Teses - Música - IA

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 93
  • ItemTese de doutorado
    Fluxo, improvisação e padrões que conectam: uma etnografia do musicar na Música do Círculo e suas implicações para a educação musical
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-27) Ferlim, Uliana Dias Campos; Arroyo, Margarete [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta pesquisa trata da apresentação e descrição densa da comunidade da Música do Círculo (MdC), grupo de pessoas que atuam desde São Paulo. A MdC congrega ações que envolvem corpo, voz e movimento em contexto urbano, organiza e compartilha modos de fazer, aprender e ensinar música que incluíram experiências online no ano de 2020. Os objetivos almejam desvendar o universo da MdC para compreender melhor o seu fazer musical e, a partir disto, discutir a força da música e do musicar nessa comunidade e levantar implicações para a educação musical. A investigação utiliza procedimentos etnográficos presenciais, virtuais e autoetnográficos. Para tanto, recorre à observação participante, a entrevistas semiestruturadas, e à produção de dados por fontes escritas e não-escritas tais como áudios e vídeos. A etnografia virtual subsidia a interpretação do fenômeno que se adaptou/relacionou ao ambiente virtual por força da pandemia do coronavírus no ano de 2020 e a autoetnografia é incluída por se tratar de experiências que remetem a vivências da pesquisadora na comunidade da MdC. Por meio dessas abordagens metodológicas e dos referenciais centrados no conceito do musicar (SMALL, 1998) e na teoria da interação humano-música (DeNORA, 2000) identificam-se os seguintes resultados: o musicar na MdC é caracterizado pela busca de padrões para conectar, sônicos, de movimentos, de palavras-poesia; pela promoção do “fluxo” (entrainment); pelo improviso como cocriação; pela busca do “estar junto” e a busca por constituir comunidades. A vivência online deu subsídios à identificação do ponto de escuta, da memória do presencial, e aos conceitos de musicar objetivo (o musicar DA MdC) e musicar subjetivo (musicar NA MdC).
  • ItemTese de doutorado
    Procedimentos interdisciplinares para a formação do cantor: aplicações na performance da canção de câmara
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-27) Briguente, Daniele; Ray, Sonia [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A presente pesquisa trata da formação do Bacharel em Canto, com ênfase na performance da canção de câmara. A tese que se defende é a de que o processo de formação do cantor, para atuar em canções de câmara, requer a inserção de conteúdos que atendam a característica interdisciplinar desse repertório. A metodologia consiste em revisão de literatura sobre 1) conceito de interdisciplinaridade na performance musical e particularmente na vocal, 2) levantamento e análise das matrizes curriculares dos cursos de Bacharelado com habilitação em Canto das Universidades Federais e Estaduais brasileiras, 3) revisão de literatura dos aspectos essenciais da canção de câmara, com ênfase em três deles: I) a unidade texto/música; II) a elaboração da persona de cada canção e III) os aspectos interpretativos da canção de câmara, e 4) a proposição de conteúdos que possibilitem as práticas interdisciplinares durante a formação do cantor. O trabalho está organizado em quatro capítulos correspondentes às etapas da metodologia.
  • ItemTese de doutorado
    Filosofia da música: conceitos em interlocução
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-21) Oliveira, Sidnei de [UNESP]; Tomás, Lia Vera [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A tese em questão discorre sobre aspectos relacionados à esfera da filosofia da música, em especial, a partir de vocábulos, obras e autores que são considerados pertencentes ao universo dessa mesma temática - filosofia da música. Em um primeiro momento, termos referenciados ao assunto são analisados de maneira crítica, uma vez que muitos autores estabelecem um vínculo direto dessas palavras e expressões à filosofia da música. Compêndios e obras específicas nos permitem amalgamar a discussão entre tais vocábulos a esfera da música e da filosofia, bem como a reflexão de cada autor que constituem estes escritos. Em um segundo instante, a crítica reflexiva se dá com base em escritos reconhecidos de pensadores, filósofos, músicos e musicólogos que desenvolveram ou desenvolvem, atualmente, conteúdos relativos à filosofia da música. A reflexão crítica aos textos apresentados é o que permite a concordância ou refutação de determinadas teses trazidas para a interlocução e análise. Em relação à última parte da tese, é exposto o que é considerado, nesta pesquisa, em específico, autores e obras que dialogam com propriedade e responsabilidade, temas que fundamentam não apenas a música, mas também a filosofia, podendo assim, serem reconhecidas como obras e escritos que amalgamam as duas áreas do conhecimento. Faz-se necessário, para melhor interlocução, o conhecimento em ambas as áreas, a saber, música e filosofia, asserção central dessa pesquisa, uma vez que para haver um diálogo prolífero, é fundamental que as áreas música e filosofia possam se amalgamar sem hierarquia ou dissonância entre tais áreas.
  • ItemTese de doutorado
    Diálogos com o silêncio na contemporaneidade: excesso de ruídos, educação sonora e música
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-01-20) Leal, Sergio; Fonterrada, Marisa Trench de Oliveira [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O excesso de ruídos está amplamente presente na vida humana na contemporaneidade. Comprovadamente nocivo à saúde, seus efeitos passam despercebidos devido à sua naturalização. Neste trabalho discutem-se as origens da saturação sonora, suas consequências para a saúde em termos de seus efeitos auditivos e não auditivos, seus determinantes sociais, históricos e políticos e propõe-se que uma educação sonora voltada para a valorização do silêncio funcione como equilíbrio para tal excesso. Desenvolvem-se as discussões com base na ecologia sonora, de Schafer, e relacionam-se suas concepções em diálogo interdisciplinar com outros campos do saber, sobretudo com a saúde e as ciências sociais, transversalizados pela perspectiva do pensamento sistêmico. Conclui-se que a individuação da escuta e a conquista do silêncio possibilitam uma ampliação da consciência relacionada à escuta do ambiente e, dessa forma, contribuem para uma atitude crítica diante do excesso de ruídos, capacitando os indivíduos a agirem em seu meio, transformando-o; viabilizam, também, uma ampliação das possibilidades de atuação da educação sonora e oferecem novos recursos para nortear a criação, seja para os educadores interessados nas práticas criativas, seja para compositores.
  • ItemTese de doutorado
    Avaliação cognitiva da leitura à primeira vista: processos de construção, adaptação e busca de evidências de validade
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-11-18) Torres, Sérgio Inácio; Bortz, Graziela [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A presente pesquisa apresenta uma investigação sobre a avaliação da leitura à primeira vista. O escopo deste estudo procurou, por meio dos referenciais da leitura à primeira vista e dos Estilos Intelectuais, estabelecer uma correlação entre esses dois constructos para confirmação interna dos itens estatisticamente adaptados ou elaborados utilizados, sendo estes já com percurso de validação semântica e de conteúdo finalizados. O objetivo geral foi compreender os estilos cognitivos da avaliação da leitura à primeira vista dos licenciandos em Música. Mais especificamente: a) buscar evidências de validade para os instrumentos, de modo a averiguar as variáveis trazidas no presente estudo; b) levantar as estratégias empregadas na leitura à primeira vista; c) identificar os “Estilos Intelectuais” que norteiam esses estudantes; d) investigar, por meio da aplicação do Inventário de Estilos Intelectuais-Revisado, subsídios para a criação de uma escala psicométrica específica como novo instrumento; e e) buscar evidências da estrutura interna para a amostra com alunos licenciandos em Música. As hipóteses aventadas foram: 1) A leitura à primeira vista pode ser avaliada por processos de construção e adaptação de instrumentos cognitivos? 2) É exequível a mensuração dos estilos intelectuais dos licenciandos em Música no Brasil por meio de suas preferências? 3) Existe correlação entre os modelos de estilos intelectuais e a leitura à primeira vista? Com relação ao método, inicialmente, após Leituras e fichamento de livros, teses, dissertações e artigos sobre Leitura à primeira vista e Estilos Intelectuais, a escrita dos dois primeiros capítulos foi viabilizada. Posteriormente, temos o Estudo Piloto; Adaptação e Validação Semântica do Thinking Styles Inventory – Revised II (TSI-R2) para as Licenciaturas em Música no Brasil. Construção e Validação Semântica e de Conteúdo da EALPV. A Análise de Dados e os Resultados foram de acordo com a metodologia utilizada e os aferimentos dos programas estatísticos MPLUS e SPSS. Os resultados apresentaram quatro dimensões para a adaptação dos estilos intelectuais e três dimensões para a EALPV, não configurando correlações. Após essas etapas, foi possível discutir e estabelecer as considerações finais.
  • ItemTese de doutorado
    A musicalidade das vocaliz[ações] de bebês na brincadeira sonoro-musical: um estudo de [INTER]ações entre mãe-bebê e pai-bebê
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-11-21) Traverzim, Monique [UNESP]; Fonterrada, Marisa Trench de Oliveira [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta pesquisa nasce a partir dos desafios encontrados ao se trabalhar como educadora musical formadora em cursos de Licenciatura em Música e diretamente com bebês em escolas de educação infantil. As dúvidas dos licenciandos em relação à educação musical de bebês e a dificuldade em encontrar materiais didáticos, bem como teóricos em língua portuguesa, que considerem as potencialidades da criança em fase pré-verbal, para se comunicar musicalmente, delinearam o tema estudado. Tem-se como objetivo identificar os modos pelos quais o bebê faz uso dos parâmetros sonoros: altura, timbre, duração e intensidade, durante um diálogo sonoro-musical com um adulto afeiçoado. A investigação é de abordagem qualitativa e configura-se como um estudo de casos múltiplos, desenvolvido em colaboração com pais, que filmaram interações livres com seus filhos, em situações cotidianas. Foram realizadas análises criteriosas das vocaliz[AÇÕES] das crianças e dos comportamentos de duas díades mãe-bebê e uma pai-bebê, durante as interações, que foram nomeadas “brincadeiras sonoro-musicais”. A fundamentação teórica perpassa as áreas da educação musical, educação, psicologia e biopsicologia no intento de se atender e estudar o bebê em sua multidimensionalidade. Foram estudados os conceitos de musicalidade comunicativa (MALLOCH, 1999/2000; MALLOCH; TREVARTHEN, 2009) e parentalidade intuitiva (PAPOUSEK, 1996; PAPOUSEK; PAPOUSEK, 2002), a fim de se verificar a possibilidade de utilizá-los como estopim para a idealização de uma educação musical com a criança e não somente para ela. Após a escuta atenta e cuidadosa das condutas vocais das crianças e dos adultos na brincadeira sonoro-musical, infere-se que é possível, desejável e necessário que o educador utilize a musicalidade comunicativa como ponto de partida para construir, analisar e repensar a própria prática didático-pedagógica. Além de tomar o comportamento parental intuitivo como inspiração e referência a favor do desenvolvimento do potencial musical, comunicativo e inventivo de cada bebê, em experiências musicais. No que diz respeito ao estudo dos gestos vocais dos pequenos no âmbito dos parâmetros sonoros, aplicados em instituições que trabalham com bebês e na educação infantil, considera-se como achado mais relevante para a área a necessidade de atendimento individualizado nos Encontros Musicais coletivos, pois cada criança possui maneiras particulares de explorar a própria voz e interagir musicalmente com outras pessoas de modo espontâneo e inesperado.
  • ItemTese de doutorado
    Diálogos com Boris Porena: aprendizagem na escola de educação básica, músicas e universos culturais locais
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-11-11) Pontes, Samuel Campos de [UNESP]; Fonterrada, Marisa Trench de Oliveira [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta pesquisa tem como objetivo compreender, analisar e interpretar o pensamento de Boris Porena, dentro de seu contexto de enunciação e das possíveis conexões que podem ser feitas, com foco na problemática da aprendizagem de música na escola de educação básica. Para isso, apresenta-se um breve perfil que se refere a aspectos biográficos e que considera, também, a produção ensaística de Boris Porena. Este perfil foi elaborado com base em depoimentos que dizem respeito a esta história de vida e, também, a partir de relatos descritivos, produzidos no contexto desta pesquisa. Propõe-se, ainda, uma discussão acerca dos termos relativos à Hipótese Metacultural, bem como de suas implicações para as problemáticas relativas à aprendizagem. Nesse ponto, estabelecem-se relações com algumas ideias presentes no pensamento de Edgar Morin e de Jacques Rancière, além de outros autores. Em seguida, tem-se como foco a análise de algumas obras relativas à educação musical, produzidas por Porena. Por fim, consideram-se três aspectos que se referem a possíveis conexões entre o pensamento do autor e à educação musical brasileira dos dias atuais: uma breve análise da legislação relativa ao ensino de música nas escolas, com foco na Base Nacional Comum Curricular; uma discussão acerca das implicações do crescimento dos métodos de ensino apostilados; e a consideração de uma experiência, realizada no contexto desta pesquisa com estudantes do Ensino Fundamental Anos Iniciais, fundamentada em alguns princípios defendidos por Porena.
  • ItemTese de doutorado
    A influência da voz sobre a prática instrumental: a fala, o canto e sua aplicação na viola
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-06-29) Faria, Cindy Folly [UNESP]; Filho, Nahim Marun [UNESP]; Biaggi, Emerson Luiz de; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Essa tese se propõe a investigar a influência da voz falada e cantada sobre a prática instrumental desde o século XVI até a atualidade através da observação do que dizem os instrumentistas a respeito da imitação da voz. Busca-se aplicar recursos e princípios da voz para os meios técnico-musicais específicos da viola, utilizando-se de contribuições de métodos e tratados vocais e instrumentais de vários períodos da história, além de contribuições de violistas importantes da atualidade. Utiliza-se especialmente o guia do caminho percorrido por Charles de Bériot na sua busca pela imitação da voz, mas outros autores também são utilizados. Os recursos técnico-musicais escolhidos para essa transferência são o portamento di voce no sentido de legato, tratando sobre aspectos de conexão entre notas e elementos musicais; as nuances de dinâmica, tratando sobre aspectos de sonoridade e messa di voce, ou son filé; a pronúncia do arco, que trata sobre acento e ataque das notas; e pontuação, que analisa a importância do controle na execução das pausas, silêncios e respirações entre as notas, inclusive na articulação. Acredita-se que a voz falada e a voz cantada possuem um forte poder discursivo e comunicativo, e que seus princípios podem ser úteis aos instrumentistas quando aplicados ao repertório de qualquer estilo ou período musical. Ao utilizar a própria voz ou olhar o exemplo de bons cantores ou oradores, o instrumentista traria para o próprio corpo as sensações físicas do que mentalmente ele deseja realizar, para então utilizar seu corpo de forma mais consciente para superar questões técnico-musicais no seu instrumento.
  • ItemTese de doutorado
    De “lá dó” interior: o desenvolvimento musical de bebês de 0 a 2 anos em aulas de música em escolas públicas
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-07-18) Mião, Cícero Rodarte [UNESP]; Lima, Sonia Regina Albano de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A tese que se segue teve como objetivo investigar o desenvolvimento musical de bebês de 0 (zero) a 2 (dois) anos. Para tanto foi realizada uma pesquisa-ação em berçários da Rede Pública Municipal de Educação Infantil do Município de São Sebastião do Paraíso, interior do Estado de Minas Gerais – Brasil. Esta modalidade de pesquisa foi empregada tendo em vista que o doutorando atuou durante todo o processo investigatório como educador musical responsável pelas oficinas de musicalização de bebês voltadas para esse público-alvo, reformulando quando necessário o trabalho pedagógico empregado e os processos de investigação. Na coleta de dados foram utilizadas gravações em vídeos das aulas de música que aconteceram semanalmente nos Centros Municipais de Educação Infantil desta região. A fundamentação teórica da pesquisa tomou como base o conceito de gênese do conceito proposto por Lev Vigotski e o conceito gênese da imitação relatado por Jean Piaget. A análise dos dados coletados se deu por observação e categorização de comportamento desses bebês, além da criação de dois sistemas e protocolos de análise específicos para o contexto pesquisado. A tese foi dividida em 4 capítulos que descreveram respectivamente a metodologia utilizada, o contexto da pesquisa, o referencial teórico e os resultados obtidos. Os resultados apontaram para 3 fases do desenvolvimento musical nas crianças entre 10 e 21 meses, cada qual com suas características próprias, de acordo com o nível desenvolvimental de cada faixa etária. Complementando a pesquisa, além de descrever o processo de implementação e consolidação das oficinas de musicalização destinadas a esta faixa etária, foi relatada a repercussão desse trabalho musical na comunidade e na Secretaria Municipal de Educação, o que possibilitou a extensão de uma proposta pedagógica de ensino musical voltada para toda a rede de educação infantil da rede municipal de educação.
  • ItemTese de doutorado
    A construção de sentido na performance de violão solo no ato e no tempo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-05-31) Lemos, Caio Victor de Oliveira [UNESP]; Nogueira, Gisela Gomes Pupo [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta tese investiga a construção de sentidos em performances de violão solo pelas relações sincrônicas e diacrônicas tecidas em ato, isto é, pela composição entre elementos estruturais/imanentes e sua colocação dentro do contexto histórico-social. Para isso, parte-se da discussão sobre a performance musical enquanto objeto de estudos, seus limites, suas relações intertextuais, seu caráter sincrético, e, com isso, propõe-se a adoção de um modelo teórico que considere a dinâmica do ato aliada às mais variadas propostas performáticas – das mais tradicionais às mais experimentais –, traçando o eixo comum que possibilite encontrar a cada caso os elementos pertinentes, a distribuição dos valores discursivos, a relação entre os atores da cena performática, etc. Em seguida, é apresentada a proposta teórico-metodológica que subsidia esta pesquisa, a saber, a semiótica tensiva, a partir de autores como Zilberberg (2011), Fontanille e Zilberberg (2001) e Tatit (2019). Nesse momento, os elementos norteadores da teoria são focalizados, em especial a relação entre os eixos da intensidade (sensível) e extensidade (inteligível), para a composição do sentido do enunciado, com explicações e exemplos do universo musical, mostrando assim tanto a sua pertinência conceitual quanto a exequibilidade na performance musical. O próximo passo é a discussão dos conceitos de dialogismo, uso linguístico e práxis enunciativa, que tratam de um mesmo fenômeno – relações entre individual e social, enunciação e história na composição dos sentidos do enunciado –, porém, por diferentes perspectivas. Opta-se pela análise da performance musical a partir do instrumental da práxis enunciativa, explicitando-se a pertinência dos aspectos diacrônicos nas considerações sobre o enunciado musical. Apresenta- se, então, duas análises a partir dos conceitos discutidos. Na primeira, parte-se da comparação entre registros de áudio com datas substancialmente distanciadas no tempo (1936, 1958 e 2016) de diferentes performers representativos de suas gerações (respectivamente Andrés Segovia, John Williams e Meng Su) executando a mesma obra, o quarto movimento (“Vivo ed energico”) da sonata Omaggio a Bocherini (1934), de Mario Castelnuovo-Tedesco. Ilustra-se como as decisões performáticas tomadas por cada um dos violonistas compõem estratégias discursivas que em última instância criam imagens distintas (ethos) dos enunciadores no e pelo discurso. Em seguida, a partir das operações de práxis apresentadas e da comparação entre os enunciados, demonstra-se como os usos performáticos seguem uma dinâmica, ganhando ou perdendo impacto através dos tempos. A segunda análise se dá sobre o registro audiovisual de uma apresentação de Pavel Steidl (2010) executando obra de sua autoria, Lambada für Elise, incluindo no debate questões de sincretismo e considerando, na composição do enunciado musical, os elementos sonoros e visuais disponíveis ao enunciatário. Vê-se, então, a importância de se considerar a performance para além dos sons musicais, bem como em seu diálogo com a tradição e a história, para se compreender a construção do humor que marca esse enunciado. Por fim, o percurso teórico e analítico acaba por demonstrar a eficácia e o proveito da mobilização dos conceitos em torno da práxis enunciativa, construindo um ferramental eficaz para o músico e o analista interessados em descrever a construção de escolhas e valores no tempo e no ato da performance musical.
  • ItemTese de doutorado
    Calado! Música, tecnologia e política em três propostas composicionais para contrabaixo e outras mídias
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-03-23) Calado, Ricardo Bigio [UNESP]; De Bonis, Maurício Funcia [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho traz três experiências composicionais realizadas ao longo da pesquisa do Doutorado. A primeira, Abstracts, para contrabaixo e eletrônica, opera sobre elementos de aleatoriedade. A segunda proposta, na realidade, são duas pequenas peças intituladas Micropeças Antivírus, para instrumentos variados, eletrônica e vídeo, produzidas durante o confinamento por ocasião da Pandemia de COVID - 19, e traçam olhares sobre o contexto de então. A terceira, a mais longa do grupo, chama-se CALADO! - Um Recital-Documentário para contrabaixo, eletrônica e vídeo, construída a partir do livro de mesmo nome, do jornalista Stenka Calado, sobre o assassinato de seu pai, o ativista político Jaime Calado, durante uma manifestação contra integralistas em Fortaleza, em 1949. A peça foi construída a partir de performances ocorridas durante o ano eleitoral de 2018, com modificações feitas a cada apresentação, como reação ao momento político vivido. A proposta é trazer uma discussão sobre os processos criativos das obras aqui apresentadas, relacionando-os com os assuntos mencionados - Música, Tecnologia e Política, a fim de refletir sobre a linguagem musical e sobre os papéis de performer e compositor, além do contexto político polarizado no Brasil, intensificado pelas consequências advindas da Pandemia ocorrida a partir de 2020.
  • ItemTese de doutorado
    Descartes: diálogos musicais
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-03-07) Castro, Tiago de Lima [UNESP]; Tomás, Lia Vera [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O filósofo René Descartes escreveu o Compendium musicæ em 1618. Mesmo não sendo conhecido pela sua produção musical, manteve uma longa correspondência em torno do assunto, principalmente em diálogo com Marin Mersenne, Constantjin Huygens, Isaac Beeckman e Joan-Albert Ban. Contudo, suas proposições em torno da música são tidas como um assunto marginal em seu percurso intelectual. Para compreender se a temática musical se relaciona com o desenvolvimento de suas ideias, primeiramente, foi organizado a sua correspondência sobre música e as citações a esta em suas obras, sejam em textos menores ou nas obras publicadas pelo autor. Analisou-se as hipóteses sobre um esquecimento da música nos estudos sobre o desenvolvimento das ideias de Descartes. Com tais materiais, foi analisado e historicamente contextualizado a trajetória das concepções musicais do autor ao longo de sua obra em diálogo com o desenvolvimento dos seus principais temas. Dessa maneira, é possível verificar os diálogos musicais de Descartes com sua própria obra e com o seu contexto histórico.
  • ItemTese de doutorado
    Henry Cowell: o catalisador experimental
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-03-22) Pena, Eder Wilker Borges [UNESP]; Tomás, Lia Vera [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O seguinte trabalho teve como objetivo constatar a natureza da atuação do compositor Henry Cowell como catalisadora da estética experimental em seus mais variados âmbitos. Inicialmente, reconstruímos uma teoria acerca do conceito de experimentalismo que contemplasse todo o histórico do conceito e o expandisse para contemplar novas questões relativas às suas formas de manifestação e sua condição na contemporaneidade. Após isto, através da obra musical de Cowell, seus escritos, estudos acadêmicos realizados sobre o compositor, relatos, documentos e críticas musicais da época, elencamos elementos biográficos que demonstrassem a semente do pensamento experimental e sua motivação, moldando o pensamento estético do compositor. Com esta base, realizamos uma análise discursiva do papel desempenhado pelos escritos de Cowell na propaganda e estabelecimento de um ambiente hábil em termos de público, publicação, gravação, realização e reconhecimento através de três pilares primordiais: o nacionalismo radical, a exploração de parâmetros privilegiados pela música exterior à tradição da música de concerto europeia e o desenvolvimento poético de práticas heterodoxas que viriam a caracterizar a prática experimental. Também, exploramos a relevância da criação da New Music Society, instituição criada por Cowell, responsável pela maior parte da condição de existência da prática experimental enquanto organizadora de concertos, publicação de partituras, gravação de obras, propaganda e financiamento de novos compositores ignorados pelas instituições tradicionais. Por fim, delineamos um panorama estético da obra musical de Cowell e como cada um dos seus desenvolvimentos poéticos serviram como base e referência propulsora para formas ainda mais radicais de experimentalismo durante a segunda metade do século XX. Desta forma, pudemos constatar nossa hipótese inicial de que a atuação de Cowell no mundo da música, em termos políticos, editoriais, organizadores, composicionais, teóricos, acadêmicos e interpessoais cumpriu a função de catalisador da estética experimental, sendo imprescindível à sua existência como ela veio a se tornar.
  • ItemTese de doutorado
    Aspectos formadores de uma concepção da performance das obras para viola da fase de maturidade de Claudio Santoro
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-12-15) GOMES, Mariana Costa; REIS, Carlos Aleixo dos; Marun Filho, Nahim [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta tese de doutorado, realizada no âmbito da pesquisa artística, trata dos aspectos formadores de uma concepção da performance das obras para viola da fase de maturidade de Claudio Santoro. Dentre os objetivos, há: entender o que é a fase de maturidade e a síntese de estilos, identificar estes aspectos nas obras para viola da maturidade (Sonata Nº 2 para viola e piano, Fantasia Sul América, Duo para violino e viola, Concerto para viola e orquestra), verificar de que forma isso influencia nas minhas escolhas interpretativas e como posso mostrar o contexto histórico, social e musical na performance. O repertório citado é pouco tocado, portanto, a pesquisa e a performance dessas obras contribuem para a divulgação dessas músicas e para a ampliação de conhecimento acerca de Santoro e do repertório de sua fase de maturidade. Alguns autores foram relevantes para esse trabalho: Mendes, Mariz, Neves, Kater abordaram Santoro e seu contexto composicional; Eco e Pareyson trataram de questões estéticas e a relação entre obra, performance e público; Meyer delineou discussões referentes a estilo e significado em música; Cook e Rink abordaram a relação entre análise e performance; Leech-Wilkinson e Prior examinaram como o contorno musical (“musical shape”) impacta na recepção do público; Leech-Wilkinson demonstrou ainda que a performance está subordinada a aspectos normativos e ideológicos. Houve uso de documentos do Acervo Claudio Santoro (ACS), para compreender questões de ordem estética, política e composicional e que foram determinantes para as fases estilísticas. A fim de se compreender a fase da maturidade de Santoro, terminologias e conceitos como maturidade, síntese, fusão, ecletismo, versatilidade, estilo, obra aberta, formatividade e tópicas foram abordados. Após uma discussão relativa ao papel da análise na performance, houve uma proposta de se delinear aspectos musicais a partir de tópicas (por meio do trabalho de Fonseca), e de elementos característicos da linguagem composicional de Santoro, que são relevantes para se estabelecer a ideia de contorno musical (“musical shape”). Por fim, questões relativas à normatividade e ideologia na performance da música clássica ocidental contribuíram para a construção de uma concepção da performance das obras para viola da fase de maturidade de Santoro; essas ideias foram importantes para moldar o caráter e a expressividade na performance, que utilizou de ferramentas oriundas de autores como Flesch, Galamian, Fischer.
  • ItemTese de doutorado
    Pressupostos e ideologia na historiografia da música soviética no Ocidente: apontamentos em obras-chave entre 1943 e 2017
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-07-29) Barros, Caio Giovaneti de [UNESP]; Bonis, Mauricio Funcia de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O período entre 1932 e 1958 marcou o desenvolvimento do realismo socialista na música soviética. Como é de se esperar, os debates historiográficos sobre este momento histórico são bastante controversos. Neste trabalho realizamos uma análise de obras-chave da historiografia musical ocidental sobre a música soviética a fim de identificar seus pressupostos e tendências. Elegemos 13 obras agrupadas em 4 categorias de análise e verificamos (1) como essas obras definem o realismo socialista e (2) quais são suas posições em relação a episódios icônicos da história da música soviética. Essas análises são intercaladas por estudos que comentam seus resultados. Nossa hipótese inicial é a de que a historiografia da música soviética parte do ponto de vista do artista como indivíduo. Após sintetizar os resultados de nossos estudos individuais, concluímos que esse conjunto de obras assumem três paradigmas derivados do período da Guerra Fria: o culto à personalidade, a arbitrariedade de decisões e definições do realismo socialista e a síndrome evolucionista da vanguarda.
  • ItemTese de doutorado
    Il Grido del Popolo: ética e engajamento na escritura musical de Coro, de Luciano Berio
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-08-03) Miranda, Paulo Agenor [UNESP]; Menezes, Florivaldo [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta tese investiga a poética musical do compositor Luciano Berio (1925-2003) visando explorar a plurivalente relação entre a escritura do mestre italiano e seu ideário político humanista e de clara matiz esquerdista. Iluminamos tal programa ético-composicional beriano pelo prisma da obra Coro, seu magnum opus da década de 1970 e que denuncia uma atmosfera de terror incitada pela violência fascista naqueles anos notavelmente inóspitos à democracia. Na primeira parte do trabalho, constituída por três capítulos, situamos inicialmente a problemática do engajamento artístico mobilizada por alguns intelectuais marxistas do século XX. Apontamos em Berio uma contraposição à noção restritiva de obra de arte engajada que se identifica apenas ao conteúdo ideológico explícito da criação, ideia falaz que daria vazão a uma reificação ou “eugenia” do ofício de compor. Dessarte, enfrentamos o discurso sobre compromisso na poética beriana pela formatividade (ou formação) específica de sua obra, cujo constructo artístico vincula-se sobretudo aos conceitos de obra aberta e de pensamento serial, esse último enquanto um prolongamento do método a um modelo arquetípico de pensamento. Posteriormente, centramos as discussões na prática da tradução (ou transcrição) musical vivamente presente na obra de Berio, princípio que ressalta sua escritura como o exercício de uma linguagem de linguagens, um Texto pelo qual passam outros textos. Reconhecemos que esse ímpeto tradutor beriano é impregnado de profunda vocação ética proveniente do seu entendimento da música enquanto território do contato intercultural, da hospitalidade linguística e do encontro com a alteridade. Ao final da primeira parte, discorremos sobre a relação de Berio com as práticas musicais populares e com os estudos etnomusicológicos, revelando sua aderência ao pensamento de Antonio Gramsci e às políticas culturais do Partido Comunista Italiano. Versamos ainda sobre um grito de população na poética beriana, a fim de esclarecer o modo pelo qual o compositor defrontou-se com a invenção de um Povo sonoro em tempos de violência totalitária. Na segunda e terceira partes do trabalho, os sedimentos de um programa ético-político beriano recaem e se desdobram na escritura de Coro por meio de uma investigação minuciosa do seu processo genético-composicional. Analisamos a obra e os meandros de sua criação em um percurso de especulação espiralado e transtextual mediante entrelaços e proliferações das discussões anteriormente empreendidas. Nosso estudo amparou-se em uma pesquisa in loco no acervo da Paul Sacher Stiftung (Basileia, Suíça), fundação que abriga a coleção de manuscritos e demais documentos originais de Luciano Berio.
  • ItemTese de doutorado
    Processos analíticos inferidos de tratados italianos de musica prattica entre c.1520 e 1590
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-07-27) Iafelice, Carlos Henrique Cascarelli [UNESP]; Nogueira, Marcos Pupo Fernandes [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O presente estudo pretende identificar propriedades analíticas a partir do processo de inquirição dos elementos musicais presentes em tratados italianos (impressos e manuscritos) de musica pratica durante 1520 e 1590, aproximadamente. Pelo método de racionalização da prática musical, esses tratados revelam-se significativas fontes de uma consciência analítica, consequentes das diferentes necessidades que configuram seus respectivos contextos da práxis musical. A partir da investigação sistemática de tratados criteriosamente selecionados a partir de quatro índices principais (Davidsson, RISM, Damschroder/Williams e Williams/Balensuela) e dois complementares (Kristeller e Wiering), sete categorias são engendradas para que esse considerável volume de dados possa ser organizado e comparado, possibilitando traçar uma rede de correntes conceituais contíguas ou distantes umas das outras, com particular observância às particularidades eloquentes e argumentativas de cada autor. Em consonância à categoria que Giorgio Valla denomina como musica inspectiva, as múltiplas informações decorrentes deste processo objetivam proporcionar um panorama historiográfico da tratadística italiana de música prática no cinquecento, corroborando para o desenvolvimento de abordagens analítico-musicais a partir desse contexto multiforme.
  • ItemTese de doutorado
    A interpretação eletroacústica: reflexões sobre o papel do intérprete de difusão na música mista
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-04-07) Scucuglia, Fábio [UNESP]; Bonis, Maurício Funcia De [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A presente tese tem por objetivo discutir o papel do intérprete de música eletroacústica na montagem de obras mistas. Além do ponto de vista técnico (através do qual elencam-se e qualificam-se os instrumentos necessários para a captação, o tratamento e a difusão de objetos sonoros), são abordados elementos semióticos da performance musical, a fim de delimitar o circuito da comunicação musical e emancipar o responsável pela difusão eletroacústica ao patamar do intérprete tradicional. Para isso, recorreu-se ao mapeamento do caminho percorrido pela informação musical no circuito da fala musical, refletindo sobre a potencial carga semântica de seus signos pelos diferentes atores envolvidos. Reflexões acerca dos contatos possíveis entre compositores e intérpretes são conduzidas, a fim de determinar os diferentes graus de criação artística possíveis. Nesse sentido, estabelece-se a escritura musical como processo criativo, podendo, inclusive, ser aplicada aos processos das escolhas interpretativas. Auxiliando no aprofundamento do tema, que coaduna elementos semióticos da linguagem musical a elementos técnicos da produção eletroacústica, analisam-se os percursos eletrônicos possíveis do sinal de áudio (que pode ser de natureza acústica, elétrica, eletrônica ou digital) durante uma situação de concerto de música mista, realizando-se também uma discussão sobre situações hipotéticas e as escolhas envolvidas na interpretação. Concluindo a reflexão sobre a práxis da música eletroacústica mista, o presente trabalho conta, ainda, com uma composição musical que dialoga com os temas propostos.
  • ItemTese de doutorado
    O lugar-comum do som e sua transfiguração: gesto, material e escritura na composição musical
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-03-30) Gati, Tiago C. Mantovani [UNESP]; Menezes, Florivaldo [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho propõe investigar o processo de abertura ao território amplo dos sons na composição musical e seus desdobramentos no âmbito da escritura contemporânea em diálogo com a produção composicional do autor. A noção de timbre é adotada como ponto de partida nesse processo na medida em que historicamente representa a materialidade do som frente a um imaginário e a uma técnica composicionais que passam por alterações profundas a partir da virada do século XIX ao século XX. É desta maneira que o material musical adquire, especialmente a partir de um ponto de inflexão, qual seja, o surgimento da música eletroacústica desde fins dos anos 1940, estados de expansão e ambiguidade que afetarão diretamente a escritura instrumental e vocal. Nesse sentido, uma incursão no campo do gesto circunscreve as correspondências do material e suas implicações inesperadas e imprevisíveis na escuta. O gesto lança-se enquanto medialidade que expressa o lugar do objeto sonoro em seu movimento no fato musical, expressa a relação mutável da música com seus meios, na medida em que sua própria historicidade carrega para o âmago do material as transformações do fato musical, que passa a admitir a experiência do sonoro em diversas matizes. De uma perspectiva histórica que não se pretende linear, identificam-se marcos importantes enquanto fundamento estético para que se investiguem categorias composicionais na música instrumental e vocal que desdobrem a própria noção de timbre, permitindo refletir como a escritura instrumental revela modelos composicionais que pretendem expandir um espaço parametrizado de unidades discretas, que salta do paradigma exclusivo da nota a uma relação intrínseca com o paradigma do som. Certamente, não se pretende apontar um caminho único, mas sim contribuir para um diálogo entre obras que se apresentam como soluções possíveis para essa problemática e o próprio desenvolvimento composicional ao longo deste processo.
  • ItemTese de doutorado
    Dando corpo à voz: educação somática na construção de uma proposta de preparação vocal pela experiência do corpo no âmbito do canto coral
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-03-26) Sousa, Simone Santos; Storolli, Wania Mara Agostini; Arroyo, Margarete [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta pesquisa tem como ideia central o entendimento do corpo por inteiro como lugar e o agente de formação da cantora e do cantor coralista. Parte da problemática do trabalho de preparação vocal/corporal da cantora e do cantor, a partir das seguintes questões de pesquisa: a) vivenciar corpo/movimento/voz de maneira integrada favorece a aprendizagem do canto? De que maneira? b) que procedimentos metodológicos poderiam ser abordados no trabalho corporal da cantora e do cantor coralista durante sua preparação vocal? Na tentativa de responder a estas questões escolhi o caminho da Educação Somática, que é ao mesmo tempo campo teórico de conhecimento e conjunto de práticas que consideram o corpo do indivíduo uma unidade psicofísica, sem as tradicionais fragmentações a ele impostas. O objetivo desta pesquisa é compreender de que maneira os fundamentos teóricos e práticos da Educação Somática poderiam ajudar a construir uma proposta de preparação vocal em contextos corais fundamentada na ideia de corpo em sua integralidade; “preparação vocal” aqui entendida não apenas como aquecimento ou técnica vocal, mas também como momento de aprendizagem, espaço de formação da cantora e do cantor coralista e lugar de experiências e explorações do ato de cantar; e “corpo por inteiro” significando que o corpo deve ser visto como uma unidade psicofísica que inclui a voz que o expressa. Assim, o trabalho vocal deve ser pensado a partir e através do corpo. O processo investigativo foi guiado pela ideia de cognição como experiência corporificada apresentada pela abordagem atuacionista conforme proposta por Francisco Varela, Evan Thompson e Eleanor Rosch. Configura-se como pesquisa qualitativa de natureza experiencial e descritiva que se aproxima do método cartográfico no que diz respeito à processualidade. O campo empírico do estudo constituiu-se por duas oficinas conduzidas por mim e realizadas no ano de 2018 na cidade de São Paulo. Para as oficinas foi elaborado um plano de ação e criados roteiros dos encontros, construídos com base nos princípios e procedimentos de cinco práticas somáticas: a Antiginástica, o Método Bertazzo, o Método GDS de Cadeias Musculares e Articulares, a Coordenação Motora de Piret e Béziers e a Técnica de Alexander. As oficinas ocorreram em contextos diferentes e foram compostas por grupos diferenciados de cantoras e cantores, com regularidade semanal e ao longo de três meses cada uma. O experienciado e observado durante as oficinas foi registrado em diários de campo; as impressões dos participantes estão documentadas em transcrições de grupo focal e entrevistas individuais. Ao longo do período de campo, foram feitos registros em fotografia, áudio e vídeo. O detalhamento, análise e discussão dos dados produzidos apontam para algumas considerações: 1) uma proposta de preparação vocal fundamentada na somática deve ser construída como um caminho fluido em direção à verticalidade do corpo e ao encontro com o outro e com o grupo; 2) este caminho passa repetidamente, numa organização cíclica, por quatro temas dedicados a aspectos técnico-vocais (postura, respiração, vocalização e repertório) e segue numa experiência contínua de posições e interações (deitados, sentados, em pé; individual, duplas, em grupo); 3) o tempo necessário para percorrer este caminho depende do processo que cada grupo experiencia; 4) tanto os participantes como quem conduz a proposta atravessam um caminho que se assemelha a uma espiral (presente também nos ciclos que constituem a proposta) na qual é possível retornar às experiências de maneira diferente; 5) para conduzir a proposta, uma pessoa deve necessariamente já ter passado pela experiência somática, e compreender que não se trata do que se sugere no processo, e sim do como se sugere o processo; 6) o caminho percorrido envolve escolhas e descobertas, não controle.