Dissertações - Geografia - IGCE

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 352
  • ItemDissertação de mestrado
    A Capoeira como resistência cultural: um estudo em Pirassununga (SP)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-05-26) Cezario, Sergio Marcelino Pereira da Silva; Risso, Luciene Cristina [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A Capoeira pode ser entendida como manifestação da cultura do povo negro. Em Pirassununga (SP), nosso objetivo principal foi levantar as experiências e significados da Capoeira dos principais mestres e dos estudantes que participaram das aulas eletivas de capoeira oferecidas em duas escolas, conforme preconiza as leis 10.639/2003 e 11.645/2008. Para atingir tal objetivo, trilhamos metodologicamente em direção a pesquisa qualitativa. Na pesquisa participante, foram oferecidas aulas de capoeira aos estudantes, com idade entre 12 e 13 anos, avaliando seus relatos. Para os mestres, realizamos entrevistas abertas. Os resultados da análise dos relatos dos mestres, no geral, mostraram que a roda de capoeira significa uma relação profunda dos fundamentos e ancestralidade de África, através dos corpos que gingam. Descobrimos o bairro onde as primeiras aulas de capoeira foram dadas, através do relato do mestre Luizão. Quanto aos estudantes, Todos/as disseram que a capoeira os/as ajudou a valorizar a cultura negra, entendendo melhor a luta e resistência do povo negro, a cultura africana, a história afro-brasileira e tudo o que ela representa
  • ItemDissertação de mestrado
    Uso corporativo do território e rendas do agronegócio: a atuação das corporações de agrotóxicos-sementes no Brasil
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-13) Amaral, Ana Flávia Marcondes; Frederico, Samuel [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A agricultura científica se tornou a condição para produção da soja no Brasil após o final do século XX com o neoliberalismo e a globalização. Este modelo de produção agrícola é dependente da criação contínua de tecnologias e inovações, desenvolvidas e comercializadas principalmente por um pequeno número de corporações de agrotóxicos-sementes que comandam o mercado. Os sistemas técnicos baseados em sementes transgênicas e agrotóxicos passaram a ser essenciais na produção moderna, sobretudo no Brasil, onde o Estado e os produtores se tornaram dependentes das rendas geradas na produção de soja. Nesse contexto, o Estado, as corporações e os produtores formam uma aliança estratégica na busca pela renda do agronegócio gerada na produção de soja, onde as corporações por possuírem grande poder econômico, técnico e político conseguem influenciar os demais agentes na produção. O objetivo deste trabalho é analisar as formas de uso do território das corporações de agrotóxicos-sementes no território e como estas atuam na busca pela apropriação das rendas do agronegócio na produção de soja no Brasil, assim como, apontar as estratégias utilizadas pelas corporações na efetivação da apropriação das rendas do agronegócio e suas consequências para agricultura brasileira, frente a divisão internacional do trabalho. As estratégias utilizadas para acessar as rendas do agronegócio envolvem o uso corporativo do território pelas corporações de agrotóxicos-sementes, que vão da oligopolização do mercado, controle sobre a tecnologia e o processo produtivo, até a influência sobre o processo político e financiamento da produção. As corporações são as que mais se beneficiam das rendas geradas no processo produtivo da soja, como observado a partir das leituras e análise da série histórica de custos de produção. A apropriação gera a subordinação do produtor e implicações socioterritoriais tanto para a população como para o Estado.
  • ItemDissertação de mestrado
    Território usado e a contratualização de serviços públicos: as organizações sociais e as políticas de saúde do estado de São Paulo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-05-16) Costa, Nathalia Oliveira Silva; Gallo, Fabrício [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A globalização difundiu os ideais neoliberais, que ocasionaram a reestruturação produtiva e as consequentes transformações urbanas, possibilitando às gestões públicas o estreitamento de seus vínculos com o setor privado. Na década de 1990 os ideais do New Public Management ganharam espaço entre os gestores brasileiros e foram sendo difundidos até serem colocados em prática com a Reforma do Aparelho do Estado em 1995, realizada pelo ex-Presidente da República Fernando Henrique Cardoso. A referida reforma objetivou a incorporação dos ideais corporativos e de mercado no Estado, promovendo a transferência de serviços em diversos setores. As Organizações Sociais foram as entidades privadas do terceiro setor responsáveis pela absorção dessas demandas. Na saúde, esse modelo obteve sucesso em todo o território nacional, sobretudo no estado de São Paulo, que possui legislação própria para a qualificação e contratualização das entidades desde 1998, sendo pioneiro na adoção do modelo na área da saúde. Dentre as diversas modalidades de permissão de prestação de serviços a qualificação de entidades como Organizações Sociais (OS), deteve nossa atenção por ser uma política pública recente, por estar em constante expansão tanto em metrópoles como em centros urbanos de menor porte. Além disso, compreender como os Poderes Executivo Municipal e Estadual estão se articulando para viabilizar essa parceria com as OSS parece pertinente à medida que contribui com a construção de conhecimentos acerca no novo perfil dos governos urbanos, bem como das estratégias de planejamento das cidades e de uso do território pelas entidades privadas. Portanto, delineou-se como objetivo geral identificar como as OSS colocam em uso o território brasileiro, a partir da análise particular da atuação da Rede de Saúde Santa Marcelina, especificamente recortando a atuação da Organização Social de Saúde do Hospital Geral Santa Marcelina do Itaim Paulista na Zona Leste do Município de São Paulo. Como recurso metodológico de análise do território incorporamos o conceito de situação geográfica (GEORGE, 1964; SILVEIRA, 1999; CATAIA E RIBEIRO, 2015) à pesquisa. A operacionalização do conceito se deu com a determinação de cinco variáveis-chave que ao serem analisadas de forma sistêmica fornecem um panorama das universalidades e particularidades encontradas no lugar, bem como elucida os principais atores e sua respectiva força de ação nos usos do território. A situação geográfica encontrada mostrou que a OSS analisada atua de forma hegemônica no território da Zona Leste, disputando apenas com estabelecimentos de saúde privados, bem como apresentou estratégias de atuação alinhadas com ideais corporativos de uso do território.
  • ItemDissertação de mestrado
    Futebol e a emergência dos clubes-empresa no Brasil: da lógica territorial à lógica reticular de organização
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-02-28) Ferreira, Jonathan [UNESP]; Frederico, Samuel [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    No atual período técnico científico-informacional, as empresas globais inseriram-se no futebol visando acumulação a partir da propaganda e inserção em novos mercados. Esse envolvimento do capital no futebol não é novo. Entretanto, a novidade reside na constituição do modelo jurídico de clube-empresa e no surgimento de clubes articulados em redes, funcionando a partir do comando de uma matriz. Dessa forma, a pesquisa parte da seguinte questão: levando-se em consideração a financeirização da economia mundial e a consequente inserção de empresas globais na indústria futebolística, alguns clubes, enquanto associações civis sem fins lucrativos, quando comprados por corporações tal como a Red Bull, se inserem dentro de uma lógica reticular de organização que se opõe a antiga lógica dos territórios? Dentro de nossas análises, observamos que os clubes-empresa no Brasil é deficitário, compreende a estruturas arcaicas, tem pouca torcida e são concentrados em proprietários familiares. Em 2020, havia somente um clube-empresa na Série A e 125 clubes que não disputavam compe-tições em nenhuma divisão. Esse clube é o caso do Red Bull Bragantino, que está estruturado no modelo de multi-club ownership e detém o único capital social positivo dos clubes-empresa de São Paulo. De todo modo, a parceria entre a empresa global e o clube associativo, nos permitiu analisar como as rugosidades de um clube pode permitir que esse investimento aconteça. A instauração de um modelo de clubes articulados em redes tem como principal motivação a circulação de jogadores, fato determinando no período atual em que vive-mos.
  • ItemDissertação de mestrado
    O papel das fantasmagorias do bairro de Santa Felicidade no processo de valorização do espaço na metrópole de Curitiba - PR
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-11-30) Nascimento, Ramon Spironello do [UNESP]; Godoy, Paulo Roberto Teixeira de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A pesquisa visa analisar o papel das fantasmagorias do bairro de Santa Felicidade para a promoção do processo de valorização do espaço na metrópole de Curitiba – PR, tendo enfoque na esfera de circulação do capital, sem perder de vista as limitações empíricas dentro do recorte espacial proposto. Para isso, busca-se compreender tal problemática a partir da teoria marxista da valorização do espaço, entendendo como esse processo (re)produz as formas socioespaciais, tendo nas fantasmagorias sua expressão maximizada. A análise das fantasmagorias se torna essencial enquanto alegoria pautada na materialidade e fetiche da mercadoria enquanto seu substrato imaterial, subjetivo. Através desta perspectiva tem-se a transformação do bairro em palco para o espetáculo para a (re)produção do capital.
  • ItemDissertação de mestrado
    O papel do Estado neoliberal na política territorial do Programa Parceria e Investimento — PPI (2016 — 2021): a Ponte para o Futuro e as confrontações geopolíticas no Brasil
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-11-08) Bragaia, Giuseppe Forioni [UNESP]; Godoy, Paulo Roberto Teixeira de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O objetivo constitui-se em investigar os discursos institucionais e geopolíticos contidos nos programas de infraestrutura e logística, sobretudo o processo em curso do Programa Parceria e Investimento (PPI), uma vez que houve reorientação política-econômica. Portanto, fatalmente empreendeu uma reflexão sobre o papel do Estado no contexto político das primeiras décadas do século XXI, sobretudo pós-impeachment 2016, a partir da agenda neoliberal Ponte para o Futuro, através de privatizações (captura de sistemas técnicos) e licenciamento ambiental (novas áreas para valorização capitalista do espaço). Aperfeiçoou-se a problemática sob análise conceitual dos conceitos de política territorial e geopolítica. Como ponto de partida para a análise, realizou uma revisão bibliográfica das concepções materialistas do Estado, a saber: Estado, instituições, expansão geográfica do capital e confrontações geopolíticas. Atrelou-se a discussão com a Geografia Histórica das políticas territoriais, congregando crises e golpes nas administrações divergentes. Para isso, a análise se debruçou nas carteiras de projetos, atas e documentos nacionais como a Fundação Alexandre Gusmão (FUNAG). Elas se situam no trato das formas políticas de legitimação e as expressões subjacentes, no conteúdo dos novos discursos, a política externa, a ideologia e a presteza da ciência em atendê-la. Como resultado, constatou-se que o PPI é deliberadamente voltado para a inserção do capital privado. Com isso, fortifica o trato das políticas territoriais e geopolítica, congregando a análise da essência do papel do Estado, na conformação dos interesses de classe, sob o julgo da cooptação institucional e ao mercado mundial. A pesquisa infere que houve maior agressividade estatal na implantação de propositura de desenvolvimento econômico neoliberal/ultraliberal e a situação pandêmica favoreceu as iniciativas estatais em um momento de extrema vulnerabilidade política, social e sanitária da população brasileira. O cenário perfeito para consolidação da agudização da espoliação, desigualdade e acumulação capitalista.
  • ItemDissertação de mestrado
    Processos erosivos no relevo de cuestas: a influência antrópica e a legislação ambiental no município de Botucatu (SP)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-11-24) Andrade, Rafael Vilela de [UNESP]; Lupinacci, Cenira Maria [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O relevo de cuestas, característico de regiões de bacias sedimentares e presente de forma expressiva no interior do estado de São Paulo, têm sido objeto de atenção do poder público pelo seu potencial turístico, educacional e ambiental, assim como devido aos problemas que a degradação desse ambiente pode gerar para os sistemas de drenagem, solos e biodiversidade. Por isso, considera-se que, para a sociedade habitar essas regiões sem gerar problemas ambientais, é fundamental o conhecimento da dinâmica do relevo de cuestas. Dessa forma, esta pesquisa busca contribuir para o entendimento da influência dos elementos naturais, uso da terra e legislação ambiental sobre os processos erosivos nas regiões de relevo cuestiforme, a partir de um estudo de caso no município de Botucatu (SP). Para isso, utiliza-se da concepção metodológica da Teoria Geral dos Sistemas aplicada a Geografia para compreender as inter relações existentes entre os elementos da natureza, assim como as contribuições da abordagem antropogeomorfológica, por reconhecer o potencial humano de atuar sobre a dinâmica do relevo. Essa análise se desenvolve a partir da elaboração de documentos cartográficos que permitem reconhecer a distribuição espacial das feições geomorfológicas do relevo cuestiforme, da densidade de feições erosivas lineares, do uso da terra e das áreas protegidas pela legislação ambiental. O cruzamento entre o mapa de densidade de feições erosivas lineares com o de feições do relevo cuestiforme, litologia e solos revelou uma concentração de voçorocamentos nas cabeceiras de drenagem, principalmente sobre latossolos, associadas a contatos litológicos da Formação Marília com a Formação Serra Geral. Ainda, demonstrou que existe uma grande concentração de sulcos e ravinamentos sobre o front cuestiforme em razão do declive acentuado, da presença de depósitos coluvionares e dos contatos entre coberturas mais argilosas e mais arenosas, oriundas dos basaltos ou formações areníticas. Já a análise das relações entre as feições erosivas e o uso da terra demonstrou a influência das pastagens no desenvolvimento de processos erosivos acelerados, assim como das estradas, rodovias, áreas urbanizadas e de expansão urbana que acarretam em voçorocamentos nos locais de descarga da drenagem das águas pluviais. A avaliação da relação entre as áreas de maior densidade de feições erosivas lineares e as áreas com restrições legais ao uso e ocupação, por sua vez, revelaram a importância da manutenção da vegetação florestal nas áreas com restrições segundo os critérios de declividade e nas Áreas de Preservação Permanente (APP) do entorno de nascentes, assim como a limitação da expansão urbana sobre as faixas de reverso das cuestas a fim de evitar o despejo das águas pluviais no front.
  • ItemDissertação de mestrado
    Paisagem, cultura e religiosidade: a percepção do espaço através do Fengshui
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-09-28) Taira, Alice; Castro, Bernadete Aparecida Caprioglio de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A paisagem é um conceito chave na Geografia Cultural, conceito esse que se transformou desde finais do século XIX até a significativa renovação desse campo teórico a partir dos anos 70. Tanto no que se refere à morfologia da paisagem descrita por Sauer, quanto à ideia de paisagem e formação social e seus aspectos simbólicos na visão de Denis Cosgrove, esse conceito tornou-se abrangente e dialógico, envolvendo diferentes áreas do conhecimento no contexto europeu-ocidental a partir do Renascimento. Entretanto, recorremos aqui à contribuição de Yi-Fu Tuan e aos estudos de Augustin Berque para compreender o conceito de paisagem no Oriente (China), onde a aproximação entre o homem e o meio, o mundo físico e o sensível não estão dissociados. Nessa pesquisa, a paisagem seguirá a vertente cultural com desdobramento na abordagem oriental para melhor aproximação com o fengshui (vento e água), elementos de uma tradição milenar chinesa, que propõe o ordenamento do espaço, orientando para a melhor localização de construções humanas destinadas à moradia, ao trabalho e ao lazer. Concebido na China antiga, o fengshui possui elementos da filosofia Taoísta, da numerologia, da astrologia e faz uso dos fundamentos geomorfológicos para melhor compreensão das formas de relevo e de cursos d’água, associados às manifestações do espírito humano, sentimentos e sistema de crenças. A instalação em local apropriado permite uma vida segura, próspera e em harmonia com o meio ambiente.
  • ItemDissertação de mestrado
    A apropriação da terra pela produção capitalista em Tanabi (SP)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-07-08) Lofrano, Matheus Galvani [UNESP]; Godoy, Paulo Roberto Teixeira de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O trabalho propõe uma série de reflexões acerca do histórico territorial e da mudança na dinâmica do modo de produção agrária/agrícola, promovida pelo mercado mundial, em Tanabi, município do noroeste do estado de São Paulo, entre fim do séc. XIX e meados do XX. Os três primeiros capítulos promovem, de maneira sintetizada, um caminho categorial dentro da perspectiva da valorização do espaço sob os fundamentos da Teoria Marxista do Valor. Os dois últimos capítulos se debruçam no histórico de formação territorial do município e expõem o choque ideológico entre os posseiros, (representando as Frentes de Expansão) com os fazendeiros (que estavam atrelados a Frente Pioneira) conduzidos pelas interioridades da Estrada Boiadeira do Taboado. A ideia de Ideologia Geográfica será trazida ao arcabouço teórico no sentido de se compreender o eterno projeto conservador da valorização territorial pensada pelo poder público frente às mudanças socioeconômicas, representando somente aos interesses do grande capital, principal determinante das precárias condições das relações de trabalho dos trabalhadores rurais subservientes aos fazendeiros. Ao final do trabalho, se espera contribuir para o debate histórico-dialético da formação territorial do município tanabiense.
  • ItemDissertação de mestrado
    A nova fronteira de acumulação do capital: o mercado editorial de livros didáticos e o PNLD
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-06-03) Bairro, Gabriel Pinto de [UNESP]; Souza, José Gilberto de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta pesquisa buscou investigar os principais fatores de produção de livros didáticos voltados à distribuição gratuita nas escolas do Brasil, através daquilo que foi identificado como a nova fronteira de acumulação do capital na educação: o Programa Nacional de Livros Didáticos (PNLD). Tomando como base as distribuições dos materiais de Geografia para o Ensino Fundamental e Ensino Médio entre 2016 e 2018 e através dos dados de distribuição obtidos juntos ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), verificou-se o estado de concentração no mercado editorial brasileiro através das comercializações realizadas pelas editoras privadas brasileiras junto à política pública estatal no período, tendo como base os livros didáticos de Geografia. Com isso, pôde-se tecer análises acerca da composição destas empresas privadas e o modo como se relacionam com o Estado brasileiro, apropriando os fundos públicos nacionais e internacionalizando-os, em um processo que tende para uma construção oligopolista e, mais recentemente, com graus de concentração monopolista. Para tanto, foram realizadas pesquisas bibliográficas e em bases de dados para o entendimento do objeto de estudo e a história do PNLD, bem como tecidas análises acerca do papel do livro didático para a educação brasileira, desenvolvido enquanto uma dupla-função de mercadoria e meio de trabalho para os professores brasileiros, importante conceito para verificar e analisar a contemporaneidade do livro didático no país. Como resultados, analisou-se a concentração em torno de poucas editoras – as quais também se organizam em conglomerados educacionais a partir da aquisição e/ou fusão empresarial ocorrida ao longo do tempo – e títulos de Geografia no período analisado. Também se asseverou a estrutura destas companhias, as quais tensionam a organização e a distribuição dos recursos públicos para a produção de didáticos para uma estrutura de concentração editorial e de mercado, compondo uma base futura para a acumulação ampliada de fundos públicos a partir da criação de novos nichos de mercado futuros para produção de livros didáticos a serem comprados pelo Estado via PNLD.
  • ItemDissertação de mestrado
    Recursos minerais e políticas públicas: exploração e produção de ouro no departamento de Saraya na região de Kedougou, Senegal
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-05-13) Seye, Papa Mamadou; Borges, Ana Claudia Giannini [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Nas últimas décadas a atividade de exploração de produção de ouro se acentuou na região de Kedougou no Senegal oriental, mais especificamente no departamento de Saraya. Essa intensificação das atividades de prospecção e produção do ouro está relacionada diretamente com a presença efetiva de grandes multinacionais extrativistas que foram atraídas por políticas de abertura por parte do poder público, principalmente a partir dos anos 2000. As atividades de extração de ouro na região de Kedougou apresentam relevância no balanço comercial do Senegal. Assim, o propósito deste trabalho foi analisar as transformações que ocorreram no circuito espacial produtivo e círculos de cooperação do ouro no departamento de Saraya, região de Kedougou, no Senegal oriental entre 2003 e 2020. Para tal, mostrou-se as reformas na legislação de mineração do Senegal, nos governos Wade e Macky Sall, e como essas atraíram grandes investidores para o setor. Situação que provocou uma disputa de território, especificamente, onde se encontram as reservas naturais de ouro, o que resultou na mudança da estrutura de ocupação do solo e de seu uso.
  • ItemDissertação de mestrado
    Uso do território e comunidades tradicionais: as verticalidades do agronegócio globalizado sobre as horizontalidades do Território Melancias, Piauí, Brasil
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-05-02) Albuquerque, Bruna Henrique [UNESP]; Frederico, Samuel [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Essa dissertação se propõe a compreender as transformações do território usado pelas comunidades tradicionais decorrentes das verticalidades do agronegócio na região Sul do Piauí. Para isso, adotamos como recorte territorial a comunidade tradicional dos ribeirinhos-brejeiros do Território Melancias que resiste no baixão da Serra do Quilombo, localizada na área rural de Gilbués/PI. A partir da revisão bibliográfica sobre a temática, do levantamento e análise de dados secundários, da coleta de dados primários e informações nos trabalhos de campo, esse trabalho procurou abordar três pontos principais: a dinâmica do avanço da fronteira agrícola na região; o uso do território pela comunidade tradicional; e as consequências territoriais da presença do agronegócio para a comunidade. O avanço da agricultura moderna nessa região ocorre de forma mais acentuada, principalmente, após os anos 2000, impondo uma racionalidade que tem sido responsável por eventos verticais de apropriação, ocupação e transformação desse espaço. Esse processo, engendrado por políticas estatais aliadas aos interesses hegemônicos, subjugou os usos pretéritos dessa região que, até então, era majoritariamente ocupada por indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais. De modo geral, enquanto as comunidades se estabeleceram nos fundos de vales (denominados Baixões), com lógicas de uso do território vinculadas às características naturais do Cerrado, a agricultura moderna avançou sobre as chapadas com a produção em larga escala, baseada no controle dos fatores naturais por meio das inovações técnicas e científicas, atendendo à racionalidade imposta pelo mercado financeiro. Embora ocupem áreas distintas, a proximidade com as lavouras modernas tem acarretado uma série de problemas para as comunidades, tais como a contaminação de cultivos e a disseminação de pragas, devido a pulverização aérea de agrotóxicos; e o assoreamento dos rios e brejos, causado pela aceleração dos processos erosivos, um efeito do desmatamento nas chapadas. Além disso, há um acirramento dos conflitos territoriais, resultante da apropriação ilegal das terras dos baixões pelas fazendas e empresas agrícolas, sobretudo, para a criação de áreas de Reserva Legal. Frente a isso, algumas comunidades têm se organizado e articulado com sindicatos, ONGs, universidades e organizações religiosas, para reivindicar o reconhecimento legal de seus territórios. Após diversas denúncias que atingiram repercussão internacional, o processo de regularização do Território Melancias e de outras comunidades foi iniciado com recursos do programa implementado pelo Banco Mundial. As comunidades possuem um amplo conhecimento das dinâmicas geográficas da região e a combinação de suas práticas e atividades revelam-se contrarracionalidades que devem ser consideradas, não apenas para a sobrevivência dessas populações, mas para a manutenção da vida no Cerrado.
  • ItemDissertação de mestrado
    A atuação de professores com formação em Geografia e Pedagogia nos anos iniciais em contexto de pandemia
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-03-21) Carmo, Angela Maria do; Maia, Diego Corrêa [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Os conhecimentos de Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental ainda se constituem, para muitos professores de Geografia e Pedagogos, como saberes que podem ser explorados com maior relevância, após a aquisição da língua escrita, códigos e símbolos. Possibilitar a alfabetização geográfica propicia às crianças aprenderem a conhecer a si próprios e o mundo social e natural. Esta pesquisa busca compreender como formados em Geografia e Pedagogia atuam em sala de aula, identificando se há diferenciação na abordagem e condução desses conhecimentos sobrepondo a formação específica à formação que privilegia o saber pedagógico, voltado aos processos de ensino-aprendizagem. Com uma abordagem de cunho qualitativo por meio de entrevistas, questionários e análise documental, buscamos compreender através do estudo de caso o desenvolvimento prático dos saberes adquiridos, ressaltando o exercício neste período de aulas não presenciais em decorrência da pandemia de COVID 19. A formação acadêmica em Geografia e em Pedagogia muitas vezes não capacita o professor para o ensino de Geografia e o desenvolvimento do pensamento por meio de conhecimentos geográficos nessa etapa de ensino. Muitos dos saberes são constituídos na prática, o que ressalta a importância de se formar um professor pesquisador, que ressignifica sua atuação sendo proativo e sabendo interagir com seus pares na busca de uma formação coletiva. A pesquisa evidenciou essa concepção, pois, diante das intercorrências da pandemia os professores, que tinham essas características, independentemente da formação, conseguiram desenvolver um trabalho mais coeso, pois se mostravam aptos a redirecionar suas práticas e interagiam de forma positiva com seus pares num trabalho cooperativo, possibilitando, assim, maior fluidez em suas propostas. Este trabalho tem como propósito também contribuir para que outros trabalhos sejam produzidos, tornando o professor sujeito do processo ensino aprendizagem.
  • ItemDissertação de mestrado
    Agronegócio e a Metrópole de São Paulo: o controle da produção de soja pelas tradings ABCD e o papel dos sistemas informacionais
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-12-22) Silva, Yasmim dos Santos; Frederico, Samuel [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O presente trabalho tem como objetivo demonstrar o papel que a Metrópole de São Paulo representa na regulação do agronegócio. A partir dos anos 2000, com a nova economia política do território apoiada no agronegócio pudemos observar a expansão de um grupo reduzido de empresas globais na agricultura brasileira, o que resultou em diversas alterações no território, tais como: a expansão de infraestruturas com intuito único de viabilizar o escoamento da produção; a expansão acelerada da fronteira agrícola e o acirramento da divisão territorial do trabalho, reforçando a dinâmica de concentração de comando e dispersão das atividades produtivas. A concentração de comando se dá sobretudo na Metrópole de São Paulo, o polo acolhedor das modernizações tecnocientíficas do país. Pelo seu papel hegemônico na divisão territorial do trabalho, a Metrópole Paulista concentra recursos e serviços que atraem a sede de firmas mundiais, como é caso das tradings agrícolas ADM, Bunge, Cargill e Louis Dreyfus. As ABCD possuem um papel regulador no circuito espacial produtivo da soja, principalmente através do controle de crédito e da logística. A base de comando das tradings ABCD se encontra em São Paulo, o que garante a Metrópole um controle privilegiado da produção agrícola moderna. Ressaltamos o papel dos sistemas informacionais e principalmente de comunicação na gestão da produção. Sem uma base informacional avançada não seria possível o papel de comando de São Paulo, assim como o controle do circuito espacial produtivo pelas empresas globais ABCD.
  • ItemDissertação de mestrado
    Geografia e literatura: o olhar de uma geógrafa sobre a obra Casa de Pensão (1884) de Aluísio de Azevedo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-11-08) Toledo, Caroline França de; Pezzato, Joao Pedro [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O estudo das relações entre Geografia e arte tem, há alguns anos, ganhado maior destaque que em décadas anteriores. Neste trabalho, será explorada, especificamente, a literatura como um dos pilares de estudo associado à Geografia. O foco será no autor naturalista Aluísio de Azevedo e sua produção, em especial a obra Casa de pensão (1884). A correlação entre a Geografia e a citada obra literária ocorrerá através da análise da influência da filosofia positivista, para a dimensão científica, e o naturalismo, no caso da obra literária. Outra dimensão explorada no estudo, será as configurações do espaço urbano no contexto das reformas modernizadoras por que passou a cidade do Rio de Janeiro, localidade em que se transcorria a trama abordada. A análise partirá da perspectiva de Aluísio de Azevedo em representar tanto as atitudes dos personagens, como a espacialidade carioca. É, assim, provável concluir que Casa de pensão oferece vividas representações da essência das configurações dos espaços em que perpassam seus personagens. Nesse sentido, é possível considerar, também, que ele próprio, o espaço da trama, se torna um de seus personagens. Além disso, quando os escritos do literato são colocados em diálogo com a história da Geografia urbana, fica revelada uma trama ainda mais rica e reveladora da amplitude em que espaços e lugares estão apresentados na obra.
  • ItemDissertação de mestrado
    Expansão canavieira e impactos no uso do solo e na estrutura agroindustrial do estado de São Paulo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-10-18) Magalhães, Jocasta Fernandes; Baccarin, José Giacomo [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A modernização agrícola, impulsionada, sobretudo a partir de 1960 é uma temática bastante discutida na literatura, haja vista, que tem se observado profundas metamorfoses no espaço agrário brasileiro, daí advindas. A monopolização do território por determinada atividade agrícola é uma característica da agricultura moderna que vem impactando na produção de outras atividades e na conformação de regiões agroindustriais. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é compreender como a expansão do complexo sucroalcooleiro e da lavoura canavieira, afetando a área e produção de outras atividades agropecuárias, impactou a estrutura produtiva de importantes ramos agroindustriais em São Paulo, no período de 1996 a 2017. Esta questão que está relacionada com a integração entre a matéria-prima agrícola e indústria, pode estar afetando também a estrutura agroindustrial do estado de São Paulo. Para que isso fosse verificado foram utilizados dados dos censos agropecuários do IBGE do período de 1996 a 2017 e de outras instituições, considerando a realidade do estado todo, bem como, de suas 16 regiões administrativas. Verificou-se que não só a produção de outras lavouras e de pastagens foram impactadas, mas também a dinâmica de outros ramos agroindustriais, sobretudo, o da bovinocultura de corte e de leite.
  • ItemDissertação de mestrado
    A primeira década do BRICS: evolução, institucionalização e sua instituição financeira
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-10-18) Wolf, Caio Marcelo; Souza, Angelita Matos [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A dissertação tem como objeto central de pesquisa a conformação geopolítica entre Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, o grupo BRICS, sua primeira década de existência (2008-2018) e sua maior realização até o momento, o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB) e o Arranjo Contingente de Reserva (ACR). Buscaremos discutir o processo de consolidação político-institucional do bloco, que teria desencadeado entre outras coisas, no NDB e no ACR. O BRICS é possivelmente, a maior coalizão em âmbito internacional representativa, de algum modo, dos interesses dos países do Sul Global. Discutiremos além do processo de formação da coalizão, suas reivindicações por maior espaço na esfera internacional, bem como suas iniciativas mais importantes, visando demonstrar a evolução do BRICS, de uma concertação de investimentos, para uma coalizão com intencionalidades geopolíticas institucionalizadas. Analisaremos também, os projetos aprovados pelo Banco durante o período da primeira década do grupo (até 2018).
  • ItemDissertação de mestrado
    Morte e Vida Severina: um estudo sobre ideologias geográficas no filme O homem que virou suco (1980-1981) de João Batista de Andrade
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-10-15) Setin, Monique Fernanda; Godoy, Paulo Roberto Teixeira de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta dissertação procura contribuir com o estudo sobre ideologias geográficas e cinema. Isso será realizado a partir do conceito de paisagem, que para esta pesquisa significa cena, ou seja, um conjunto de imagens. A relação entre Geografia e cinema se estabelece a partir do processo de renovação da Geografia Cultural, iniciado na década de 1980. Esse campo de estudos analisa a representação do espaço geográfico nos filmes através de imagens e/ou narrativas. O cinema é uma das manifestações da cultura responsáveis por disseminar valores e visões de mundo, contribuindo, dessa forma, para a construção da valorização subjetiva do espaço geográfico, tornando-se fundamental compreendê-las, pois são essas motivações que impulsionam sua produção material. Os intelectuais da Teoria Crítica, em meados do século XX, criaram o conceito de “indústria cultural”, analisando a cultura produzida pelos grandes cartéis dos centros hegemônicos, e perceberam que o conceito tem por objetivo denunciar a padronização das necessidades humanas (consumo, comportamento, subjetividades etc.), de modo a alienar a sociedade capitalista contemporânea. No entanto, opondo-se à indústria cultural, surgem novas vozes e narrativas buscando construir uma “Cultura Nacional Popular” por meio de literatura, música, teatro e cinema, ao longo do século XX. O objetivo da pesquisa é estabelecer um contraponto à abordagem dominante colonizadora e responder à seguinte questão: quais ideologias geográficas podemos extrair do filme O homem que virou suco, de João Batista de Andrade (1980-1981)? Analisamos a obra fílmica buscando encontrar nas paisagens-imagens e nas falas dos personagens as ideologias geográficas. Para a realização desta pesquisa fizemos revisão bibliográfica. Para melhor organizar o filme, dividimo-lo em blocos a partir do deslocamento do personagem principal pela metrópole paulista. As principais ideologias geográficas encontradas foram o discurso de que a dedicação ao trabalho, a responsabilidade perante a família e a disciplina diante das leis são fundamentais para a construção da Nação; há concepção de trabalho enquanto dureza e do artista como vagabundo; há diferenciação entre São Paulo e o Nordeste; a concepção de Norte e Nordeste como se fossem a mesma região; a visão de que o Brasil é moderno e atrasado; e a concepção de que trabalho em São Paulo é dureza e no Nordeste é moleza. As ideias são fundamentais, pois elas se materializam na nossa prática cotidiana.
  • ItemDissertação de mestrado
    Mobilidade espacial da força de trabalho no capitalismo contemporâneo: estudo do processo migratório venezuelano para o Brasil (2013-2019)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-10-18) Ismael, Vinicius De Paula; Godoy, Paulo Roberto Teixeira de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Objetivamos nesta pesquisa compreender o complexo processo migratório venezuelano para o Brasil no período recente, desencadeado sobretudo a partir de meados da década de 2010, tendo como fio condutor uma análise pautada na crítica do modo de produção capitalista e de seu processo de acumulação ampliada – através da expansão territorial – sobre novos espaços a serem incorporados à dinâmica de reprodução do capital, processo que tem se intensificado e pode ser observado através da ofensiva do capital sobre a América Latina e, particularmente, sobre a Venezuela nos anos recentes. Guiados por estes pressupostos, buscamos entender como o movimento migratório venezuelano para o Brasil se relaciona com o contexto de crise estrutural da sociabilidade capitalista que tem se agudizado a partir das últimas décadas do século XX e primeiras décadas do século XXI e como a migração venezuelana se configura enquanto um processo de mobilização espacial da força de trabalho imigrante decorrente dessa crise associada a acumulação ampliada do capital. Observa-se que a crise venezuelana, fortalecida sobretudo através da ofensiva do capital, tem desencadeado um processo de mobilização forçada da força de trabalho venezuelana, que emigra de seu país na busca de garantir sua própria sobrevivência através da exploração de sua mais-valia em um contexto de precarização das condições de trabalho na periferia capitalista.
  • ItemDissertação de mestrado
    Análise espacial da criminalidade: estudo de caso do município de Piracicaba/SP
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-09-29) Silvestre, Eder Roberto; Pancher, Andréia Medinilha; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Nas últimas décadas, o Brasil apresentou uma tendência de aumento nas taxas de criminalidade, especialmente os homicídios, que acentuaram as preocupações da sociedade em relação à segurança pública. As diversas faces que a violência assume implementam na população a sensação de insegurança e medo, reduzindo sua qualidade vida. Diante do exposto, o objetivo fundamental dessa pesquisa foi analisar a dimensão espacial do crime em Piracicaba/SP, na perspectiva teórica da desorganização social e das atividades de rotina. As informações sobre os homicídios, estupros, roubos/furtos de automóveis e residências, foram adquiridas dos Boletins de Ocorrência, disponibilizados pela Secretária de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SPP). Os dados compreendem o período de 2008 a 2012 e foram comparados com as variáveis coletadas no Censo Demográfico de 2010, do Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os procedimentos metodológicos consistiram na utilização do Geoprocessamento para a espacialização dos crimes e para as análises espaciais, abrangendo o mapeamento de clusters e outliers, agrupamento de dados, regressão exploratória e modelos de regressão espacial. Os resultados indicaram um suporte parcial das teorias da desorganização social e das atividades de rotina para a explicação da criminalidade no município, indicando as semelhanças e as diferenças que a violência no município pode conter em relação a outras cidades do Brasil e do mundo.