Dissertações - Zootecnia - FCAV

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 395
  • ItemDissertação de mestrado
    Impacto do desafio sanitário na variabilidade do desempenho, da composição corporal e das exigências de lisina de suínos em crescimento
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-07-10) Ortiz, Manoela Trevisan [UNESP]; Hauschild, Luciano [UNESP]; Melo, Antonio Diego Brandão; Marçal, Danilo Alves; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Com a intensificação da produção animal, é cada vez mais comum que suínos estejam expostos a patógenos ou alojados em condições inadequadas – situações que podem levar à ativação do sistema imune . Objetivou - se com esse estudo avaliar o impacto de um desafio sanitário na variabilidade do desempenho, da composição corporal e das exigências de lisina ( Lys ) de suínos em crescimento. Foram utilizados dados de uma população de 40 fêmeas suínas em crescimento (25,4 ± 3,7 kg) alojadas em condições sanitárias (CS) adequa das (n = 20), ou em CS precárias e inoculadas com 5 mL de 2 × 10 9 UFC de Salmonella Typhimurium (n = 20) . Dados de consumo de ração diário (CRD) e de peso corporal (PC) dessa população foram ajustados utilizando uma função polinomial de primeira ordem . A deposição proteica (DP) foi estimada em função do ganho de peso diário (GPD) estimado e da relação entre DP e GPD observados. Essas variáveis foram integradas em uma equação fatorial para estimar as exigências diárias de Lys de cada indivíduo . Durante a primeira semana experimental, animais em CS precárias apresentaram maior temperatura retal e maior e menor concentrações sérica s de haptoglobina e albumina , respectivamente, que os animais em CS adequadas . O desafio sanitário também reduziu o PC final em 9,5%, o GPD em 20,3%, o CRD em 8,5% e a DP em 20,3%. Os suínos alojados em CS precárias tiveram exigências de Lys 19,4% menores no 28º dia experimental e 9,9% menores durante toda fase experimental em relação aos alojados em CS adequadas. Em relação à variabilidade individual, suínos em CS precárias apresentaram CV maiores para PC (2,6%), GPD (9,7%), CRD (6,0%), DP (9,7%) e exigências de Lys (7,9%) durante o experimento. Além disso, as diferenças entre as exigência s de Lys dos animais mais e menos exigente s foram de 17% nas CS precárias e de 14% nas CS adequadas. Esses resultados demonstram como um desafio sanitário pode reduzir PC, GPD, CRD, DP e as exigências de Lys, além de aumentar a variabilidade do desempenho, da composição corporal e das exigências nutricionais de suínos em crescimento.
  • ItemDissertação de mestrado
    Farinha de ervilha sobre o processo de extrusão, qualidade dos kibbles, digestibilidade, produtos de fermentação nas fezes e respostas de glicose e insulina de cães
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-01-25) Frias, Juliana Lopes; Carciofi, Aulus Cavalieri; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A busca por ingredientes inovadores e com apelo para saúde tem norteado o desenvolvimento atual de formulações para cães, visando ganhar espaço nas decisões de compra dos consumidores. A presente dissertação está estruturada em dois capítulos. O Capítulo 1 teve como objetivo apresentar uma visão geral sobre carboidratos e ervilha. O Capítulo 2 teve como objetivos avaliar a inclusão de farinha de ervilha descascada (FE) sobre o processo de extrusão, formação dos kibbles, coeficientes de digestibilidade aparente dos nutrientes, produtos de fermentação nas fezes, saciedade dos alimentos e respostas pós-prandiais glicose e insulina em cães. Foram utilizados 24 cães distribuídos em três tratamentos: controle – dieta a base de quirera de arroz (QA); FE50 – substituição de 50% de QA por FE; e FE100 – substituição de 100% de QA por FE. O estudo seguiu delineamento em blocos casualizados, com 2 blocos de 12 animais, 3 dietas experimentais, sendo 4 cães por dieta em cada bloco, totalizando 8 repetições por dieta. Os dados de extrusão, digestibilidade, características das fezes e saciedade foram submetidos a análise de variância e as médias comparadas por contraste polinomial em função da inclusão de FE. As respostas pós-prandiais foram avaliadas por análise de variância de medidas repetidas no tempo. Valores de P<0,05 foram considerados significativos. A inclusão de FE reduziu a transferência de energia mecânica e a expansão dos kibbles, com aumento da densidade aparente e da gelatinização do amido (P<0,05). Houve redução linear da digestibilidade aparente da matéria seca, gordura e energia das rações (P<0,05), sem alterar a digestibilidade da proteína bruta (P>0,05). A produção e o teor de umidade das fezes aumentaram, com redução linear do seu pH (P<0,05), sem alterar o escore fecal (P<0,05). As concentrações de acetato, propionato e lactato aumentaram de modo linear nas fezes (P<0,05), com redução linear da amônia, isobutirato e butirato (P<0,05). Ao teste de saciedade o consumo da dieta experimental não variou, mas houve aumento linear do consumo da dieta desafio com o aumento da FE nas dietas (P<0,05). Cães que consumiram a dieta FE100 apresentaram menor área abaixo da curva de glicose inicial (60 aos 180 minutos) e total (0 aos 720 min) que os alimentados com a ração controle (P<0,05), sem alterações na secreção de insulina (P>0,05). O menor teor de amido e maior de fibra da FE justifica as alterações em extrusão e formação dos kibbles, digestibilidade dos nutrientes e respostas de glicose. A fibra da FE demonstrou ser fermentável, aumentando os ácidos graxos de cadeia curta e reduzindo a amônia das fezes. Em conclusão, a farinha de ervilha descascada demonstrou ser ingrediente adequado a dietas com digestibilidade controlada da energia e para cães que se beneficiariam de maiores teores de fibra fermentável e fonte de carboidrato com menor resposta glicêmica pós-prandial.
  • ItemDissertação de mestrado
    Estudo farmacodinâmico do extrato de camomila administrado topicamente em ratos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-31) Silva, Ana Carolina Yamamoto; Ferraz, Guilherme de Camargo [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A Matricaria recutita, popularmente conhecida como camomila, refere-se à uma planta medicinal milenarmente utilizada pela população, estudada e registrada na literatura a partir de sua atividade ansiolítica e antidepressiva. Entretanto, no que se refere ao uso da do extrato de camomila por via tópica para obter ações ansiolíticas ou sedativa leve, não existem estudos na literatura, até agora. Inicialmente foi obtido o extrato seco de camomila, feita a caracterização do perfil fitoquímico. Foram realizadas análises por cromatografia líquida de alta eficiência acoplada a detector de arranjo de diodos (CLAE-DAD), cromatografia em camada delgada (CCD), cromatografia líquida de ultra eficiência acoplada a espectrometria de massas (CLUE-EM), além disso, foi realizado o isolamento de composto do extrato de camomila por cromatografia de exclusão molecular em Sephadex LH-20, seguido de CLAE-DAD em coluna semi-preparativa, seguida da caracterização destes compostos por ressonância magnética nuclear. Na etapa de incorporação do extrato de camomila em veículo para formulação tópica, foi realizado teste de solubilidade em óleo, incorporação do extrato em uma formulação transdérmica, análise de reologia e estabilidade preliminar. A avaliação farmacodinâmica da formulação foi avaliada em experimentação animal, sendo utilizados 120 ratos machos. Os animais foram distribuídos em cinco grupos experimentais, sendo grupo controle (GC); grupo controle positivo, com administração de diazepam (GCP); grupo tratamento com extrato 36 mg/Kg (GT36); grupo tratamento com extrato 72 mg/Kg (GT72) e, o grupo tratamento com o isolado z-dicicloéter 9 mg/Kg (GT ZD). Administração aconteceu por via tópica. O teste realizado foi o Labirinto de Cruz Elevada, e os animais avaliados conforme o tempo de permanência em ambos os braços (aberto e fechado) e número de entradas e saídas, durante cinco minutos. As avaliações aconteceram em quatro momentos. Os dados consistentes com uma distribuição normal foram avaliados por análise de variância univariada (One-way ANOVA, seguida pelo pós-teste de teste-t), utilizando-se o software Sigmaplot®. As diferenças foram consideradas significativas para valor de p < 0,05. Análise fitoquímica, apresentou composto majoritário distinto de seu marcador padronizado pela farmacopeia, apigenina-7-O-glicosídeo, identificado como z- dicicloéter. A escolha dos componentes do veículo foram: goma guar e óleo de alecrim. Na avaliação comportamental apresentou-se significância estatística no momento M30 e M180. Tais fatos devem ser mais bem investigados, mas já evidenciam diferenças entre doses, biodisponibilidade. Conclui-se, a importância da caracterização fitoquímica para desenvolvimento de produtos, e avaliação desses em animais. Nesse destaca-se o composto isolado z-dicicloéter, o qual foi avaliado pela primeira vez, em ratos em teste comportamental.
  • ItemDissertação de mestrado
    Dinâmica da utilização de energia em matrizes de frango de corte ao longo do período de postura
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-27) Teofilo, Guilherme Ferreira da Silva; Sakomura, Nilva Kazue [UNESP]; Macari, Marcos [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Compreender a dinâmica de utilização energética em matrizes de corte permite propor estratégias nutricionais e melhorarias no desempenho reprodutivo. Baseado nisso, o presente estudo objetivou descrever a utilização e o particionamento da energia ingerida em matrizes de corte durante o período de postura e propor modelos de exigências de energia. Para tal, foram conduzidos dois ensaios experimentais utilizando matrizes de corte da linhagem Cobb 500. O primeiro ensaio teve como objetivo fracionar a energia ingerida em: mantença e energia retida (ER) no corpo e no ovo. Foram utilizadas 50 aves de 27 a 63 semanas de idade, sendo 5 aves avaliadas a cada 4 semanas. Cada ave foi alojada individualmente em câmaras respirométricas e alimentada com base nas recomendações do guia de manejo. A produção total de calor total (PCT) e em jejum (PCJ) foram calculadas pela equação de Brouwer. O consumo de ração (CR), excretas produzidas e a massa de ovo (MO) foram registrados diariamente. Ao final desse período a composição corporal das aves foi estimada pelo DEXA. Os dados foram analisados em função da idade por meio de regressões lineares (P≤0,05). O segundo ensaio objetivou determinar a utilização energética e propor modelos de exigências. Foram utilizadas 60 aves de 29 a 65 semanas de idade, sendo 6 aves avaliadas a cada 4 semanas. Oito dias anteriores às medições, as aves foram adaptadas a três níveis de ingestão energética e em seguida, as aves foram alojadas em câmaras respirométricas. O CR, peso corporal, MO e coleta de excretas foram realizados diariamente. Ao final das avaliações de respirometria, as aves foram eutanasiadas para mensuração da massa visceral. Para avaliar o efeito da idade e energia metabolizável ingerida (EMAi) nos dados do balanço energético foi ajustada uma regressão multifatorial. Além disso, foi realizada a correlação de Pearson entre a massa visceral e os parâmetros do metabolismo energético. Para obter a exigência de energia metabolizável (EM) e líquida (EL), quatro modelos mistos foram ajustados, incluindo ou não o efeito de idade. Para o primeiro ensaio o CR e consequentemente o EMAi foram decrescentes com o avanço da idade (P<0,001), com maiores valores durante pico de produção (31 e 35 semanas). Não houve efeitos significativos (P>0,05) da idade na PCJ, PCT e incremento calórico. A MO e o ER no ovo como gordura e proteína foram constantes ao longo das idades (P>0,05), enquanto o ER no corpo como proteína aumentou linearmente (P=0,0011) conforme as aves envelheceram. A maior EMAi no pico de produção resultou em aumento da ER como gordura no corpo (P<0,0001). Para o segundo ensaio, os resultados mostraram que a PCJ (259 kJ/kg0,75*d) permaneceu constante durante todo o ciclo de produção independente do nível de EMAi (P>0,05). A PCJ e o PCT apresentaram correlação positiva com os órgãos digestivos e reprodutivos (P<0,05). A eficiência de utilização de energia para depositar proteína e gordura no corpo mudou com a idade da ave. Os modelos de EL e EM desconsiderando o efeito da idade apresentou menor erro. As eficiências de utilização de energia foram 0,89; 0,78 e 0,80 para mantença, ganho e produção de ovos, respectivamente. O modelo de EL não foi afetado pela idade e apresentou menor erro quando comparado ao de EM. Conclui-se que para matrizes de corte a EMAi é usada principalmente para suportar a demanda de EL para mantença e produção de ovos, e o restante é depositado nos tecidos corporais em maior eficiência como gordura, enquanto a ER como proteína no corpo aumenta com a idade da ave. Os modelos mistos são viáveis para construir modelos de recomendações energéticas para os sistemas de EM e EL, sendo a EL mais acurada em expressar as exigências energéticas de matrizes pesadas.
  • ItemDissertação de mestrado
    Efeito da desmama precoce suplementada com concentrado sobre a expressão gênica do longissimus thoracis em bezerros da raça nelore
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-04-17) Pedro, Ariane Enara; Pereira, Guilherme Luis; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este estudo foi conduzido com bezerros da raça Nelore pertencentes a dois grupos diferentes, desmama precoce (120 dias) e desmama convencional (205 dias), objetivando analisar de forma global as diferenças na expressão gênica muscular (Longissimus thoracis, LT) entre amostras de tecido muscular coletadas por meio do sequenciamento do RNA mensageiro utilizando a técnica de RNA-Seq e avaliar a relação entre genes diferencialmente expressos sobre suas funções gênicas enriquecidas e vias metabólicas das fibras de tecido muscular esquelético em bezerros Nelore. Para isso, foram utilizados dezesseis bezerros, dos quais oito foram desmamados precocemente e oito do desmama convencional. Os bezerros desmamados precocemente foram suplementados até duzentos e cinco dias com uma dieta contendo 20% de Proteína Bruta e 75% de NDT, em uma quantidade de 20g de MS/kg de PV, enquanto os desmamados aos duzentos e cinco dias permaneceram a pasto sob aleitamento. Para comparação da expressão gênica entre tratamentos foi realizado o RNA Seq de alíquotas de musculo Longissimus thoracis coletadas por biópsia aos duzentos e cinco dias dos dezesseis indivíduos. As análises de enriquecimento funcional foram realizadas por meio de teste hipergeométrico para super-representação de genes diferencialmente expressos em vias metabólicas KEGG utilizando o pacote clusterProfiler do programa R, pela metodologia do pacote edgeR. Um total de 14.076 genes estavam presentes, visto que 762 DEGs enriquecidos significativos foram observados após o ajuste de FDR com valor de p ajustado <0,05. Entre os 762 termos de GO, 405 são genes up-regulated e 357 genes down-regulated pertenciam ao processo biológico envolvidos no metabolismo lipídico nos respectivos momentos. Foram selecionados com base nos resultados das análises os primeiros 20 genes regulados positivamente com atuação no metabolismo lipídico em animais desmamados precocemente sendo eles: ADIPOQ, FABP4, FADS1, FADS2, SCD, ACSM1, ELOVL6, HSD17B12, PCK2, PER2, SREBF1, FBP1, NR4A3, PRKAG3, ACACA, FASN, COL4A3, ADCY1 e C8G. Os resultados de vias KEGG comuns com método e Vias KEGG enriquecidas a partir de DEGs comuns indicaram forte regulação positiva de genes relacionados a adipogênese e lipogênese e regulação negativa da degradação e ácidos graxos no tecido muscular em bezerros que foram desmamados aos cento e vinte dias.
  • ItemDissertação de mestrado
    Relação ótima de aminoácidos sulfurados em dietas com redução de proteína bruta para frangos de corte
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-02-23) Fialho, Audasley Tadeu Santos; Sakomura, Nilva Kazue [UNESP]; Dorigam, Juliano Cesar De Paula; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O crescimento da produção de fragos de corte vem sendo superável a cada ano, no entanto, alguns pontos têm sido bastantemente debatidos. Na questão nutricional a redução da proteína bruta sem prejudicar o desempenho dos frangos de corte. Órgãos e entidades pressiona o sistema de produção em questão socioambiental uma vez que o nitrogênio excretado pelas aves tem um potencial poluidor. Tradicionalmente as dietas praticadas no Brasil tende a não atender a exigência de aminoácidos sulfurados, requerendo assim a suplementação de aminoácidos cristalinos. Logo, o objetivo deste estudo foi determinar a relação ótima de metionina (Met) e cistina (Cis) na exigência de aminoácidos sulfurados em dietas com redução de proteína bruta. Foi conduzido um ensaio de desempenho, com 1200 frangos de corte macho da linhagem Cobb 500®, distribuídos em delineamento inteiramente casualizado (10 tratamentos x 6 repetições), com idade entre 14 e 28 dias alimentados com dez rações, com dois níveis de proteína bruta (PB) 21,5% e 19,5% e cinco relações entre os aminoácidos Met:Cis (42:58; 46:54; 50:50; 54:46; 58:42). As rações foram formuladas por meio da inclusão dos aminoácidos DL-metionina e L-cistina, para atender o nível de 0,62% Met+Cis. As variáveis resposta avaliadas foram ganho de peso, conversão alimentar e consumo de ração. Atrelado foi realizado um ensaio metabólico para avaliar o balanço de nitrogênio dos aminoácidos sulfurados, utilizando 36 machos da linhagem Cobb 500®. Distribuídos em delineamento inteiramente casualizado (6 tratamentos x 6 repetições), as aves foram alojadas em gaiolas metabólicas individualmente, sendo dois níveis de PB (21,5% e 19,5%) e três relações entre Met:Cis (42:58; 50:50; 58:42). As excretas foram coletadas todos os dias, armazenadas em freezer. Este estudo pretende promover o melhor entendimento da relação ideal de metionina e da cistina nas dietas de frangos de corte com idade de 14 a 28 dias, sobre redução proteína bruta.
  • ItemDissertação de mestrado
    Efeitos da restrição de vitamina a sobre a qualidade da carne de bovinos f1 Angus x Nelore terminados em confinamento
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-02-23) Arantes, Helena Graciani; Neto, Otavio Rodrigues Machado; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Objetivou-se avaliar os efeitos da redução de vitamina A na dieta de novilhos meio-irmãos F1 Angus × Nelore sobre o desempenho, características de carcaça, composição química, qualidade da carne e perfil de ácidos graxos do músculo longissimus thoracis. Nesse cenário, 42 novilhos, peso médio 263,86 ± 15,20, idade média 7,5 meses, foram terminados em confinamento, por 163 dias, divididos entre a dieta de tratamento restritiva de vitamina A (A-) e a dieta controle (A+). A dieta A- continha 1170 UI de vitamina A/kg de matéria seca (MS), enquanto a dieta A+ continha 3170 UI de vitamina A/kg de MS. A relação volumoso:concentrado foi de 17,5:83,5. Os animais foram distribuídos em delineamento de blocos casualizados, em 14 baias coletivas, sendo 7 baias por tratamento com 3 animais em cada. Os tratamentos não afetaram os parâmetros de qualidade de carne, como a cor, força de cisalhamento, pH e as perdas por gotejamento (P>0.05). O tratamento A- não afetou (P>0.05) a composição química da carne, observando-se níveis semelhantes de gordura de 3,49% e 3,51%, para o tratamento A- e A+, respectivamente. O tratamento A- não afetou (P>0,05) a concentração de ácidos graxos saturados, monoinsaturados e poli-insaturados. Especula-se que o tempo de confinamento e a idade dos animais no abate não foram suficientes para alterar o perfil de ácidos graxos, a composição química da carne e as características físico-químicas da carne em diferentes períodos de maturação.
  • ItemDissertação de mestrado
    Impacto do estresse induzido pela privação de água e alimento por 48 horas e da suplementação com fontes de minerais sobre o metabolismo e desempenho de bovinos nelore recriados a pasto durante o período seco
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-02-27) Abreu, Mateus José Inácio de; Siqueira, Gustavo Rezende [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Dois estudos foram conduzidos para investigar como 2 fontes de minerais Cu e Zn e a privação de água e alimento por 48 horas afetam o metabolismo e desempenho de bovinos Nelore recriados a pasto. No primeiro estudo, vinte animais Nelore, castrados, canulados no rúmen (peso corporal (PC):350 kg ± 132 kg; 20 meses) foram blocados por PC e distribuídos aleatoriamente em baias individuais, em um arranjo fatorial 2 x 2. O primeiro fator foi: suplementação com minerais Cu e Zn (1) inorgânico (ING; óxido de zinco e sulfato de cobre) ou (2) hidroxilado (HDX; Selko ®IntelliBond®, Indianapolis, USA). O segundo fator foi: (1) animais com acesso regular a água e alimento (SPRIV) ou (2) com privação de água e alimentos por 48 horas (CPRIV). O período experimental durou 57 dias e foi dividido em 2 períodos: (1) adaptação de d-21 a d-1 e (2) avaliação de d0 a d 36. A digestibilidade e consumo foram avaliados em d3-d5, d11-d13 e d32-d34. Os parâmetros ruminais foram mensurados no d0-d2, a cada 12 horas e em d-2, d7, d15 e d36. A privação não afetou (P = 0,294) o consumo de matéria seca e o consumo de nutrientes, mas uma interação entre privação × período foi detectada (P = 0,027) para digestibilidade da matéria seca (DMS), matéria orgânica (DMO), fibra insolúvel em detergente neutro (DFDN) e fibra insolúvel em detergente ácido (DFDA). CPRIV apresentou maior a DMS, DMO, DFDN e DFDA nos d3-d5. No entanto, CPRIV apresentou menor digestibilidade em períodos mais prolongados, como da MS d11-d13 e d32-d34, da MO no período de d11-d13, e das frações fibrosas no período de d32-d34. HDX tendeu a aumentar o consumo de matéria seca e consumo de nutrientes (P = 0,075). Houve tendencia de HDX (P = 0,099) aumentar DFDN em 1,6 pontos percentuais em relação a ING. Durante d0 a d2 a concentração de ácidos graxos voláteis (AGV) reduziu de 62,3 para 20,1 mMol/dL, enquanto o pH ruminal aumentou 7,3 para 8,2 (Interação privação x horário; P <0,001) em CPRIV. A proporção de acetato aumento em CPRIV até 24 horas de privação, mas ao final das 48 horas foi semelhante entre CPRIV e SPRIV (Interação privação x horário; P = 0,002). As proporções de propionato e butirato reduziram enquanto as de Isobutirato, isovalerato (P <0,001) e valerato (P = 0,055) aumentaram em CPRIV (Interação privação x horário). A concentração de nitrogênio amoniacal ruminal foi menor as 12 horas e maior as 24 horas em CPRIV (Interação privação x horário; P < 0,001). No experimento 2, oitenta e quatro animais Nelores machos, não castrados (PC = 260 kg ± 35 kg) foram atribuídos a piquetes de Brachiaria brizantha cv. Marandu por 131 dias em delineamento de blocos casualizados com arranjo fatorial (2 x 2). Dentro dos blocos os animais foram distribuídos aleatoriamente entre os tratamentos. As concentrações séricas de ureia e ácidos graxos não esterificados foram maiores nos dias 2 e 7 em animais privados e posteriormente tornaram-se semelhantes entre os tratamentos (interação privação x dia; P = 0,006). Proteína total e aspartato aminotransferase séricos foram maiores no dia 2 em CPRIV e posteriormente diferenças deixaram de existir (interação privação x dia; P = 0,080). As concentrações de albumina (p = 0,033) e glicose (p = 0,080) foram maiores em CPRIV. Animais HDX apresentaram menor pico de ureia no dia 2 e seus valores se mantiveram inferiores no dia 12 e 105 (interação mineral × período; P = 0,029). A concentração de Cu no fígado foi maior em SPRIV/HDX (interação mineral x privação; P = 0,003), enquanto a concentração de Zn no fígado foi semelhante entre tratamentos (P = 0,121). Foi detectado interação entre privação × período (P < 0,001) para peso corporal e GMD. Animais CPRIV apresentaram perda de 34,5 kg o que resultou em menor peso corporal no dia 2. Nos primeiros dias após a privação (dia 2 ao 12) os animais CPRIV apresentaram maior GMD e recuperaram o peso perdido, mantendo PC semelhante os tratamentos. A partir do dia 12 o desempenho foi similar entre os tratamentos. Em conclusão, a privação de água e alimento impactou parâmetros de digestibilidade de nutrientes e fermentação ruminal a curto e longo prazo. Após a privação, os animais foram capazes de recuperar o PC, resultando em nenhuma diferença de desempenho entre animais privados de água e alimento e sem privação. Além disso, a suplementação com Cu e Zn hidroxilado aumentou Cu no fígado e tendeu a aumentar o consumo de matéria seca e digestibilidade da FDN, mas não foi capaz de alterar o desempenho.
  • ItemDissertação de mestrado
    Extensão dos efeitos das técnicas de formulação de níveis experimentais de metionina + cistina sobre as respostas fisiológicas de poedeiras comerciais
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-01-13) Sousa, Manoela Garcia Borgi Lino de; Silva, Edney Pereira da; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta pesquisa avaliou as respostas fisiológicas de poedeiras comerciais submetidas a níveis de metionina + cisteína na dieta formulados pelas técnicas da diluição e suplementação. O delineamento utilizado foi o inteiramente ao acaso, com 160 aves em pico postura da linhagem Hy-line Brown, com 15 tratamentos e um grupo controle, contendo 10 repetições de uma ave cada. Os tratamentos foram em arranjo fatorial, sendo sete níveis de Met + Cis obtidos pela técnica da diluição e sete níveis de Met + Cis obtidos pela técnica da suplementação. Os níveis de Met + Cis estabelecidos foram 0.415%, 0.447%, 0.593%, 0.601%, 0.663% 0.725% e 0.806% de metionina + cistina digestível (Met + Cis), para ambas as técnicas. O experimento teve duração de 10 semanas, sendo 6 de adaptação e 4 de coleta de dados. As variáveis de desempenho zootécnico coletadas foram: consumo de ração, produção de ovos e peso do ovo. As variáveis bioquímicas foram: aspartato aminotransferase, alanina aminotransferase, proteína total, albumina, e ácido úrico. Os fígados foram submetidos à análise morfológica. O desempenho foi afetado pelo nível de Met + Cis nas dietas, somente o peso do ovo foi afetado pela técnica utilizada. Peso corporal, peso do fígado e número de hepatócitos apresentaram efeito para os níveis de Met + Cis, somente peso do fígado e peso relativo do fígado foram afetados pelas técnicas de formulação. Todas as variáveis bioquímicas foram afetadas pelos níveis de Met + Cis e somente o ácido úrico apresentou efeito para a técnica. As técnicas de formulação apresentaram efeitos semelhantes, sendo equivalentes em relação aos efeitos causados nas respostas de desempenho e saúde das aves.
  • ItemDissertação de mestrado
    Parâmetros genéticos e identicação de regiões regulatórias para características ponderais em bovinos Nelore
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-02-28) Teodoro, Miller de Jesus; Oliveira, Henrique Nunes de [UNESP]; Maiorano, Amanda Marchi; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Características ponderais têm sido amplamente usadas na seleção de bovinos Nelore no Brasil, estando diretamente associadas com a produtividade e lucratividade dos rebanhos. Estudos de associação genômica ampla (GWAS) tem sido utilizados para investigar variantes presentes no genoma bovino que estão associadas a fenótipos de interesse. Entretanto, devido algumas limitações do GWAS, a anotação de classes funcionais para identificação de regiões candidatas pode ser usada para aumentar o poder de detecção do GWAS. Considerando os poucos estudos de classes funcionais associadas com características ponderais na raça Nelore, os objetivos deste estudo foram realizar GWAS para identificar regiões do cromossomo 14 associadas com características ponderais de bovinos da raça Nelore, e verificar quais classes funcionais explicam maior proporção da variância, buscando auxiliar o processo de seleção em características de crescimento. Para isso, foi empregado um banco de dados de genótipos e fenótipos para as características peso ao nascimento (PN), peso a desmama (PD) e peso ao sobreano (PS). Duas abordagens do GWAS foram conduzidas, associação genômica ampla em passo único ponderada (WssGWAS) e outra com base na matriz genômica de parentesco (GRM) única para cada classe funcional. As herdabilidades aditivas diretas obtidas para PN e PD foram de moderada magnitude, sendo 0,24 e 0,20, respectivamente, e para PS foi de alta magnitude, sendo 0,48. Já as herdabilidades materna obtidas foram de baixa magnitude para PN (0,06) e PD (0,12). Os resultados mostram que existem variantes associadas com as características ponderais distribuídas por diversas regiões do cromossomo 14, reafirmando a importância deste cromossomo na seleção destas características. Os genes CSMD3, PCMTD1, PLAG1 e STK3 estão associados com crescimento e desenvolvimento corporal. Os resultados das classes funcionais demonstram a importância de classes regulatórias e splice sites na proporção da variância capturada e explicada pelas variantes nessas classes. As análises das classes funcionais complementam o GWAS, contribuindo para o entendimento da atuação das variantes nas características ponderais da raça Nelore.
  • ItemDissertação de mestrado
    Painéis solares fotovoltaicos como tecnologia para promover o bem-estar e a sustentabilidade na produção de ovinos.
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-01-05) Culhari, Eric de Andrade [UNESP]; Maia, Alex Sandro Campos [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O objetivo deste estudo foi Propor uma estrutura de sombreamento alternativa para ovinos criados em sistema de pastejo utilizando painéis solares fotovoltaicos como anteparo à radiação solar e determinar o impacto nas respostas fisiológicas e comportamentais de ovinos Corriedale. Foram utilizadas 9 ovelhas Corriedale, em pastejo em ambiente intertropical. As temperaturas corporais (vaginal, temperatura da superfície da pele e do velo, °C) e frequência respiratória (respirações minutos-1) na sombra ou expostas à radiação solar foram avaliadas como medidas fisiológicas. Observações comportamentais foram realizadas entre as 08:00h e as 17:00h, em intervalos regulares de 10 minutos. As variáveis meteorológicas (temperatura e umidade do ar, irradiância solar e velocidade do vento) foram medidas em intervalos regulares de 1 minuto. A estrutura de sombra é composta por 10 painéis fotovoltaicos, projetando 19,3 m² de sombreamento, gerando uma média mensal de 429,51 kWh. Em até 150 Wm-2 de irradiancia solar os animais tem como comportamento predominante o pastejo ao sol. Os mesmos procuram sombra para realizar comportamentos de descanso como ruminação e ócio. A temperatura de superfície do velo apresenta redução no decorrer do uso da sombra independente do nível de radiação. Ja a temperatura da epiderme, apresenta este comportamento apenas a partir de 350Wm-2. A frequência respiratória dos animais é maior quando estão à sombra do que quando expostos à irradiancia solar, no entanto à mesma apresenta queda significativa no decorrer do uso do recurso de sombreamento. A carga térmica radiante foi cerca de 27% menor sob a estrutura de sombra, o que mostra que os animais usam sombra porque oferecem uma melhor condição de conforto térmico, controlando as temperaturas internas e de superfície e a taxa respiratória. Portanto, painéis solares fotovoltaicos promovem o bem-estar e a sustentabilidade do sistema de produção de ovinos.
  • ItemDissertação de mestrado
    Efeito da estimulação elétrica de carcaça sobre características físico-químicas da carne de bovinos nelore
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-11-07) Oliveira, Camila Pereira de; Machado Neto, Otávio Rodrigues; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A estimulação elétrica (EE) de carcaça é uma tecnologia amplamente usada na indústria frigorífica para acelerar a queda de pH e a taxa de glicólise, afetando positivamente nos parâmetros de qualidade de carne por melhorar a maciez e prevenir o encurtamento pelo frio. Nesse contexto, objetivou-se avaliar o efeito da EE de carcaças na qualidade da carne de bovinos Nelore machos e fêmeas. Foram utilizadas 60 carcaças bovinas, distribuindo-se as meias-carcaças em quatro grupos experimentais de acordo com a classe sexual: 30 machos EE; 30 machos controle, 30 fêmeas EE; e 30 fêmeas controle. A EE foi aplicada em cada meia carcaça direita antes da entrada na câmara fria e compreendeu dez estímulos elétricos de 120V, 60Hz e 5mA, enquanto a meia carcaça esquerda não recebeu estímulo (controle). Na desossa (24h após o abate), amostras do Longissimus thoracis (LT) entre a 12ª e 13ª costelas de todas as carcaças foram coletadas para processamento e análises de qualidade, submetidas à maturação por 14, 21 e 28 dias. Os dados foram examinados por medida repetida no tempo, e as diferenças significativas foram consideradas quando P ≤ 0,05, e tendências quando P < 0,10. Os resultados mostraram que a EE diminuiu (P < 0,05) os valores de força de cisalhamento (FC) em ambos os sexos. Ocorreu interação entre a EE e os tempos de maturação sobre a FC, evidenciando a potencialização da proteólise pelo uso da tecnologia. Foi encontrada uma melhora significativa (P < 0,01) na coloração da carne de bovinos fêmeas, principalmente na luminosidade (L*), teor de amarelo (b*) e no pH da carne. Houve redução na perda por cocção nas fêmeas (P = 0,01) e na perda por gotejamento na carne dos machos (P = 0,04) e fêmeas (P = 0,07). Por outro lado, não foram observadas diferenças significativas relacionadas a capacidade de retenção de água (P > 0,05). O índice de fragmentação miofibrilar da carne tendeu a ser maior nas carcaças EE (P < 0,10). Por fim, não foi observada diferença em relação ao comprimento de sarcômero (P > 0,05). Os resultados indicaram que a EE melhorou as características de qualidade de carne de bovinos zebuínos machos e fêmeas, especialmente maciez, coloração e pH.
  • ItemDissertação de mestrado
    Panorama da ovinocultura no estado de São Paulo: Adaptações ao contexto da pandemia por covid-19
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-01-10) Parreira, Arthur Mortari [UNESP]; Sobrinho, Américo Garcia da Silva [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O trabalho teve como objetivo traçar o panorama da ovinocultura no Estado de São Paulo e avaliar as adaptações dos diferentes segmentos desta cadeia produtiva paulista no contexto da pandemia por Doença do Coronavírus (Coronavirus Disease 2019), visando contribuir com informações mais condizentes para todos os segmentos da ovinocultura paulista (fornecedores de insumos, produtores de ovinos e distribuidores de alimentos, como frigoríficos, supermercados e butiques de carne). Utilizou-se três questionários qualitativos semi-estruturados, um para cada grupo da cadeia produtiva, considerados na pesquisa. Foram analisadas 125 respostas, sendo 26 fornecedores de insumos (20,8%), 81 produtores de ovinos (64,8%) e 18 distribuidores de alimentos (14,4%). Observou-se a presença de profissionais técnicos em todos os segmentos da cadeia da ovinocultura paulista, especializados na área de Ciências Agrárias. O número de funcionários nos estabelecimentos e propriedades permaneceu predominantemente estável (73,6%) durante a pandemia pela covid-19, fato observado pela aplicação de medidas de prevenção da doença em praticamente todos os estabelecimentos (94,4%) e pelos esforços por parte dos segmentos da cadeia para traçar um plano de contingência e manter seus colaboradores no negócio. Para a maior parte dos estabelecimentos fornecedores de insumos e distribuidores de alimentos, a frequência de compra de produtos ovinos permaneceu estabilizada (81,8%), demonstrando que mesmo durante um período pandêmico, os hábitos de consumo foram mantidos. Os três segmentos da cadeia da ovinocultura paulista classificaram o perfil do consumidor de produtos ovinos como: população de alta renda (35,2%), urbana (28,4%), e público ocasional (28,1%). Os problemas dessa cadeia durante a pandemia por covid-19 são, principalmente, o baixo consumo per capita (53,6%) e a cadeia desorganizada (25,7%). A despeito de todo o cenário pandêmico, as perspectivas dos entrevistados para a ovinocultura do Estado de São Paulo após a pandemia pela covid-19 são prósperas (45,6%), mostrando que a ovinocultura paulista encontra-se em expansão. O aumento do consumo de produtos ovinos é o principal desafio a ser vencido para acelerar o crescimento da ovinocultura, por meio de desenvolvimento de estratégias de diferenciação e agregação de valor ao produto final visando atender as demandas dos consumidores que estão se tornando mais exigentes em relação à qualidade, podendo representar oportunidades para o sistema agroindustrial da ovinocultura.
  • ItemDissertação de mestrado
    Painéis fotovoltaicos: alternativa de sombreamento para novilhas leiteiras
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-04-17) Faria, Ana Flávia Prado Antunes de [UNESP]; Maia, Alex Sandro Campos [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O objetivo deste estudo foi avaliar a carga térmica radiante na sombra projetada por painéis fotovoltaicos e determinar o impacto nas respostas fisiológicas e comportamentais de novilhas leiteiras no uso ou não de sombra. Para tanto, foram utilizadas sete novilhas mestiças 7/8 da raça Holandesa, com idade média de 10 meses, manejadas em piquete com estrutura de sombreamento artificial provido por um conjunto de painéis fotovoltaicos. As temperaturas corporais (vaginal, temperatura da superfície da pele e do pelame, °C) e frequência respiratória (respirações minutos-1 ) na sombra ou expostas à radiação solar foram avaliadas durante 24 horas a cada 5 minutos. Observações comportamentais foram realizadas das 08:00 as 17:00h, em intervalos regulares de 5 minutos. As variáveis meteorológicas (temperatura e umidade do ar, irradiância solar e velocidade do vento) foram medidas em intervalos regulares de 1 minuto durante 24 horas. A estrutura de sombra foi composta por 10 painéis fotovoltaicos, projetando 19,3 m² de sombreamento, gerando uma média mensal de 405,78 kWh. Na primeira hora do dia, as novilhas despenderam 90% do tempo expostas à radiação solar, permanecendo em atividade de pastejo. Com o aumento da temperatura do ar e radiação solar, o tempo gasto na sombra nas atividades de ruminação e ócio, em pé ou deitado aumentou até 13:00h, totalizando cerca de 80% do tempo nessas atividades. Aparentemente, a variação diária da temperatura vaginal dos animais não foi afetada pelo uso da sombra projetada pelos painéis. As temperaturas da superfície da pele e do pelame atingem os valores mais altos quando os animais são expostos à radiação solar. A frequência respiratória exibe o mesmo comportamento das temperaturas da superfície, e por volta de 14:00h atingindo uma média de 92 respirações minutos-1 . A carga térmica radiante foi cerca de 27% menor sob a estrutura de sombra, o que mostra que os animais usam sombra porque oferece uma melhor condição de conforto térmico, controlando as temperaturas internas e de superfície e a taxa respiratória. Portanto, fornecer sombra dos painéis fotovoltaicos ajuda na termorregulação dos animais, melhorando seu bem-estar e gerando energia limpa e renovável.
  • ItemDissertação de mestrado
    Influência do treinamento para primeira ordenha no comportamento e desempenho de novilhas cruzadas Holandês x Gir
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-10-20) Chagas, Júlia Cocco das; Costa, Mateus José Rodrigues Paranhos da [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O treinamento novilhas primíparas antes do parto, realizado por meio de estímulos táteis, pode ser benéfico para o comportamento e produção nas primeiras ordenhas. O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito do treinamento prévio ao parto no comportamento, na facilidade de ordenha e na produção de leite de novilhas leiteiras cruzadas Holandês (H) x Gir (G) recém-paridas. Foram utilizadas 84 novilhas de dois grupos genéticos (½H ½G , n=37 e ¾H ¼G , n=47), com idades variando entre 24 e 36 meses. O treinamento foi realizado com novilhas entre o 1º e 3º terço de gestação, sendo realizado em quatro etapas, durante cinco dias consecutivos, com objetivo de habituar as novilhas aos humanos e a certas rotinas de manejo. Ao final do treinamento, no sexto dia, foi realizada a avaliação das novilhas com atribuição da nota de treinamento. Após o parto, as novilhas foram levadas para a primeira ordenha, momento em que iniciaram as avaliações comportamentais, realizadas no 1º, 42º e 84º dia após o parto; e avaliações produtivas, durante as primeiras 12 semanas de lactação. As avaliações comportamentais dos animais foram realizadas atribuindo-se escore de reatividade durante a realização do pré-dipping e na colocação das teteiras. Além disso, foi realizada a avaliação qualitativa do comportamento (QBA). As avaliações de desempenho e eficiência da ordenha realizadas foram: fluxo de colostro por minuto, quantidade de colostro ordenhada antes e após a aplicação da ocitocina, quantidade total de colostro, porcentagem de descida do leite nos dois primeiros minutos de ordenha, fluxo médio de leite durante a ordenha, fluxo de leite no primeiro e segundo minutos de ordenha, produção média de leite da semana, produção de leite durante a primeira ordenha do dia e duração da ordenha. Para o QBA, foi aplicada uma análise dos componentes principais, revelando que, independentemente da realização do treinamento, as variações observadas com mais força após a ordenha foram as que corresponderam a Estados Negativos de bem-estar animal. As análises estatísticas foram realizadas aplicando-se modelos lineares generalizados em dois conjuntos de dados: no primeiro, com todas as novilhas, considerando os efeitos fixos de tratamentos (novilhas treinadas e não treinadas) e grupos genéticos; no segundo, apenas com as novilhas treinadas, foram considerados os efeitos fixos de grupo genético e terço gestacional durante a realização do treinamento. Os resultados mostraram o treinamento foi benéfico as novilhas, as quais apresentaram fluxo de colostro sem aplicação de ocitocina significativamente superior (p<0,05) entre as treinadas no terceiro terço gestacional. Na primeira semana de lactação, as novilhas treinadas tiveram uma média de produção significativamente (p<0,05) superior. A porcentagem de descida do leite nos dois primeiros minutos de ordenha e o fluxo médio de leite durante a ordenha mantiveram-se superiores no grupo treinado durante as 12 primeiras semanas de lactação. E mesmo entre os animais mais reativos durante a ordenha, a porcentagem de descida do leite nos dois primeiros minutos de ordenha foi significativamente (p<0,05) superior entre as novilhas treinadas. A realização do treinamento apresentou ser benéfica para a primeira ordenha de novilhas, aumentando o volume de colostro ejetado na primeira ordenha. Resultados ainda melhores podem ser encontrados quando o treinamento é realizado no último v terço gestacional. Após e durante a primeira ordenha, o treinamento não ilustrou alterações no comportamento dos animais. Durante os quatro primeiros meses de lactação, o treinamento exerceu influência positiva na produção de leite, observado pela ejeção e fluxo de leite durante a ordenha, superiores aos animais não treinados.
  • ItemDissertação de mestrado
    Exigência de metionina + cistina para poedeiras comerciais semi pesadas
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-02) Mani, Tatyany Soledade Andrade; Silva, Edney Pereira [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A metionina é considerada o primeiro aminoácido essencial limitante nas dietas formuladas a base de milho e farelo de soja para aves de postura. Ela atua na síntese de proteínas, no sistema imunológico, nas reações metabólicas, no desempenho e empenamento das aves por meio da síntese de colina, betaína creatina, carnitina, atuando, ainda, como regulador de divisão celular. A cistina é importante para a formação da pele e penas, estimula o sistema hematopoiético, promove a formação de glóbulos brancos e vermelhos além de contribui para o processo de cicatrização. O presente trabalho visa determinar as recomendações de metionina + cistina para galinhas poedeiras. Para isso, foi realizado um ensaio com 150 galinhas poedeiras da linhagem Hy-line Brown com duração de 10 semanas. O delineamento utilizado foi inteiramente casualizado, com 15 tratamentos e 10 repetições de uma ave cada. Os tratamentos consistiram em sete níveis de metionina + cistina digestível 4,15; 4,47; 5.39; 6.01; 6,63; 7,25 e 8,06 g/kg. Portanto, as variáveis analisadas foram EW (g), EP (%), FI (g/aveꞏd), PC (g), conversão alimentar por produção de ovos (FCR, g/g), corrigida para mortalidade, produção de ovos (EO, g/aveꞏd), ingestão de metionina+cistina (mg/aveꞏd) e deposição de metionina+cistina no ovo (mg/aveꞏd), eficiência de utilização e manutenção. As variáveis coletadas para a qualidade do ovo foram peso da gema (g), peso da casca (g) e altura do albúmen (mm). Esses dados foram coletados na terceira, sexta e décima semana do experimento, dois dias por semana. Quando o efeito dos níveis de metionina+cistina (P ≤ 0,05) foi detectado, os modelos linear-platô (BL), quadrático-platô (BLq) e o primeiro intercepto foram ajustados para determinar a ingestão ideal de metionina+cistina. O valor calculado da primeira intersecção de BLq no platô da BL foi de 596,9 mg/ave por dia, considerado o nível ótimo de ingestão de metionina+cistina para produção de ovos em poedeiras Hy-line Brown.
  • ItemDissertação de mestrado
    Implicações do manejo de desmame no desempenho, saúde e bem-estar de bezerros nelore, puros e cruzados (Aberdeen Angus x Nelore)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-07-14) Ruiz, Lucas Roberto Batista; Costa, Mateus José Rodrigues Paranhos da [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    . O manejo de desmame é reconhecidamente estressante para vacas e bezerros, com consequentes prejuízos ao bem-estar e ao desempenho dos animais. O objetivo com a realização deste estudo foi comparar os efeitos de curto prazo no ganho de peso de bezerros da raça Nelore submetidos ao desmame abrupto com vacas madrinhas (AB) e desmame lado a lado (LL). O estudo foi realizado em uma fazenda comercial, localizada no município de Poxoréu-MT, Brasil, durante os meses de maio a agosto. Foram avaliados 80 bezerros da raça Nelore, sendo 40 fêmeas e 40 machos, desmamados com aproximadamente oito meses de idade. Os bezerros foram pesados, no dia do desmame (D0) e dez (D10), trinta (D30), cinquenta e dois (D52) e oitenta e cinco dias (D85) após o desmame. Os ganhos de peso médios diários (GMDs) foram calculados para os quatro períodos de avaliação (de D0 a D10, D0 a D30, D0 a D52 e D0 a D85). As médias ajustadas para peso e ganho de peso foram comparadas utilizando o teste de Tukey considerando P ≤ 0,05 como efeito significativo e 0,051 < P > 0,10, como tendência. O peso inicial dos bezerros (D0) não diferiu significativamente entre os tratamentos (P = 0,165), com valores de 200,11Kg ± 0,97 e 198,16Kg ± 0,98 para LL e AB, respectivamente. Houve efeito significativo para interação dia de pesagem e ganho de peso dos bezerros (P = 0,001), sendo que os maiores ganhos de peso se concentram nos dias mais próximos do desmame para ambos métodos de desmame, reduzindo ao longo do tempo. Os bezerros do grupo LL apresentaram GMD superior ao grupo AB aos 10 e 30 dias pós desmame, apresentando a diferença de 350 e 110g/dia, respectivamente. Assim, conclui-se que adesmama lado a lado resulta em melhor desempenho dos bezerros.
  • ItemDissertação de mestrado
    Níveis de suplementação de fitase para galinhas poedeiras
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-08-15) Moura, Thaila Fernanda; Sakomura, Nilva Kazue [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Uma estratégia nutricional para suprir as necessidades de fósforo (P) em monogástricos é alcançada pelo fornecimento de fontes inorgânicas como o fosfato bicálcico, porém as fontes de fósforo inorgânicas são finitas. Outra estratégia nutricional trata da liberação do fósforo ligado à molécula de fitato, que, além de ter baixa digestibilidade, leva à formação de complexos com outros nutrientes. Dessa forma, os nutricionistas utilizam a enzima fitase para liberar parte do P limitando a influência negativa do fitato. Atualmente, o uso de doses de fitase acima do recomendado, além de permitir reduzir o uso de fontes minerais de fósforo, hidrolisa de forma mais eficiente o P da molécula de fitato em alimentos vegetais. Devido à preocupação com o esgotamento das fontes minerais de fósforo, a retirada total dessa fonte mineral juntamente com o aumento da dose de fitase acima do seu nível recomendado se tornará uma estratégia nutricional futura. Portanto, o objetivo deste estudo foi avaliar o efeito da fitase sobre a produtividade de ovos, qualidade da casca e composição corporal de poedeiras alimentadas com dietas isentas de fósforo inorgânico e com níveis reduzidos de energia e nutrientes de 23 a 72 semanas de idade. Um total de 560 Hy-Line W80 (4 galinhas/gaiola × 28 réplicas de gaiola por tratamento) foram distribuídos aleatoriamente em cinco tratamentos experimentais. Uma dieta controle positivo (PC) foi formulada para conter os níveis recomendados de energia e nutrientes. Uma dieta basal (controle negativo, NC) foi formulada para conter 0,12% de fósforo disponível (avP) e com níveis reuduzidos de energia e nutrientes em comparação com a ração PC. A fitase foi suplementada na dieta NC a 300, 600 e 900 FTU/kg de ração. As respostas avaliadas foram desempenho, qualidade dos ovos, composição corporal e composição da tíbia. Os dados foram analisados em medidas repetidas no tempo, contendo dois fatores (suplementação de fitase e tempo). Contrastes ortogonais e polinomiais foram aplicados para investigar as respostas das galinhas poedeiras com 5% de probabilidade. No geral, o consumo de ração, a taxa de postura e a massa de ovos foram afetados pela redução do avP da dieta (P<0,05), e os níveis crescentes de suplementação de fitase recuperaram essas respostas. As poedeiras que consumiram a ração NC com 900 FTU de fitase produziram mais ovos por ave alojada e ovos comercializáveis. A composição corporal não foi afetada pela redução do avP (P>0,05). Durante as primeiras 12 semanas de experimento, o desempenho das galinhas consumindo a dieta NC foi severamente afetado e a suplementação com fitase foi eficiente em minimizar esses efeitos. Recomenda-se a suplementação de 900 FTU de fitase para melhorar o número de ovos produzidos por ave e o número de ovos comercializáveis para galinhas poedeiras de 23 a 72 semanas de idade.
  • ItemDissertação de mestrado
    Impactos ambientais da suplementação de bovinos de corte na pegada de carbono e uso da terra
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-10-18) Guimarães, Yuri Santa Rosa [UNESP]; Reis, Ricardo Andrade [UNESP]; Cardoso, Abmael da Silva; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O objetivo com este estudo foi calcular o impacto de estratégias de suplementação de bovinos de corte na pegada de carbono e uso da terra. Foi utilizada a avaliação de ciclo de vida, com base na metodologia de cálculo Tier 2 do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) e utilização de fatores de emissão nacionais. Estimou-se a emissão de metano (CH4), óxido nitroso (N2O) e dióxido de carbono (CO2), desde a aquisição da matéria prima, processos biológicos dos animais e manejo das excretas. As categorias de impactos avaliadas foram a pegada de carbono, kg de CO2eq. kg de Peso Corporal-1 (PC) e uso da terra, m2. kg de PC-1. Primeiro a análise de cada categoria animal foi realizada individualmente. Entre as estratégias de suplementação avaliadas em cada categoria, as que mais reduziram a pegada de carbono foram utilizadas para realizar a integração entre as fases e montar um ciclo completo de produção. Neste sistema, considerou-se sete possíveis cenários. No cenário 1 os bovinos receberam mistura mineral durante todo ciclo de vida, no cenário 2 a suplementação ocorreu apenas na terminação, no cenário 3 foi estabeleciada a terminação em confinamento, no cenário 4 os bovinos foram suplementados na recria e terminação, no cenário 5 além da suplementação na recria, a terminação foi confinada, no cenário 6 todas as categorias foram suplementadas e no cenário 7 considerou a suplementação na cria e recria, com a terminação em confinamento. Na avaliação individual a pegada de carbono das vacas variou de 9,6 a 11,3; dos bezerros de 3,7 a 5,2; das bezerras de 3,9 a 4,4; dos machos de sobreano de 3,9 a 30,8; das fêmeas de sobreano de 5,9 a 13,3 e dos machos não castrados de 4,0 a 22,7. A única estratégia de terminação para as fêmeas foi em confinamento, que gerou 4,3 kg de CO2eq. kg de PC-1. A suplementação reduziu a pegada de carbono. Nos sistemas de produção de ciclo completo, a suplementação diminuiu simultâneamente, a pegada de carbono e uso da terra, de 20,8 a 12,7 kg de CO2eq. kg de PC-1 e de 43 a 26 m2. kg de PC-1, com os maiores valores obtidos no cenário 1 e os menores no cenário 7. A redução na pegada de carbono e uso da terra ocorreu devido ao aumento da eficiência na produção. O CH4 foi o gás mais representativo e em média o N2O foi o segundo gás que mais contribuiu com a pegada de carbono. A fase de cria foi a principal fonte de emissão, principalmente em razão das vacas. A terminação foi a fase de menor contribuição. O aumento na taxa de natalidade do rebanho e a terminação em confinamento foram às estratégias que mais reduziram a pegada de carbono e o uso da terra. A suplementação é uma alternativa para reduzir a pegada de carbono e uso da terra da pecuária de corte.
  • ItemDissertação de mestrado
    Efeitos da estimulação tátil no bem-estar de bezerros nelore puros e cruzados recém-nascidos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-11-08) Cerezo, Mariana Parra; Costa, Mateus José Rodrigues Paranhos da [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O objetivo com este estudo foi avaliar o efeito da estimulação tátil no bem-estar de bezerros de corte recém-nascidos da raça Nelore. O estudo foi realizado na Agropecuária Orvalho das Flores, município de Araguaiana, MT, Brasil, com 111 bezerros (50 machos e 61 fêmeas) de dois grupos genéticos, Nelore (NEL, N = 61) e cruzados Abeerden Angus x Nelore (F1ANxN = 50), sendo 34 fêmeas NEL e 27 F1AN, e 27 machos NEL e 23 F1AN. Os bezerros nasceram entre agosto e setembro de 2019 (N = 76) e entre janeiro e fevereiro de 2020 (N = 35). Os animais foram divididos aleatoriamente em dois tratamentos, definidos pela aplicação de estimulação tátil nos bezerros durante o manejo de rotina (CE, N = 53) ou o manejo de rotina sem estimulação (SE, N = 58). As coletas de dados foram realizadas nos bezerros com aproximadamente três dias de idade, durante a realização dos manejos de cura do umbigo e identificação. Foram realizadas avaliações do comportamento, registrando-se as expressões faciais dos bezerros (utilizando 12 categorias previamente definidas) e as avaliações qualitativas do comportamento (QBA), com 16 termos. Foram medidas também as frequências cardíacas (FC) dos bezerros durante a realização dos procedimentos, levando-se em conta três momentos: FC1 = quando o bezerro estava sendo posicionado em decúbito lateral sobre uma almofada, FC2 = durante os procedimentos de identificação e FC3 = após a finalização dos procedimentos de identificação. As diferenças entre essas medidas foram calculadas. Os bezerros foram pesados no dia da realização do manejo e na desmama, realizada aos oito meses de idade, aproximadamente; com esses dados foram calculados os ganhos médios diários (GMD) dos bezerros. Os dados das expressões faciais foram analisados utilizando os testes de qui-quadrado e exato de Fisher, enquanto os dados do QBA foram submetidos a análise de componentes principais (PCA). Para a análise das FC, foram calculadas médias por tratamentos, que foram comparadas pelo teste t de Student. Para avaliar se houve diferenças entre tratamentos nos três momentos em que as FC foram medidas, foi realizada uma análise de variância de uma via. Coeficientes de correlação de Pearson foram estimados para avaliar a associação dos índices do PCA com a FC e o GMD. Foram utilizados modelos lineares para avaliar efeito de sexo, grupo genético e tratamento sobre o GMD e sobre os índices do PCA. As categorias de expressão facial que se associaram com os tratamentos foram movimentos da cabeça (>50% dos animais SE manteve a cabeça parada durante o manejo vs >50% dos animais CE empurrou para os lados pelo menos uma vez), terceira pálpebra (visível em mais do 70% dos animais SE vs 56% no CE) e rugas no focinho (72% de animais com linhas de expressão pelo menos uma vez no SE vs 47% para o grupo CE). A análise do QBA identificou dois componentes, o primeiro (PC1) explicou 56,78% da variação total dos dados e refletiu a emocionalidade positiva e negativa dos bezerros e o segundo (PC2) explicou 21.95% da variação dos dados e refletiu o nível de resposta aumentada ou diminuída (arousal) dos bezerros. As médias da FC dos animais nos três momentos de medição foram mais baixas nos animais CE que os SE (FC1: 173,68 vs 180,46, FC2: 167,45 vs 170,31 e FC3: 162,533 vs 171,98 bpm, respectivamente), além disso houve uma diminuição maior nas FCs nos animais CE. Foi observada correlação significativa negativa (r = -0,341) entre o índice obtido no PC2 e a diferença entre FC3 e FC2. Dentro de cada um dos tratamentos também foi encontrada correlação significativa entre as duas variáveis (rs = -0,351, p = 0.011 para o grupo SE e rs = -0,332, p = 0.011 pra o grupo CE). Foram encontradas correlações significativas entre o GMD e os dois índices do PCA dependendo do ano de nascimento dos bezerros, para 2019 houve correlação negativa com PC1 (indicando que GMD mais altos foi associado com emocionalidade mais positiva) e positiva com PC2 (indicado que GMD mais altos esteve associado com maior nível de resposta). Em 2020 foi encontrada correlação positiva só com o índice PC2, com interpretação similar à de 2019. Houve efeito significativo de tratamento, grupo genético e de sexo aninhado no grupo genético no GMD em 2019, com médias de GMD mais altas para os animais CE (0,957±0,020 e 0,902±0,020 kg/dia para CE e SE, respectivamente) e para os animais cruzados (1,065±0,027 vs 0,794±0,014, para F1AN e NEL, respectivamente). Machos e fêmeas F1AN apresentaram maior GMD que os NEL (fêmeas: 0,991±0,044 e 0,752±0,019 kg/dia e machos: 1,140±0,034 e 0,836±0,021 kg/dia para F1AN e NEL, respectivamente). Em 2020 não houve efeito significativo de nenhuma das variáveis incluídas no modelo no GMD. Tratamento e grupo genético apresentaram efeitos significativos nos índices de PC1 (emocionalidade) e PC2 (nível de resposta), com médias de PC1= -0,470±0,119 e PC2 = 0,619±0,111 para os animais CE e de PC1 = 0,454±0,115 e PC2 = -0,536±0,107 nos animais SE. Os bezerros NEL apresentaram emocionalidade mais positiva (média = -0,198±0,111) e níveis de resposta menores (média = -0,136±0,103) que os F1AN (médias: 0,183±0,122 e 0,219±0,114, respectivamente). Concluímos que a estimulação tátil apresentou efeito positivo no bem-estar dos bezerros recém-nascidos durante os primeiros manejos e no desempenho até o desmame.