Teses - Ciências Biológicas (Zoologia) - IBB

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 196
  • ItemTese de doutorado
    Inclusão de óleo de peixe marinho na dieta de reprodutor de Astyanax lacustris (Lutken 1875): desempenho, qualidade seminal e criopreservação do sêmen
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-09-01) Leite, Laícia Carneiro; Silveira, Alexandre Ninhaus [UNESP]; Pazzini, Hellen Buzollo; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    RESUMO Este estudo teve por objetivo avaliar o efeito da inclusão de ácidos graxos poli-insaturados ômega-3 (PUFAs-ô3) na dieta de machos de Astyanax lacustris sobre o desempenho, a qualidade seminal e a resistência dos espermatozoides à baixa temperatura. Para tal, 400 machos foram dispostos em 20 caixas de 180 L e alimentados durante 105 dias com dietas isoproteicas (32% PB) contendo 0, 3, 6 e 9% de inclusão de óleo de peixe marinho (OPM) rico em PUFAs-ô3. Foram avaliados os parâmetros de desempenho zootécnico, a qualidade seminal e a crioresistência dos espermatozoides ao processo de congelação e descongelação. Para os parâmetros de desempenho não foram observadas diferenças significativas entre os níveis de inclusão de óleo marinho. Entretanto, foi observado uma alteração do perfil de ácidos graxos nos músculos, com o aumento da quantidade de DHA no tratamento com 3% de OPM e EPA no tratamento com 6% de OPM. A inclusão de PUFAs-ô3 na dieta de A. lacustris influenciou positivamente os parâmetros cinéticos espermáticos, sendo que os níveis com 6 e 9% de OPM proporcionaram valores significativamente maiores para a maioria dos parâmetros analisados. Após análise dos resultados pode-se concluir que, a adição PUFAs-ô3 na alimentação de reprodutores melhorou a qualidade do músculo e, aumentou significativamente a qualidade seminal dos machos de A. lacustris, melhorando as os parâmetros cinéticos dos espermatozoides. Entretanto, para o sêmen criopreservado, apesar de não influenciar nas características cinéticas dos espermatozoides pós descongelação, manteve a capacidade de fertilização dos gametas com uma leve indicação para o tratamento com 6% de OPM e para o uso da solução crioprotetora 1.
  • ItemTese de doutorado
    Qual o impacto da pesca de arrasto sobre a assembleia de camarões em áreas costeiras marinhas? Uma análise temporal de populações a ecossistema no litoral norte de São Paulo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-06-29) Perroca, Júlia Fernandes; Costa, Rogerio Caetano da [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Different life cycles lead to differences in species niche and in their ecological requirements. In this study we registered the spatial and temporal variance in abundance in eight shrimp species by analyzing a dataset that spanned a 27-year period. We also assessed the influence of ocean-climatic and environmental factors in their abundance. Periods of neutrality favored the increase in abundance of Artemesia longinaris, Pleoticus muelleri, Rimapenaeus constrictus, Sicyonia dorsalis and Nematopalaemon schmitti. The shrimps P. muelleri and S. dorsalis also showed higher abundances in periods of La Niña. In La Niña and neutral periods, there is a shift in the atmospheric pressure gradient favoring Northeast winds, that enhances the SACW intrusion and weakens the Coastal Water. Thus, species that responds negatively to elevated temperatures, as P. muelleri and S. dorsalis, in El Niño will migrate to deeper areas, which were not sampled in this study. As for El Niño events, it favored the abundance of Litopenaeus schmitti and R. constrictus. El Niño is known to increase water surface temperature in southeast Brazil, so the increase in temperature is benefic to these species whose abundances increase in elevated temperatures. All species were associated with sediments of silt and clay. Long-term monitoring of the communities of species of commercial interest or accidentally captured, are essential for establishing standards and measures to protect ecosystems.
  • ItemTese de doutorado
    Uso do DNA barcoding na identificação e monitoramento da ictiofauna e do ictioplâncton em lagos de proteção, manejo e exploração na região do baixo rio Purus
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-07-27) Morales, Bruno Ferezim [UNESP]; Oliveira, Cláudio de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A categorização de áreas protegidas é um importante instrumento para balizar o uso dos recursos pesqueiros. No entanto, a delimitação dessas áreas normalmente é pautada no conhecimento tradicional e levantamentos pontuais da ictiofauna. Nesse contexto a ferramenta molecular DNA barcoding pode atuar como instrumento de monitoramento, gerando informações robustas para o enquadramento das áreas protegidas nas diversas categorias, bem como no auxílio da implementação de estratégias de conservação. Diante disso, o presente estudo objetivou verificar a eficiência do DNA barcoding na identificação de ovos, larvas e adultos de espécies-alvo de peixes da região do baixo rio Purus na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Piagaçu Purus (RDS-PP) e Reserva Biológica (Rebio) Abufari, bem como a efetividade das diferentes categorias dos lagos para o manejo e conservação da ictiofauna. As amostragens ocorreram em 13 locais, oito fixos e 12 variáveis, categorizados como proteção, aberto ou de manejo. O estudo foi composto pelas etapas experimentais: (i) coleta de material biológico; (ii) extração do DNA; (iii) sequenciamento de DNA barcoding; (iv) alinhamento de sequências de DNA de espécies-alvo versus ictioplâncton; e (v) identificação dos exemplares de espécies-alvo. Através do cruzamento e alinhamento de sequencias de DNA do banco de dados de espécies alvo e das sequências de ictioplâncton, foi possível identificar quais espécies demonstram comportamento reprodutivo no ambiente amostrado, e em qual período do ciclo hidrológico e categoria de uso dos lagos cada espécie-alvo ocorre. Dessa forma foi possível compor um banco de dados abrangente e lastreado por material testemunho depositado em coleção biológica, avaliar os padrões reprodutivos das espécies-alvo identificadas pelo DNA barcoding, validar a categorização dos lagos e propor ações de manejo e conservação dos recursos pesqueiros.
  • ItemTese de doutorado
    Distribuição ecológica de camarões Caridea e Penaeoidea (Crustacea: Decapoda) no Litoral Norte do Estado de São Paulo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-07-12) Marques, Alexandre de Oliveira [UNESP]; Costa, Rogério Caetano da [UNESP]; Freire, Fúlvio Aurélio de Morais; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O estudo foi realizado, individualmente, com as assembleias de camarões Caridea e Penaeoidea para avaliar a distribuição ecológica espaço-temporalmente, e relacionando-as com os fatores ambientais na Enseada da Fortaleza e Ilhas das Couves e Mar Virado, Litoral Norte do Estado de São Paulo. As coletas foram realizadas mensalmente durante os anos de 2008 a 2009 e 1998 a 1999, respectivamente. A maior abundância da maioria dos camarões carídeos foi verificado em transectos com fragmentos biodetríticos. Tais galhos e folhas podem ser responsáveis pela maior oferta de abrigo contra predadores e alimento para este táxon. Os camarões penaeóideos foram observados em maior abundância na Ilha do Mar Virado e durante o primeiro ano de estudo (1998). Além disso, foi observado um incremento acentuado de matéria orgânica e silte e argila no sedimento no decorrer desta avaliação. Tais alterações ambientais podem ser responsáveis pela diminuição na abundância dos camarões Penaeoidea, por reduzir a disponibilidade de oxigênio no sedimento, além de, possivelmente, a decomposição da amônia produzir substâncias tóxicas e assim reduzir a abundância deste grupo taxonômico. Diante disso, é evidente a necessidade de ações que incluam a proteção de áreas continentais, que possuam conexão com o ambiente marinho, para a proteção da assembleia de camarões Caridea e Penaoidea.
  • ItemTese de doutorado
    A análise interdisciplinar comparativa entre os camarões Macrobrachium amazonicum (Heller, 1862) e Macrobrachium pantanalense Dos Santos, Hayd & Anger, 2013 suporta a diferenciação interespecífica?
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-05-05) Nogueira, Caio dos Santos; Costa, Rogerio Caetano da [UNESP]; Pantaleão, João Alberto Farinelli; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Macrobrachium amazonicum e M. pantanalense são duas espécies de camarões dulcícolas proximamente relacionadas que ocorrem no Brasil. Macrobrachium pantanalense é uma espécie endêmica das regiões pantaneiras, e constituía um clado presente dentro do complexo de M. amazonicum. A descrição dessa linhagem como espécie gerou controvérsias quanto a sua validade, principalmente pela alta semelhança morfológica com M. amazonicum e por conta do baixo distanciamento genético entre as espécies. Desse modo, o presente estudo teve como objetivo avaliar se ferramentas comumente utilizadas na taxonomia integrativa suportam a existência de M. pantanalense. Foram utilizadas quatro ferramentas; experimentos de hibridização, morfometria geométrica, descrição da anatomia do sistema reprodutor masculino (SRM) e ultraestrutura do espermatozoide, e morfologia e morfometria larval. Em todas essas abordagens integrativas foram observadas diferenças interespecíficas. Nos experimentos de hibridização, foi constatado um isolamento reprodutivo entre esses organismos, portanto, essas espécies não copulam naturalmente. A morfometria geométrica evidenciou diferenças no formato em cinco estruturas taxonomicamente relevantes. Não houve diferença na morfologia do SRM, entretanto, ocorreram variações histoquímicas nas secreções que compõem o espermatóforo. O formato do espermatozoide apresentou variações entre as duas espécies. As larvas apresentaram variações heterocrônicas e morfométricas ao longo do seu desenvolvimento. Desse modo, essas análises integrativas demonstram que ocorrem variações entre traços biológicos de M. amazonicum e M. pantanalense, sustentando a separação de ambas as linhagens. Evidentemente, algumas dessas diferenças são sutis, o que pode estar correlacionado ao fato de que o processo de especiação entre esses grupos seja recente.
  • ItemTese de doutorado
    Produção de tetraploides e ginogenéticos em Siluriformes e Characiformes neotropicais
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-01) Bertolini, Rafaela Manchin; Yasui, George Shigueki; Nascimento, Nivaldo Ferreira do; Senhorini, José Augusto; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A aquicultura é a atividade de produção de alimentos que mais tem se expandido no mundo nas ultimas décadas. Atualmente, para atender à crescente demanda, o emprego da biotecnologia aplicada à reprodução é visto como uma das principais opções. O presente estudo teve como objetivo aplicar técnicas de manipulação cromossômica para obtenção de indivíduos tetraploides e ginogenéticos de mandi (Pimelodus maculatus) uma espécie da ordem dos Siluriformes e do curimbatá (Prochilodus lineatus) uma espécie da ordem dos Characiformes. Para tetraploidização no mandi (P. maculatus), foram aplicados choques de temperatura (38°C por 2 minutos) com 11, 13, 15, 17 e 19 minutos pós-fertilização (mpf) para inibição da clivagem. A análise de citometria de fluxo mostrou que o choque aplicado com 15 mpf garantiu a maior porcentagem de tetraploides (73,3%), sendo os resultados também confirmados citogenética. Porém, após o segundo dia após a eclosão, não houve sobrevivência das larvas tetraploides resultantes. Para indução de ginogenéticos no mandi P. maculatus, foi utilizado sêmen de lambari Astyanax altiparanae irradiado com luz UV (80 mJ/cm2) para inativação dos espermatozoides e posteriormente, para restaurar o estado diploide foi aplicado choque de temperatura (38°C por 2 minutos, 2 mpf) para evitar a liberação do segundo corpúsculo polar. A análise molecular confirmou que os peixes ginogenéticos apresentam herança exclusivamente materna e apresentam número de cromossomos idêntico ao grupo controle. Em relação à razão sexual, a grande quantidade de fêmeas obtidas sugere que o sistema genético de determinação sexual seja homogamético para fêmeas (XX; XY). Para tetraploidização no curimbatá (P. lineatus), foram aplicados choques de temperatura (40°C por 2 minutos) com 26, 28, 30, 32, 34, 36 e 38 mpf para inibição da clivagem. A análise de citometria de fluxo mostrou que o choque aplicado com 28 mpf garantiu a maior porcentagem de tetraploides (72,0%), sendo os resultados também confirmados por citogenética. Para indução de ginogenéticos no curimbatá (P. lineatus), foi primeiramente avaliada a melhor solução para imobilização do sêmen da espécie e o potencial de fertilização. Posteriormente, diferentes doses de irradiação UV (30, 60, 90 e 120 mJ/cm2) para inativação dos espermatozoides, sendo verificado que a dose de 60 mJ/cm2 foi suficiente para assegurar a ativação dos oócitos e obtenção de larvas 100% haploides. Para restauração da diploidia foi aplicado choque de temperatura (40°C por 2 minutos, 2 mpf) para evitar a liberação do segundo corpúsculo polar. A análise molecular confirmou que os peixes ginogenéticos apresentam herança exclusivamente materna e apresentam número de cromossomos idêntico ao grupo controle. Portanto, o protocolo estabelecido poderá ser aplicado em futuros trabalhos para avaliar a determinação sexual da espécie P. lineatus. Por fim, no presente estudo foi possível obter protocolos biotecnológicos promissores para produção de lotes triploides monossexuais em duas espécies (Pimelodus maculatus e Prochilodus lineatus) pertencentes às maiores ordens de peixes da região Neotropical.
  • ItemTese de doutorado
    Análise do status genérico e específico de Meccus Stål, 1859 (Hemiptera, Triatominae)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-02-27) Cesaretto, Natália Regina; Alevi, Kaio Cesar Chaboli; De Oliveira, Jader; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O gênero Meccus é composto por seis espécies que apresentam distribuição restrita ao México, onde são responsáveis por 67% das transmissões vetoriais de Trypanosoma cruzi para humanos. A taxonomia de Meccus é bastante complexa, uma vez que o gênero já foi alterado diversas vezes: em 1859 foi descrito como Meccus; no entanto, em 1979, as espécies desse gênero foram agrupadas em Triatoma. Em 2000, o gênero Meccus foi revalidado pela estreita relação morfológica, bem como sinapomorfias das espécies agrupadas nesse gênero (dados confirmados por análises moleculares). Além disso, o gênero Meccus é um grupo parafilético, uma vez que M. longipennis é mais próximo filogeneticamente de Triatoma do que dos outros Meccus. Existem diversas propostas de reorganização taxonômicas para os grupos pertencentes à tribo Triatomini. Entre elas, sugere-se que Meccus, Mepraia e Nesotriatoma sejam gêneros ou complexos de espécies pertencentes ao gênero Triatoma. Cruzamentos experimentais entre espécies agrupadas em gêneros diferentes, em geral, não resultam em híbridos, ou seja, existem barreiras reprodutivas pré-zigóticas instaladas. Assim, o presente estudo teve como objetivo realizar cruzamentos experimentais entre M. longipennis e T. mopan, com o intuito de avaliar o status genérico de Meccus. Além disso, revisitamos questões genéticas, taxonômicas e evolutivas relacionadas com o status específico das seis espécies que compõem o gênero Meccus. Híbridos foram obtidos para o cruzamento entre ♀ T. mopan x T. longipennis ♂, demonstrando que não existe barreira reprodutiva pré-zigótica instalada entre Meccus e Triatoma. Além disso, informações genéticas, taxonômicas e evolutivas revisitadas confirmaram o status específico das espécies inicialmente agrupadas no gênero Meccus. Nossos resultados demonstram que Meccus não é um gênero válido (o que resultou na sua sinonimização com Triatoma) e ressaltam que T. bassolsae, T. longipennis, T. mazzottii, T. pallidipennis, T. phyllosoma e T. picturata são espécies válidas.
  • ItemTese de doutorado
    Aplicação dos isótopos estáveis na dieta do camarão –rosa (Farfantepenaeus brasiliensis): desenvolvimento das gônadas e qualidade da carne
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-02-06) Ducatti, Rhani [UNESP]; Castilho, Antonio Leão [UNESP]; Costa, Vladimir Eliodoro [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Os camarões apresentam diferentes necessidades nutricionais ao longo de seu ciclo de vida e a análise dos isótopos estáveis tem sido amplamente utilizada para ajudar a entender qual item alimentar é mais importante para o crescimento de peneídeos. Com isso, objetivou-se verificar a contribuição relativa dos componentes das dietas em vida livre em função do desempenho reprodutivo do Farfantepenaeus brasiliensis, avaliando-se a qualidade da carne durante as diferentes fases da maturação ovariana. Além disso, com a finalidade de padronizar uma escala de cores dos estágios de desenvolvimento dos ovários do camarão-rosa, objetivou-se também classificar macro e microscopicamente as diferentes fases de maturidade gonadal da espécie. Foram coletadas 123 fêmeas (51 rudimentar, 24 em desenvolvimento, 24 intermediário e 24 desenvolvido) na baía de Ubatuba, com o auxílio de um barco camaroeiro equipado com redes de arrasto double-rig. Com base na cor e no grau de turgidez do ovário, foram identificados quatro estágios de maturação gonadal: rudimentar, em desenvolvimento, intermediário e desenvolvido. As análises histológicas classificaram o desenvolvimento dos ovócitos em 4 estágios: ovócitos pré-vitelogênicos, ovócitos em vitelogênese primária, ovócitos em vitelogênese secundária e ovócitos maduros. Desta forma, foi possível definir uma escala de cores padronizada para classificar a maturação ovariana do camarão- rosa. Também pode-se concluir que as fêmeas rudimentares apresentaram maiores porcentagens de lipídios em seu tecido muscular e que a proporção de itens alimentares muda nas diferentes fases do ciclo reprodutivo do F. brasiliensis. Os resultados fornecidos deverão orientar a formulação de uma ração mais específica para o camarão-rosa, otimizando o manejo alimentar da carcinicultura e comercializando desse modo, uma proteína com melhor valor nutricional e baixo custo para o consumidor final.
  • ItemTese de doutorado
    Biodiversidade de hemoparasitos associados a anfíbios e répteis das regiões centro-oeste e sudeste no Brasil
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-03) Úngari, Letícia Pereira; O'Dwyer, Lucia Helena [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O Brasil é considerado um país rico em fauna silvestre, sendo o terceiro colocado no ranking de biodiversidade de répteis e o primeiro colocado no ranking de biodiversidade de anfíbios. Entretanto, apesar de existirem estudos sobre parasitos nestes animais na região Neotropical, ainda há muito a se conhecer sobre a diversidade de parasitos neste grupo de animais. Com isso, o objetivo desse projeto foi identificar e caracterizar a biodiversidade de espécies de hemoparasitos (haemogregarinas e tripanossomas) e ectoparasitos (sanguessugas) associados a répteis e anfíbios procedentes das Regiões Centro-Oeste e Sudeste Brasileiras, abrangendo os Biomas Cerrado e Mata Atlântica considerados os principais em diversidade de herpetofauna. No total, foram coletadas amostras de sangue de 445 animais, sendo 136 répteis (45 crocodilianos, 45 testudines, 31 lagartos e 15 serpentes) e 309 anuros (54 sapos, 161 rãs e 94 pererecas), para análise morfológica, morfométrica e molecular dos hemoparasitos. Além disso, alguns animais foram eutanasiados para coleta de tecidos (fígado, baço, rim, coração e pulmão). Desse total, através da análise morfológica, foram observados 183 (41,30%) animais positivos. Dos 136 répteis, 80 (58,82%) estavam infectados, sendo 31 (68,88%) crocodilianos, 39 (86,66%) testudines e 11 (73,33%) serpentes. Dos anuros, 102 (33%) estavam infectados, sendo 2 (3,7%) sapos, 54 (33,54%) rãs e 46 (48,93%) pererecas. Quatro anuros estavam coinfectados com haemogregarinas e tripanossomas. Além disso, durante contenção desses animais, os mesmos foram inspecionados para presença de ectoparasitos, já que são considerados vetores de vários patógenos, e foram observadas sanguessugas aderidas aos quelônios aquáticos e ácaros em anuros e répteis coletados. Através das análises morfológicas e moleculares, foi possível identificar: tripanossomas acometendo anfíbios, três novas espécies de Hepatozoon e duas novas espécies de Dactylosoma (Dactylosomatidae) em anuros; três novas espécies de 22 Hepatozoon, além de Hepatozoon cevapii e Hepatozoon cuestensis acometendo serpentes; três possíveis novas espécies de Hepatozoon em crocodilianos Caiman crocodilus; seis novas espécies de Haemogregarina em testudines Podocnemis uniflis e Podocnemis expansa; e sanguessugas, consideradas possíveis vetores na transmissão de haemogregarinas em testudines brasileiros, com a identificação de uma nova espécie deste possível vetor. De acordo com as análises executadas até o momento, foi possível observar grande diversidade de hemoparasitos acometendo a herpetofauna das regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. Esse resultado reforça a necessidade de mais estudos sobre esses hemoparasitos, sendo a taxonomia prioritária nesse quesito, com a identificação e descrição dessa diversidade de parasitos
  • ItemTese de doutorado
    Padrões de desenvolvimento em Ceriantharia (Cnidaria): ciclos de vida, padrões evolutivos e ecológicos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-01-30) Santos, Celine Lopes da Silva; Stampar, Sérgio Nascimento [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Nas últimas décadas, a subclasse Ceriantharia tem se encontrado no centro das discussões evolutivas em Cnidaria. Este clado é um dos menos abundantes na classe Anthozoa, com cerca de 54 espécies formalmente descritas. Provavelmente, a carência no conhecimento sobre aspectos básicos da ecologia e ontogenia desse grupo reforçam a incerteza evolutiva sobre a subclasse. Atualmente, muitas inconsistências, sejam elas de ordem taxonômica, sistemática ou da história evolutiva dos ceriantários, circundam esse clado. O presente estudo tem como objetivo discutir aspectos ligados ao ciclo de vida, as rotas alternativas e as implicações dessa complexidade ontogênica, para a família Arachnactidae, a nível morfológico e transcriptômico. Nossos dados mostram a ocorrência de indivíduos larvais de I. nocturnus na região norte do Brasil sendo capazes de ocupar habitats com influencia estuarina. Ademais, nós discutimos a validade da espécie Ovactis brasiliensis descrita somente com base em caracteres das formas larvais. Nós registramos uma nova espécie do gênero Arachnanthus para o Atlântico Sul, o primeiro registro de ocorrência desse gênero para essa região, bem como o seu ciclo de vida apresentando uma larva planctônica de vida curta e discutimos um comportamento de locomoção inédito para ceriantários adultos. Ainda, nossos resultados apontam para um arsenal de toxinas bem maior expressado pelos genes no período larval em comparação ao estágio adulto e que o pólipo da nova espécie de Arachnanthus exibe uma abundância maior de toxinas putativas em relação ao já descrito para a família Arachnactidae. Por fim, nossas análises identificaram uma maior quantidade de transcritos sendo expressos no estágio larval em comparação ao adulto e a maioria desses transcritos estava associada a processos biológicos.
  • ItemTese de doutorado
    Mudanças climáticas e ambientais e seus potenciais efeitos na dinâmica da doença de Chagas: hibridação em Rhodniini (Hemiptera, Triatominae)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-02-24) Ravazi, Amanda [UNESP]; Alevi, Kaio Cesar Chaboli [UNESP]; Oliveira, Jader de; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A influência do homem na integridade das espécies, com possibilidade de eventos de hibridação entre espécies isoladas, é conhecida desde a década de 1930. Embora as mudanças na estrutura das comunidades influenciadas pelas alterações climáticas e ambientais vêm sendo examinadas, poucos estudos têm analisado como essas mudanças afetam diretamente nas interações reprodutivas entre as espécies. Diante desse cenário, barreiras reprodutivas físicas, temporais e comportamentais estão sendo alteradas, o que pode acarretar no aumento da probabilidade de hibridação, resultando potencialmente em eventos de introgressão, especiação ou, até mesmo, extinção. Levando em consideração a importância epidemiológica dos triatomíneos e que estudos de hibridação podem ajudar a compreender a sistemática e auxiliar no conhecimento dos mecanismos de isolamento que limitam o fluxo gênico entre as diferentes espécies, o presente projeto tem como objetivo principal analisar as interações reprodutivas dos vetores da doença de Chagas agrupados na tribo Rhodniini, por meio de cruzamentos experimentais e análise da viabilidade dos híbridos. Cruzamentos foram realizados entre Rhodnius brethesi x R. pictipes, R. colombiensis x R. ecuadoriensis, R. neivai x R. prolixus, R. robustus x R. prolixus, R. montenegrensis x R. marabaensis; R. montenegrensis x R. robustus, R. prolixus x R. nasutus e R. neglectus x R. milesi. Além disso, a taxa de oviposição e eclosão foram calculadas. Todos os cruzamentos resultaram em híbridos em pelo menos uma das direções do cruzamento. Diante das mudanças antropogênicas, reorganizações na distribuição das espécies estão ocorrendo, o que pode aumentar a probabilidade de encontros entre espécies alopátricas em condições naturais. Nossos resultados demonstram que tanto as espécies alopátricas quanto as simpátricas de Rhodnius produzem híbridos, o que pode gerar preocupação para os órgãos de saúde pública. Assim, demonstramos que espécies da tribo Rhodniini são capazes de produzir híbridos em condições de laboratório. Esses resultados são de grande importância epidemiológica e levantam uma importante discussão sobre a influência das interações climáticas e ambientais na dinâmica da doença de Chagas.
  • ItemTese de doutorado
    Diversidade e Evolução das espécies do gênero Bario Myers, 1940 (Characiformes: Characidae)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-01-27) Reia, Lais; Benine, Ricardo Cardoso [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Characidae, a família mais diversa da ordem Characiformes, representa um quarto de toda a diversidade de peixes encontrada na bacia Amazônica, contanto atualmente com 142 gêneros e mais de 1.000 espécies descritas. Dentre os gêneros dessa família está Bario, que conta com apenas uma espécie distribuída pela bacia Amazônica. Estudos filogenéticos realizados nas duas últimas décadas têm apontado uma íntima relação entre Bario e algumas espécies de Moenkhausia. As espécies deste último gênero foram consideradas relacionadas a Bario compõem o grupo denominado complexo “Moenkhausia oligolepis/M. sanctaefilomenae”. Este grupo inclui quinze espécies e é definido por apresentar um padrão característico de colorido, o qual é caracterizado por apresentar um corpo reticulado formado por concentrações de cromatóforos escuros nas margens distais das escamas, uma mancha verticalmente alongada na região umeral, e o pedúnculo caudal com uma mancha escura precedida de uma região mais clara. Recentemente foi proposto um subgrupo para o complexo M. oligolepis/M. sanctaefilomenae, denominado “Moenkhausia oligolepis” que inclui as espécies M. oligolepis, M. australis, M. forestii, M. sanctaefilomenae e B. steindachneri. Estas espécies são amplamente distribuídas pela região cisandina e têm sido consideradas um complexo de espécies devido às suas altas taxas de divergência genéticas e baixa disparidade fenotípica, o que torna o grupo um ótimo modelo para o estudo de espécies crípticas em peixes Neotropicais. Diante disso, este estudo possui dois objetivos principais: (I) testar quantas e quais são as espécies existentes dentro do subgrupo Moenkhausia oligolepis através de análises de delimitação molecular de espécies e, com base em análises morfológicas da forma do corpo, coloração, e dados merísticos determinar se essas espécies possuem disparidade fenotípica; (II) inferir as relações filogenéticas entre as espécies do gênero Bario e as espécies que compõem o complexo “M. oligolepis/M. sanctaefilomenae” e testar a monofilia das espécies do subgrupo Moenkhausia oligolepis a luz de dados gênomicos. O resultado da delimitação de espécies indicou 35 espécies para o gênero Bario, sendo que 19 dessas são espécies crípticas de B. oligolepis. Nossa filogenia demonstrou a monofilia do gênero Bario, agora incluindo as espécies B. steindachneri, B. oligolepis, B. sanctaefilomenae, B. australis e B. forestii. Também foi revelada a natureza polifilética de B. oligolepis indicando que os caracteres tradicionalmente utilizados para diagnosticar as espécies do grupo B. oligolepis não têm sinal filogenético. Além disso, foi constatada uma rápida radiação no gênero e verificamos o tempo de diversificação dos clados encontrados, bem como suas possíveis rotas de colonizações. Este estudo avança no conhecimento evolutivo das espécies do gênero Bario e ressalta a importância de se trabalhar com dados integrativos em estudos evolutivos para grupos complexos.
  • ItemTese de doutorado
    Ecologia trófica e biomarcadores isotópicos e fisiológicos de espécies de peixes silvestres associados a pisciculturas em tanques-rede
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-02-17) Kliemann, Bruna Caroline Kotz; Ramos, Igor Paiva [UNESP]; Delariva, Rosilene Luciana; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A produção de peixes de água doce em pisciculturas em tanques-rede tem um importante papel na economia nacional e mundial. Nesses sistemas, a criação é intensiva, com peixes confinados em alta densidade, em tanques vazados e flutuantes, alimentados com intenso aporte de ração. A liberação de matéria orgânica, composta de ração não consumida e excretas dos peixes de cultivo, é uma das principais preocupações relacionadas aos tanques-rede e provoca mudanças na alimentação ictiofauna local. Nesse sentido, as mudanças na dieta podem alterar a estrutura das comunidades locais devido às interferências em diferentes níveis tróficos. Efeitos das pisciculturas em tanques-rede na dieta dos peixes podem repercutir também em alterações fisiológicas em órgãos como fígado e gônadas em resposta a altas concentrações de proteína e energia da ração. Assim, o objetivo geral do presente estudo foi avaliar as influências de pisciculturas em tanques-rede sobre as espécies introduzidas Geophagus sveni e Plagioscion squamosissimus por meio da dieta e assimilação (isótopos estáveis) de recursos alimentares, bem como a quantificação dos substratos energéticos proteína, lipídeo e glicogênio total. Para isso, os peixes foram coletados em locais com (TR) e sem a presença (CT) de pisciculturas em tanques-rede em um reservatório neotropical. Por meio do conteúdo estomacal observou-se o consumo de ração em locais com a presença dos tanques-rede. Apesar de não ter sido observado o consumo de ração no conteúdo estomacal dos peixes carnívoros e dos peixes nos locais sem as pisciculturas, a análise de isótopos estáveis, por sua vez, demonstrou que ocorreu a assimilação de ração. A partir disso, pode se observar que as influências das pisciculturas em tanques-rede vão além do consumo de ração ou aumento na abundância de peixes e outros organismos no entorno dos tanques, indicando influências em vários níveis tróficos e em locais onde não há pisciculturas em operação. Além disso, as análises das concentrações de proteínas, lipídeos e glicogênio nos tecidos hepático, gonadal e muscular diferiram em função das altas porcentagens de proteína na ração. Maiores valores do índice hepatossomático para os peixes nos locais onde ocorreu maiores porcentagens de assimilação de ração (CT1, TR1, TR2 e TR3) indicaram maiores reservas de energia no fígado, corroborando o potencial energético da ração. Assim, as abordagens aqui avaliadas foram eficazes em demonstrar as influências das pisciculturas em tanques-rede relatando que ambas as espécies assimilaram a ração perdida para o ambiente aquático. Ainda, os resultados demonstraram que essa assimilação promoveu alterações nas concentrações dos substratos energéticos, levantando questionamentos sobre as consequências dessas alterações fisiológicas para a reprodução dessas espécies. Essas altas concentrações de proteína e energia poderiam favorecer a reprodução e o crescimento dessas espécies, aumentando assim o estoque pesqueiro? Poderia favorecer a manutenção dessas populações de espécies não nativas? Qual o efeito sobre espécies nativas? Estudos futuros abrangendo a comunidade como um todo em uma série temporal maior e com espécies nativas fazem-se necessários para responder esses questionamentos. Os resultados aqui observados podem ainda fornecer informações aos piscicultores sobre as consequências da perda de matéria orgânica para o ambiente aquático, como parâmetro para medidas mitigadoras que possam reduzir tal perda.
  • ItemTese de doutorado
    Desvendando o mundo oculto de espécies da subfamília Conoderinae (Coleoptera: Curculionidae): história natural, aspectos morfológicos e filogeografia
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-20) Veiga, Priscila Andre Sanz; Amorim, Felipe Wanderley de [UNESP]; Corrêa, Alberto Soares; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Dentre os fatores relacionados à radiação e evolução dos insetos fitófagos destacam-se os eventos históricos, características ambientais e a interação com as plantas hospedeiras. Assim, para compreender os mecanismos envolvidos na história evolutiva desses insetos precisamos adotar abordagens integrativas e multidisciplinares que envolvam os aspectos da dinâmica das interações com os hospedeiros em um contexto espaço-temporal. Neste trabalho, utilizamos uma abordagem integrativa, mediante o estudo de história natural, taxonomia, ecologia e filogeografia, com o objetivo de elucidar os principais fatores envolvidos na distribuição e diversificação de espécies de Conoderinae (Coleoptera: Curculionidae). No primeiro capítulo mostramos que o ciclo de vida e reprodução do predador de sementes Hemicolpus abdominalis Hustache, 1938 estão finamente sincronizados à fenologia reprodutiva da planta hospedeira, Tocoyena formosa (Rubiaceae). Embora a distribuição geográfica desse curculionídeo seja congruente com a ampla distribuição da planta no Cerrado, mudanças nas condições ambientais podem levar a desajustes fenológicos e afetar a sua distribuição. No segundo capítulo, integramos o estudo dos aspectos biológicos, morfológicos e genéticos para a delimitação de duas espécies de Hemicolpus. Espécimes amostrados no sul do Brasil, anteriormente classificados como H. abdominalis, representam uma nova espécie com distribuição restrita à porção sul da Mata Atlântica, cujas larvas se desenvolvem em frutos de outra espécie de Rubiaceae, Randia ferox. No terceiro capítulo, utilizamos uma abordagem filogeográfica para explorar o papel de mudanças ambientais históricas sobre a diversificação das duas espécies de Hemicolpus com distribuição contrastante. A diferenciação entre as espécies do Cerrado e Mata Atlântica foi datada durante o Mioceno. A espécie da Mata Atlântica apresentou menor diversidade genética e estabilidade populacional frente às condições climáticas pretéritas. Enquanto a espécie amplamente distribuída no Cerrado apresentou maior diversidade genética, estrutura filogeográfica marcada, com diferenciação entre as linhagens do Cerrado e da Caatinga estimada no pleistoceno. No Cerrado detectamos estrutura filogeográfica moderada em quatro províncias fitogeográficas, e expansão demográfica durante o período interglacial no pleistoceno. Sugerimos que as diferenças observadas refletem histórias divergentes moldadas por fatores abióticos e bióticos em conjunto. Destacamos a influência da distribuição da planta hospedeira e o bioma. No quarto capítulo descrevemos a história natural, e uma nova espécie do gênero Eulechriops Faust cujas larvas se desenvolvem dentro das estruturas reprodutivas de duas espécies de Ouratea (Ochnaceae) no Cerrado. Finalmente, destacamos a importância e necessidade de ampliarmos estudos sobre a distribuição e interação com as plantas hospedeiras, principalmente em gêneros de Conoderinae, a fim de compreendermos a história evolutiva dos curculionídeos.
  • ItemTese de doutorado
    Especiação em Triatominae (Hemiptera, Reduviidae): seria o número de cromossomos uma barreira reprodutiva pré-zigótica para os vetores da doença de Chagas?
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-01-31) Reis, Yago Visinho dos [UNESP]; Alevi, Kaio Cesar Chaboli [UNESP]; Pinto, Mara Cristina; Mara Cristina, Mara Cristina; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Os triatomineos são insetos hematófagos de grande importância epidemiológica, pois podem transmitir o protozoário Trypanosoma cruzi, agente etiológico da doença de Chagas. Diversos estudos citogenéticos já foram realizados na subfamília Triatominae, contribuindo para a elucidação de problemáticas relacionadas com a taxonomia e sistemática desses vetores. Os cariótipos de varias espécies já foram descritos, sendo as alterações no número de cromossomos (que variam de 2n = 21 a 25 cromossomos no sexo heterogamético) relacionadas a eventos de fusão e fissão cromossômica a partir do cariótipo ancestral 2n = 22 (proposto com base no número modal dos cariótipos descritos em Triatominae). Essas alterações já foram relacionadas a eventos de isolamento reprodutivo e especiação em outros grupos de insetos e plantas. Além disso, recentemente foi levantada uma hipótese de que diferentes cariótipos, possivelmente, podem inviabilizar a formação de híbridos de triatomíneos. Dessa forma, caracterizamos quais barreiras de isolamento reprodutivo estão presentes entre espécies de triatomíneos com número de cromossomos diferentes e avaliamos as implicações de possíveis eventos de anagênese e cladogênese relacionados a mudanças no número de cromossomos ao longo do processo evolutivo dos vetores da doença de Chagas. Nossos resultados demonstram que: (1) o cariótipo ancestral de Triatominae é 2n = 22; (2) durante o processo evolutivo, pelo menos nove eventos cladogenéticos associados a alterações no número de cromossomos podem ter ocorrido nessa subfamília; e que (3) essas alterações podem atuar como barreira pré-zigótica em Triatominae (isolamento cariotípico), sendo importantes eventos evolutivos para a diversificação das espécies.
  • ItemTese de doutorado
    Análise morfológica e filogenética com descrição de novas espécies de microparasitos de peixes naturais oriundos dos três principais rios da Bacia Hidrográfica do Tietê/Jacaré do estado de São Paulo, Brasil
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-10-31) Negrelli, Débora Caroline; Azevedo, Rodney Kozlowiski de; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Parasitos buscam recursos e energia em seus hospedeiros para sobrevivência e desenvolvimento parasitário. As espécies de parasitos podem causar doenças aos seus hospedeiros ou podem ser adaptadas às espécies hospedeiras por associações coevolutivas. Os microparasitos principalmente em relação aos grupos Apicomplexa, Microsporidia e Myxozoa possuem importância por infectarem animais vertebrados e invertebrados. Neste estudo, foram analisados peixes que possuem vasta importância econômica. Espécimes de Astronotus ocellatus, Pimelodella avanhandavae, Pimelodella gracilis, Rhamdia quelen, Serrasalmus sp. e Serrasalmus maculatus capturados nos rios Jacaré-Guaçu, Jacaré-Pepira e Tietê, município de Ibitinga, estado de São Paulo, Brasil foram analisados com objetivo de identificar os microparasitos presentes. Este estudo está dividido em cinco capítulos: Capítulo I corresponde a descrição do coccídeo parasito correspondente ao gênero Calyptospora (Apicomplexa) infectando o hospedeiro S. maculatus coletado no rio Jacaré-Guaçu. O capítulo II trata da descrição de quatro novas espécies de Henneguya (Myxozoa) e duas novas espécies de Myxobolus (Myxozoa) parasitando espécimes de Serrasalmus coletados nos rios Jacaré-Guaçu, Jacaré-Pepira e Tietê. O capítulo III relata Myxobolus imparfinis parasitando a terceira espécie hospedeira (P. avanhandavae) em uma terceira localidade geográfica (rio Jacaré-Guaçu, município de Ibitinga, estado de São Paulo, Brasil). O capítulo IV expõe dados morfológicos e filogenéticos de novas espécies de mixozoários dos gêneros Henneguya e Myxobolus parasitando o hospedeiro P. gracilis coletado no rio Jacaré-Guaçu. O capítulo V relata uma espécie de microsporídio relacionada ao gênero Ovipleistophora (Microsporidia) parasitando o ovário de S. maculatus coletado no rio Tietê. Este estudo tem a importância em contribuir com as informações sobre a biodiversidade de microparasitos de peixes do estado de São Paulo a partir das descrições morfológicas, moleculares e/ou filogenéticas e registrar a ocorrência dos microparasitos em novos hospedeiros e novas localidades geográficas.
  • ItemTese de doutorado
    Efeito de herbicidas no comportamento e morfologia de abelhas Apis mellifera L.
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-10-31) Lunardi, Juliana Sartori; Giaquinto, Percilia Cardoso [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Apesar da sua importância como polinizadores, as populações de abelhas Apis mellifera L vêm sofrendo redução em diversas regiões do planeta, prejudicando a sobrevivência da espécie e a manutenção dos ecossistemas. O uso de herbicidas em cultivos agrícolas tem sido apontado como um dos fatores responsáveis, inclusive em doses subletais, que além de causar mortalidade, podem levar a alterações comportamentais e fisiológicas nas abelhas, como a capacidade de secreção das glândulas mandibulares e hipofaringeanas de abelhas nutrizes, responsáveis pela produção de geleia real, alimento das crias e rainha. As rainhas são as responsáveis pela postura dos ovos que darão origem às demais abelhas da colmeia, alterações na sua capacidade de realizar o voo nupcial ou na postura de ovos podem comprometer o desenvolvimento e a sobrevivência da colmeia. Dessa forma, os objetivos do presente estudo foram avaliar os efeitos de doses subletais dos herbicidas glifosato, 2,4-D e suas associações nas glândulas mandibulares e hipofaringeanas das abelhas na fase de nutrizes, bem como no desenvolvimento populacional, mortalidade e comportamento higiênico de colônias de abelhas, além da morfometria de rainhas recém emergidas de abelhas Apis mellifera L.. Para isso, colônias de abelhas Apis mellifera alojadas em núcleos padrão americano, receberam ou não, por dias consecutivos xarope (água e açúcar na proporção de 1:1) contaminado com as doses subletais de glifosato (5,47 μg/abelha), 2,4-D (2,55 μg/abelha) e suas associações. Para as análises das glândulas hipofaringeanas e mandibulares, abelhas previamente marcadas e com seis dias de vida, foram coletadas de suas colmeias ao final do fornecimento dos tratamentos. Para a coleta de rainhas para análise de comprimento total corporal, peso, comprimento e largura de asas foi feita a orfanização das colônias para criação de realeiras. Embora não tenham sido identificadas alterações no comportamento higiênico, mortalidade e desenvolvimento populacional, foi observado efeito na área e altura das glândulas mandibulares, para os tratamentos, em relação ao controle. Por outro lado, não houve alteração no número de ácinos das glândulas hipofaringeanas, embora observa-se redução das áreas dos ácinos em todos os tratamentos, em relação ao controle. Também não foram identificadas alterações morfométricas, mas foi observado efeito na taxa de rainhas que emergiram das realeiras, sendo a taxa de associação dos herbicidas a mais comprometida. Dessa forma, pode-se concluir que doses subletais de glifosato, 2,4-D e suas associações são capazes de promover alterações no desenvolvimento glandular de abelhas na fase de nutrizes e na capacidade de criação de novas rainhas de abelhas Apis mellifera.
  • ItemTese de doutorado
    Helmintos parasitos de anuros brasileiros
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-09-22) Alcantara, Edna Paulino [UNESP]; Silva, Reinaldo José [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O Brasil é o país com a maior riqueza e diversidade de anfíbios, sendo conhecidas atualmente 1.206 espécies válidas. A ordem anura apresenta a maior riqueza com 1.162 espécies. Este grupo taxonômico apresenta uma grande diversidade morfológica e comportamental, sendo considerado importante bioindicador ambiental de áreas prioritárias para conservação. No que diz respeito a parasitologia de animais silvestres, estes hospedeiros são excelentes modelos, pois apresentam uma grande diversidade de habitats e de alimentação. Os anuros são hospedeiros frequentes para diversas espécies de platelmintos, nematoides e acantocéfalos. Apesar disso, o estudo parasitológico desses organismos ainda é incipiente, sendo que aproximadamente 92% das espécies ainda não foram estudadas quanto a sua helmintofauna. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo inventariar a diversidade de helmintos parasitos de anuros em oito estados brasileiros, considerando as análises morfológicas, moleculares e as relações filogenéticas desses parasitos. Durante os anos de 2017 a 2021 foram coletados helmintos de 50 espécies de anuros das famílias: Bufonidae, Hemiphractidae, Hylidae, Hylodidae, Leptodactylidae, Microhylidae e Phyllomedusidae. Foi coletado um total de 28.787 espécimes de helmintos. Destes, 25.172 espécimes representantes de 50 taxa do filo Nematoda, 2.671 espécimes de 10 taxa da classe Trematoda, 64 espécimes de dois taxa da classe Cestoda, 67 espécimes de um taxon do subclasse Acanthocephala e 16 espécimes pertencentes a um taxon da classe Monogenea. Até o presente momento, 15 novas espécies de helmintos foram registradas: 14 espécies de Nematoda e uma espécie de Trematoda. A diversidade de helmintos parasitas deste estudo evidencia a necessidade de se intensificar o estudo da diversidade e análises filogenéticas desses parasitas.
  • ItemTese de doutorado
    Tubos de Ceriantharia (Cnidaria; Anthozoa): uma habitação marinha. De sua construção a seus inquilinos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-09-23) Ceriello, Hellen; Stampar, Sérgio Nascimento [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    This study assessed marine biodiversity of microbes and metazoans found in ceriantharian tubes via species characterization, using both species traditional recognition and metagenomics of environmental DNA (eDNA) methods, and it also described ceriantharian tube-building behavior patterns. Using the traditional method for species characterization, 14 taxa of crustaceans were identified, including one novel species, Podocerus carmelina sp. nov., found in Ceriantheomorphe brasiliensis tubes (Mello-Leitão, 1919) (n = 3) and in unidentified tubes (n = 5). Also, two new location records for previously known crustacean species were reported as well as an identification key for Podocerus species with type localities in the Atlantic Ocean was provided. Analyses of eDNA metagenomics in tubes of C. brasiliensis (n = 2) and Ceriantheopsis lineata Stampar, Scarabino, Pastorino & Morandini, 2015 (n = 2) showed that these ceriantharian tubes are composed of 79% microbial families and 21% metazoan families. Moreover, tubes from different locations presented a higher metazoan diversity than the microbial that nearly remained unaltered, indicating that, although microbial families are abundant in ceriantharian tubes, they are uniform throughout different locations. The ceriantharian tube-building research revealed that Botrucnidifer norvegicus Carlgren, 1912 can build ramified tubes housing two polyps, adult C. brasiliensis lacks substrate selection mechanisms and sediment capture, is able to build more than a single tube throughout life, usually vertically oriented, and its behavior may differ from the species Isarachnanthus nocturnus (den Hartog, 1977) and Cerianthus vogti Danielssen, 1890. The ceriantharian tube is critical in controlling the internal water pressure in ceriantharians in addition to providing protection. In conclusion, this research demonstrated that, other than biodiverse microhabitats, ceriantharian tubes are potential tools for basic research and biodiversity surveys, driving studies of ecology, behavior, life cycles and cnidae toxicity.
  • ItemTese de doutorado
    Helmintos gastrointestinais de cetáceos: abordagens morfológicas e moleculares
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-12-02) Ebert, Mariana Bertholdi; Silva, Reinaldo José da [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O objetivo deste trabalho foi inventariar a biodiversidade de parasitos gastrointestinais de cetáceos encontrados encalhados ou acidentalmente capturados em redes de pesca ao longo do litoral brasileiro, utilizando analises morfológicas e moleculares. Para tanto, 260 cetáceos hospedeiros pertencentes a 11 espécies identificadas foram investigados. Foi coletado um total de 23.649 espécimes de parasitos. Destes, 23.210 eram trematódeos pertencentes a 12 taxa, seguidos por 290 acantocéfalos pertencentes a 5 taxa, 123 nematódeos de dois taxa, e 26 cestoides de 4 taxa diferentes. Ascocotyle longa é registrado pela primeira vez em cetáceos e as analises moleculares indicam a necessidade de investigações mais robustas a respeito da identidade desta espécie. Ogmogaster antarctica é registrado em um novo hospedeiro, Balaenoptera acutorostrata. Pholeter gastrophilus é registrado pela primeira vez no litoral brasileiro. Synthesium tursionis é revisado, indicando a necessidade de revalidação de seu sinônimo Synthesium longissimum e a descrição de uma nova espécie, Synthesium sp. 1. Quatro novas espécies pertencentes ao gênero Synthesium deverão ser propriamente descritas no futuro. De maneira geral, foram reconhecidos sete novos hospedeiros e localidades para helmintos já descritos, dentre trematodeos, cestoides, acantocéfalos e nematóides. As análises morfológicas e moleculares dos espécimes encontrados permitiram discussões importantes a respeito da filogenia, evolução e distribuição de parasitos de cetáceos, aumentando assim, o conhecimento acerca das relações dos parasitos com seus hospedeiros e constituindo uma linha de base para futuras pesquisas sobre diversidade parasitaria em cetáceos.