Teses - Agronomia (Irrigação e Drenagem) - FCA

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 168
  • ItemTese de doutorado
    Metodologia para análise de recarga potencial em áreas de afloramiento do aquífero guaraní no estado de são paulo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-08-30) Guzmán-Rojo, Daniela Patricia; Dal Pai, Alexandre; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A recarga dos aquíferos é um parâmetro essencial na gestão sustentável da água doce, pois informa-nos sobre a quantidade de água que podemos extrair sem afetar o nível do aquífero. Atualmente, poucos estudos são realizados previamente à extração de água por falta de informações, metodologias acessíveis, dados ou conhecimento. Uma metodologia acessível é proposta para obter a recarga potencial do aqüífero Guarani na zona de afloramento no estado de São Paulo. A metodologia BALSEQ é a selecionada e utilizada no capítulo 2 juntamente com as informações meteorológicas de precipitação e temperatura, extraídas de imagens de satélite no capítulo 1. Os valores de recarga anual e mensal obtidos são consistentes com outros autores desta área. Fornecendo assim uma metodologia simples, com dados de fácil obtenção para estudos futuros em termos de recarga potencial de aqüíferos.
  • ItemTese de doutorado
    Ação de bioestimulantes na mitigação dos efeitos do défice hídrico na cultura da soja
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-02-24) Kühn, Irineu Eduardo [UNESP]; Broetto, Fernando; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Os obstáculos a serem superados para alcançar as altas produtividades na cultura da soja são muitos, como pragas, doenças e manejo de plantas daninhas. Entretanto, o principal é a falta de água para as plantas durante o ciclo de cultivo. A maior parte da soja nacional é produzida em cultivo sequeiro, o qual depende da disponibilidade de águas pluviais. As áreas tradicionais de cultivo frequentemente sofrem com veranicos e estiagens, afetando a produtividade. Para minimizar estes efeitos, algumas pesquisas começaram a estudar substâncias orgânicas e inorgânicas, além de microrganismos que podem atenuar os efeitos de estresses e, consequentemente, a garantia da produção vegetal. Tais substâncias e microrganismos foram denominados bioestimulantes e são compostos por elementos benéficos. Entre esses, destacam-se extratos de algas, fungos, substâncias húmicas, bactérias benéficas, e elementos minerais, os quais tem mostrado eficiência na mitigação dos efeitos negativos de estresses físicos, biológicos e a deficiência hídrica. Esta pesquisa, buscou-se avaliar o efeito dos bioestimulantes em plantas de soja submetidos ao défice hídrico. O delineamento experimental foi em parcelas subdivididas, com duas lâminas de irrigação e oito tratamentos compostos por bioestimulantes e 4 repetições. Nas parcelas foram aplicados os tratamentos hídricos na forma de lâminas de irrigação: capacidade de campo e défice hídrico; nas subparcelas foram organizados os tratamentos com bioestimulantes (B1 a B8): Bacillus pumilus, B. subtilis, B. amyloliquefaciens e Rodopseudomonas palustres (B1), Rizophagus irregulares (B2), Lactobabillus rhamnosus e L. farciminis (B3), Silício (B4), L. calcareum e substâncias húmicas (B5), Bacillus subtilis (B6), Ascophylum nodosum (B7), Controle (B8). Foram realizadas avaliações morfológicas e fisiológicas e de produção de grãos. Os bioestimulantes compostos por Silício e Rhizophagus irregularis apresentaram os melhores resultados para a mitigação dos efeitos do défice hídrico. Os bioestimulantes aplicados resultaram em efeito benéfico tanto para amenizar a deficiência hídrica, quanto para contribuir no aumento da produção de grãos em condição ideal de umidade do solo.
  • ItemTese de doutorado
    Uso de biossólido em feijoeiro submetido a deficiência hídrica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-11-25) Gomes, Jonath Werissimo da Silva; Broetto, Fernando; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Como o crescente aumento dos preços dos fertilizantes e insumos agrícolas, a utilização de compostos orgânicos vem aumentando substancialmente. Neste sentido, o uso de biossólido proveniente de estações de tratamentos de efluentes torna-se uma alternativa para diminuir a demanda por fertilizantes minerais. Deste modo, a presente pesquisa visa estudar o impacto da aplicação de biossólidos no comportamento do feijão comum (Phaseolus vulgaris L.), através de características morfofisiológicas, parâmetros bioquímicos e rendimento, resultante da aplicação associado à deficiência hídrica. O experimento foi realizado em dois períodos de 14/07/2020 a 01/10/2020 e 01/04/2021 a 15/06/2021. Os ensaios com feijoeiro foram realizados em dois ciclos em delineamento inteiramente ao acaso em esquema fatorial (3 x 2 x 2) em duas épocas de cultivo (primavera e outono), sendo três condições hídricas: Capacidade de Campo - CC (6 a 10 kPa); Deficiência hídrica moderada - DHM (25 a 35 kPa) e Deficiência hídrica severa - DHS (40 a 50 kPa); com biossólido (CBS), e sem biossólido (SBS; e duas coletas para análises: C1 – cinco dias após estabelecimento da deficiência hídrica e C2 – quinze dias após estabelecimento da Deficiência hídrica. O estresse hídrico foi estabelecido no dia seguinte ao florescimento pleno que correu no primeiro e segundo ciclo aos 33 e 37 dias, respectivamente. A aplicação do biossólido não apresentou influência nos teores de nutrientes foliares e na produtividade do feijoeiro. No entanto, o BS promoveu melhoria da fertilidade e atributos químicos do solo. As condições de deficiência hídrica promoveram redução nos teores foliares de nutrientes e na produtividade das plantas. O uso de biossólido não apresentou influência negativa nos processos fisiológicos e bioquímicos das plantas, podendo ser considerado uma possibilidade de reciclagem de nutrientes para a agricultura. Além disso, o biossólido apresentou indícios que pode atenuar os efeitos da deficiência hídrica.
  • ItemTese de doutorado
    Avaliação de impactos de mudanças climáticas sobre a agricultura e os recursos hídricos na bacia do alto paranapanema, são paulo: um enfoque de dinâmica de sistemas
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-11-04) Gonzalez, Alba Maria Guadalupe Orellana; Saad, João Carlos Cury; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta pesquisa teve o objetivo de formular um modelo geral utilizando a metodologia de Dinâmica de Sistemas e o software STELLA, composto por submodelos específicos, para avaliar os impactos causados por mudanças climáticas globais, manifestadas em alterações na pluviosidade, sobre a agricultura irrigada e os recursos hídricos na Bacia Hidrográfica do Alto Paranapanema (BH do ALPA), SP. O processo de desenvolvimento do modelo foi dividido em três etapas: conceitualização, formalização e simulação. Na última etapa foram efetuadas a avaliação, exploração e simulações de diferentes cenários divididos em dois grupos: a) cenários de referência ou tendenciais (BaU) no período de 2016 até 2070, elaborados sem incorporar alterações provocadas pelas mudanças climáticas globais (MCG); b) cenários em que foram incorporados os efeitos das MCG no nível médio da precipitação na BH do ALPA, o que permitiu a avaliação comparativa dos impactos. No modelo geral da Bacia Hidrográfica do Alto do Paranapanema (MGBALPA), foram gerados 10 submodelos divididos em três grupos principais: de demanda, de oferta e aqueles que realizam cálculos específicos para simular os diferentes elementos estudados. Para avaliar os resultados, foram utilizados os Índices de Falkenmark, Keller e o Índice de Sustentabilidade de Xu. Nos cenários Business as Usual (BaU) os três índices avaliados indicam que existe na BH do ALPA uma oferta adequada de água que permite satisfazer a demanda da população (Índice de Falkenmark). Quanto ao uso de água, o Índice de Keller mostra que dentro das fases de desenvolvimento, a bacia do ALPA está na Fase de Exploração, estágio I e II, usando até 60% da água disponível, sendo considerada uma bacia aberta. Por outro lado, segundo o Índice de Sustentabilidade, o sistema de recursos hídricos da bacia não apresenta situações de estresse ou vulnerabilidade. Os resultados do cenário combinado que incorpora variações nas precipitações, na taxa de crescimento das terras irrigadas e na vazão ecológica, mostram, de forma geral, uma deterioração nos três índices, indicando que essas variações combinadas afetam a disponibilidade de água para a população, tornando a bacia do ALPA um sistema fechado e indicando uma sobre- explotação da oferta de água disponível.
  • ItemTese de doutorado
    Evapotranspiration and soil moisture estimation using different remote sensing platforms
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-04-19) Safre, Anderson Luiz dos Santos [UNESP]; Saad, João Carlos Cury; Torres-Rua, Alfonso; Manzione, Rodrigo Lilla [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Evapotranspiration (ET) and soil moisture (SM) are important parameters for agricultural water management. Sensors mounted on remote sensing platforms such as satellites and Unamed Aerial Vehicles (UAVs) can provide reliable information on crop reflectance at different spatial, temporal and radiometric resolution. Machine learning nonlinear approach have shown the potential of estimating SM using optical images. The Simple Algorithm for Evapotranspiration Retrieval (SAFER) uses data from remote sensing and meteorological stations for the energy balance estimations and then actual evapotranspiration. We evaluated the performance of SAFER to estimate ET. First, we evaluated the results of SAFER using Landsat 8 imagery (30 m pixel size for optical bands and 100 m for thermal within a 18 days revisit) from 2013-2017 and standard coefficients. Then the regression coefficients were calibrated using data from Eddy Covariance (EC) towers and the results from field and remote sensing were compared. The next step was to assess SAFER performance and calibrate the algorithm with Sentinel-2 (10 m pixel size and 5 days revisit) imagery. SAFER results using the thermal band and using only optical bands were compared with six EC flux stations, located at two different sites. We applied Support Vector Regression (SVR), Random Forest (RF) and Artificial Neural Network (ANN) machine learning algorithms to estimate the soil moisture from UAV high-resolution images (2.4 cm/pix). Three bands (G, R, NIR) and NDVI was used as input. After the model calibration SAFER showed good agreement with EC data using Landsat-8 and Sentinel-2. In the Landsat-8 dataset the RMSE was 0.70 mm d-1 using the data from 5 years. The lowest RMSE (0.53 mm d-1) was in 2015 and the highest RMSE (0.89 mm d-1) in 2013. Seasonal ET was estimated and compared with the EC flux towers, showing an R2 that ranged between 0.29 to 0.97. Regarding the SAFER using Sentinel-2 images results, the model RMSE was between 0.62 to 0.84 mm d-1. The model tends to underestimate ET values when there is less water available in the root zone. The seasonal ET estimated using Sentinel-2 images showed a R2 of 0.64, when compared to that from EC measurements. Results show that all three machine learning algorithms had a great performance on the estimation of soil moisture with RMSE < 1%. SVR was the best model with a RMSE of 0.45 % and R2 = 0.71. We conclude that UAVS data and machine learning can be a great tool for soil moisture spatial variability modeling in heterogeneous terrains.
  • ItemTese de doutorado
    Desenvolvimento e validação em campo de um aplicativo para manejo da adubação mineral associada à irrigação com água residuária de efluente de estação de tratamento de esgoto doméstico
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-03-31) Ventura, Kevim Muniz; Sánchez-Román, Rodrigo Máximo [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A horticultura representa uma parcela importante na economia brasileira, sendo comumente praticada por pequenos e médios produtores, e agricultores familiares. Amplamente utilizada na produção de hortícolas, a irrigação é uma ferramenta que garante níveis de produção elevados. Entretanto, nos últimos anos o país vem sendo acometido por secas severas, desta forma é de suma importância aprimorar as técnicas de irrigação para essa nova realidade. O uso de água residuária tratada aparece como uma alternativa à água limpa, além de possuir uma carga nutricional que pode ser benéfica para o cultivo. Porém, o uso e proveito desses nutrientes da água residuária não é realizado devido à dificuldade dos cálculos de adubação considerando o reuso de água. Desta forma, o objetivo desta pesquisa foi desenvolver e validar um aplicativo para dispositivo móvel capaz de realizar os cálculos de adubação considerando a carga nutricional presente na água residuária utilizada na irrigação de três espécies de hortaliças, em sistemas de produção com adubação orgânica e mineral, além de comparar o efeito da utilização de um efluente secundário da estação de tratamento de esgoto tratada com sistema de desinfecção solar como fonte de irrigação em dois sistemas de produção de hortaliças, com adubação mineral e orgânica. Para isso, foram utilizadas as culturas alface, rabanete e salsinha, em duas safras. A irrigação utilizada foi gotejamento, utilizando água de abastecimento e efluente secundário da estação de tratamento de esgoto da SABESP, tratada com o sistema de desinfecção solar (SODIS). Foram analisados parâmetros biométricos das culturas, produtividade e teores nutricionais. Para avaliar o aplicativo, foram utilizados cinco tratamentos de forma a possibilitar a comparação dos resultados. Os resultados encontrados mostraram que para as culturas estudadas, com as duas fontes de adubação, orgânica e mineral, o uso do aplicativo resultou em uma economia no uso de fertilizantes, produzindo hortaliças com parâmetros biométricos equivalentes ao tratamento controle utilizando água de abastecimento e realizando os cálculos de adubação de forma manual. O aplicativo ainda facilita a aplicação de fertilizantes pois o mesmo foi capaz de criar um calendário de aplicação, com a datas e quantidades de adubo a ser aplicado, facilitando o manejo do produtor.
  • ItemTese de doutorado
    Adubação orgânica e mineral na produtividade e qualidade físico-química de raízes de mandioca em sistema irrigado e de sequeiro
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-03-03) Alves, Davilla Alessandra Da Silva [UNESP]; Grassi Filho, Helio; Leonel, Magali; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O uso de fertilizantes orgânicos foi introduzido como uma alternativa ecologicamente segura para aumentar a produtividade e melhorar a performance das culturas, substituindo ou complementando a adubação mineral. No entanto, há poucas informações sobre o uso destes produtos na qualidade das culturas, sobretudo as de uso industrial como a mandioca. Nesta linha, o objetivo deste trabalho foi comparar o desempenho agronômico e a qualidade industrial da mandioca em resposta a métodos de adubação, conduzida sob irrigação controlada e em sequeiro em duas safras de cultivo. O estudo foi desenvolvido em condições de campo. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso sob esquema fatorial 2 x 5, com cinco repetições. Os tratamentos consistiram no plantio da mandioca para indústria sob 5 (cinco) combinações de adubação organomineral (T1 – NPK/ Testemunha, T2 – NPK + Esterco bovino, T3 – NPK + Aminoácidos, T4 – NPK + Ácidos húmicos, T5 – NPK + Aminoácidos + Ácidos húmicos), entre 2 (dois) sistemas de cultivo: irrigado (IR) e sequeiro (SQ), respectivamente. A lâmina diária aplicada foi baseada na estimativa da evapotranspiração da cultura para os tratamentos irrigados. Em sequeiro, a umidade do solo foi avaliada por meio do método gravimétrico. As avaliações englobaram o índice relativo de clorofila nas folhas (índice SPAD), altura, diâmetro das hastes e a diagnose foliar com as culturas no campo. Após a colheita, foi analisado o acúmulo e partição de matéria seca nas hastes, cepas e raízes tuberosas, assim como a extração de nutrientes pelas raízes; o número, comprimento, diâmetro, produtividade total das raízes e os componentes de qualidade físico-químicos: teores de umidade, fibra bruta, cinzas, amido, açúcares redutores, proteínas, acidez e pH. Conclui-se que a adubação integrada de NPK com ácido húmico ou ácido húmico+aminoácidos aumenta o crescimento, a produtividade da mandioca e melhoram a qualidade físico-química das raízes quando combinados com irrigação, e o esterco bovino sob as duas formas de cultivo. A adubação com esterco, ou ácidos húmicos+aminoácidos influencia no teor e partição de matéria seca, e diâmetro das raízes. Teores de magnésio, boro, ferro e zinco são elevados com a irrigação associada a adubação de NPK e aminoácido, e os teores de cálcio e magnésio com o uso do esterco bovino. A irrigação eleva os índices de produtividade de 19.67 a 20.65% em relação ao cultivo sob sequeiro; expande o diâmetro das raízes, mas diminui o teor de fibras, açúcares redutores e acidez. Nenhum dos tratamentos causaram indícios de deterioração das raízes
  • ItemTese de doutorado
    Previsão da evapotranspiração de referência usando inferência neuro-fuzzy
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-12-16) Costa, Luana Possari Maziero; Gabriel Filho, Luís Roberto Almeida [UNESP]; Dal Pai, Alexandre; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A evapotranspiração de referência é uma variável fundamental para o planejamento de sistemas de irrigação mais eficientes, uma vez que associada ao coeficiente da cultura permite estimar a necessidade hídrica da planta. Desta maneira, o objetivo do presente trabalho é estabelecer modelos de previsão de séries temporais da evapotranspiração de referência (Penman-Monteith/FAO 56) utilizando modelo neuro-fuzzy (ANFIS - Adaptive Neuro-Fuzzy Inference System), uma vez que este método apresenta resultados superiores quando comparados com outros métodos estocásticos na previsão de valores de uma série temporal. Para isso foi realizado a imputação de dados faltantes utilizando o método Correspondência Média Preditiva Ponderada (midastouch) das variáveis radiação solar global, velocidade do vento, temperatura do ar, temperatura máxima, temperatura mínima, umidade relativa do ar, umidade relativa do ar máxima e umidade relativa do ar mínima. A partir das séries históricas completas foram elaborados modelos de previsão de séries temporais que relacionam n valores de ET_o em tempos consecutivos e imediatamente anteriores ao tempo da observação a ser prevista. Os modelos neuro-fuzzy (ANFIS) elaborados utilizam o método de inferência Takagi-Sugeno, onde os dados são ordenados de acordo com a data de coleta, do mais antigo para o mais recente e os primeiros 85% dos dados sendo selecionados para treinamento e os demais 15% para validação. A partir da comparação dos modelos neuro-fuzzy elaborados, é possível verificar maior viabilidade na utilização de modelos gerais, que consideraram três anos de dados para o treinamento da rede, uma vez que apresentam erro percentual absoluto de 0,25% para Botucatu – SP e 0,26% para Tupã – SP. Portanto, a previsão da evapotranspiração de referência utilizando os modelos elaborados oferece estimativas confiáveis dos valores, que quando associados ao coeficiente da cultura, permitem gestão e planejamento de sistemas de irrigação de maneira eficiente e sustentável.
  • ItemTese de doutorado
    Saldo de radiação no cultivo do lúpulo em ambiente protegido
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-05-31) Sousa, Renan Lima de [UNESP]; Dal Pai, Alexandre; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A evolução do mercado cervejeiro nacional e internacional nos últimos anos juntamente com o segmento das cervejas artesanais colocaram em evidência a cultura do lúpulo e a demanda por ingredientes com características organolépticas especiais e de maior qualidade; aumentando a procura de lúpulo cultivado localmente. No entanto, o plantio de lúpulo no território Brasileiro é um desafio. Por ser uma cultura nova no país, há poucos estudos na área, principalmente com a demanda energética da cultura para seu processo evapotranspirativo, o qual o saldo de radiação é responsável por pelo menos 82% da ETo em temperatura de 30°C. Portanto, o objetivo desse trabalho foi avaliar o saldo de radiação e suas componentes no cultivo do lúpulo em ambiente protegido na cidade de Botucatu-SP. Inicialmente foi apresentada a evolução temporal das medidas das radiações global, refletida, atmosférica, terrestre e saldo de radiação para a cultura do lúpulo em ambiente protegido e comparadas com as medidas obtidas no ambiente externo. O saldo de radiação acumulado durante o ciclo foi 1266,8MJ/m2 e é 23% menor que o saldo de radiação externo. Embora com saldo de radiação menor dentro da estufa, o ambiente protegido preservou mais o balanço de onda longa, que é essencial para os processos fisiológicos e metabólicos da planta, viabilizando a produção média de 45g.planta-1 de cones frescos mesmo sendo o primeiro ano de produção. Também foram propostos modelos de estimação do saldo de radiação e suas componentes no interior de um ambiente protegido com a cultura do lúpulo em função da radiação solar global medida externamente. Foi possível determinar que o saldo de radiação é aproximadamente 44% da radiação solar global externa e que esta pode ser um parâmetro confiável para estimativa da radiação solar global, refletida, balanço de ondas curtas, balanço de ondas longas e do saldo de radiação dentro da estufa com o cultivo do lúpulo.
  • ItemTese de doutorado
    Determinação da evapotranspiração da cultura e coeficiente de cultivo do lúpulo em diferentes texturas de solo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-05-24) Sousa, Francielly Guieiro Gomes de [UNESP]; Sarnighausen, Valéria Cristina Rodrigues; Dal Pai, Enzo [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O lúpulo é uma cultura de alto valor comercial e elevado custo de produção. Mais de 90% do produto colhido é destinado à indústria cervejeira. O Brasil é um dos maiores produtores de cerveja do mundo, importando quase que a totalidade do lúpulo utilizado. Devido à grande demanda industrial e à expansão das cervejarias artesanais, alguns produtores, principalmente do Sul e Sudeste do país, vêm tentando introduzir a cultura do lúpulo em sua região. Universidades e Centros de Pesquisa, iniciaram estudos com a finalidade de tornar o país um produtor de lúpulo. Considerando a importância dos recursos hídricos nas atividades agrícolas, a demanda considerável de água pelos cultivares de lúpulo, relatada em países produtores, e a falta de informações do cultivo no Brasil, o objetivo deste trabalho foi determinar a evapotranspiração da cultura (ETc) e coeficientes de cultivo (Kc) do variedade Cascade, cultivado em solos com diferentes texturas. O experimento foi desenvolvido no Departamento de Bioprocessos e Biotecnologia da Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Campus de Botucatu, no período de 22 de setembro de 2018 a 27 de fevereiro de 2019, em ambiente protegido. O delineamento foi realizado em esquema experimental inteiramente casualizado, com três tratamentos (cultivo em solos argiloso, médio e arenoso), sendo 10 plantas por tratamento. Para determinar a ETc, foram instalados lisímetros de lençol freático constante. O Kc foi calculado a partir da relação entre (ETc) e a evapotranspiração de referência (ETo) estimada pelo método de Penman - Monteith. As avaliações das plantas realizadas foram: diâmetro, massa fresca e seca, produtividade, trocas gasosas, eficiência do uso da água e teores de alfa e beta ácidos. Os resultados mostram que o cultivo em solo argiloso, devido a maior capacidade de retenção de água, obteve maior eficiência no uso da água (EUA) e melhor produtividade, apresentando demanda total evapotranspirativa de 1.294,23 mm, sendo que nos demais solos essa demanda foi de 1.347,25 mm para o solo médio e 1.247,71 mm no solo arenoso, durante os 159 dias do experimento. O coeficiente de cultivo variou consideravelmente nas três texturas de solo e principalmente entre as fases de desenvolvimento da planta, os valores encontrados nas fases inicial, crescimento rápido, crescimento médio e final foram, (1,4; 2,73; 2,16 e 1,09); (1,27; 2,31; 2,63 e 1,88) e (1,09; 2,31; 2,49 e 1,97) para os solos de textura arenosa, média e argilosa, respectivamente. Plantas cultivadas em solo de textura média e argilosa presentaram os maiores valores para alfa e beta ácidos.
  • ItemTese de doutorado
    Estimativa da necessidade hídrica e dos coeficientes de cultivo (Kc) da cultura da mamona de pequeno porte na região centro sul do estado de São Paulo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-05-21) Arroyo Avilez, Alberto Mário; Zocoler, João Luís[UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A mamoneira é uma cultura pouco explorada no Brasil, porém com um considerável potencial agroindustrial. Esta é uma cultura que vem despertando interesse na produção agrícola mundial pelo crescimento no setor bioenergético. Portanto, estudos relacionados às diferentes estratégias de irrigação visando o aumento da produtividade, a evapotranspiração e coeficientes de cultivos ainda são escassos na literatura. Além disso, informações precisas sobre o coeficiente de cultivo (Kc) das novas variedades de mamoneira são necessárias para realizar uma boa programação das irrigações ao longo do ciclo da cultura. Neste contexto, o presente trabalho foi conduzido objetivando-se determinar a necessidade hídrica, a evapotranspiração da cultura (ETc) e determinar os coeficientes de cultivo (Kc) para a cultivar AG IMA 110204 (Ricinus communis L.) irrigado em estufa, em dois ciclos de cultivo. As plantas foram submetidas a cinco níveis de tensão de água no solo (I1, I2, I3, I4 e I5), correspondendo às tensões de 20, 30, 40, 50 e 60 kPa, respectivamente, e quatro níveis de suspensão da irrigação (A, B, C e D), relacionados a 120, 130, 140 e 150 dias após a semeadura, respectivamente. Verificou-se que o aumento da tensão de água no solo reduziu significativamente o diâmetro do caule, a altura das plantas da mamoneira e o número de capsulas por racemo, o peso de 100 sementes e as produtividades de sementes e de óleo, evidenciando a sensibilidade da cultura ao estresse hídrico. As produtividades médias de sementes e de óleo em condições de menor tensão de água no solo e de suspensão de irrigação foram significativamente maiores (média de 4826 kg ha-1 ) do que as produtividades nos tratamentos com a maior tensão e de suspensão da irrigação (média de 3411 kg ha-1 ). As práticas de irrigação que mantêm a tensão de água no solo correspondente à capacidade de campo (10 KPa) podem ser uma estratégia de irrigação potencial para obter maiores produtividades de sementes e de óleo no Brasil em regiões sem limitação de utilização dos recursos hídricos. No entanto, as práticas de irrigação nas tensões de 40 KPa com época de suspensão da irrigação de 120 dias proporcionaram maior produtividade da água (média de 1,19 kg m-3 ), evidenciando-se uma prática de manejo da irrigação mais eficiente em regiões produtoras com pouca disponibilidade hídrica. Os valores de ETc diária variaram, em média, entre 1,7 e 4,4 mm para o primeiro ciclo e 1,7 até 3,8 no segundo ciclo, sendo que os valores totais foram 465 e 450,1 mm para o primeiro e segundo ciclo respectivamente. Os valores médios de Kc para os dois ciclos foram de 0,42 para a fase inicial, 0,69 para a fase de crescimento, 1,2 para a fase intermediária e 0,97 para a fase de maturação. Além disso neste estudo foram desenvolvidas e validadas equações com relação à data de semeadura e ao somatório dos graus dias (GDA) para ajustar os valores de Kc da mamoneira em estufa. Os valores de Kc diários determinados podem ser usados e relacionados com a evapotranspiração de referência (ETo) sendo possível estimar a ETc específica para esta variedade, e desta forma melhorar o manejo da água nos cultivos da mamoneira.
  • ItemTese de doutorado
    Ajuste de modelo de estimação de radiação solar difusa e análise de dados de satélites para predição de evapotranspiração de referência
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-05-28) Gomes Junior, Daniel Gonçalves [UNESP]; Dal Pai, Alexandre; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O modelo de Penman-Monteith é originalmente elaborado por base do fundamento do balanço de energia e da radiação líquida utilizados para avaliar a estimativa da evaporação de água de uma superfície vegetada, fundamentos estes que são aplicados atualmente para obtenção de dados de satélites em estudos de evapotranspiração. Estudos com uso de satélite possuem elevado grau de confiabilidade, isso se dá pelo fato de terem sua base de dados abastecidas de algoritmos atrelados à softwares que, conjuntamente, possuem uma precisa e robusta capacidade de análise e processamento de dados. Apresenta-se neste trabalho um modelo de emissividade atmosférica (εa) em função da fração difusa (KDF) e avaliou-se a eficácia deste modelo para estimar a Rn e a suas aplicações no modelo PM-FAO 56. O modelo proposto (ETo_Rn_KDF) apresentou um valor médio de 2,6 mm da estimativa de ETo com desvio padrão de ±1,2 mm (uma superestimava de 13% em relação à medida), enquanto que o modelo da FAO-56 (ETo_Rn_Allen) apresentou um valor médio de 3,3 mm da estimativa de ETo com desvio padrão de ±1,2 mm (uma superestimava de 40% em relação à medida). Apresentamos um dos primeiros trabalhos de pesquisa para a localidade de estudo (Botucatu-SP, Brasil) que compara medidas realizadas in-situ de evapotranspiração de referência padrão grama obtidas pela técnica de lisimetria de pesagem com dados estimados deste mesmo parâmetro pelo uso de satélites. Foram utilizados dados de dois datasets disponíveis na plataforma Google Earth Engine para comparar valores médios mensais de ETo. Dados de estimativa provenientes do dataset MOD16A2.006 superestimam a medida lisimétrica em 8% (R² = 0,94), o que consideramos como uma aproximação excepcional entre estimativa e medida, enquanto que os dados de estimativa provenientes do dataset FLDAS superestimam a medida em até 33% (R² = 0,90). Observamos que é possível utilizar dados do dataset MOD16A2.006 com elevado grau de confiabilidade
  • ItemTese de doutorado
    Soil organic carbon monitoring in an irrigated agriculture area
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-03-04) Minhoni, Renata Teixeira De Almeida [UNESP]; Saad, João Carlos Cury; Zaccaria, Daniele; Scudiero, Elia; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    There is a global growing interest in agricultural practices to increase soil organic carbon (SOC) to promote soil fertility, climate change mitigation, and food security. Therefore, SOC measuring and monitoring is a key step in agricultural and environmental projects. The first chapter of this study aimed to identify potential proxies for topsoil SOC in an agricultural area, characterized by the adoption of central pivot irrigation, reduced cultivation, crop rotation, and use of crop residues. Nine spectral indices were extracted from time-series Sentinel-2 satellite images of bare soil. Additionally, three topographic indicators were extracted from a digital elevation model (DEM). Linear regression models were generated between the spectral indexes and SOC, considering the soil sampled in 2019, and between topographic indicators and SOC. The spectral indices with the best performance were EVI2 (Enhanced Vegetation Index), NDVI (Normalized Difference Vegetation Index), MSAVI2 (Modified Soil-Adjusted Vegetation Index), and RVI (Ratio Vegetation Index), and the elevation was the best topographic indicator. After a seven-year study period (from 2012 to 2019), the area showed a significant increase in the topsoil SOC. The results of this research consolidate that the use of a multitemporal dataset can lead to more accurate identification of topsoil SOC proxies, instead of the use of a single date image. Two orchards were selected in the region of San Joaquin Valley, California (USA), having as the main objective of the second chapter characterize the multi-scale (tree scale and orchard scale) distribution of SOC and soil total nitrogen (STN) in micro-irrigated citrus orchards, grown under the same soil conservation practice. The first with Page mandarin (Citrus reticulata) in Strathmore, and the second with Washington navel orange (Citrus sinensis) in Ivanhoe. Both orchards are irrigated with micro-sprinklers, and pruning residues are disposed on the inter-rows. Soil samples were collected along transects, and each transect was divided into three sections: the first (α) located 0.6 m from the tree trunk, the second (β) 1.2 m from the trunk (approximately below the canopy projection), and the third (γ) located in the center of the inter-row. In each section single samples were collected at two soil layers, 0-0.05 m and 0.05-0.4 m. From 0 to 0.05 m in Strathmore, the average SOC concentrations in the β and γ sections and the STN concentration in the γ section showed no statistical difference with the orchard. Whereas, from 0.05 to 0.40 m and from 0 to 0.40 m there was no statistical difference between the sections and the orchard. In Ivanhoe, where the soil is more homogeneous, there was no significant difference between the sections and the orchard. The results of this study can support the elaboration of future SOC and STN monitoring projects in the region.
  • ItemTese de doutorado
    Zonas de vigor vegetativo para colheita seletiva em viticultura irrigada com base em sensoriamento proximal
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-02-26) Costa, Bruno Ricardo Silva; Bassoi, Luis Henrique; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O conceito de agricultura de precisão (AP) tem sido empregado na viticultura tendo em vista a adoção de práticas de manejo sítio-específico a partir da caracterização da variabilidade espacial das áreas cultivadas. Neste sentido, o vigor vegetativo das videiras pode ser adotado como uma variável regionalizada representativa da condição dos vinhedos, uma vez que expressa a interação dos diversos fatores ambientais predominantes nesses sistemas agrícolas. Em razão da sua relevância para adoção de práticas de AP, o vigor vegetativo pode ser monitorado intensivamente por tecnologias de georreferenciamento e sensoriamento que permitem a estimativa e predição espacial de índices de vegetação (IV). Desta forma, o presente estudo teve como objetivo caracterizar a variabilidade das condições edafoclimáticas de vinhedos comerciais, bem como do vigor vegetativo de videiras viníferas a partir de estimativas do índice de vegetação por diferença normalizada no vermelho limítrofe (NDRE) e do índice de vegetação por diferença normalizada (NDVI). A pesquisa foi conduzida durante os ciclos de produção de 2018 e 2019 em três vinhedos comerciais irrigados, e implantados com as cultivares Cabernet Franc e Cabernet Sauvignon (Vitis vinifera L.), ambas submetidas ao manejo de dupla-poda anual. O solo dos vinhedos foi avaliado conforme a granulometria e os atributos físico-hídricos relacionados ao armazenamento e disponibilidade de água. Por sua vez, as condições mesoclimáticas foram monitoradas ao longo dos ciclos de produção, durante o período anterior e posterior ao início da maturação das bagas (veraison). Os vinhedos também foram caracterizados quanto ao número de graus dias demandado pelas cultivares para conclusão do ciclo fenológico, bem como no que se referiu à dinâmica do armazenamento de água no solo. Para a caracterização do vigor vegetativo, os IV adotados foram estimados a partir da reflectância (ρ) do dossel das videiras, mensurada via sensoriamento proximal em três ocasiões ao longo do período de desenvolvimento e maturação dos cachos. A partir da estimação geoestatística, as predições espaciais dos IV foram avaliadas segundo a similaridade entre medidas realizadas em diferentes fases do ciclo e sua estabilidade espaço-temporal. Os resultados interpolados dos IV também foram usados na delimitação de zonas homogêneas (ZH) e posterior zonas de manejo (ZM), para subdivisão dos vinhedos em regiões de baixo e alto vigor vegetativo. Essas regionalizações foram validadas de acordo com parâmetros biofísicos, relacionados ao vigor e conteúdo de água na folha, e aspectos produtivos das videiras, bem como quanto à composição de bagas e umidade da camada superficial do solo, capacidade de armazenamento de água e lâmina de irrigação requerida. Além disso, testou-se o potencial da colheita seletiva de cachos para a diferenciação qualitativa de vinhos, conforme as ZH do vigor vegetativo deduzido segundo o NDVI, estimado no período de início de maturação de bagas. Em um mesmo vinhedo, foi possível identificar condições do solo semelhantes ao longo do perfil, além de um padrão regular quanto a dinâmica de armazenamento de água ao longo dos ciclos de produção. Além disso, apesar das variações interanuais no acúmulo de graus dias correspondente a cada cultivar, o sistema de dupla-poda adotado localmente permitiu que as cultivares de videiras fossem submetidas as condições mesoclimáticas estáveis, porém distintas entre si, ao se comparar o período anterior e posterior ao veraison. Em vinhedos cultivados com variedades vigorosas, cujo desenvolvimento se encontra consolidado, as predições do NDRE e NDVI apresentaram elevada estabilidade temporal, espacial e similaridade no padrão de distribuição dos valores interpolados estimados em fases avançadas do ciclo de produção. Contudo, foi possível verificar a adequabilidade da caracterização da expressão vegetativa dos vinhedos conforme a metodologia adotada nesse estudo, uma vez que foram observadas diferenças significativas entre regionalizações do vigor quanto às variáveis de validação. Além disso, a representação da variabilidade do vigor vegetativo também apresentou potencial para orientar a colheita seletiva de cachos e a obtenção de vinhos de composição distinta em um mesmo vinhedo.
  • ItemTese de doutorado
    Aplicação foliar de ácido ascórbico em plantas de rabanete e seu potencial na tolerância à deficiência hídrica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-12-16) Santos, Osvaldir Feliciano dos; Broetto, Fernando; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O aumento da demanda de hortaliças no mundo, é recorrente aos elevados teores de nutrientes e minerais que tais plantas possuem. Neste aspecto o rabanete se destaca devido a suas diversas propriedades nutracêuticas, além de bons teores de vitaminas. Assim como outras hortaliças, possui grande suscetibilidade a deficiência hídrica (DH), o qual impacta negativamente sobre seu rendimento. A aplicação exógena de vitaminas pode tornar-se possível alternativa na atenuação deste estresse, em decorrência de sua ação indireta em diversos componentes da planta. O objetivo dos experimentos foi determinar efeitos fisiológicos, bioquímicos, biométricos e nutricionais da DH e a influência do ácido ascórbico (AsA) na mitigação desses efeitos em plantas de rabanete cultivadas em ambiente protegido. Os ensaios foram conduzidos em blocos casualizados em esquema de parcelas subdivididas, adotando-se duas tensões de água no solo (10 e 30 kPa) e, nas subparcelas, cinco doses de ácido ascórbico (0, 250, 500, 750 e 1000 ppm). Em outro experimento complementar, aplicou-se duas tensões de água no solo de (10 e 20 kPa) e nas subparcelas quatro períodos de aplicação de AsA na dosagem de 1000 ppm (controle, 3, 6 e 9 dias), com quatro repetições. Verificou-se que a DH alterou todos os padrões de parâmetros morfológicos, bioquímicos, fisiológicos e nutricionais das plantas. Independentemente do fator hídrico, houve maior incremento das variáveis quando as plantas foram tratadas com 1000 ppm de AsA. A maximização da eficácia desta dosagem em plantas submetidas ao DH foi registrada em frequências de aplicações a cada 9 dias. Pode-se concluir que a aplicação de AsA apresenta potencial para mitigar o impacto da DH em plantas de rabanete além de proporcionar maior rendimento da cultura, mesmo em ambientes com boa disponibilidade hídrica.
  • ItemTese de doutorado
    Medições e modelagem da evapotranspiração em cana-de-açúcar no Noroeste Paulista
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-02-28) Bispo, Regiane De Carvalho [UNESP]; Hernandez, Fernando Braz Tangerino [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O cultivo da cana-de-açúcar apresenta-se como alternativa sustentável para a produção de energia, como etanol, elétrica e açúcar para consumo humano, sendo o Brasil o maior produtor mundial com o Estado de São Paulo respondendo por 53,6% da área plantada no país. Nesse cenário, o potencial genético máximo da cultura só será atingido com a adequada oferta de água durante todo o ciclo e a grande variabilidade das chuvas faz com que os investimentos em sistemas de irrigação se tornem indispensáveis, fato que vem acontecendo ao longo dos últimos anos. Para o manejo racional da água utilizando a irrigação é necessário o conhecimento de diversos fatores, como a necessidade hídrica da cultura e fatores climáticos, os quais interferem na evapotranspiração da planta e na sua demanda hídrica. Para a estimativa da evapotranspiração uma ferramenta útil é o emprego de técnicas de sensoriamento remoto que podem ser aplicadas a grandes áreas; no entanto, é importante para o manejo adequado da irrigação, estimar a evapotranspiração atual (ETa) diária com base nos diferentes tipos de cultura, cultivares e em escalas de campo. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi validar os algoritmos SAFER e SETMI a partir do sistema correlações turbulentas (Eddy Covariance) e estimar adequadamente a ETa e a relação ETa/ETo, bem como o balanço de energia e os seus componentes, no tempo e no espaço. A pesquisa iniciou-se com a análise dos componentes do balanço de energia mensurados pelos métodos das correlações turbulentas e a evapotranspiração, bem como a definição da relação ETa/ETo da cana-de-açúcar, nas condições climáticas da região Noroeste Paulista. Para tanto, densidades de fluxos de calor latente e sensível foram medidas ao longo do ciclo de dois ciclos de produção durante o período de junho de 2016 a junho de 2018. Os resultados obtidos demonstraram que o fechamento do balanço foi superior a 70% para os dois ciclos. A evapotranspiração média diária da cultura variou entre 0,2 a 6 mm dia-1, sendo o requerimento hídrico total de 877 mm para o quarto corte da cana e 943 mm para o quinto corte. Os valores do coeficiente de cultura da cana-de-açúcar para o quarto e quinto corte obtidos foram 0,34 e 0,59 na fase inicial, 0,72 e 0,80 na fase de máximo crescimento, respectivamente, sendo estes valores encontrados inferiores aos informados no Boletim 56 da FAO. Na sequência foi objetivou-se estimar a ETa em áreas de cana-de-açúcar irrigadas, usando uma abordagem de modelagem através do balanço hídrico do solo e balanço de energia. Imagens de infravermelho térmico e multiespectral de sensores de satélite acopladas a conjuntos de dados climáticos, de culturas e de solo foram usadas para estimar a ETa em campos de cana-de-açúcar. O modelo híbrido baseado em sensoriamento remoto chamado Spatial EvapoTranspiration Modeling Interface (SETMI) foi aplicado usando imagens de infravermelho térmico e multiespectral do Landsat. A correlação entre Kcb e o índice de vegetação ajustado ao solo (SAVI) foi obtida utilizando fluxos de calor latente medidos com um sistema de Eddy Covariance, considerando períodos sem irrigação e chuva durante a estação para evitar a introdução da evaporação do solo no valor de Kcb. O modelo forneceu estimativas de ETa da lavoura, resultados do balanço hídrico do solo e do balanço de energia. A ETa diária e acumulada, o estresse hídrico e as necessidades hídricas estimadas pelo modelo foram comparadas com os dados medidos nos campos experimentais, com os dados obtidos a partir do algoritmo SETMI apresentando forte correlação com o método de Eddy Covariance. A relação entre SAVI e Kcb resultou em um R² alto (> 80%). Outro método algoritmo foi utilizado nessa pesquisa onde o objetivo foi estimar a evapotranspiração atual da cultura e coeficientes de cultivo da cana-de-açúcar usando o modelo SAFER e comparar com dados obtidos através do sistema Eddy Covariance, a fim de validar e gerar indicadores que sejam base para a prática cada vez mais sustentável da agricultura. Foram utilizadas imagens de satélite acopladas a conjuntos de dados climáticos foram usados para estimar a ETa em áreas de cana-de-açúcar. A ETa estimada a partir do modelo SAFER quando comparado com os dados obtidos pelo o sistema de Eddy Covariance, foram subestimados durante todo as duas safras, contudo ainda assim com uma forte correlação entre os resultados obtidos.
  • ItemTese de doutorado
    Análise multicriterial e multivariada na definição de áreas prioritárias à restauração florestal visando a conservação dos recursos hídricos na sub-bacia do Alto Pardo – SP
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2019-08-02) Reissler, Joyce [UNESP]; Moraes, Diego Augusto de Campos; Anderson Antonio C. Sartori; Luis Gustavo Frediani Lessa; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Com a crise hídrica no estado de São Paulo em decorrência de uma forte estiagem em 2014, colocou-se mais uma vez em evidência a necessidade urgente de preservação dos recursos naturais para a manutenção econômica e da qualidade social, devendo-se proteger áreas de vegetação natural essenciais que afetam direta e indiretamente a produção de água. Nesse contexto, está em fase de licenciamento e construção um grande reservatório de água nos municípios de Botucatu e Pardinho, na sub-bacia do Alto Pardo, que visa a segurança hídrica no abastecimento público e ao desenvolvimento das atividades econômicas da região. Para garantir sucesso e perfeito funcionamento do empreendimento para o abastecimento hídrico eficiente a longo prazo, é necessário que sejam assegurados os serviços ecossistêmicos dos recursos naturais da região visando a produção de água em sua quantidade e qualidade para o suprimento do reservatório e de todos os cursos d’água da bacia. Assim, o objetivo deste trabalho foi mapear as características da bacia, o uso da terra e seus conflitos, com o auxílio de um Sistema de Informação Geográfica e utilizando uma abordagem multicritério juntamente com a análise multivariada, para a determinação de áreas prioritárias à implementação de um programa de conservação e restauração florestal. A análise multicritério se destacou como a mais coerente, com uma abordagem qualitativa, cujo mapa de áreas prioritárias apresentou 13% da bacia classificada como de muita alta prioridade para restauração florestal, com predominância em relevo e declividades acentuados, em solo característico de alta erodibilidade e sem cobertura vegetal necessária para proteção e estabilidade do solo, o que torna essas áreas extremamente suscetíveis à degradação se não tiverem o manejo e cuidados necessários, resultando em prejuízos aos recursos hídricos. Os resultados contribuem para uma base técnica de conhecimento que podem ser utilizados para substanciar processos de planejamento e gestão do uso do solo e conservação dos recursos hídricos na região.
  • ItemTese de doutorado
    Software para avaliação da viabilidade econômica do uso do inversor de frequência em pivô central
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-01-30) Silva, Tatiane Bortoletto Gomes da [UNESP]; Dal Pai, Enzo [UNESP]; Moraes, Diego Augusto de Campos; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O sistema de irrigação por pivô apresenta um potencial de redução de consumo de energia elétrica quando está irrigando em declive, uma vez que é projetada para atender o ponto de maior demanda de potência, em aclive. Sendo assim, o inversor de frequência é uma alternativa para essa redução de consumo de energia elétrica em pivô central. O inversor de frequência permite um ajuste na demanda de potência no motor, através do controle da velocidade de rotação. O objetivo desse trabalho foi obter uma ferramenta computacional para análise da viabilidade econômica do uso do inversor de frequência em pivô central. Essa ferramenta computacional foi desenvolvida em linguagem de programação Object Pascal por meio do ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) Delphi Community Edition. Esse software realiza simulações da operação do pivô central nas diferentes posições na área irrigada gerando dados de saída de desempenho do pivô central com e sem a interferência do inversor de frequência. Por fim, o software indica a viabilidade ou não da aquisição do inversor de frequência considerando a topografia local, os indicadores econômicos, a tarifa de energia elétrica local, as horas trabalhadas anuais e o custo do inversor de frequência. Esses dados considerados são variáveis que alteram a viabilidade econômica da utilização do inversor de frequência. De acordo com a simulação realizada pelo software, o inversor de frequência diminuiu a média da pressão no sistema, de 39,2 mca (sem inversor) para 19,8 mca (com inversor), diminuindo a potência e, consequentemente, o consumo e custo de energia elétrica do sistema, apresentando uma redução de custo energético de 31,6 %.
  • ItemTese de doutorado
    Modelo matemático para otimização na seleção de fertilizantes a aplicação via fertirrigação
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-02-18) Mota, Flávia Diniz [UNESP]; Sánchez-Román, Rodrigo Máximo; Florentino, Helenice de Oliveira [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A técnica de fertirrigação pode ser considerada a mais eficiente devido à mistura dos fertilizantes com a água de irrigação, os quais aliados a luz solar, constituem os fatores de grande importância para o desenvolvimento das culturas. Desse modo, para atender o objetivo deste trabalho foi desenvolvida uma metodologia que permitisse identificar uma mistura ótima de fertilizantes capaz de auxiliar o produtor no manejo da fertirrigação. Essa metodologia consistiu no desenvolvimento de um modelo matemático de otimização para auxílio na determinação da quantidade ótima de cada fertilizante a ser inserida na mistura de forma a atender as necessidades nutricionais da cultura a um custo mínimo. Para auxiliar o usuário desse modelo, também foi desenvolvido um aplicativo para dispositivos móveis. Sendo, portanto, este aplicativo uma ferramenta de apoio à técnicos e produtores no processo de tomada de decisões em campo. Dentre os diversos métodos de resolução de problemas de programação não-linear, foi escolhido o Método do Gradiente Conjugado Não-Linear para resolução do problema de otimização proposto neste trabalho, por ser o que mais se adapta as características deste. Esse método é um caso particular do Método do Gradiente Conjugado, utilizado para soluções de problemas não-lineares e/ou minimização de funções convexas. O modelo matemático proposto atendeu às restrições preconizados na fertirrigação para o cálculo da quantidade de fertilizantes, à um baixo custo; tornando-o mais completo e eficiente. Dessa maneira, a metodologia assim como o aplicativo desenvolvidos nesta pesquisa apresentam-se como uma importante, amigável e acessível ferramenta para auxiliar no manejo adequado da fertirrigação.
  • ItemTese de doutorado
    Sistemas computacionais baseados em regras fuzzy para previsão de componentes de produção de culturas irrigadas
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-02-17) Bordin, Deyver [UNESP]; Gabriel, Camila Pires Cremasco; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Para uma satisfatória produtividade, a cultura do rabanete (Raphanus sativus L.) exige principalmente boa qualidade do solo e grande disponibilidade de água. A irrigação é uma técnica artificial utilizada para disponibilizar água as plantas. Seu uso deve ser criterioso e para que se obtenha menores custos de produção, deve-se evitar o uso desnecessário de água, e consequentemente, energia elétrica. Formas de utilização da água são cada vez mais estudadas, entre elas, a água de irrigação tratada magneticamente, que tem mostrado aprimoramentos produtivos em diversas culturas. O objetivo deste trabalho foi o desenvolvimento de um conjunto de sistemas computacionais baseados em regras fuzzy para previsão de componentes de produção de culturas irrigadas. Para tanto, foram utilizados dados de um experimento conduzido com água de irrigação convencional ou tratada magneticamente, sendo avaliado variáveis biométricas, tais como: peso verde do bulbo, número de folhas, comprimento da raiz, diâmetro do bulbo, comprimento do bulbo, peso verde da raiz, peso verde da folha, peso seco da raiz, peso seco da folha e peso seco do bulbo. Como resultado, foi apresentado um conjunto de softwares com uma interface de simples uso e fácil compreensão, que poderá auxiliar os produtores na estimativa dos resultados das variáveis biométricas do rabaneteiro e de outras culturas irrigadas.