Dissertações - Educação - FCT

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  • ItemDissertação de mestrado
    Práticas declaradas de professores de matemática vivenciadas no ensino remoto emergencial na pandemia da Covid-19
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-08-25) Oliveira, Lucas Eduardo Silva de; Morellatti, Maria Raquel Miotto [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19) trouxe grandes desafios para o mundo e, consequentemente, para a Educação. Nesse cenário, o governo Federal impôs o isolamento social para reduzir o contágio e disseminação do vírus, e implementou, por meio de deliberação aprovada pelo Conselho Estadual de Educação, o ensino remoto emergencial. Assim, os professores tiveram que adaptar suas práticas aos meios digitais para que os estudantes continuassem seu processo formativo. Posto isto, a presente pesquisa, vinculada à Linha de Pesquisa “Processos Formativos, Ensino e Aprendizagem, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UNESP, Campus de Presidente Prudente, tem como objetivo geral caracterizar as práticas declaradas dos professores da rede estadual do município de Adamantina/SP que lecionaram Matemática para o Ensino Fundamental II (E.F. II) durante o período do ensino remoto emergencial (ERE). Os objetivos específicos compreendem: a) identificar o perfil dos professores de Matemática que atuaram no E.F. II da rede estadual no município de Adamantina/SP durante o ERE; b) identificar o conhecimento pedagógico e tecnológico dos professores que atuaram no E.F. II da rede pública do município de Adamantina/SP durante o ERE; c) analisar as práticas declaradas dos professores durante o ERE. Para tanto, optou-se por uma abordagem qualitativa, de natureza analítico-descritiva e para a coleta de dados foram utilizados questionários e entrevistas semiestruturadas gravadas em áudio e/ou vídeo com nove professores e seis coordenadoras de três escolas estaduais do município de Adamantina/SP. Logo, a partir dos dados coletados por meio dessas ferramentas, utilizou-se da análise de conteúdo temática para a interpretação dos dados, separada em três categorias: 1) realização das aulas durante o ERE; 2) aprendizagem discente durante o ERE e 3) ensino-aprendizagem após o ERE. Os resultados da primeira categoria apontaram que os docentes conseguiram se adaptar ao ensino remoto, alguns apresentando um pouco mais de dificuldades do que outros devido a formações mais instrutivas do que integradoras em relação ao uso das tecnologias digitais e, em relação às práticas, a maioria transferiu ao digital o que era feito no presencial. Apenas dois professores demonstraram possuir conhecimento tecnológico suficiente para remodelarem suas práticas e realizarem um ensino em que o estudante tivesse uma participação mais ativa, não sendo apenas um receptor passivo de conhecimento. Os resultados da segunda categoria mostraram que os discentes tiveram grande prejuízo quanto à aprendizagem durante o ensino remoto visto que muitos não tinham acesso às tecnologias digitais e à internet, além de enfrentarem problemas em seus domicílios como desemprego, fome e óbitos dos familiares. Assim, a evasão foi muito grande, com poucos estudantes participando das aulas remotas e entregando as atividades propostas pelos docentes. Quanto aos resultados da terceira categoria, em relação a aprendizagem dos discentes após o retorno ao ensino presencial, houve necessidade de retomada constante dos conteúdos dos anos anteriores, efeito da baixa adesão dos estudantes ao ensino remoto. Contudo, os docentes puderam aprender a utilizar novas ferramentas digitais e são defensores do uso para o ensino de Matemática dado que perceberam as potencialidades que elas podem oferecer ao processo de ensino-aprendizagem. Por fim, pode-se concluir que os professores e as escolas se esforçaram para permanecerem em contato com os discentes e suas famílias, amparando-os em questões tecnológicas e pedagógicas, mas esse esforço empregado não atingiu as metas de qualidade de ensino e aprendizagem. Além disso, esse período mostrou a importância de serem oferecidas formações que favoreçam a reflexão, criticidade e autonomia docente e também o investimento em políticas públicas mais sólidas a fim de prepará-los para o ensino, integrando efetivamente as tecnologias digitais nos processos educativos.
  • ItemDissertação de mestrado
    Texto teatral: o gênero dramático no livro didático do ensino fundamental 1
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-06-30) Faria, Robson Guimarães de; Souza, Renata Junqueira de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta dissertação está vinculada à linha de pesquisa “Processos formativos, ensino e aprendizagem” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FCT/UNESP), campus de Presidente Prudente. O objetivo geral foi analisar como os livros didáticos, em sua versão do professor (PNLD 2017/21), adotados pela cidade de Presidente Prudente – SP, no ano de 2020, orientam a leitura e a utilização do texto teatral em sala de aula. Para esse fim, subdividimos maneiras de buscar respostas para nossas indagações e traçamos objetivos mais específicos: a) demonstrar como o gênero dramático está inserido na proposta do currículo escolar; b) apresentar a importância do texto gênero dramático nas práticas escolares; e por fim, c) averiguar se as marcações do texto de teatro dentro do livro didático estão de acordo com o gênero. Como metodologia de pesquisa, optamos pela vertente bibliográfica analítica: documental, com a análise dos documentos que norteiam o trabalho pedagógico; bibliográfica, pois abordamos como instrumento de pesquisa os livros didáticos do professor; e analítica, pois o estudo foi feito considerando as propostas de leitura no manual didático referentes ao gênero teatro. Para embasar a pesquisa, selecionamos autores tanto das áreas de conhecimento em linguística (Bakhtin, 1992), em formação de leitores (Coelho, 1999), em arte educação (Barbosa, 1998) e teatro (Pavis, 2008). Os resultados mostram um currículo que agrega o gênero dramático com leituras de textos teatrais em sala de aula sem o aprofundamento com relação às especificidades da obra teatral. Por fim, ressaltamos a importância da capacidade de transformação da arte junto às práticas pedagógicas com o teatro que, com o envolvimento docente, pode auxiliar no desenvolvimento pedagógico.
  • ItemDissertação de mestrado
    A educação empreendedora no capitalismo neoliberal: análise do material didático do ensino fundamental I
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-03-31) Camargo, Letícia; Silva, Divino José da [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta dissertação tem como objetivo analisar as implicações do discurso do Empreendedorismo no processo de formação de estudantes do Ensino Fundamental I. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, que se destina a problematizar as práticas de Empreendedorismo as quais serão abordadas na perspectiva do referencial teórico foucaultiano, particularmente a partir da noção de biopolítica desenvolvida por Foucault, no livro Nascimento da biopolítica (2008). Trata-se da análise do material didático do 1º ao 5º ano utilizado em escolas privadas de Presidente Prudente-SP e região, o qual se baseia na Metodologia OPEE – Orientação Profissional, Empregabilidade e Empreendedorismo, que apresenta uma sequência didática do 1º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio. O título das coletâneas que foram analisadas é “Empreendedorismo e Projeto de Vida”, do autor Leo Fraiman, publicadas pela editora FTD. Desse modo, os principais pontos que serão discutidos nesta pesquisa são os seguintes: analisar/identificar os elementos abordados acerca do Empreendedorismo; quais são as implicações do discurso empreendedor na constituição dos sujeitos envolvidos no contexto escolar.
  • ItemDissertação de mestrado
    O livro dentro do livro: reflexões sobre a literatura infantil em obras do PNLD literário de 2018
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-04-28) Moura, Beatriz Alves; Souza, Renata Junqueira de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O presente estudo está vinculado à linha de Pesquisa "Processos Formativos, Ensino e Aprendizagem" do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP, campus de Presidente Prudente. Ele aborda a temática do livro de literatura infantil a partir de uma perspectiva simbólica e material. Metodologicamente, insere- se no campo das pesquisas qualitativas em Educação, realizado mediante um estudo bibliográfico e documental. A questão problema que guia a pesquisa é: Considerando os critérios de avaliação do PNLD Literário 2018 e todo o seu contexto, qual papel o livro pode desempenhar em obras em que o livro está dentro do livro literário? Neste sentido, o objetivo geral é compreender como o livro é representado, ora como personagem, ora como objeto de leitura, nas narrativas de obras de literatura infantil do referido Programa. Como objetivos específicos, visamos: a) Contextualizar as políticas de programas de livro e leitura no Brasil; b) Contextualizar a finalidade do PNLD Literário 2018; c) Descrever os objetivos, as diretrizes, as categorias e as dimensões estabelecidas no programa para a avaliação e aprovação das obras; d) Identificar o perfil do professor previsto pelo programa, a partir dos encaminhamentos disponíveis aos docentes; e) Correlacionar os critérios de avaliação estabelecidos pelo PNLD Literário 2018 aos postulados teóricos para a seleção do livro de literatura infantil na análise de 4 livros literários do acervo aprovado. Como principais referenciais teóricos, baseamo-nos em Linden (2011), Nikolajeva e Scott (2011), Melot (2012) e Colomer (2003, 2017). Os resultados apontam que o livro dentro do livro literário pode exercer diferentes papéis: representação humana através da metáfora, suporte de leitura, objeto com grande valoração, meio para transmissão de informações e conhecimentos, e permite diversas discussões sobre a representação e concepções ligadas à mediação de leitura, do livro e da própria literatura. Ao mesmo tempo, notou-se que há uma correlação entre a ideia difundida pela referida política com o conceito paradidático, refletindo a impassibilidade e instrumentalização da materialidade do livro físico direcionado às crianças.
  • ItemDissertação de mestrado
    Literatura e cinema: as conexões em "As Crônicas de Nárnia: o leão, a feiticeira e o guarda-roupa"
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-06-30) Turino, Isabela Delli Colli Zocolaro; Souza, Renata Junqueira de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A presente pesquisa está vinculada à linha de pesquisa “Processos formativos, ensino e aprendizagem” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FCT/UNESP), campus de Presidente Prudente. Considerando a leitura não como mera decodificação, mas como uma atividade reflexiva, esta pesquisa tem como principal objetivo reconhecer se e como a estratégia de leitura “conexão texto-texto”, entre As Crônicas de Nárnia e sua adaptação cinematográfica, pode ampliar as reflexões sobre as leituras tendo em vista o fantástico, partindo da hipótese de que a parceria entre as duas artes contribui para que os leitores e telespectadores melhor reflitam sobre uma narrativa. Para tal, essa pesquisa discute acerca do fantástico na literatura, especialmente infantojuvenil, e sua relevância para as crianças; estabelece relações entre a arte literária e a arte cinematográfica, identificando suas principais potencialidades no contexto da formação leitora; e, por fim, demonstra a aplicação da estratégia “Conexão texto-texto” em uma pesquisa de campo com um grupo determinado de crianças, para analisar se e como ela promove reflexão acerca do livro e filme propostos. Desse modo, esta foi uma pesquisa de característica qualitativa na qual foi realizado um aprofundamento bibliográfico e pesquisa-ação. Visto isso, o estudo foi realizado à luz dos estudos de autores como Todorov (1981), Roas (2014), Gama-Khalil (2013; 2019), Held (1980) e outros, para abordar a literatura fantástica; Hutcheon (2011), Sotta (2015), Bazin (1950) etc. para as discussões acerca das relações entre literatura e cinema; e Girotto e Souza (2010), Solé (1998), Cosson (2014) e outros para planejamento da parte prática da pesquisa, na qual foram realizados encontros de leitura do livro As Crônicas de Nárnia: o leão, a feiticeira e o guarda-roupa (LEWIS, 2022) com atividades e rodas de conversa, e em seguida encontros para assistir à adaptação cinematográfica desta obra, nos quais os participantes realizaram conexões entre a obra literária e fílmica. Os dados foram coletados por meio de diário de bordo da observadora, gravações audiovisuais e diário de leitura dos participantes; e posteriormente separados em quatro categorias para serem analisados. Com esta pesquisa, foi possível perceber que as duas artes, literária e fílmica, podem ser parceiras na formação de leitores, a partir do uso da estratégia de leitura conexão texto-texto, contribuindo para que leitores e telespectadores reflitam mais sobre a narrativa, alargando seus conhecimentos e reflexões, a partir das conexões realizadas entre as duas versões da história. Portanto, tornou-se um estudo capaz de contribuir para práticas que objetivam formar leitores, não sujeitos que apenas decodifiquem um texto, mas que pensem sobre ele.
  • ItemDissertação de mestrado
    O uso de atividades de robótica e linguagem de programação para o desenvolvimento do pensamento computacional
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-23) Chaves, Carolina Dias [UNESP]; Morelatti, Maria Raquel Miotto [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A presente pesquisa está vinculada à linha “Processos Formativos, Ensino e Aprendizagem” do Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP e teve por objetivo investigar os elementos e pressupostos de uma sequência didática para o trabalho com o pensamento computacional em crianças, pautada na linguagem de programação e na robótica educacional. É uma pesquisa de natureza qualitativa, com uma abordagem do tipo pesquisa-intervenção, que buscou responder à seguinte questão: quais são as características de uma sequência didática, para o trabalho com Pensamento Computacional proposto, em 2011, pela International Society for Technology in Education (ISTE) e pela Computer Science Teachers Association (CSTA), em alunos entre sete e oito anos? Para tanto, foi constituída uma intervenção junto a um grupo de seis alunos (com idades entre sete e oito anos) em uma escola parceira, privada e não regular, que utilizou uma sequência didática elaborada com base na abordagem construcionista, proposta por Seymour Papert, no movimento Maker e na metodologia dos 4Cs, proposta pela Lego Education. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: registros escritos; audiovisuais e observação participante. A sequência didática foi constituída por oito aulas, com duração de uma hora e vinte minutos cada uma e abordou o tema “As máquinas que amamos”, escolhido pelos alunos. A análise dos dados ratificou a presença das características de vocabulários do Pensamento Computacional conforme proposto por ISTE/CSTA em 2011. Destacamos que todos os vocabulários estiveram presentes em pelo menos uma aula da sequência didática. Assim, com base na análise realizada, consideramos uma sequência didática, pautada em Linguagem de Programação e Robótica Educacional, que envolva atividades desconectadas e conectadas, que trabalhe com projeto engajador, no qual o tema seja escolhido pelo aluno, permitindo que ele seja o protagonista vivenciando as fases de conexão, construção e contemplação e compartilhamento de suas criações contribui para o desenvolvimento do pensamento computacional das crianças. Além disso, ressaltamos como essencial os elementos das atividades propostas na sequência didáticas, tais como: Coleta de dados; Análise de dados; Representação de dados; Abstração; Decomposição do problema; Algoritmos e procedimentos; Simulação; Paralelismo; e automação.
  • ItemDissertação de mestrado
    Práxis educativa e gestão escolar: o perfil e a atuação do vice-diretor na escola
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-28) Delagnese, Luciana Gomes; Viotto Filho, Irineu Aliprando Tuim [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O presente estudo realizado no interior do Programa de pós-graduação em educação da UNESP-Presidente Prudente, tem objetivo de compreender o perfil e a atuação do Vice-diretor de escola a partir de uma perspectiva histórico-crítica, considerando a importância da tríade diretor-orientador pedagógico-vice diretor na gestão escolar, enfatizando a escola numa perspectiva crítica de emancipação das crianças e jovens filhos da classe trabalhadora. A pesquisa aconteceu junto a Vice-diretores da Rede Municipal de Educação de Presidente Prudente/SP e levantamos questões a respeito da importância desses sujeitos no interior da escola, quais os impactos da sua participação na gestão escolar? Qual o perfil e papel do Vice-diretor na escola e, sobretudo, quem são esses sujeitos? Defendemos ser necessário o conhecimento sobre quem é esse profissional, o Vice-diretor de escola, um profissional que atua na gestão escolar e assume variadas funções, embora seja pouco percebido e reconhecido nas suas ações no cotidiano da escola. Defendemos que ao conhecer o seu perfil e atuação do Vice-diretor na escola, poderemos discutir as suas contribuições para a efetivação de uma práxis educativa de natureza emancipatória e, nesse processo, compreender o seu papel na tríade gestora e na construção de uma gestão democrática e participativa que enfatize a transformação da escola para o desenvolvimento das crianças e jovens que lá se encontram. Os Vice-diretores, sujeitos da pesquisa, responderam um questionário on line e foram entrevistados para aprofundamento dos dados coletados, sendo que todo o processo de pesquisa registrado em diário de campo da pesquisadora, sendo que o método do Materialismo Histórico Dialético e a Pedagogia histórico-crítica e Teoria histórico-cultural iluminaram todo o processo de planejamento, execução e finalização da pesquisa.
  • ItemDissertação de mestrado
    Pesquisa bibliográfica sobre a observação das crianças de creche: uma metodologia importante à ação docente
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-06-29) Manfré, Viviane Barrozo [UNESP]; Ariosi, Cinthia Magda Fernandes [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta dissertação foi desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia “Júlio de Mesquita Filho” – Universidade Estadual Paulista – UNESP, campus de Presidente Prudente e encontra-se vinculada à linha de pesquisa Processos Formativos, Infância e Juventude. A proposta desse projeto foi estudar a observação como metodologia da prática pedagógica do professor na Educação Infantil – creche, que coloca a criança, suas experiências e saberes no foco da ação educativa. O problema de pesquisa, que resultou nesta produção do conhecimento, foi a ausência de observação enquanto uma metodologia da prática pedagógica do professor que atua na creche. A grande questão norteadora deste estudo foi: Como as pesquisas têm abordado a observação enquanto elemento da prática pedagógica do professor que atua na creche – na Educação Infantil? O objetivo geral foi verificar e discutir, a partir da consulta de produções acadêmicas, se a observação das crianças tem sido incorporada nas práticas pedagógicas dos professores que atuam em creche enquanto uma metodologia da ação docente. A relevância social da pesquisa consiste em dar voz, vez e visibilidade aos sujeitos, ainda hoje, invisibilizados (crianças de creche), uma vez que, do ponto de vista científico, trata-se de algo concebido como novo, por meio da incorporação da observação enquanto uma metodologia do professor que atua na creche. A pesquisa desenvolvida nessa dissertação foi concebida como qualitativa, cujo os procedimentos metodológicos adotados foram a pesquisa bibliográfica do tipo estado do conhecimento. Os dados obtidos nessa pesquisa apontaram para o fato de que só é possível compreender os universos particulares das crianças por meio do conhecimento, reconhecimento e entendimento dos variados contextos socioculturais em que elas se encontram inseridas. O ato de observar é um instrumento fundamental para o conhecimento das crianças, para a identificação, diferenciação e das ações, comportamentos e expressões. Nos dias atuais, gradativamente, nós, enquanto sociedade, estamos descobrindo e aprendendo a importância da escuta sensível sobre os dizeres das crianças em suas múltiplas linguagens, assim como a oportunizar espaços e tempos para que tenham a liberdade de expressão, brincar e viver plenamente esta etapa da vida: a infância. O desafio posto consiste em conhecer, reconhecer e desvelar as naturezas e as culturas das crianças, em seus mais variados contextos, tempos e espaços que as constituem como seres humanos únicos que detêm as suas especificidades e multiculturalidades.
  • ItemDissertação de mestrado
    Enlaces entre teoria e prática: análise do documentário “sementes da educação”.
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-06-15) Ferreira, Fabiana Zanardo; Ariosi, Cinthia Magda Fernandes [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A presente dissertação é resultado do trabalho de mestrado em educação da autora e tem como tema principal a análise do documentário “Sementes da Educação”. O texto conta com a análise dos episódios que apresentam escolas de educação infantil e a discussão do dos episódios se dá com aporte de uma educação sensível. Tal documentário é parte do projeto cultural da editora OZ, com sede em São Carlos, no estado de São Paulo. O documentário apresenta escolas de diferentes regiões do Brasil, todas essas escolas mostram em sua pratica contato e preocupação com relação a comunidade escolar. Em cada uma das temporadas, as escolas foram selecionadas com base não somente nas práticas inovadoras, mas também contemplando temáticas que culminavam com o que era focalizado na construção do projeto de cada episódio. Isto é, foram duas temporadas que destacaram duas perspectivas distintas, a saber: escolas que inovaram em suas práticas e metodologias; e escolas e iniciativas educacionais que vão para além dos muros da escola impactando a comunidade ao seu entorno. A OZ Produtora é uma empresa de audiovisual com sede em São Carlos, município do estado de São Paulo. As atividades da produtora foram iniciadas no ano de 2002 sob o nome OZ PRODUCOES AUDIOVISUAIS E COMUNICACAO LTDA. Possui uma equipe multidisciplinar de quatorze (14) funcionários fixos e conta com colaboradores para projetos específicos, como no caso do documentário “Sementes da Educação”. Entre os serviços oferecidos pela produtora estão séries e webséries, vídeos institucionais, podcasts, vídeos publicitários e documentários. A produtora presta serviços para clientes privados e tem uma parte de criação própria, denominada de Oz cultural. Dentro do núcleo da cultura é que são pensados os projetos originais da produtora. Além do oferecimento de serviços para clientes privados, a OZ participa de editais e chamamentos públicos que estejam associados à sua área de atuação, de modo que, assim, consegue subsidiar a produção de trabalhos voltados para a infância e a educação. O documentário “Sementes da Educação” faz parte dos projetos que participam de chamamento público, assim sendo, são submetidos a editais A pesquisa foi elaborada a partir de uma abordagem qualitativa bem como utilizando entrevista para explorar e compreender o objeto de estudo. Os caminhos metodológicos foram alterados no decorrer do percurso, conforme está descrito no capítulo de metodologia. E entrevista realizada com membros do projeto foi de grande importância para a melhor compreensão do processo de criação do documentário, do processo de escolha até as escolas e como é elaborada a logística de chegada nas regiões em que elas estão localizadas. A discussão apresentada é permeada com aporte teórico de autores que defendem uma pedagogia da sensibilidade, pois a mesma auxiliou na compreensão da importância de uma educação humanizada e com potencial de transformação social. As escolas aqui apresentadas não se identificam apenas como uma metodologia de trabalho, mas prezam acima de tudo pela relação com a comunidade e com o compromisso de transformação na vida dos estudantes e de suas famílias. A partir da análise do documentário “Sementes da Educação” pudemos constatar que uma educação sensível na educação infantil é possível e que as escolas que trabalham com essa iniciativa apresentam casos de sucesso no desenvolvimento de seu trabalho como um todo. Ainda assim, é importante lembrar que existem ainda algumas contradições, visto que o processo é complexo e exige participação e compreensão por parte de todos os envolvidos no processo educacional.
  • ItemDissertação de mestrado
    Desempenho de habilidades manipulativas de uma estudante com paralisia cerebral em face do uso de jogos digitais
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-09) Santos, Talita Maria Souza; Seabra Junior, Manoel Osmar [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Essa pesquisa de mestrado é vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente, na linha “Processos Formativos, Ensino e Aprendizagem”. O objetivo foi o de analisar a efetividade dos jogos: tangram, quebra cabeça e torre de hanói, e se há relação entre esses jogos com as variáveis manipulativas de uma estudante com paralisia cerebral nível 4 de MACS, compreendidas como: posicionamento da mão/ dedo na peça do touch screen, arraste preciso da peça no local adequado e visualização prévia do local a ser depositada a peça. Como procedimentos metodológicos foi realizado uma Revisão Sistemática de Literatura e aplicação de um delineamento do sujeito único em um modelo AB, considerado quase experimental, onde em “A” mensurou-se o conhecimento prévio da estudante e no momento “B” inseriu-se a intervenção com treinamento adequado e uso de estratégias que foram descritas em um quadro. A coleta dos dados foi realizada em duas etapas: a 1ª Etapa teve como objetivo evidenciar com base em uma revisão sistemática da literatura nacional e internacional quais são as estratégias e adaptações consideradas para o uso de jogos digitais visando o aprimoramento de habilidades manipulativas de estudantes com paralisia cerebral, para responde-la foi utilizada uma Revisão Sistemática de Literatura que contou com a extração de dados por meio das bases de dados: Lilacs, Google Scholar, Eric, Scielo, Portal de Periódicos Capes, Scopus e Lista. A 2ª Etapa teve como objetivo identificar qual a habilidade apresentou melhor desempenho nos diferentes jogos e para respondê-la, os procedimentos metodológicos percorridos foram divididos em 4 fases, sendo elas: 1) seleção dos jogos; 2) linha de base; 3) disponibilização do jogo ao usuário; e, 4) intervenção. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado a observação com anotação em diário de campo e filmagens das sessões que foram assistidas pela pesquisadora afim de descrever e pontuar em um gráfico de dispersão as tentativas de jogabilidade da estudante referente ao seu desempenho. Foram pontuadas em uma escala de 0 a 3 pontos que classificou as habilidades em: 0: não executa o movimento; 1: executa com assistência física; 2: executa com dificuldade, mas sozinha e 3:executa com êxito sem ajuda. Os dados foram analisados pela soma de pontos obtidos, divididos pela pontuação máxima e multiplicados por 100, para se obter a porcentagem de acertos, que, posteriormente, foram expostas em gráficos de dispersão para melhor visualização dos resultados. A partir dos resultados evidencia-se que a aplicação de estratégias como o uso de feedbacks, acessibilidade para o jogo, motivação, presença de um tutor, demonstração e explicação prévia, usadas em jogos digitais, corroboram para o desempenho físico, cognitivo e de comunicação de estudantes do Público-Alvo da Educação Especial, pontos que agregaram ao planejamento e intervenção pela pesquisadora diante da segunda etapa. Quanto ao delineamento AB, observou-se que as habilidades analisadas obtiveram melhora em seu desempenho diante do uso do plano inclinado associado às estratégias. Em suma, o uso de jogos digitais em um dispositivo móvel tablet que dispõe da ferramenta touch screen, associado ao uso de estratégias e de recursos de acessibilidade podem favorecer o desenvolvimento e desempenho de habilidades manipulativas da estudante no que tange a sua independência e autonomia. Considerando as dificuldades de coleta em período pandêmico, sem possibilidades de controle de variáveis intervenientes, recomenda-se que novos estudos sejam realizados com um número amostral maior e com um tipo de delineamento de carater experimental.
  • ItemDissertação de mestrado
    A importância da rotina escolar para estudantes com transtorno do espectro autista no ensino fundamental
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-04-27) Coutinho, Danielle Binda; Wiezzel, Andreia Cristiane Silva [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta dissertação foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva PROFEI na Universidade Estadual Paulista Unesp – Presidente Prudente. O tema deste trabalho aborda a importância da rotina escolar para estudantes com Transtorno do Espectro Autista no ensino fundamental, especialmente em sua primeira etapa. Este tema remete as minhas reflexões como professora regente e professora de educação especial e, em particular, as experiências com meu único filho de 19 anos com autismo, diante dos desafios encontrados no período da COVID-19, que exigiu uma reestruturação do trabalho docente e das rotinas para a organização das atividades. Diante do presente contexto, o objetivo geral deste trabalho consistiu em investigar a importância da rotina para estudantes com TEA no ensino fundamental, de maneira a contribuir com os professores nesta ocasião. Para tanto, foram definidos como objetivos específicos: 1- compreender as características gerais do TEA; 2- Identificar os impactos que a rotina pode ter à vida escolar desses estudantes e 3- Apresentar sugestões que orientem a organização de rotinas escolares pelos professores. A metodologia utilizada neste estudo qualitativo perpassou a pesquisa bibliográfica e exploratória, baseando-se não somente em políticas públicas de inclusão, como também em pesquisadores que discutem a relevância da rotina para os estudantes com TEA. Os resultados obtidos permitiram perceber que a rotina faz parte da ação pedagógica no sentido de organizar e garantir a realização de atividades importantes ao desenvolvimento dos estudantes e, também, como forma de oferecer segurança emocional ao antecipar a estes as atividades, minimizando tensões e desconfortos. Do ponto de vista cognitivo, foi possível identificar que a rotina auxilia no estímulo de habilidades, como a interação e organização - prejudicadas em decorrência de alterações nas funções executivas - e também na atenção e concentração, trazendo melhores condições para o aprendizado, independência e autonomia. O produto elaborado a partir desta pesquisa apresenta esses resultados em forma de sugestões de trabalho aos professores.
  • ItemDissertação de mestrado
    Contribuições da psicologia histórico-cultural para compreensão do desenvolvimento da criança de 0 a 24 meses
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-01-23) Santana, Rita de Cássia Varela Ribeiro; Viotto Filho, Irineu Aliprando Tuim [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho de pesquisa dispõe-se a apresentar as características do processo de desenvolvimento da criança de 0 a 24 meses segundo a Psicologia histórico-cultural enfatizando as atividades sociais essenciais desse período, os objetos culturais e a linguagem presentes nesse processo. A partir da apropriação de trabalhos de autores da Psicologia histórico-cultural e participação no Grupo de Estudos, Intervenção e Pesquisa em Educação Escolar (GEIPEE) da UNESP-Presidente Prudente, entendemos que há certa carência de conhecimento sobre o desenvolvimento psicológico infantil no interior da escola e, diante dessa situação, realizamos uma pesquisa a partir da metodologia de um estudo de caso iluminada pelos pressupostos do método materialista histórico dialético. Nesse processo, realizamos a análise de vídeos das atividades sociais de um menino, nosso sujeito de pesquisa, sendo que os vídeos foram produzidos, semanalmente, pela mãe do sujeito, desde o seu nascimento até completar os 02 anos de idade, os quais nos foram disponibilizados para análise e discussão desta pesquisa. Pretendemos, portanto, através da Psicologia histórico-cultural, contribuir para uma melhor compreensão do processo de desenvolvimento da criança de 0 a 24 meses e oferecer subsídios científicos para os pais de bebês de forma geral, como também para os professores da escola de Educação Infantil. O trabalho enfatiza a necessidade de orientação científica do processo educativo realizado junto a crianças na escola de educação infantil e também no interior das famílias, salientando a importância das relações sociais, da linguagem e seus signos, dos objetos culturais e das atividades sociais orientadas pelo adulto (sujeito mais desenvolvido) e, principalmente o professor, sobre o processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças de 0 a 24 meses numa direção histórico-cultural.
  • ItemDissertação de mestrado
    Educação física escolar em perspectiva crítica: o que foi, o que é, e o que pode vir-a-ser!
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-06) Quizzini, Larissa Zangarini Antonio; Lima, Marcia Regina Canhoto de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A presente pesquisa tem como objetivo geral discutir uma proposição histórico crítica-humanizadora sobre a Educação física escolar evidenciando a perspectiva da metodologia de ensino crítico-superadora para o Ensino fundamental I (Anos iniciais), a partir da contextualização da Educação física escolar no seu processo de desenvolvimento histórico e considerando as concepções de professores de Educação física do ensino fundamental I. Partimos dos pressupostos teóricos, metodológicos e epistemológicos da Teoria Histórico Cultural, Pedagogia Histórico Crítica, Teoria da periodização do desenvolvimento humano e na Metodologia de Ensino Crítico-superadora sob o foco do método Materialista Histórico-Dialético para se pensar em uma Educação física crítica-humanizadora. Nessa direção, utilizamos como procedimentos de pesquisa a) revisão bibliográfica dos clássicos da Educação física escolar, para apresentar o processo histórico da Educação física no Brasil, as condições históricas e influências sociais e políticas que possibilitaram a construção das abordagens pedagógicas críticas da Educação física escolar; b) mapeamento e revisão bibliográfica sobre o ensino da Educação física em uma perspectiva crítica a partir de teses de doutorado disponibilizados nos bancos de dados da CAPES e do Banco de Dados de Teses e Dissertações - “BDTD”; c) identificação dos eventos acadêmicos (Eventos da Pedagogia histórico-crítica e Congressos Brasileiros de Ciências do Esporte e do Congresso Brasileiro da Educação) que foram realizados e disponibilizados durante os últimos anos (2010-2022) para identificar os avanços da metodologia de ensino crítico-superadora; d) Conversas e aplicação de questionário junto a professores da rede municipal de Presidente Prudente-SP com o objetivo de compreender as concepções e as práticas dos professores sobre a EF escolar na perspectiva crítica; e) reflexão sobre uma proposição crítica-humanizadora para a Educação física escolar. Portanto, investigamos o que a Educação física foi: E identificamos um grande número de sistematizações pedagógicas a presença de diversas concepções de ciência: positivismo, neopositivismo, fenomenologia e materialismo histórico-dialético elaboradas apresentando a área de conhecimentos múltiplos, difusos e com perspectivas diferentes. Sobre o que ela é: Diante das 140 teses encontradas, realizamos o aprofundamento em 20 teses que apresentavam o materialismo histórico-dialético e identificamos 8 teses que foram analisadas: As teses apresentam questões terminológicas, objeto de estudo “Cultura Corporal” diferentes da Metodologia de Ensino crítico-superadora e possíveis proposições para se pensar a Educação física crítica-huamnziadora. Por meio do levantamento de eventos realizados na Pedagogia histórico-crítica, na área da Educação física e da Educação, identificamos os avanços da metodologia de ensino crítico-superadora nos últimos anos (2010-2022) com um maior número de produções científicas apresentadas no evento daa àrea da Educação física (CONBRACE) e CONICE. E ao investigarmos sobre o que ela é, e o que ela poderá vir-a-ser para as crianças do Ensino fundamental (anos Iniciais), buscamos repensar as metodologias de ensino na Educação física escolar, para que o seu ensino avance, tal como avança a sociedade e atenda às necessidades dos estudantes nos aspectos motores, psicomotores, psicológicos e sociais ou seja, na sua totalidade natural, histórica e social.
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    Jogo de tabuleiro adaptado a estudantes com baixa visão no ensino remoto: aprimoramento de habilidades perceptomotoras no contexto da imaginação
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-20) Pacitti, Mirella Horvatte; Seabra Junior, Manoel Osmar [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A pesquisa está vinculada à linha de pesquisa 2, denominada “Processos Formativos, Ensino e Aprendizagem”, do Programa de Pós-Graduação em Educação. Estudantes com deficiência visual necessitam de recursos e estratégias adaptados no ambiente escolar. Os jogos de tabuleiro presentes na escola, quando adaptados, podem ser um recurso para que estudantes com ou sem deficiência possam jogar. O objetivo geral da pesquisa foi analisar o uso de um jogo de tabuleiro adaptado, no contexto da imaginação, que estimule as habilidades perceptomotoras dos estudantes com baixa visão. A abordagem metodológica é qualitativa e o percurso metodológico se desenvolveu em cinco etapas: Seleção de Habilidades Perceptomotoras, Caracterização dos Participantes, O jogo Adaptado, Sequência Didática Imaginativa, Avaliação por Especialistas do Jogo Adaptado, da Sequência Didática Imaginativa e Validação do Modelo Remoto para intervenção com o jogo adaptado. Foram selecionados três estudantes do gênero feminino, com baixa visão, entre seis e nove anos. O jogo de tabuleiro selecionado foi o Resta Um, que adaptado e inserido em um contexto imaginativo, foi aplicado por meio do Ensino Remoto na plataforma Google Meet. As sessões foram gravadas para análise posterior. Na análise de dados foi feita a Triangulação de Dados descritos em três partes: Adaptação do Recurso, Imaginação como Estratégia de Ensino e Ensino Remoto e Sua Implementação. Os resultados demonstraram que as estudantes aprimoraram suas habilidades perceptomotoras e a imaginação foi uma estratégia eficaz para aprendizagem e interesse no jogo.
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    Trabalho docente e resistência: possibilidades para uma educação transformadora
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-02-24) Silva, Amarilis Costa da; Leite, Yoshie Ussami Ferrari [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Essa dissertação é vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia -UNESP, Campus de Presidente Prudente e à linha de pesquisa “Formação dos Profissionais da Educação, Políticas Educativas e Escola Pública”. O sistema educacional brasileiro tem passado por profundas alterações, principalmente na Educação Básica. As parcerias público-privadas, as avaliações em larga escala, a introdução da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a instituição de mecanismos meritocráticos, são algumas das mudanças realizadas que, segundo os autores e autoras que fundamentam esta pesquisa, denotam a introdução de mecanismos do gerencialismo na educação, o que incide no aumento do controle sobre o trabalho docente e direciona o ensino a um processo formativo tecnicista. Diante de tal contexto, buscamos investigar professores e professoras que por meio de suas práticas pedagógicas, refletem o compromisso com uma educação a serviço da classe trabalhadora, que propicie uma formação crítica e humanizadora, e contribua para a transformação social. A sala de aula, local específico do trabalho docente, é o objeto central das políticas educativas supracitadas, onde ocorre o processo de ensino e aprendizagem. A resistência docente a tais imposições pode representar uma forma de romper com a educação tecnicista. Diante disto, nessa pesquisa, temos a seguinte problemática: no atual contexto da educação brasileira, como as professoras manifestam atitudes de resistência em suas ações em sala de aula na busca por uma educação humanizadora e transformadora? Temos por objetivo geral: investigar a presença de ações de resistência das docentes em sala de aula com vistas a desenvolver uma educação humanizadora e transformadora. E por objetivos específicos: Analisar a relevância da escola pública para a classe trabalhadora e o papel atribuído a ela na sociedade atual; compreender a função docente no atual contexto educacional e a importância do trabalho docente para uma educação transformadora; explicitar a perspectiva teórica que envolve a resistência; identificar as ações que se caracterizam como resistência a partir do relato das professoras; compreender os motivos que levam as professoras a resistir. Essa pesquisa é de abordagem qualitativa e fundamenta-se numa perspectiva crítica, com a realização de Entrevistas Narrativas com professoras do Ensino Fundamental II da rede pública estadual paulista. Os resultados da pesquisa evidenciam que mesmo diante das precárias condições de trabalho, as professoras dispõem de todos os recursos disponíveis para planejar suas aulas. Suas falas expressam um compromisso ético para com a educação de todos (as) os (as) estudantes. Porém, foi possível constatar que, ao buscarem ações para enfrentar a realidade educacional, falta-lhes uma formação política, recursos teóricos para conscientizá-las sobre o contexto, de modo que exerçam uma ação de resistência. Urgente se faz, criar espaços formativos que possibilitem momentos de reflexão coletiva sobre os problemas educacionais, para que as professoras tenham uma compreensão política da realidade educacional brasileira.
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    Corpos em devires: por outros modos de existência na escola
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-16) Ferreira, Kallyne Fernanda dos Santos; Lopes, Rodrigo Barbosa Mugnai [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A presente pesquisa objetiva expor diferentes modos de existir que reivindicam seus mundos na escola, uma vez que são os corpos em devires que nos questionam sobre os diferentes modos de existir do ser e que transbordam a idealização forjada sobre o indivíduo. Para tal finalidade, o embasamento teórico que respaldou este estudo adveio das pesquisas de Michael Foucault acerca da tríade pastoral-norma-disciplina, que coloca em funcionamento o dispositivo pedagógico que atua na escola, que tem como finalidade programar subjetividades e moldar rostos conformados à lógica de um ideal humano. Em virtude disso, compreendemos que a escola se converteu em uma mera produtora de rostos a contento da sociedade vigente. Para tanto, analisamos o conceito de rostidade desenvolvido pelos filósofos Gilles Deleuze e Félix Guattari, o qual possibilita compreendermos os papéis desempenhados pelas significâncias e significados que se aglutinam nos rostos e na forma como concebemos a vida. Entendemos que a escola operada pela tríade pastoral-norma-disciplina produz os mesmos desejos, homem, mulher, família, sonhos... em um círculo infindável de subjetividades demarcadas e rígidas. O que esperamos é perspectivar reflexões a partir das interrogações que o outro, o diferente, o anormal, a criança... que os corpos em devires nos suscitam a pensar e a buscar outras maneiras de existir no(s) mundo(s) que habitamos e que nos rodeia(m). Para tanto, recorremos às contribuições do filósofo Étienne Souriau, que nos lembra que toda criação é uma arte de existir e que nos convida a sermos agentes instauradores.
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    Propostas de produção de texto nos livros didáticos de língua portuguesa do ensino fundamental I à luz dos letramentos e multiletramentos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-02) Bonfim, Juliana Aparecida de Souza Guine; Parisotto, Ana Luzia Videira [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O presente trabalho, vinculado à linha de pesquisa “Processos formativos, ensino e aprendizagem”, no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação - Mestrado da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista, campus de Presidente Prudente, teve como objetivo geral investigar como são abordados os letramentos e multiletramentos nas propostas de produção de textos contidas no material didático do 4º e 5º ano utilizado pelas escolas municipais de Presidente Prudente/SP. Frente a isso, as questões que envolveram nossa problemática de pesquisa foram: Como os letramentos e multiletramentos estão inseridos nas propostas de produção de textos do livro didático de Língua Portuguesa? Como os letramentos e multiletramentos estão contemplados na BNCC do Ensino Fundamental e no Currículo Paulista? Com base na perspectiva teórica dos letramentos e multiletramentos, de que forma as propostas de Produção de textos presentes no livro Ápis convergem ou divergem dos documentos oficiais - BNCC e Currículo Paulista? A pesquisa acerca das proposições de produção de texto justificou-se devido à escassez de pesquisas no Ensino Fundamental I envolvendo letramentos, multiletramentos e produção de textos, além de indagações constantes dos profissionais que lecionam no Ensino Fundamental I, consideradas as dificuldades apresentadas pelos educandos na aquisição de habilidades relativas à produção de texto, ainda que já possuam o domínio da escrita alfabética. A pesquisa teve caráter qualitativo e como procedimentos de geração de dados nos valemos da análise documental dos livros didáticos de Língua Portuguesa do 4º e 5º ano de uma escola pública do Ensino Fundamental da cidade de Presidente Prudente. Tais dados foram cotejados com o preconizado nos documentos oficiais: a Base Nacional Comum Curricular e o Currículo Paulista. Como considerações finais, a partir das análises realizadas nas proposições de produção de textos nos livros didáticos Ápis dos 4ºs e 5ºs anos, observamos que houve um avanço no ensino de Língua Portuguesa e a valorização de uma prática dialógica em sala de aula. Outro aspecto relevante foi o trabalho com os gêneros textuais, que envolve um ensino que contribui para os letramentos dos alunos, já que os gêneros textuais apresentados nos livros analisados se aproximam do cotidiano deles, envolvendo-os em práticas de escrita. Todavia, chamou a atenção o número de proposições e atividades complementares, visto que para serem realizadas de forma assertiva demandam tempo. Constatamos que a BNCC e o Currículo Paulista convergem nas habilidades trabalhadas, assim como na relevância que assumem com relação aos letramentos e multiletramentos para o ensino da Língua Portuguesa. Quanto às propostas de produção textual, percebemos que, em todas elas, há a intencionalidade de envolver os alunos em práticas sociais, no entanto, atualmente o livro didático faz parte de um mercado e é produzido de forma massificada. Dessa forma, o professor deve ficar atento para fazer as adaptações necessárias ao seu contexto particular. Além disso, no tocante às atividades que envolvem os multiletramentos, há a dificuldade em realizá-las de forma em que a produção de texto do gênero abordado esteja em seu suporte real de circulação. Isso ocorre, principalmente, porque já se pressupõe a falta de recursos adequados.
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    Capobrincante: um olhar sensível para o movimento na primeira infância
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-02-14) Ribeiro, Fabrício Augusto; Ariosi, Cinthia Magda Fernandes [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta pesquisa de mestrado, vinculada à linha de pesquisa “Processos Formativos, Infância e Juventude”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP – Campus de Presidente Prudente/SP, assumiu como objeto central de investigação o movimento corporal da criança pequena, que acontece nas vivências da CAPOBRINCANTE, a qual consiste numa capoeira brincante que, por meio da ludicidade, agrupa elementos da musicalidade, da cultura, da história e das vivências corporais da arte presentes nesta modalidade, para atender crianças na primeira infância. A referida pesquisa baseou-se na perspectiva da Motricidade Humana com enfoque na ciência encarnada, metodologia que versa sobre uma narrativa autobiográfica a partir de uma experiência vivida. Dessa forma, a presente pesquisa teve por objetivo analisar em quais aspectos a CAPOBRINCANTE provocou o desenvolvimento das crianças da Educação Infantil em uma escola da rede particular de ensino. Especificamente, este estudo buscou identificar os conceitos teóricos que fundamentam a CAPOBRINCANTE, além de identificar, junto às professoras das respectivas turmas das crianças participantes das aulas da CAPOBRINCANTE, se percebem que esta modalidade ajuda em algum aspecto, seja motor, cognitivo ou socioafetivo. Assim, foi realizada uma narrativa autobiográfica contando minha experiência vivida com a CAPOBRINCANTE, bem como coletadas narrativas de cinco professoras das turmas de crianças participantes da modalidade em uma escola particular na cidade de Pirapozinho/SP. As narrativas coletadas nas entrevistas foram transcritas integralmente e analisadas a partir de eixos temáticos: motricidade infantil e potencialidades humanas (aprendizagem; relações interpessoais e valores morais), e, em consonância com as minhas experiências vividas com a CAPOBRINCANTE, verificou-se que esta modalidade é um lugar de encontro, de partilha de vivências corporais, além de estimular e desenvolver, na criança pequena, um ser de totalidade, ou seja, um ser que sente, que se expressa, que interage, que imagina e que aprende.
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    Ações colaborativas em aulas de educação física para estudantes do público-alvo da educação especial
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-13) Setúval, Alessandra de Souza; Seabra Junior, Manoel Osmar [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A presente pesquisa está vinculada à linha de pesquisa “Processos Formativos, Ensino e Aprendizagem”, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista, Unesp, Campus de Presidente Prudente. A pesquisa partiu da seguinte problemática: Se e como ocorrem as ações colaborativas entre os professores de Educação Física e do Atendimento Educacional Especializado para adaptações de estratégias de ensino e recursos pedagógicos em aulas de Educação Física, para incluir o estudante do Público-alvo da Educação Especial. Objetivou-se, a partir desta questão, identificar e analisar as ações colaborativas que favoreçam a adaptação de estratégias de ensino e recursos pedagógicos possibilitando melhores práticas pedagógicas com vistas à participação do estudante Público-alvo da Educação Especial nas aulas de Educação Física. A abordagem teórico-metodológica é qualitativa de cunho analítica descritiva, delineada em três etapas. Na Etapa 1, por meio de uma Revisão Sistemática de Literatura os dados foram coletados a partir da busca nas bases de dados : Scientific Electronic Library Online (SciELO), SCOPUS, Portal de Periódicos CAPES/MEC, Library Information Science Technology (LISTA), Google Search Scholar, Education Resources Information Center (ERIC) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Pelo protocolo de Moher foram selecionados 31 artigos. Os dados foram tratados e analisados, a partir da análise de conteúdo, do tipo categorias temáticas. Os resultados foram apresentados a partir de quatro temas: 1) Importância das práticas colaborativas no ensino/aprendizagem entre professores; 2) Obstáculos/entraves na efetivação do trabalho colaborativo; 3) Práticas formativas para a efetivação do trabalho colaborativo; e, 4) Estratégias voltadas aos estudantes do Público-alvo da Educação Especial. Na Etapa 2 foram utilizados os seguintes instrumentos e procedimentos para coleta de dados: entrevista semiestruturada, com quatro professores de Educação Física e questionário com quatro professores do Atendimento Educacional Especializado. As entrevistas partiram de um roteiro previamente elaborado e analisado por juízes, foram transcritas na íntegra, e, em seguida, procedeu-se a análise do conteúdo, sendo realizada a análise temática. Diante do conteúdo das entrevistas, foram estabelecidos três grandes temas: 1) Atuação com estudante do Público-alvo da Educação Especial nas aulas de Educação Física; 2) Inclusão nas aulas de Educação Física e; 3) Formação para Atuação. Os resultados dos questionários foram organizados em blocos temáticos: 1) Informações profissionais; 2) Rotina na Escola; e 3) Ações colaborativas. Na Etapa 3, a partir da sistematização das evidências extraídas dos dados nas etapas 1 e 2, foram analisados as ações de colaboração entre os professores de Educação Especial e dos professores de Educação Física, o que gerou um rol de recomendações para ações efetivas de colaboração na elaboração de recursos funcionais. Para tal, foram realizadas propostas para adaptação destes recursos pedagógicos e de estratégias de ensino, que poderão equiparar os Estudantes Público-Alvo da Educação Especial nas aulas de Educação Física.
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    Necessidades formativas docentes: construção de uma formação contínua significativa
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-11-21) Fonseca, Tays; Lima, Vanda Moreira Machado [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Nesta presente pesquisa de mestrado, vinculada ao Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia- Unesp, na linha 4 “Formação dos profissionais da educação, políticas educativas e escola pública”, o problema da investigação é: o que os docentes que atuam em uma escola pública estadual de anos finais do Ensino Fundamental desejam de um Programa de Formação Contínua em Serviço? Para tanto, o objetivo geral consiste em refletir sobre a formação contínua em serviço, a partir dos professores que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental (6 aos 9 anos) de uma escola da educação básica da Rede Estadual de Mato Grosso do Sul na cidade de Três Lagoas, MS. Os objetivos específicos são: definir o conceito de formação contínua em serviço, compreender a normatização para alguns aspectos da formação contínua em serviço na legislação e em documentos oficiais em âmbito nacional e no estado pesquisado; caracterizar o perfil dos professores atuantes nesta unidade escolar específica; identificar as condições de trabalho docente e as expectativas acerca dos encontros de formação contínua a partir do contexto escolar, bem como mapear princípios gerais que possam colaborar para a organização de encontros mais significativos. Na construção do referencial teórico, foram desenvolvidos principalmente estudos sobre os condicionantes sócio-históricos, o papel da escola pública e do professor, formação e formação contínua em serviço. A abordagem qualitativa foi escolhida para nortear a investigação, fazendo uso da pesquisa bibliográfica, da análise documental, do questionário e do grupo focal como instrumentos metodológicos de construção da posição teórica, da coleta e de análise dos dados. A pesquisa bibliográfica foi desenvolvida com as produções acadêmicas sobre formação contínua em serviço de professores, utilizando a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Realizamos a análise documental na legislação (LDB/96, Resoluções do CNE, Leis Federais e Estaduais e PNE 2014-2024), no Censo Escolar Brasileiro da Educação Básica de 2021, na Avaliação Institucional Interna da escola investigada e em seu Projeto Político Pedagógico. O questionário foi aplicado em 2021 aos 26 (vinte e seis) professores da escola pesquisada para traçar o perfil docente e convidar os sujeitos para a próxima etapa da pesquisa. O grupo focal foi realizado com 8 (oito) professores, que discutiram os temas em forma de entrevista coletiva, refletindo sobre a contribuição da formação contínua em serviço para o seu desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional da escola (NÓVOA, 1992). Os resultados apontam que a formação contínua, muitas vezes, não atende às expectativas docentes, pois suas necessidades formativas evoluem juntamente com as permanentes mudanças do contexto educacional. Por conseguinte, diversos temas e metodologias ficam aquém das expectativas, contribuindo apenas para mudanças pontuais e para a sensação de que, nas palavras dos sujeitos, “perde-se muito tempo”. Faz-se urgente a construção de programas de formação contínua em serviço que partam de um diagnóstico dos interesses docentes, que apresentem uma linha com temáticas de estudos coerentes e sequenciados, que possam servir de apoio à melhoria da práxis pedagógica e que, ao final, resultem em certificação aos seus participantes.