaços considerando-se as diferentes maneiras de compreensão e de interação com o ambiente e com as habilidades e limitações de cada indivíduo. Mesmo com a adoção de normas, políticas e princípios do Desenho Universal, que tornam os espaços públicos cada vez mais inclusivos, ainda é bastante limitado o acesso, com segurança e qualidade, de pessoas com deficiência às áreas verdes urbanas. Das pessoas com deficiência, destacam-se como menos contempladas as Pessoas com Deficiência Visual (PCD Visual), pois sua forma de perceber o espaço e com ele interagir, raramente é levada em consideração pelos projetos, principalmente, os destinados a espaços verdes, gerando nesse grupo sensação de desconforto, insegurança, desorientação e a consequente exclusão desses ambientes. Esta pesquisa tem como objetivo investigar as demandas por aperfeiçoamento de espaços construídos em áreas verdes públicas para pessoas com deficiência visual, permitindo a elas percepção sensorial mais apurada, sentido de apropriação mais concreto e o melhor usufruto desse espaço. Como objeto de estudo, tomou-se a Praça Rui Barbosa, na cidade de Bauru, SP. Um logradouro de importância histórica e cultural, o primeiro espaço público da cidade, que atualmente sofre com o abandono e a insegurança, típicos das áreas urbanas brasileiras, mas, dada a sua localização estratégica, no centro comercial, é intensamente frequentado. Entre os usuários, as PCD Visual são os que mais sofrem com as condições adversas do logradouro, quando não, são totalmente excluídas, por considerarem não ser possível enfrentar essas condições. Como recursos metodológicos, utilizou-se a revisão da literatura; observação e registro in loco; levantamento documental; entrevistas semiestruturadas; Constelação de Atributos; Poema dos Desejos; e Manipulação de Maquete Tátil. Os principais autores que nortearam a pesquisa foram Dischinger (2000; 2006; 2016); Queiroz (2014; 2015); Villarouco (2011); Robba e Macedo (2003); e Gehl (2015). A Matriz de Descobertas foi escolhida como forma de demonstração dos resultados para a avaliação do espaço e a Matriz de Recomendações para expor as Diretrizes ao planejamento de uma praça. Constatou-se, em linhas gerais, que as praças podem ser mais convidativas e seguras à permanência da PCD Visual adotando-se: a incorporação de tecnologias atuais como recurso de informação e orientação, utilizando-se como dispositivo de acionamento o smartphone; a oferta de serviços digitais restritos ao espaço; a diversificação de equipamentos de lazer e entretenimento inclusivos devidamente sinalizados; ampliação da sinalização tátil; a incorporação da arte urbana enfatizando os recursos de acessibilidade; utilização do paisagismo funcional como recurso de orientação; e o maior envolvimento das PCD Visual na concepção e manutenção da praça.
  • ItemTese de doutorado
    Centro Histórico de São Luís e acessibilidade: estudo e proposta, no campo do design, para inclusão de pessoas com deficiência visual
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-10-27) Costa, Andréa Katiane Ferreira; Paschoarelli, Luis Carlos [UNESP]; Salcedo, Rosío Fernández Baca [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A relação entre Centros Históricos e acessibilidade é dicotômica em muitas situações dos diversos Sítios mundo afora, especialmente no Brasil. Ambos os temas são amparados por leis, entretanto, muitos pontos elencados na legislação de acessibilidade conflitam com aqueles amparados por leis de preservação patrimonial. Este tema tornou-se mais complexo na contemporaneidade, como ocorre em São Luís ‒ MA, cidade que tem o título de Patrimônio Mundial, porém ainda não alcançou o nível de cidade acessível. Se, de um lado, centros históricos precisam ser preservados, de outro, pessoas com deficiência precisam ter seus direitos garantidos, inclusive o direito à cidade. A pesquisa considera que o maior número de pessoas com deficiência, no Brasil, encontra-se na categoria da deficiência visual e que grande parte das publicações sobre acessibilidade em centros históricos é voltada às pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida, ou, ainda, pessoas com deficiência de modo geral, não se aprofundando no estudo voltado à acessibilidade da pessoa com deficiência visual em espaços patrimoniais, como centros históricos. A pesquisa tem por objetivo analisar as barreiras de acessibilidade impostas às pessoas com deficiência visual em seus deslocamentos e acessos aos espaços do Centro Histórico de São Luís, a fim de propor recomendações que contribuam para um deslocamento com mais segurança e autonomia. Para tanto, utiliza diferentes processos metodológicos, revisão da literatura, em contraponto a observação de estudos de caso que buscaram compreender a perspectiva da participação do público em questão. Foram aplicadas técnicas de identificação dos participantes, entrevistas semiestruturadas, passeio acompanhado (DISCHINGER, 2000), análise de conteúdo (BARDIN, 1977) e registro audiovisual. Como resultado do estudo, foram encontradas barreiras físicas (a ex. as escadarias); barreiras comunicacionais (p. ex., falta de identificação de prédios, ruas e mapa em formato acessível, com audiodescrição; de contraste de cores e ampliação; de rotas e sinalização acessível em múltiplos formatos); e barreiras atitudinais (p. ex., preconceito; falta de informação à população vidente; a falta de cardápio em Braille em restaurantes e falta de sensibilidade). Esta investigação deve contribuir para a mobilidade e orientação das Pessoas com Deficiência Visual no Centro Histórico de São Luís, capital do Maranhão, a fim de lhes proporcionar segurança e autonomia. Destacando as contribuições no campo do design, especialmente quanto à quebra das barreiras comunicacionais (que dizem respeito, por exemplo, a sinalização, equipamentos e Tecnologia Assistiva) e atitudinais (que dizem respeito, por exemplo, a estereótipos e preconceitos à serem vencidos através de materiais e serviços de informação e educação em múltiplos formatos). As recomendações deste estudo consideram as referências técnicas e normativas (p. ex. daquelas do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, da lei de acessibilidade e recomendações da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência) em vigor e sugerem acréscimos à da NBR 9050.
  • ItemTese de doutorado
    A modelagem de acessórios de moda em 3D: uma proposta de abordagem para o ensino de manufatura aditiva para aluno de design de moda
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-09-30) Brito, Débora Mizubuti; Landim, Paula da Cruz [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O ensino da disciplina de modelagem é tema recorrente de pesquisas no âmbito do Design de Moda. Nota-se que existe grande ênfase no estudo da modelagem do vestuário, no que tange a produtos vestíveis, considerando a modelagem de superfícies têxteis. A indústria da moda abrange diferentes categorias de produtos e, no entanto, a maioria das disciplinas de modelagem em cursos superiores não abordam o desenvolvimento de modelagem em 3D para produtos não têxteis. Considerando a formação ampla do aluno de design de moda referente a processos de modelagem, a presente pesquisa tem como objetivo apresentar uma proposta de abordagem de ensino do desenvolvimento de produtos em 3D e os aspectos do processo de manufatura aditiva direcionado para o aluno de design de moda. A metodologia adotada é composta por revisão de literatura e pesquisa-ação. Os dados levantados foram essenciais para determinar o modelo sugerido, que apresenta etapas sequenciais, e considera o conhecimento prévio do aluno como ponto de partida. Por meio de metodologia ativa o modelo proporciona aprendizado significativo no desenvolvimento de produtos de moda não têxteis em 3D, auxiliado pelo uso de software de criação Blender. A pesquisa obteve resultados positivos e um deles foi a criação de uma disciplina de manufatura aditiva, inserida na matriz curricular do curso de Design de Moda da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Apucarana.
  • ItemTese de doutorado
    Design estratégico aplicado ao setor privado: uma análise da percepção dos profissionais de design com experiência no desenvolvimento de projetos para grandes marcas
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-08-30) Boni, Claudio Roberto; Landim, Paula da Cruz [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Os estudos acerca do design estratégico são escassos no mundo todo, principalmente no meio empresarial. No Brasil, o termo é pouco conhecido pelas empresas e até mesmo pelos profissionais da área, mesmo o país tendo grandes escritórios e consultorias de design, com projetos desenvolvidos para grandes marcas. Com isso, esta pesquisa tem o objetivo de analisar a forma como o design estratégico é percebido por experientes profissionais da área do design. Para tal, foi realizada uma pesquisa com profissionais com larga experiência no desenvolvimento de projetos de design para grandes corporações do setor privado, e, a partir das suas contribuições, foi realizada uma análise temática de conteúdo. Além disso, foi desenvolvida uma revisão bibliográfica sistemática, somada a uma assistemática, para que se obtivesse maior entendimento sobre os princípios e conceitos relacionados ao design estratégico. Percebe-se que o design estratégico não é um campo claro e objetivo para os entrevistados, mesmo eles apresentando abordagens alinhadas às trazidas pela literatura. De modo geral, o design estratégico, para eles, é o design que tem maior diálogo com os objetivos do negócio para ser estratégico, deixando de ser apenas uma área de projetos de menor porte.
  • ItemTese de doutorado
    Análise dos fatores de usabilidade de aplicativo de cuidado remoto para adultos seniores e idosos: características do design, fatores cognitivos e sociodemográficos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-09-28) Perdomo Delgado, Cristina Nieves; Paschoarelli, Luis Carlos [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A proporção de adultos senhores e idosos que precisam de algum tipo de cuidado e moram sozinhos em suas residências tem aumentado nos últimos anos, evidenciando que a maioria desta faixa da população prefere residir em seus lares durante o envelhecimento. A evolução de tecnologias assistivas está emergindo como uma solução viável para manter e melhorar as capacidades funcionais das pessoas idosas e com diversidade funcional. Levando em conta os avanços tecnológicos de novas ferramentas, o Telecare é conhecido como a melhor alternativa para garantir uma atenção diária no cuidado das pessoas idosas em seus lares. O objetivo geral deste estudo foi conhecer os fatores envolvidos no design, desenvolvimento e usabilidade de uma tecnologia assistiva relacionada a um aplicativo de Telecare, buscando verificar se as características de design, fatores cognitivos e fatores sociodemográficos influenciam no uso de um sistema de cuidado remoto. Para garantir o objetivo da tese, foram desenvolvidos seis estudos. O primeiro estudo teórico discutiu as tecnologias assistivas e suas influências, apresentando oTelecare como alternativa viável de cuidado remoto. O segundo, analisou a percepção de usabilidade de futuros usuários com a utilização de um aplicativo de Telecare para smartphones. O terceiro, apresentou e discutiu a importância do design de serviços na pesquisa e desenvolvimento de Tecnologia Assistiva para idosos. O quarto, relatou o processo, a análise e as implicações do método de “card sorting” como métrica de usabilidade para obter informações relevantes para a tomada de decisão da arquitetura de informação no desenvolvimento de aplicativos de Telecare. O quinto, apresenta o projeto, o desenvolvimento e a verificação da usabilidade de um aplicativo de Telecare. E, por fim, o sexto estudo demonstrou os fatores que influenciam o uso e a aceitação da tecnologia de Telecare com usuários experientes e inexperientes. As evidências dos estudos mostram a importância de participação dos futuros usuários no desenvolvimento de novas tecnologias assistivas relacionadas aos aplicativos de Telecare, levando em conta o design acessível, as características culturais dos futuros usuários, a experiência e a expectativa de uso para novos usuários
  • ItemTese de livre-docência
    Produtos editoriais e design: convergências e transformações
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-01) Domiciano, Cassia Leticia Carrara [UNESP]; ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
  • ItemDissertação de mestrado
    Design e arte na contemporaneidade brasileira: diálogos e conflitos na década de 2010
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-07-15) Faustinelli, Ana Claudia Pinheiro Santos; Moura, Mônica Cristina de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    As relações entre design e arte foram rejeitadas por muito tempo, no Brasil, em razão da proposta industrial realizada no país, pautada no racionalismo e funcionalismo. Porém, com a globalização, somada à entrada dos sistemas informáticos digitais e das redes, colaboraram para a ruptura das fronteiras entre os campos do design e da arte, fortalecidos pelas questões interdisciplinares e transdisciplinares da contemporaneidade, bem como a valorização da estética no cotidiano e a concepção da cultura como mercado de consumo. Por sua vez, a cultura brasileira é rica em produções criativas de objetos de design que apresentam também características de objetos artísticos, indicando a proximidade destes campos. O estudo foi desenvolvido com a aplicação de abordagem qualitativa, com revisão bibliográfica assistemática e sistemática, pesquisa documental e estudos de caso. O objetivo foi realizar um estudo aprofundado da abrangência da estética e das proximidades do design e da arte na contemporaneidade brasileira a partir da seleção e do estudo de casos produzidos entre 2010 e 2020. A análise dos objetos selecionados de diferentes dimensões demonstra estes diálogos em parte da produção contemporânea por meio de critérios, como a relação com os sujeitos ampliada para as experiências sensíveis e da fruição, com objetos únicos que valorizam as funções estética, simbólica, expressiva, poética e subjetiva acima da função prática; a utilização de processos criativos e produtivos com experimentações, subversões e intercâmbios de linguagens, além de características mercadológicas e comunicacionais da promoção desses objetos que aproximam design e arte.
  • ItemTese de doutorado
    Materiais gráficos inclusivos na área da saúde: avaliação e contribuições do Design em sua concepção
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-05-13) Medina, Camila; Domiciano, Cassia Letícia Carrara [UNESP]; Deborah, Viviane Ferrari; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Materiais educacionais são importantes ferramentas de comunicação entre profissional de saúde e paciente e/ou seu familiar, pois podem ser usados para educar e comunicar, de maneira simples e direta, sobre uma condição em saúde, tratamento ou maneira de utilizar alguma tecnologia assistiva. São considerados inovações sociais que buscam oferecer novas soluções, estratégias e conceitos que atendam às necessidades e interesses sociais, voltados à promoção à saúde, intervenção e autocuidado. Nesse sentido, é necessário considerar sobretudo os conceitos de Design de Informação e Design Gráfico Inclusivo em sua concepção. Essa pesquisa visa ampliar o estudo sobre este tipo de artefato, aqui chamado de Material Gráfico Inclusivo em Saúde (MGIS), com o objetivo traçar parâmetros, conceitos e metodologias de concepção. Para tal, o trabalho foi organizado em oito estudos que se referem a contextualização, avaliação e elaboração desses produtos, com ênfase em manuais de instrução de aparelhos de amplificação sonora individuais (AASI). Em primeiro lugar, foram coletados e analisados dados sobre os manuais de instrução de AASI disponibilizados pelos fabricantes desses dispositivos quanto à avaliação de 17 capas com análise descritiva e avaliação do índice de facilidade de leitura Flesch (IFLF) e sua relação com uso de imagens de 2 itens de 5 manuais por meio da ferramenta Coh-Metrix-Port 3.0, que calcula índices que avaliam coesão, coerência e dificuldade de compreensão em um texto por meio da. Sendo esta tese uma continuidade de pesquisa anterior, o estudo seguinte traz avaliação heurística, feita por 5 peritos designers, de material de instrução de AASI criado pela autora aplicando-se princípios de design para materiais em saúde. Por fim, dois estudos teóricos procuram aprofundar questões sobre os conteúdos textual e gráfico dos MGIS. Quanto ao conteúdo textual, o foco foi os aspectos referentes à tipografia inclusiva e linguagem simples. Em complemento, um levantamento bibliográfico acerca das recomendações quanto ao uso de imagens para instrução de materiais inclusivos no contexto da saúde é apresentado. Os resultados indicam que nos manuais de AASI disponibilizados pelos fabricantes, são sugeridas alterações como: aumentar o tamanho final dos materiais, incluir espaços e/ou elementos para a personalização e apresentar um manual para cada modelo fabricado. Em relação ao IFLF e o uso das imagens, os resultados demonstram que esses manuais possuem difícil nível de leitura, aliados ao emprego de poucas imagens e pictogramas. No que se refere à avaliação heurística, ficou evidenciada a importância da investigação de aspectos inerentes ao design gráfico junto a profissionais com experiência prática e acadêmica para detectar possíveis falhas em projetos dessa natureza. Sobre aos aspectos teóricos, o estudo acerca do conteúdo textual em manuais aponta que é preciso priorizar o uso da linguagem simples e tipografia inclusiva para tornar materiais gráficos na área da saúde mais acessíveis. Quanto ao conteúdo imagético para instrução é recomendado utilizar imagens que ilustrem informações relevantes e que representem e complementem informações de texto em caso de conteúdo complexo; usar imagens com linhas simples que denotem a abstração de detalhes e abrangência de significado; padronizar estilo e seguir elementos de representação quando usadas sequências pictóricas para instrução. Dessa forma, a interface entre o Design e a área da saúde (especialmente a Fonoaudiologia) busca soluções para a concepção de materiais gráficos inclusivos de promoção à saúde e que contribuam para a inclusão social e participação igualitária na sociedade do indivíduo com menor letramento funcional em saúde, idosos e/ou com alguma deficiência.
  • ItemTese de doutorado
    Ensino híbrido na era digital: a sala de aula invertida no processo de ensino-aprendizagem de modelagem do vestuário
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-05-27) Pires, Gisely Andressa; Menezes, Marizilda dos Santos [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A presente pesquisa discute o processo de ensino-aprendizagem de modelagem do vestuário, área de conhecimento do design de moda, em que observamos a prática do modelo tradicional em sala de aula por grande parte dos docentes. Estudos apontam que para um aprendizado mais significativo, o aluno deve ser protagonista de seu aprendizado a partir de seus conhecimentos prévios, premissa determinante na visão dos teóricos construtivistas. Para isso, é necessário empregar métodos ativos de ensino. Além disso, com as mudanças culturais ocasionadas com os avanços das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), não faz sentido continuar empregando um modelo transmissivo em sala de aula. Com o propósito de difundir e contribuir para melhor compreensão da metodologia ativa Sala de Aula Invertida (SAI), a presente pesquisa tem por objetivo conceber um método para sua implementação na disciplina de modelagem do vestuário. Esse modelo ativo de ensino busca equilibrar a parte teórica e prática no processo de ensino-aprendizado por meio de três etapas fundamentais: pré-aula, durante a aula e pós aula, que impreterivelmente devem ser acompanhadas por avaliações formativas. Para tanto, a condução deste estudo deu-se a partir da metodologia científica Design Science, que tem por finalidade conceber um artefato a fim de solucionar ou melhorar sistemas existentes e contribuir para uma melhor atuação humana. As etapas da pesquisa, iniciou-se a partir da identificação e conscientização do problema, seguidas da proposição do artefato, avaliação e conclusão. Como resultado observamos que diversas estruturas podem ser delineadas para sua aplicação, assim como novos formatos de avaliação podem ser empregados com o auxílio das TDIC.
  • ItemTese de doutorado
    Design de moda ageless: proposições de construção para o vestuário feminino
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-06-23) Almeida, Mariana Dias de; Menezes, Marizilda dos Santos [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A nova imagem das mulheres idosas tem desmistificado o perfil de senhoras frágeis e de estética simples. A idosa possui alguns novos ou os mesmos anseios que as mulheres mais jovens ou em outros períodos da vida, mas o despreparo do setor de vestuário para com estas mulheres pode levar a crer que a moda desconhece os aspectos de conforto e estética da nova idosa, que podem ser tanto simples quanto moderna e articulada, que dependerá do repertório que por ela foi construído. Assim, foram sugeridas diretrizes projetuais que proporcionem um projeto de vestuário baseado na vivência da realidade do usuário a fim de proporcionar maior direcionamento inclusivo das idosas. Para tanto cabe investigar os aspectos de conforto (psicológicos, ergonômicos, sensoriais e térmicos), bem-estar e valorização do vestuário destinadas às mulheres idosas de 65 a 75 anos.