Teses - Educação - IBRC

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  • ItemTese de doutorado
    Os professores de educação básica no campo da formação docente: que lugar para os professores-formadores?
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-06-26) Budin, Clayton José; Sarti, Flavia Medeiros [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O trabalho discute o lugar ocupado por professores da educação básica no espaço concorrencial da formação docente, de modo a identificar os recursos simbólicos dos quais os mesmos se valem para atuarem como formadores de seus pares. Assume como referência central o conceito bourdieusiano de campo. A investigação foi realizada em uma rede municipal de ensino, no interior paulista, por meio de análise documental, entrevistas semi-estruturadas e observações participantes. Os dados foram analisados no que se refere ao seu conteúdo. Os resultados alcançados sugerem possibilidades de que os professores ocupem um lugar ativo na formação docente. No caso investigado, trata-se de um lugar acessado e sustentado pelos professores a partir de recursos ligados à docência (saberes e pertencimento profissional), o que sugere uma importante valorização profissional relativa ao magistério. O valor atribuído a esses recursos mobilizados pelos professores naquele contexto parece suficiente para possibilitar-lhes a ocupação de um lugar ativo na formação. Esses recursos docentes, assumidos como capitais naquele espaço de formação, são investidos pelos professores e lhes possibilitam até mesmo ampliar sua atuação como formadores na rede de ensino e para além dela, o que configurou uma importante conquista profissional para o grupo docente. No entanto, o valor alcançado pelos recursos docentes naquele espaço não parece ser suficiente para lhes permitir demarcar seu próprio lugar na formação, que segue sendo delimitado e concedido pelo poder público. Esse lugar dos professores caracteriza-se, pois, por uma acentuada impotência, no que se refere à sua própria demarcação, algo que aponta para desafios mais amplos, relativos à profissionalização docente.
  • ItemTese de doutorado
    Imigrantes haitianos: o encontro com o CIEJA PERUS I, a construção identitária e a inserção social e profissional
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-06-05) Herminio, Ana Beatriz [UNESP]; Adam, Joyce Mary [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Tendo em vista diversos fatores de ordem social, geográfica e econômica, nos últimos tempos o processo de imigração tem sido um fator recorrente em diversas partes do mundo, realidade da qual o Brasil não está imune. Diante do exposto o presente trabalho trata-se de um estudo sobre a trajetória de vida dos imigrantes atendidos pelo Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos Perus – CIEJA- SP com o objetivo de identificar a maneira pela qual é construída a trajetória de vida e a identidade dos imigrantes atendidos pela instituição e qual sua contribuição nessa construção. Sabese que o cenário social e econômico atual não tem se mostrado favorável à integração social e profissional de imigrantes, constituindo-se em um processo complexo onde as instituições sociais como escola e comunidade de imigrantes possuem um papel importante. Nesse contexto, o CIEJA, enquanto uma modalidade da educação de jovens e adultos (EJA), se apresenta como importante espaço de acolhimento, acesso a direitos e inserção social para comunidade haitiana em Perus. A pesquisa de abordagem qualitativa realizou entrevistas presenciais e à distância, com estudantes haitianos do CIEJA Perus I no segundo semestre de 2021 e início de 2022. O estudo defende a tese de que no Brasil, os espaços de educação de jovens e adultos (EJA) que atendem imigrantes, a exemplo do CIEJA Perus, contribuem no processo de construção identitária e na trajetória de vidas dos sujeitos, além de se apresentarem como um importante espaço de acolhimento e inserção social para imigrantes. A fim de atender aos objetivos propostos para a investigação utilizou-se da abordagem de Bardin para a análise de dados e as categorias de análise foram: História de vida, trajetória pessoal e valores; Trajetória acadêmica e profissional; Projeto de imigração; Identidade e realidade do Brasil. Como resultados a pesquisa evidencia que O CIEJA PERUS I embora não cumpra com todas as expectativas dos imigrantes que utilizam da política pública desenvolvida pela instituição, ainda se apresenta como um espaço de fundamental importância para a construção utópica do projeto de vida dos atores sociais e da sua inserção social no país.
  • ItemTese de doutorado
    Percepções de gestores e professores da Semed Manaus/AM a respeito da Gestão Integrada da Escola (GIDE): uma análise crítica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-06-02) Matos, Maria Daise da Cunha; Adam, Joyce Mary [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta tese, insere-se na linha de pesquisa: Educação: Políticas, Gestão e o Sujeito Contemporâneo do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP- Rio Claro/SP). O presente trabalho tem o objetivo analisar as percepções de gestores e professores da Semed Manaus/AM a respeito da Gestão Integrada da Escola (GIDE), a fim de identificar o seu impacto na gestão escolar, nas atividades pedagógicas e na qualidade do ensino. O lócus da pesquisa são 7(sete) escolas municipais que ofertam o ensino fundamental anos iniciais (1º ao 5º ano), recorte temporal desse estudo ocorreu no período de 2019 a 2022. Utilizamos a pesquisa qualitativa para alcançar os objetivos propostos, bem como o uso da pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas com 7 (sete) dirigentes escolares e 8 (oito) professores que atuam nas escolas da Semed. Utilizamos para interpretação dos dados a Análise de Conteúdo, especificamente nos relatos dos participantes. Fundamentamos os debates, considerando processos de transformação social, política e econômica que apresentam articulações com a reestruturação do sistema capitalista, sustentado pelo modo de regulação neoliberal evidenciado no país, sobretudo a partir da reforma do Estado na década de 1990. E ainda, descrevemos os conceitos de administração, gestão educacional, gestão democrática, avaliação e qualidade de ensino e suas interfaces com a gestão vigente na Semed. No âmbito da educação, o estudo mostrou que as políticas educacionais brasileira têm utilizado um receituário de gestão pública com práticas gerencialista, embasadas na eficiência, controle e resultados quantitativos. Diante desse cenário, a Semed, insere nas escolas a GIDE, um modelo de gerenciamento estratégico com foco nos resultados cuja principal finalidade é elevar a qualidade do ensino da cidade de Manaus/AM, tendo como referência os índices do IDEB e compor o ranking das melhores escolas dentre as capitais brasileira. A partir das reflexões apresentadas nessa tese, evidenciou-se que a inserção do Instituto Áquila de Gestão LTDA e seu produto GIDE, se deu por meio de atores políticos e financeiros (BID e outros), fomentando no ensino público municipal a lógica de mercado, impactando na cultura da educação manauara de maneira discricionária e contribuindo para o endividamento do setor público. Observou-se nos relatos de gestores(as) e professores(as), que as demandas oriundas da GIDE alteraram o cotidiano escolar, a forma que esses sujeitos atuam, aumentou o volume de trabalho docente que passaram a utilizar diversas estratégias para manter os rendimentos escolares estáveis, visando apenas o cumprimento das metas e a manutenção dos índices do IDEB e o status de um ensino de qualidade. Evidenciou-se também a perda de autonomia dos gestores e professores em relação as suas ações pedagógicas e administrativas desenvolvidas nas escolas, abrindo espaços para práticas antidemocráticas, a subordinação e o conformismo, reconfigurando os objetivos da escola, distanciando-se do conceito de educação como processo de formação humana e integral dos sujeitos. Destarte, a pesquisa não esgota os debates sobre gestão educacional no contexto amazônico, mas pode contribuir de alguma forma para que outros estudos possam ser desenvolvidos abordando a temática em questão.
  • ItemTese de doutorado
    Militarização de colégios públicos da rede estadual de ensino de Goiás: implicações para o direito à educação pública e gratuita
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-11-23) Alves, Vinicius Borges; Borghi, Raquel Fontes [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta pesquisa analisou o processo de militarização de colégios públicos da rede estadual de ensino de Goiás – denominados de Colégio da Polícia Militar de Goiás (CPMG). São escolas públicas regulares que tiveram a gestão escolar civil transferida para a gestão da polícia militar de Goiás após 2013. Além da substituição do diretor por um oficial da Polícia Militar nesses colégios é criada a Associação de Pais e Mestres com a função de administrar os recursos oriundos da contribuição voluntária mensal. É implantada uma estrutura organizacional de policiais militares distribuídos nos seguintes setores técnico-pedagógicos: divisão de ensino, administrativa, disciplinar e de finanças, regulamentados pelo Regimento Interno dos CPMG, não previstos na rede regular de ensino de Goiás. Diante disto, este estudo teve como objetivo identificar e analisar as implicações do processo de militarização na garantia do direito à educação pública. A pesquisa de abordagem qualitativa e descritiva foi desenvolvida utilizando-se dos seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica e documental, pesquisa de campo por meio de observação e entrevistas semiestruturadas. Os resultados da pesquisa indicam que os CPMG podem ser considerados obstáculo ao direito à educação pública em razão das seguintes especificidades: cobrança de mensalidade denominadas “contribuição voluntária” administrada pela Associação de Pais e Mestres (ASPM); processo seletivo por meio de sorteio para acesso; critérios de desempenho e disciplina para permanência; substituição da gestão escolar eleita pela comunidade pela gestão militar.
  • ItemTese de doutorado
    Transição escolar: desafios do acesso e permanência no Distrito Federal
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-04-29) Krominski, Vanessa de Jesus [UNESP]; Fonseca, Débora Cristina [UNESP]; Virgolim, Angela Mágda Rodrigues; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este estudo teve como objetivo analisar o processo de transição escolar de estudantes, do ponto de vista do direito à educação e sua influência na compreensão das juventudes contemporâneas dentro do contexto da educação pública do Distrito Federal, com foco nos anos de 2010 a 2019. Foi realizado um estudo de caso, dados oficiais disponíveis na Diretoria de Informações Educacionais da Secretaria de Educação do Distrito Federal, no qual ressaltouse a transição escolar do Ensino Fundamental para o Ensino Médio, pontuandose os percentuais de acesso e permanência entre os anos finais de cada uma das etapas, tendo se destacado a transição entre elas como o momento merecedor de um olhar mais atento, quando comparado com o restante do Ensino Médio. Especial atenção foi dada ao enfrentamento das rupturas no processo educativo e da evasão escolar, bem como às ações políticas de acessibilidade e permanência na Educação. Os principais resultados indicaram que o panorama histórico das rupturas nas transições escolares persiste na contemporaneidade, com maior índice no 1º ano do Ensino Médio, e que o acesso e a permanência são a base para dar sustentação às transições escolares. Desta forma, conclui-se que, para que ocorra o movimento de continuidade nas transições escolares, são necessários investimentos teóricos e metodológicos para resolver as rupturas no contexto do acesso e permanência escolar, viabilizando-se transições contínuas entre etapas de ensino. O estudo indica a necessidade do posicionamento das políticas públicas educacionais, por meio de acompanhamento sistemático, para além da culpabilização do estudante ou da escola, com um olhar para o sistema educacional como um todo.
  • ItemTese de doutorado
    Para além das fronteiras brasileiras: um estudo sobre a literatura infantil de Monteiro Lobato publicada em língua espanhola
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-04-27) Rocha, Michele Saionara Aparecida Lopes de Lima [UNESP]; Pezzato, João Pedro [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Monteiro Lobato, por meio de correspondências, relatou a amigos que estava descontente com a literatura infantil do Brasil no início do século XX, indicando que gostaria de escrevê-la de maneira que houvesse maior aproximação dos livros com a realidade dos pequenos leitores. Esse desejo foi colocado em prática e o autor produziu uma importante literatura infantil no decorrer de sua vida. A jornada, que começou de maneira branda, paulatinamente se expandiu para todos os cantos do Brasil e depois adquiriu novos horizontes na Argentina, quando Lobato traduziu e adaptou várias de suas histórias para o espanhol. Ao todo foram publicados 24 de seus livros infantis da saga do Sítio do Picapau Amarelo nesse idioma, além do lançamento de alguns livros inéditos, entre os quais encontramos La Nueva Argentina que aborda questões sobre o peronismo. Seus livros tiveram sucesso na língua estrangeira e foram comercializados em outros países da América Hispânica. Entre essas produções, em especial, o livro com fábulas chamou nossa atenção pelo fato de o próprio autor ter revelado em carta a seu amigo Rangel que teria realizado um trabalho de adaptação diferenciado ao revisá-lo para a escrita em espanhol. A partir disso, desenvolvemos este estudo problematizando quais critérios adaptativos foram adotados por Lobato para que Las viejas fábulas contemplasse suas preocupações para com as obras infantis também entre os leitores hispano-americanos. Para respondermos a essa indagação, traçamos como propósitos os objetivos de analisar o livro Las viejas fábulas de maneira comparada com seu livro originário, Fábulas, de modo a verificarmos que elementos adaptativos relacionados à linguagem e à cultura foram contemplados na tradução da obra para o espanhol e identificar alguns leitores estrangeiros que teriam sido cativados pelas escritas do autor, buscando compreender que marcas afetivas poderiam ter sido deixadas neles pelos escritos lobatianos. A partir de uma abordagem qualitativa que contemplou referenciais bibliográficos e documentos, buscamos respaldo para nos dedicar ao tema. Também nos embasamos no método comparativo para “ressaltar as diferenças e similaridades” (GIL, 2008) e no paradigma indiciário de Ginzburg (1989) como proposta de realizar os procedimentos interpretativos por meio de indícios pouco perceptíveis em uma análise menos detalhada. O estudo tem como resultados três principais apontamentos: o primeiro, refere-se às indicações de que os livros de Lobato circularam e circulam em diversos países da América Latina que têm o espanhol como língua oficial, o que demonstra a boa aceitação dos escritos fora do Brasil; o segundo, apresenta alguns registros de depoimentos espontâneos de leitores, os “hijos de Lobato”, os quais carregam marcas significativas e afetivas da literatura do autor da infância à idade adulta; e, o terceiro, indica que Las viejas fábulas apresenta alguns elementos da língua, da natureza e da cultura que foram articulados para que o livro proporcionasse proximidades com o contexto dos leitores de língua espanhola por meio de adaptações como uma proposta de tradução domesticadora (VENUTI, 1995), além também de apresentar elementos brasileiros, indicados com notas explicativas como uma proposta de tradução estrangeirizadora (VENUTI, 1995). As adaptações promovidas pelo autor nos revelam que o texto possibilitou o encontro de elementos culturais de países diferentes, originando uma produção hibrida. Com essa proposta de escrita, Lobato atraiu os pequenos leitores estrangeiros, não se limitando apenas aos argentinos, mas também aos de outros países hispano-americanos.
  • ItemTese de doutorado
    Os devaneios entre o nós e o eu no processo de formação profissional docente: percursos tangíveis
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-15) Vilela, André Afonso; Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Eu sempre quis ser outros. Uma escrita na caixa não me cabia. Resolvi me aventurar numa escrita (auto)biográfica colocando a narrativa como sua sustentação. Descrever os processos de desenvolvimento profissional docente e os devaneios entre o nós e o eu no processo de formação docente e seus percursos tangíveis, ganhou forma num enredo com um Professor Enclausurado, uma Viajante Inquieta e um Narrador-Personagem, a ser revelado no decorrer do texto. A escrita da tese, além do objetivo apresentado, traz uma intenção – possibilitar a leitura pelos nossos pares na escola. A academia, o doutorado, a escrita científica não estão distantes da escola e do fazer pedagógico. A presente escrita nos permite devanear pelo(s): 1. Desenvolvimento Profissional Docente e sua intrínseca relação com a identidade profissional docente; 2. Devaneios no contexto do Desenvolvimento Profissional Docente e; 3. Desenvolvimento Profissional Docente e processo de (trans)formação contra o desperdício da experiência. A viagem de avião, como alegoria, embeleza a nossa busca por palavras, por poesias, por reflexões pautadas na realidade. Saímos mais ricos após uma viagem – ricos de conhecimentos – construídos nos diálogos. Encontramos outros. Metamorfoseamos a vida. O exercício autopoiético se apresenta quando as nuvens se mostram na riqueza de detalhes se revelando únicas no céu. A conversa, o diálogo, as narrativas são expressões para o convite ao ato de viajar. Viaje comigo. Sente-se ao meu lado. Dialogue comigo. Permita-me te conhecer. Permita-me conhecer a mim mesmo. As viagens ocorridas entre 2018 e 2019 continuam a dar frutos – pensamentos em fluidez – por percursos tangíveis. O meu passo encontra o seu. Sou poesia em construção. Os autores que sustentam a pesquisa são muitos porque somos muitos – estamos entrelaçados entre o eu-tu-nós. Bom voo.
  • ItemTese de doutorado
    A identidade das professoras categoria "O" na rede estadual paulista: desdobramentos da política de desvalorização do trabalho docente
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-05-02) Persegueiro, Kelcilene Gisela [UNESP]; Aragão, José Euzébio de Oliveira Souza [UNESP]; Bovério, Maria Aparecida; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho tem como objetos de estudo a identidade do professor e professora da rede estadual de ensino contratados (as) na Categoria “O”, atuantes nas salas de aulas do Munícipio de Rio Claro/SP e vinculados à Diretoria de Limeira/SP. Ou seja, profissionais do ensino que trabalham com mínimos direitos assegurados, de forma precária, (des) amparados pela Lei Complementar nº. 1093/2009. O referencial teórico deste estudo fundamenta-se nas ideias de Gentili (1996), Frigotto (1995), Enguita (2002), Saviani (2010), Robertson (2012), Oliveira, D. (2011), HALL; Woodward (2014), Thomaz Tadeu da Silva (2000), Silva, E.P. (2016), Ball (2008), Bourdieu e Passeron (1992) entre outros. O presente estudo visa compreender e analisar a identidade do (a) professor (a) Categoria “O” como ele (a) se considera e se vê, efetivamente, professor (a)? Entender as condições de trabalho docente, na atualidade, a partir das reformas educacionais de cunho gerencialista, no estado de São Paulo, impactantes nas políticas públicas educacionais, permite inferir algumas mudanças que, por sua vez, interferem nas condições de trabalho do (a) professor (a) e, segundo Silva E.P (2016), com o processo de intensificação do trabalho sob a proteção da ideologia gerencialista, acarretam a manipulação da subjetividade e o adoecimento dos/as trabalhadores (as) da Educação. A pesquisa empreendida é do tipo qualitativa e exploratória, que não pode ser suficientemente dimensionada sem levar-se em consideração sua ligação com a realidade social e sem que seja proposta uma reflexão sobre as categorias precarização e desvalorização. Foram aplicados questionários, com o auxílio de plataformas virtuais - como Google Forms, WhatsApp, Facebook – e e-mails. Dentre os instrumentos utilizados para aferição dos dados colhidos na pesquisa, optou-se pela Escala de Likert, a fim de ampliar a discussão em torno da identidade profissional do (a) professor (a).Os resultados apontam para os principais elementos que se constroem a identidade do (a) professor (a) Categoria “O”, no âmbito desta investigação, quais sejam: incertezas quanto à carreira, condições de trabalho precárias, poucos direitos assegurados, instabilidade e desvalorização profissional, falta de reconhecimento, desigualdade, baixos salários, e invisibilidade diante do corpo docente efetivo e dos gestores dentro da comunidade escolar.
  • ItemTese de doutorado
    As políticas de permanência e assistência estudantil nas instituições públicas de Ensino Superior: o caso de Rondônia
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-01) Loeblin, Elaine Lucio; Costa, Áurea de Carvalho [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A tese analisa as políticas de permanência e assistência estudantil destinadas aos estudantes de ensino superior presencial das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Rondônia (doravante, IFES), Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e Instituto Federal de Rondônia (IFRO), tendo como recorte o período de 2008 a 2018. Para tanto, utilizamos como base metodológica a pesquisa bibliográfica, documental e de campo, partindo da análise do contexto histórico do ensino superior brasileiro a partir da segunda metade do século XX e das políticas de permanência e assistência estudantil dessas instituições de ensino superior de 2008 a 2018, à luz do materialismo histórico e dialético. O objetivo do texto é verificar se as políticas de permanência e assistência estudantil da UNIR e IFRO, se constituem em instrumento concreto/real de democratização do ensino superior estatal aos estudantes oriundo da classe trabalhadora pauperizada. Dentre as questões norteadoras destacamos: As políticas públicas de distribuição de direitos seriam contraditórias, no âmbito do Estado neoliberal? Ou se devido às tensões e contradições se constituem em estratégia de alívio da pobreza (gestão da ordem)? Fazem parte da concepção de democracia, em que se distribui os direitos de forma focalizada, somente aos mais necessitados? Desta forma foi coletado dados quantitativos e qualitativos em legislações de políticas e programas de permanência e assistência estudantil no âmbito do MEC, UNIR e IFRO. A tese foi organizada em cinco capítulos que descrevem a constituição das políticas sociais na particularidade brasileira do Estado neoliberal, a demandas do ensino superior a partir da segunda metade do século XX, a expansão e reformulação desse nível de ensino e a constituição das políticas de permanência e assistência estudantil nas IES públicas de 2008 a 2018. Os dados apresentam as contribuições dos (as) gestores (as) sobre as políticas de acesso, permanência e assistência estudantil da UNIR e IFRO, constatamos que a UNIR teve os primeiros regulamentos a partir de 2008, ou seja, induzida pela portaria normativa Nº 39 de 2007, do MEC que instituiu o PNAES. Os auxílios atendem necessidades alimentares, de transporte, saúde, moradia e bolsas-permanência, para gastos pessoais, havendo, ainda, auxílio para material pedagógico, bolsas para atividades culturais e esportivas, além de dispositivos para situações excepcionais em alguns campi, como atendimento emergencial e para indígenas. O IFRO foi inaugurado em 2008, especialmente voltada à formação de força de trabalho qualificada, recrutando jovens da classe trabalhadora, desde a fundação havia políticas de assistência e permanência estudantil porém elas foram regulamentadas três anos depois, a partir de uma resolução que cria a política e outra que regulamenta os programas, ambas de 19 de abril de 2011, em que foram estabelecidos nove programas, na atualidade o regulamento desses programas se constituem em eixos para provimento de necessidades básicas de sobrevivência e agrupam os eixos de ensino, pesquisa, extensão, cultura, esporte e inovação. Assim, os programas propostos pelo MEC para acesso, permanência e assistência estudantil nos últimos anos, nas IFES, não fogem à racionalização dos custos e otimização dos resultados, o que, na prática não escapam aos limites das políticas paliativas, que não alcançam todos os alunos oriundos da classe trabalhadora, estimulados a adentrarem as universidades públicas, por meios de políticas de cotas, nem sanarão a estrutura histórica elitista do ensino superior brasileiro.
  • ItemTese de doutorado
    Coordenação pedagógica na Educação Infantil: acompanhamento do fazer docente com bebês
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-11-04) Pinto, Keila Santos [UNESP]; Chaluh, Laura Noemi [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Apresento nesta pesquisa parte da minha prática profissional, ao trabalhar na coordenação pedagógica no Centro de Aperfeiçoamento Pedagógico (CAP) vinculado à Secretaria Municipal de Educação de Rio Claro/SP, no período de 2017 a 2020. Considero então, como objeto de estudo dois processos formativos coordenados por mim: a) as Horas de Trabalho Pedagógico Coletivo, com professores e professoras que estavam iniciando o fazer docente nos Berçários (2018) e b) as Horas de Trabalho Pedagógico Individual, em uma escola da Rede Municipal (2019), do qual participaram duas professoras de Berçários, uma professora coordenadora e uma diretora. Esses processos formativos foram permeados por estudos na interlocução com os participantes, problematizando dimensões presentes na Educação Infantil, como os planejamentos semanais, os objetivos, a rotina, as atividades permanentes, as atividades dirigidas, a relação e a interação com o outro, o cuidado e a atenção pessoal, o tempo, o brincar e a formação docente. O objetivo da pesquisa foi investigar a atuação da coordenação pedagógica referente ao acompanhamento do fazer docente nos Berçários das Escolas Municipais de Rio Claro/SP. A composição deste trabalho pauta-se na pesquisa narrativa, no campo das ciências humanas, ao buscar compreender as experiências do vivido (LIMA; GERALDI; GERALDI, 2015), a partir de uma perspectiva bakhtiniana que contempla os conceitos de alteridade, exotopia, excedente de visão e responsividade (BAKHTIN, 2010, 2011). As inferências acerca do fazer docente nos Berçários e do cotidiano educacional foram inspiradas pelo paradigma indiciário (GINZBURG, 1989). A experiência significativa vivenciada por mim, ao pesquisar minha própria prática engendrou algumas lições. Uma lição é que ao pesquisar com a escola compreendi o quanto estamos imbricados na relação alteritária, e portanto, dialógica, que, no tensionamento das múltiplas vozes, revela-nos nossa responsabilidade de agir no mundo. Dentre as demais lições destaco que: o fazer docente com os bebês indicia a necessidade da desconstrução de um ideário de professor, já que os bebês interpelam a nossa humanidade; o processo de formação docente precisa afirmar a constituição de um sujeito que esteja aberto e disponível ao outro e aos acontecimentos; ainda é imprescindível a investigação crítica e reflexiva referente à dimensão do cuidado; há a urgente necessidade de considerarmos a temporalidade da vida, ao incomodarmo-nos com o quanto podemos empobrecer as experiências dos bebês nas escolas.
  • ItemTese de doutorado
    A noção de alfabetismo funcional e sua avaliação: contribui para a democratização da educação brasileira?
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-01-30) Ressineti, Telma Renata [UNESP]; Costa, Áurea de Carvalho [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta pesquisa teve como tema geral a análise do fenômeno do analfabetismo funcional e a noção de alfabetismo funcional, bem como as apropriações deles pelos órgãos governamentais nacionais, com vistas a proporem políticas públicas estatais de avaliação para aferir a alfabetização funcional. Investigamos as condições de produção e reprodução do analfabetismo funcional, buscando correlações com o conceito de qualidade total na educação; extraímos a concepção de conhecimento escolar subjacente às Necessidades Básicas de Aprendizagem (NEBAS); inventariamos os elementos concretos da noção de alfabetização funcional que fundamentam o teste do Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional (INAF) e analisamos as matrizes da Prova Brasil, de língua portuguesa, do 5º e 9º ano do ensino fundamental e suas relações com as habilidades do alfabetismo funcional. Constatamos que o problema social do analfabetismo absoluto é o resultado do atraso do poder público em democratizar o ensino elementar e o analfabetismo funcional é resultante da ampliação do acesso à escola pública nos anos de 1990, combinado com a incapacidade da escola pública em formar o alfabetizado funcional. A alfabetização funcional é uma proposta de educação escolar orientada internacionalmente e difundida a partir da Conferência de Jomtien (1990), cujo foco são as NEBAS, a qual inclui leitura, escrita, expressão oral, cálculo e solução de problemas. Em relação ao INAF, concluímos que esse instrumento avaliativo está em consonância com a proposta de currículo escolar do governo brasileiro, no entanto, a sua aplicação periódica não induz os sistemas de ensino a instituírem políticas específicas de alfabetização funcional. Constatamos semelhanças entre as matrizes do INAF e da Prova Brasil; todas as habilidades do alfabetismo funcional do INAF estão contidas na Prova Brasil e a segunda é composta de textos mais complexos, mesmo sendo uma avaliação destinada para crianças e adolescentes, e o INAF destinado para jovens e adultos de 15 a 64 anos. Os dois instrumentos avaliativos privilegiam o conhecimento cotidiano, induzindo uma formação pragmática e utilitarista de força de trabalho desde a escola, conformando os trabalhadores como produtos, cuja qualidade se alinha com o conceito neoliberal da qualidade total. A aprendizagem é verificada a partir de mudança de comportamento visível; ambas as avaliações estão circunscritas à perspectiva funcionalista, linear e reducionista do ser humano. Empreendemos uma pesquisa qualitativa cujos procedimentos foram a análise documental e a bibliográfica. Na pesquisa bibliográfica investigamos o fenômeno do analfabetismo e do alfabetismo funcional, sendo que esse último constitui em uma estratégia do governo brasileiro em oferecer o mínimo de conhecimento à sua população. A alfabetização funcional não é um conceito, pois seu significado muda historicamente, visto que o mínimo necessário de conhecimento para funcionar em sociedade tem relação com os estágios do desenvolvimento das forças produtivas. Na pesquisa documental procedemos à análise da matriz de habilidades do INAF, que afere – no ambiente extra-escolar, o nível de alfabetismo funcional no Brasil; bem como as semelhanças e divergências entre as habilidades para considerar um cidadão alfabetizado funcional, segundo o INAF, e as habilidades de língua portuguesa no ambiente escolar do ensino básico, aferidas por meio da Prova Brasil. Nosso referencial teórico-metodológico foi o materialismo histórico e dialético, a qual impõe que se aborde o analfabetismo como fenômeno complexo, produzido no âmbito da sociedade de classes e a alfabetização funcional enquanto resposta do Estado burguês, de acordo com seu próprio projeto de educação para a classe trabalhadora. Assim, buscamos contribuir para a elucidação das configurações da alfabetização funcional na história recente da educação, enquanto subproduto do processo de democratização do conhecimento na escola, sob a perspectiva político-econômica neoliberal, com uma orientação própria para a formação da mercadoria força de trabalho, flexível, plástica, descartável, enfim, orientada pelos parâmetros da qualidade total.
  • ItemTese de doutorado
    A estruturação do habitus professoral: professores bacharéis do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-01-31) Oliveira, Walas Leonardo de; Silva, Marilda da [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta tese aborda a formação de professores da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), mais especificamente a constituição do habitus professoral de professores bacharéis, sem formação em licenciatura, de cinco câmpus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG). Alguns elementos justificaram a realização desta pesquisa: primeiramente, a EPT passou por uma expressiva expansão, principalmente a partir da promulgação da Lei n° 11.892 em 2008, responsável pela criação dos Institutos Federais (IFs) e institucionalização da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT). Ademais, o trabalho e a formação dos professores de tal Rede, especialmente os bacharéis, apresentam muitas complexidades, dentre elas: deles não é exigida, para ingresso na carreira, formação em licenciatura, mas uma vez que entram são levados a realizarem cursos de formação pedagógica, pós-graduação lato sensu em docência ou, após alguns anos de experiência, terem seus saberes certificados; são professores que devem trabalhar em cursos de diferentes níveis, como: Formação Inicial e Continuada de trabalhadores (FIC), cursos técnicos, graduação e até na pós-graduação; possuem perfis muito heterogêneos: uns são mestres e doutores recém egressos da universidade, com pouca experiência no mercado, enquanto outros são profissionais com vários anos de experiência profissional em empresas ou indústrias. Entretanto, a despeito desse cenário de expansão da RFEPCT e da complexidade do trabalho e formação de seus professores, ainda são escassas as pesquisas cujos autores se debruçaram sobre a formação e o trabalho desses professores, em especial de bacharéis que trabalham nos IFs. A presente tese trata justamente desses professores e é fruto de uma pesquisa predominantemente qualitativa, cujos dados foram extraídos por meio de questionário, entrevistas semiestruturadas e observação de aulas. No total, foram acompanhados 12 professores bacharéis do IFMG. Como fundamentação teórica, adotou-se as contribuições de Pierre Bourdieu, particularmente os conceitos de habitus e campo. A partir do conceito de habitus empregou-se a inflexão habitus professoral, a qual diz respeito aos modos de ser e estar dos professores na situação real de ensino em sala de aula. Partiu-se do pressuposto de que os professores sujeitos desta pesquisa estruturam seu habitus professoral em correlação com sua origem e pertencimento social, bem como que suas práticas profissionais atuais e futuras são formuladas por esse mesmo habitus. Logo, a fundamentação escolhida, o conceito de habitus em Bourdieu, pode ser considerada apropriada, pois permitiu a compreensão e análise tanto da estruturação do habitus por parte desses docentes, resultado de socializações passadas, quanto o engendramento das práticas, percepções e apreciações oriundas de novas estruturações e reestruturações de seu habitus, mediante socializações no campo específico de trabalho. Após a análise dos dados, cinco estruturantes do habitus professoral dos 12 sujeitos acompanhados se mostraram mais recorrentes. Desses cinco, dois se apresentaram como os mais importantes no sentido de oferecerem maiores subsídios para uma prática de ensino de qualidade no contexto pesquisado: a experiência profissional no mercado, elemento o qual denominou-se aqui de alto capital profissional, e a própria experiência como docente.
  • ItemTese de doutorado
    Projeto de vida: realidades e expectativas de jovens indígenas kayabi/kawaiweté no município de Juara do estado do Mato Grosso
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-02-15) Leite, Aline Fernanda Ventura Sávio [UNESP]; Adam, Joyce Mary [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O Novo Ensino Médio foi aprovado legalmente, de forma compulsória, por meio da Lei nº 13.415/2017, e deverá ser implementado totalmente em todas as escolas brasileiras até o ano de 2024. Nesse âmbito, a legislação que norteia a proposta do Novo Ensino Médio acena para uma discussão voltada para a qualidade da educação, expandindo horizontes para a universalização dessa etapa de ensino, a qual possui um olhar para o protagonismo juvenil. O componente curricular Projeto de Vida, por exemplo, é evidenciado, na nova proposta, como elemento norteador para que o jovem exerça esse protagonismo tomando decisões e se responsabilizando por elas. Da mesma maneira, na proposta do Novo Ensino Médio, é apresentada a Escola Intercultural Diferenciada Indígena no estado de Mato Grosso, não considerando o protagonismo indígena na sua elaboração, exteriorizando um currículo monocultural e colonizador. Diante do exposto, esta pesquisa possui como objetivo geral conhecer os projetos de vida, as realidades e as expectativas dos jovens indígenas estudantes do Ensino Médio da etnia Kawaiweté/Kayabi aldeia Tatuí, de Juara/MT. Para responder as questões de investigação, optou-se por uma pesquisa de abordagem qualitativa, bibliográfica e etnográfica em educação. Como forma de coleta de dados da pesquisa bibliográfica, realizouse uma investigação acerca da temática abordada em revistas científicas, na base de dados, em legislações e a partir de livros. Para a pesquisa etnográfica em educação, utilizou-se a entrevista e o diário de bordo. Foram entrevistados 8 jovens os quais acenam para a concepção de projeto de vida, conforme proposto por Willian Damon (2009), pois consideram, ao pensar seus projetos de vida, um desejo para além do eu, um anseio em contribuir com o bem da sua comunidade. Acenam, desse modo, como fonte de apoio para a realização de seus projetos de vida, a família e a escola, os quais ensinam, desde a infância, os elementos necessários para a construção do seu futuro: valores morais, éticos e pensamento em coletividade. Tais sujeitos almejam, assim, deixar um legado para as sociedades indígenas e não indígenas a partir de vivências realizadas no presente e a partir das aprendizagens herdadas pelos seus ancestrais. As especificidades e os valores da cultura da juventude Kawaiweté/Kayabi são elementos discutidos pelas famílias já na infância e trabalhados na escola por meio de um currículo intercultural, considerando as narrativas e os saberes sociais e etnopolíticos da comunidade indígena e não indígena. Para os professores da comunidade, o novo Ensino Médio ainda não é cogitado na comunidade, visto que relatam que a Educação Escolar Indígena é uma luta dos povos originários para que ela realmente se efetive na prática, pois, ainda, se limitam as redações existentes nas legislações.
  • ItemTese de doutorado
    A rede federal de educação profissional e a cultura escolar do IFSP-BRT: uma construção institucional equitativa?
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-14) Mendes, Ana Paula Faustino Tieti; Valdemarin, Vera Teresa [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O objetivo geral desta pesquisa é apreender a cultura escolar que se forja no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, câmpus de Barretos (IFSP-BRT), a fim de atender as demandas históricas, sociais e pedagógicas, que ele pretende superar, conforme emanado tanto na documentação de sua criação quanto naquela exarada subsequentemente para orientar seu funcionamento. O arcabouço conceitual sobre cultura escolar permite perceber e descrever os processos pelos quais os agentes produtores de práticas escolares - professores, estudantes e corpo técnico – produzem dispositivos – legislação, normas, currículos - e contribuem para manutenção e regulação do direito educacional. Nosso desenho metodológico está orientado pela pesquisa bibliográfica e documental. Os dados da documentação foram tratados como elementos da cultura escolar, a fim de compreender as tensões nela presentes – latentes ou manifestas em diferentes circunstâncias. Como resultado, sustentamos a hipótese que nos IFs, ao destinar 50% de suas vagas para os cursos na modalidade Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio, consolidam um lugar projetado para a formação humana que desloca o destino mediado pela estrita preparação para o mercado de trabalho para o mundo do trabalho. Por um lado, reconhecemos na instituição evidências de um conflito marcado pelo dualismo educacional brasileiro, desde sua fundação como nação. A invisibilidade desta estrutura, possivelmente, mantém-se e se entremeia na cotidianidade da cultura escolar. Por outro, identificamos os princípios de justiça escolar inculcados no teor da criação dos Institutos Federais promovendo esforço para a compreensão das noções que levaram à dualidade educacional na tentativa de superá-las.
  • ItemTese de doutorado
    "Quem são eles?": navegando pelas águas do Cras em busca das relações intergeracionais
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-12) Furlan, Susana Angelin [UNESP]; Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta tese está vinculada à Linha de Pesquisa denominada: Linguagem- ExperiênciaMemória- Formação do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de biociência do Campus de Rio Claro- UNESP. A presente pesquisa foi importante pois buscou entender como ocorrem as relações intergeracionais no Cras- Centro de Referência de Assistência Social no município de Capivari, interior de São Paulo. Trazemos a importância deste espaço como lugar político, social e cultural que visa a emancipação do pensamento para além da assistência social, o que as pesquisas trazem como teorização e retrospecto, nesta tese conseguimos pensar e argumentar como experiência, buscando responder a pergunta do título “Quem são eles?” -as pessoas que estão/são o Cras. Para tanto utilizamos o método cartográfico com inspirações nas grandes navegações e embarcamos para conhecer essa instituição, sua história, as pessoas e as experiências utilizando diferentes artefatos culturais como a música “Como uma onda” de Lulu Santos, a literatura “Quarto de Despejo” de Carolina Maria de Jesus, a obra cinematográfica “Asas do Desejo” de Win Wenders, a peça de teatro “Esperando Godot” de Samuel Beckett, o romance reportagem “Nadando contra as morte” de Lourenço Cazarré, a música “eu não sei na verdade quem eu sou” da banda O Teatro Mágico e outros que nos ajudaram de diferentes modos a dialogar e entender que ali se encontram diferentes pessoas, de gerações diversas, com muitas experiências dispostas a serem compartilhadas que buscam um lugar de apoio, buscam se entender, entender melhor seus filhos, seus pais, aspiram melhores condições de empregabilidade e que nessa tese inventiva, se amparam e tem suas histórias retratadas, participaram ativamente de atividades nas oficinas, discutiram sobre ideais de passado, presente e futuro em uma escrita que teve de ser reinventada em uma pandemia, num constante esforço para não naufragar.
  • ItemTese de doutorado
    A formação de professores primários nos impressos: Ataliba de Oliveira e o enfrentamento ao escolanovismo (São Paulo, 1936-1961)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-11-28) Bueno, Manuela Priscila de Lima [UNESP]; Valdemarin, Vera Teresa [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Com esta tese objetivou-se identificar, analisar e problematizar discursos sobre a formação de professores primários no Estado de São Paulo, entre 1936 e 1961, engendrando os sentidos construídos por elas no âmbito das discussões da Escola Nova. Para tanto, serviram como fontes os artigos e crônicas de Ataliba Antonio de Oliveira, no jornal Correio Paulistano, escritos entre 1936 e 1941, possibilitando analisar a Escola Nova pela perspectiva do enfrentamento a ela por meio de um intelectual que utilizou sua experiência no aparelho escolar paulista como balizadora de seus argumentos, quando o ideário tornava-se hegemônico; e a Revista Pesquisa e Planejamento, com as publicações entre 1957 e 1961, que funcionou como boletim das atividades do Centro Regional de Pesquisas Educacionais de São Paulo (CRPE/SP), permitindo a observação do ideário em momento de perecimento de ideias e tentativa de resgate pelos renovadores. O cotejamento entre as duas fontes, a legislação e alguns documentos do período, com análises sob a luz de proposições teórico-metodológicas de autores como Michel de Certeau e Roger Chartier, permitiram concluir que o que houve foi a continuidade de temas e problemas que não tinham se esgotado, nem se resolvido com os brados de revolução e mudança, arrastando-se pelas décadas posteriores a 1930 no âmbito da instrução pública paulista. Tinha-se, então, alguém que analisou habilmente as vicissitudes do período que vivia, pontuando possíveis consequências do fervor escolanovista, e um ideário, anos depois, que não pôde se furtar da realidade do ensino paulista e empreendeu iniciativas para salvaguardar suas ideias.
  • ItemTese de doutorado
    Os projetos de vida de adolescentes, filhos de quebradeiras de coco babaçu no leste do Maranhão: escola, trabalho e perspectivas entre continuidades e rupturas
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-11-01) Silva, Maria de Fátima Sousa; Aragão, José Euzébio de Oliveira Souza [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esse trabalho objetivou conhecer os projetos de vida de adolescentes, filhos das quebradeiras de coco babaçu no Leste do Maranhão e se seus projetos passam pela continuidade das atividades de suas famílias ou se direcionam para outras atividades. A pesquisa é de abordagem qualitativa, realizada numa escola unificada da rede municipal de ensino, localizada no povoado Bacabinha zona rural do município de São João do Soter estado do Maranhão. Os participantes da pesquisa foram treze adolescentes filhos das mulheres quebradeiras de coco babaçu que cursavam o 8º e 9º ano do Ensino Fundamental. Participaram também da pesquisa quatro professoras, e a secretária de educação desse município. Os instrumentos para construção dos dados com os alunos, foram o questionário e a realização de grupo focal. Para as professoras e secretária, foi usado o questionário. Na interpretação dos dados utilizou- se análise de conteúdo. Após a realização do estudo, concluiu-se que esses adolescentes, têm como alvo principal em seus projetos de vida, uma formação de ensino superior para ter uma boa profissão e essa não se relaciona com as atividades do coco babaçu. A pesquisa também mostrou os anseios e interesses dos alunos referentes aos temas que dialoguem com suas necessidades e realidades. Com isso, compreendeu-se, caso essa escola for trabalhar o eixo curricular projetos de vida, se encontra respaldo teórico nas ideias de Paulo Freire, para assim fortalecer esses adolescentes. Compreendeu-se também, que a escola interfere em seus projetos de vida, pois tanto os alunos quanto os pais, veem nela uma alternativa de melhores condições econômicas e sociais. Ficou claro também que esses adolescentes não participam e nem participaram de programa de governo, não se evidenciou políticas públicas para os jovens dessa localidade, tendo em vista que além dos programas existentes não atenderem todas as regiões, falta informação e acesso para esses alunos. As professoras demonstraram conhecimento sobre a economia do babaçu e os fatores que impactam nessa atividade e nas populações tradicionais dessa região, porém, discutem parcialmente essas questões em sala de aula. Quanto à secretária, demonstra conhecer a realidade desse contexto educacional e considera imprescindível que os temas de interesse e necessidade dos alunos estejam inseridos no projeto pedagógico da escola e sejam discutidos em sala de aula. Quanto a projeto de vida, a escola ainda não trabalha com esse eixo curricular, no entanto, tanto as professoras quanto a secretária pensam que, para trabalhar esse eixo com os alunos desse município, precisam ir além dos conteúdos curriculares e do querer “ser”: precisam conhecer questões sociais, cidadania, cultura local, diversidade, autoconhecimento, e profissões, para a partir disso, traçarem metas para seus futuros.
  • ItemTese de doutorado
    As entrelinhas da política de formação continuada da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande/MS: qualifica, treina ou generaliza em prol de uma educação mercadológica?
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-10-27) Passos, Tania Maria Terra Serra dos; Costa, Áurea de Carvalho [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A tese analisa a política de formação continuada de professores implantada pela Rede Municipal de Ensino de Campo Grande/MS -REME, no período de 2013 a 2018; pesquisamos um tema complexo, mas de grande contribuição para a área educacional, pois apresentamos elementos para a compreensão das especificidades do trabalho docente em seu cotidiano no modo de produção capitalista. Para tanto, utilizamos como base metodológica a pesquisa bibliográfica, documental e campo, partindo da análise do contexto histórico das políticas públicas educacionais dessa Rede, à luz do materialismo histórico e dialético. Temos como objetivo empreender estudo sobre a política de formação continuada dos professores da REME com vistas a apreender se as propostas de formação contemplavam as dimensões cultural, instrucional, de treinamento e de prescrição de tarefas, portanto, para responder os objetivos traçados, utilizamos como fundamentação teórica a Pedagogia Histórico-Crítica. Definimos como problema de pesquisa a seguinte questão: a formação continuada de professores pode ser apropriada pelos governos como instrumento de prescrição de tarefas? Desta forma, a pesquisa foi a campo entrevistar professores da REME, sendo definido um professor por unidade escolar. A REME organiza a localização das escolas em sete regiões, assim, definimos que participariam da pesquisa setes escolas urbanas, sendo entrevistado um professor de cada unidade escolar, portanto, sete professores. Também participaram das entrevistas dois professores formadores da SEMED, indicados pela referida Secretaria e um professor sindicalista, indicado pelo sindicato de professores; as respectivas vozes contribuíram e enriqueceram esta pesquisa, dialogando sobre a formação continuada em sua totalidade histórica. Assim, foi possível observar como se deu o desenvolvimento das formações e constatar aspectos como: transmissão de conceitos, problematização de práticas pedagógicas, treinamentos para uso de ferramentas para o ensino e prescrições de tarefas no trabalho docente. A tese foi organizada em quatro capítulos que descrevem o desenvolver e as entrelinhas da política de formação continuada de professores da REME, desta forma, discorremos sobre: o trabalho docente e as especificidades do seu desenvolvimento sob o modo de produção capitalista, a formação continuada na cronologia das legislações educacionais federais a partir de 1990, as entrelinhas da história da formação continuada dos professores da REME e a análise das entrevistas: a percepção dos professores sobre a formação continuada da REME. Constatamos que a REME, ao desenvolver a política de formação continuada de professores, não tinha definido com clareza a concepção pedagógica, pois foi possível identificar, nos documentos e na efetivação da prática da formação, divergências na fundamentação teórica. Por meio das falas dos professores, observamos que a formação continuada utilizava a troca de experiências entre os pares e a pedagogia do professor reflexivo, fato este que nos levou a considerar que a formação estava proporcionando aos professores da REME o conhecimento tácito, a ação na reflexão, culminando no esvaziamento dos conteúdos científicos na formação docente.
  • ItemTese de doutorado
    Revivências: o ensino teatral a partir das narrativas do vivido
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-11-09) Pereira, Daniel Martins Alves; Chaluh, Laura Noemi [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta tese trata de uma experiência formativa desenvolvida e vivenciada por mim juntamente com 15 alunos e ex-alunos da Graduação em Artes Visuais da FAAL (Faculdade de Administração e Artes de Limeira), onde sou professor há dez anos. Na ocasião, revisitando minhas quase duas décadas como professor e diretor de teatro – e, justamente, problematizando postulados e práticas que se tornaram rotina nesta minha trajetória no ensino teatral – designei este ambiente de reflexão teórica (na FAAL sou professor de História da Arte) como "locus" de uma provocação: oferecer um curso de teatro para alunos ainda não versados nas artes da cena. O estudo da prática com atores e não-atores me levou até Augusto Boal (1989); e este, na proposição de uma arte política e voltada para o protagonismo do oprimido, foi o agente que, de forma indireta, descortinou para mim as possibilidades de pensar a docência teatral a partir do Teatro Documentário. O campo documental do teatro, amparado em leituras e pesquisas, termina por encontrar uma configuração atípica neste curso ofertado: a prática das artes dramáticas orientada a partir das narrativas do vivido – quando jovens alunos dividem com o coletivo as suas memórias silenciadas, disparadoras das cenas e exercícios realizados durante a aula. A dramatização de histórias reais, enfim, pontifica o investigador ao objetivo deste trabalho: a busca por um teatro mais humano e agregador, menos seletivo e mais acolhedor de corpos e vozes, bem como as contribuições e potencialidades que a prática documental pode trazer para o ensino das artes cênicas. A pesquisa tem caráter qualitativo e traz como abordagem metodológica a perspectiva de investigação narrativa a partir das experiências de vida, conforme Lima, Geraldi e Geraldi (2015). Os materiais que compõem o corpo documental deste trabalho são: o Diário de Bordo do Professor de Teatro, os Registros Individuais dos Alunos desenvolvidos a cada aula e as Gravações em Áudio de relatos e depoimentos realizados ao final de cada encontro. A interpretação e utilização desses dados foram inspiradas no Paradigma Indiciário segundo Ginzburg (2011), assim como na leitura de outros passados a partir do conceito de História desenvolvido por Benjamin (1985). Por fim, pesquisa e redação se encontram – e se amparam – na busca por novos olhares e compreensões da prática docente dentro do universo teatral, quando professor e alunos superam e elaboram experiências ao passo que trocam memórias e saberes.
  • ItemTese de doutorado
    A expressividade na socialização profissional docente: estudo do contexto do estágio supervisionado e da residência pedagógica em Educação Física
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-07-01) Penteado, Regina Zanella; Souza Neto, Samuel de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A pesquisa tematiza a socialização docente entre a Universidade e a Escola, no lugar híbrido entre a formação e a profissão docente, nos espaços sociais dos dispositivos formativos Estágio Curricular Supervisionado (ECS) e Programa Residência Pedagógica (PRP). O objetivo foi analisar a expressividade como elemento constituinte da socialização profissional docente. A perspectiva fonoaudiológica de expressividade foi o ponto de partida para o empreendimento de dois movimentos, balizados pela ideia de construção coletiva da profissão docente: a) redimensionar a noção de expressividade na docência; e b) evidenciar como a expressividade, nas interações de futuros professores e professores em contextos de ECS e PRP, integra processos de socialização docente. A pesquisa foi desenvolvida em duas frentes metodológicas: a) teórica, sob aportes da Sociologia de Pierre Bourdieu (conhecimento praxiológico e o habitus) e de Walter Benjamin (experiência e narrativa); e b) empírica, de caráter qualitativo e enfoque descritivo e interpretativo - envolvendo oito escolas públicas de Educação Básica, 40 licenciandos em Educação Física (EF) da Universidade Estadual Paulista (UNESP) em práticas de ECS e/ou PRP e sete professores de EF escolar, no município de Rio Claro (Estado de São Paulo, Brasil). Foi empregada a triangulação de fontes, dados e análise de conteúdo/análise temática em textos escritos (estudo bibliográfico e documentos normativos curriculares), descritivos escritos (segmentos de registros de observação das interações dos participantes nas escolas) e discursivos orais (excertos de transcrição de Grupo Focal). O estudo teórico resultou em algumas proposições sobre a expressividade, como elemento que integra o corpo, a linguagem, a interação, a prática, o saber da experiência, a comunicação, a narrativa, as identidades docentes, a cultura docente, as relações socioprofissionais, a sociedade e o passado, o presente e o futuro - de professores, do coletivo docente e da docência como profissão. Por sua vez, do estudo emírico emergiram três eixos temáticos: 1) Aprendizagem da docência e desenvolvimento profissional; 2) Prática de ensino e trabalho docente; e 3) Cultura docente, usos do corpo e a produção do cuidado, da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida de professores. As proposições e as leituras e análises empreendidas oferecem subsídios para que a expressividade venha a ser considerada como elemento a ser trabalhado para potencializar processos de socialização docente que contribuam para a construção coletiva da profissionalização, para firmar a posição de professor e afirmar a docência como profissão.