Teses - Serviço Social - FCHS

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  • ItemTese de doutorado
    As dimensões da supervisão de estágio em Serviço Social: um estudo da extensão universitária no trabalho sociojurídico
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-31) Lima, Laura Cristina Gomes; Oliveira, Cirlene Aparecida Hilário da Silva [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A categoria profissional do Serviço Social comprometida com a oferta de serviços que potencializem a transformação social da população, através do acesso aos direitos sociais, bem como o compromisso com uma nova sociabilidade, tem se responsabilizado e trazido para o debate da profissão a reflexão acerca da formação profissional com o intuito de contemplar a compreensão da totalidade da realidade social, sobretudo para a formação de um perfil profissional atento às demandas apresentadas atualmente no cotidiano do trabalho da/o assistente social. A experiência no contato com estas demandas ocorre no processo formativo, em especial no momento da inserção da/o discente no estágio supervisionado, temática central que tem sido privilegiada nas discussões sobre a formação profissional em Serviço Social, de modo singular após a aprovação em 1996 das Diretrizes Curriculares da ABEPSS – Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social, em que é conceituado como atividade integradora do currículo e se destaca a indissociabilidade entre o estágio e a supervisão. Esta pesquisa se propôs a investigar e identificar as dimensões constitutivas do desenvolvimento da atividade da supervisão de estágio, tanto acadêmica quanto de campo da extensão universitária no trabalho sociojurídico. No processo investigativo utilizou-se como metodologia o estudo de caso, abarcando a pesquisa bibliográfica, análise documental e pesquisa de campo, fundamentada pelo referencial teórico materialista histórico-dialético, com abordagem qualitativa apreendendo a realidade do estágio supervisionado em sua totalidade, contemplando a experiência na extensão universitária no trabalho sociojurídico de duas universidades públicas, a vivência dos sujeitos envolvidos nesta atividade curricular. Identificou-se com o estudo da experiência do estágio supervisionado no contexto das extensões universitárias a materialização das dimensões da supervisão de estágio. Afere-se que as condições objetivas das extensões universitárias em questão proporcionaram um processo formativo de forma qualificada, evidenciando a extensão universitária como estratégia viável para o estágio supervisionado.
  • ItemTese de doutorado
    O Serviço Social pelo olhar do anjo da história: uma investigação benjaminiana
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-08) Ford, Juliana Viana; Pedroso, Gustavo José de Toledo [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta tese é resultado de pesquisa sobre como os conceitos filosóficos elaborados por Walter Benjamin, nas primeiras décadas do século XX, contribuem para a atualização do referencial teórico marxista do Serviço Social ao oferecer um outro ponto de vista analítico, construído sob a consolidação do avanço técnico e científico, de experiências modernas e do caráter destruidor das forças de reprodução do capital. Por meio de revisão bibliográfica, a realização da pesquisa de tipo exploratório aponta para a relevância de considerar a crítica benjaminiana do progresso, como pressuposto teórico para pensar o Serviço Social em sua trajetória de tentativa de ruptura com o conservadorismo. Considerando a denúncia produzida por Benjamin em Sobre o conceito de história, e no conjunto de sua obra, sobre a presença do historicismo e da historiografia burguesa no pensamento social-democrata da época, foi produzido o esforço de interpretar o processo de recusa do conservadorismo pelo Serviço Social sob a mesma premissa, que consiste na fé no progresso. Observadas as especificidades da condição periférica do país em relação à dinâmica capitalista global, a questão da crença no progresso é decifrada pela defesa acrítica de valores liberais no Projeto Ético-Político do Serviço Social, de modo que a identidade profissional construída sob o movimento de intenção de ruptura acaba assumindo um caráter progressista e não exatamente anticapitalista, como supõe a tradição marxista.
  • ItemTese de doutorado
    O sistema do capital e o fenômeno da violência estrutural contra os velhos e velhas da classe trabalhadora: um estudo analítico acerca da des(proteção) social no cenário pandêmico
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-06) Vilione, Gabriela Cristina Carneiro; Soares, Nanci [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O processo de envelhecimento é complexo, contraditório, histórico, heterogêneo e multidimensional. Igualmente, atribuímos tais aspectos a fase específica da velhice. Velhice não apenas biopsicossocial, mas social e historicamente construída, sobretudo condicionada pelas determinações sociais situadas numa dada sociabilidade: o sistema do capital. Sistema em que o modo de produção e suas relações se ancoram na riqueza pela exploração, isto é, consolida-se pela violência estrutural, fenômeno de igual complexidade, e cujas bases solidificaram-se, como veremos, com os processos de expropriação, seja originária e/ou contemporânea, o que implica na desproteção da classe que vive da venda de sua força de trabalho. Assim, a temática “O sistema do capital e o fenômeno da violência estrutural contra os velhos e velhas da classe trabalhadora no cenário pandêmico” é considerada atual e de relevância política, acadêmica e social. A relevância política está na compreensão da ofensiva conservadora, agravada com a ascensão da extrema direita bolsonarista, e contemporânea, por abranger a conjuntura de pandemia da Covid-19. No sentido social, sua relevância está na constatação da ausência de uma rede protetiva voltada aos velhos e velhas da classe trabalhadora. E no âmbito acadêmico, atestamos irrisória produção no tocante à velhice e a violência numa perspectiva crítica. Para tanto, a presente investigação, partiu do pressuposto de que a violência estrutural atual nasce com as estruturas de dominação, opressão e exploração desta sociabilidade, logo, é produto do atual modo de produção e reprodução social capitalista, diferindo-se das violências tipificadas, sendo intensificadora destas e fundadora de outras manifestações. Neste sentido, este estudo teórico objetivou analisar as implicações da violência estrutural, a partir da relação capital/trabalho/Estado, no processo de envelhecimento e velhice da classe trabalhadora, e suas nuances no cenário da pandemia. Tendo como objetivos específicos: identificar as bases materiais da violência estrutural e os determinantes que condicionam suas formas de produção e reprodução no sistema do capital; analisar a violência estrutural refletida no avanço do conservadorismo e suas características no cenário brasileiro contemporâneo do coronavírus; verificar quanto à existência da rede protetiva a pessoa idosa em situação de violência, essencialmente no contexto de pandemia da Covid-19. Ademais, esta investigação guiou-se pela pesquisa bibliográfica e documental (com utilização de revisão integrativa e a técnica de análise de conteúdo) e abordagem qualitativa. Fundamentou-se na concepção teórico-metodológica do materialismo histórico-dialético marxiano, cujas reflexões foram voltadas para a compreensão em sua totalidade, ao considerar a produção e reprodução das relações sociais no contexto do capital. A tese defendida é de que a violência estrutural possui implicações diretas na vida da classe trabalhadora, sobretudo, na velhice, intensificada com o avanço da ofensiva conservadora, agravada no contexto pandêmico. Destarte, este estudo teórico contribuirá, como produto provisório, para a visibilidade e ampliação das discussões relativas ao fenômeno da violência estrutural.
  • ItemTese de doutorado
    O processo de formação do Facilitador em Justiça Restaurativa no âmbito do Poder Judiciário Brasileiro
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-11-21) Hespanhol, Liliane Cristina de Oliveira; Martins, Eliana Bolorino Canteiro [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O objeto de estudo da presente tese é a formação do Facilitador em Justiça Restaurativa, tendo como objetivo analisar o processo de formação dos facilitadores em Justiça Restaurativa (JR) no Poder Judiciário brasileiro, particularmente nos Estados de Minas Gerais e São Paulo, em relação aos seus fundamentos teóricos-metodológicos e direção ético-política. Para tanto, essa pesquisa foi guiada pelo método do materialismo histórico dialético. Para atender a proposta do estudo, realizou-se pesquisa documental, revisão bibliográfica e pesquisa de campo, estabeleceu-se como premissa a abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, com a coleta e análise de documentos, questionários e entrevistas semiestruturadas e o levantamento bibliográfico, com obras sobre Estado, capital, direito, Poder Judiciário e Justiça Restaurativa, e, também, referências sobre Educação e metodologia dialógica para compor a fundamentação teórica da pesquisa. Entre os documentos estudados encontram-se normas sobre a JR, atos e relatórios do Conselho Nacional de Justiça, tais como planejamento da política pública judicial de justiça restaurativa e diretrizes do plano pedagógico para formação de em JR. O questionário (Google forms) foi respondido por Facilitadores em Justiça Restaurativa de todoo Brasil, obtendo respostas dos Tribunais de Justiça de Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo, Tocantins, Tribunal Regional Federal 1ª região, Tribunal Federal 3ª Região e Tribunal Federal 4ª Região. As entrevistadas semiestruturadas foram realizadas online (Google meat), com quatro Facilitadores pertencentes aos tribunais de justiça de Minas Gerais e São Paulo. Ressaltamos que a pandemia provocada pelo covid-19 ocasionou dificuldades no processo de efetivação dapesquisa, alguns superados pela mobilização estratégica dos participantes pela pesquisadora.O material foi organizado e examinado através de análise de conteúdo, chegando-se àsseguintes categorias: concepção sobre Justiça Restaurativa e Poder Judiciário, formação e atuação do Facilitador em JR. Concluiu-se que o movimento de institucionalização da JR no Brasil, conta com o protagonismo do Poder Judiciário, que além de controlar o seu funcionamento, promove a formação de seus profissionais, e, a partir da literatura e dos dados empíricos, sustentou-se a tese de que uma formação profissional superficial e acrítica sobre a JR, incapaz de romper com o paradigma da punição, amplia e relegitima o próprio sistema de justiça criminal tradicional. Nesse sentido é fundamental ampliar o conteúdo da formação, bem como descentralizar o controle da JR, para que a comunidade e os envolvidos no conflitocriminal restabeleçam o seu protagonismo e autonomia, a fim, de construírem respostassignificativas e não violentas para seus conflitos, com profunda experiência do fazer justiça com compartilhamento horizontal de poder.
  • ItemTese de doutorado
    Estágio supervisionado em serviço social e o trabalho de conclusão de curso: um estudo relacional da formação profissional dos/das assistentes sociais nas instituições de ensino superior de Angola
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-11-11) Muondo, Daniel Luciano; Oliveira, Cirlene Aparecida Hilário da Silva [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O estudo aborda a temática do estágio supervisionado em Serviço Social e o Trabalho de Conclusão de Curso, na linha de pesquisa do Serviço Social, Trabalho e Formação Profissional, numa análise relacional das Instituições de Ensino Superior de Angola. Desse modo, foram estudados o Instituto Superior João Paulo II, da Universidade Católica de Angola e a Faculdade de Serviço Social, da Universidade de Luanda, ambos localizados em Luanda, os únicos cursos de graduação na formação profissional dos/das Assistentes Sociais nesta cidade. Em concreto, a abordagem da problemática faz uma constatação, do nível de organização das instituições formadoras, sobretudo, da qualidade do processo do estágio supervisionado e sua contribuição na produção científica, enquanto componentes curriculares, que possuem especificidades, na graduação em Serviço Social. Neste sentido, o estudo da temática reside no fato de que, os estudantes que realizam a formação profissional em Serviço Social, em Angola vivenciam algumas dificuldades no processo organizativo e de inserção nos campos de estágio supervisionado, cuja situação interfere negativamente na aprendizagem. Assim sendo, a importância do estágio supervisionado em Serviço Social constitui um ponto de partida na iniciação científica, pois que, a identificação do tema decorre do processo de observação e diagnóstico, realizados na instituição, ou comunidade, em virtude das demandas constatadas. Desse ponto de vista, em geral, a pesquisa analisa a contribuição do estágio supervisionado, para a produção científica, na formação profissional em Serviço Social. Nesta perspectiva, a coleta de dados foi baseada no levantamento, a partir da autorização das instituições formadoras, sobretudo, no acesso aos trabalhos de conclusão de curso produzidos pelos estudantes, entre os anos de 2017 a 2021. A propósito, foram analisadas 158 pesquisas, com a utilização de uma abordagem mista, considerando a necessidade da análise do conteúdo dos dados obtidos e do número de trabalhos produzidos, no período pesquisado, com base teórica no marxismo, enquanto abordagem que considera a historicidade dos processos sociais e dos conceitos, bem como as condições sociais, ao propor uma perspectiva dialética, analisando os dois institutos. Também, o estudo consistiu na metodologia do estado da arte, conhecendo as temáticas, os espaços de realização de estágio supervisionado e as áreas de produção científica, permitindo maior aproximação à realidade da formação profissional dos discentes. Assim, o estudo realizado em contexto da pandemia de Covid-19, afigurou-se desafiador, ao nível do estágio supervisionado, que conduziu à elaboração dos trabalhos de fim de curso. Por outro lado, esta pesquisa constitui-se num instrumento, que proporciona subsídios, para a melhoria da formação profissional de Assistentes Sociais em Angola, considerando as dificuldades encontradas na supervisão de estágio, apontando as possíveis alternativas de enfrentamento. Portanto, com esta pesquisa, constatou-se o nível de organização do estágio supervisionado em Serviço Social, os espaços de sua realização, as temáticas mais estudadas e respectivas áreas de produção científica, considerando a necessidade de divulgação dos estudos, junto das instituições, para o reconhecimento e valorização da categoria profissional dos/das Assistentes Sociais.
  • ItemTese de doutorado
    A religião da máquina: sobre a filosofia transhumanista do vale do silício
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-09-28) Rodrigues, Victor César Fernandes; Pedroso, Gustavo José de Toledo [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A configuração da crise sistêmica do capitalismo contemporâneo vem levantando problemas que beiram a distopia. O que era antes pertencente ao reino da ficção científica pura e simples, vem hoje assumindo contornos realmente alarmantes. A era do antropoceno vem manifestando continuamente uma série de ramificações catastróficas, sobre as quais se reflete, curiosamente, no horizonte de expectativas crescentes sobre o futuro da tecnologia. Esta tese pretende abarcar a atual conjuntura que tangencia a possibilidade da extinção humana neste planeta, examinando como a filosofia transhumanista nascida junto com o Vale do Silício expressa como refração ideológica tal circunstância. Em razão de que propõe, dentre outras coisas, a hipótese de que a inovação tecnológica ruma para alterar a condição humana do humano. A conjunção entre essas dinâmicas configura o eixo desta tese. Examinando de que modo a teoria de que caminhamos em direção a singularidade tecnológica, - a inteligência humana que seria então ultrapassada pela inteligência artificial -, corresponderia, em alguma medida, com o horizonte catastrófico que nos espera neste século, demonstramos ser o transhumanismo uma religião da máquina que se constitui como expressão ideológica do capital em sua forma mais desumana e psicótica. Com a autodestruição do humano como possibilidade no antropoceno, se inaugura o cenário convergente de uma série de tendências relacionadas ao esfacelamento e a obsolescência da biodiversidade. Ao contrário da promessa de ascensão e transcendência humana pela via dos dispositivos computacionais, temos a expectativa da abominável desolação humana diante de um planeta disforme, sem a abundância vivente que lhe constitui essência. Em outras palavras, a convergência da obsolescência programada das próprias coisas para nosso corpo e mente, manifesta no horizonte transhumanista da cultura uma determinada refração de borda para um futuro desolador. O fetichismo da forma mercadoria, inerente ao modo de produção capitalista de mercadorias, assume atualmente contornos expressivos, traduzindo a teorização de Marx o seu lugar distópico por excelência, segundo nosso ponto de vista. Com efeito, tangenciar a partir do transhumanismo o seu traço de mistificação teórica vis a vis a realidade hostil do capital, expõe nossa postura crítica ao modelo de sociedade de vigilância generalizada do Vale do Silício. Em linhas gerais, consideramos que este estudo contribui minimamente para demonstrar ser a luta anticapitalista do futuro, segundo o exposto, uma questão decisiva a nossa sobrevida.
  • ItemTese de doutorado
    A inter-relação entre serviço social e direito: uma análise crítica para concreção da justiça social no Brasil
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-09-30) Barbosa Filho, Roberto Inácio; Lehfeld, Neide Aparecida de Souza [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O propósito desta tese é aprofundar-se na inter-relação entre serviço social e direito, tendo a justiça social como tema transversal. A nossa dupla formação nas áreas pesquisadas permitiu a colocação, ao mesmo tempo, como sujeito e objeto neste estudo doutoral, escolhendo como título "a inter-relação entre serviço social e direito: uma análise crítica para concreção da justiça social no Brasil". Assim, o objetivo geral é investigar as contribuições do serviço social para o direito na perspectiva de fortalecimento do processo de concreção da justiça social no Brasil. Como objetivos específicos, analisa-se os contornos históricos do serviço social e do direito, relacionando-os com a justiça social, a partir dos sistemas normativos e dos projetos éticos-profissionais, bem como da formação atualmente praticada, com análise das diretrizes curriculares de ambas, apontando as mudanças que se entende como necessárias na formação em direito, e que foram debatidas durante a pesquisa de campo. A investigação em questão, que foi regularmente aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” – UNESP (CAAE n. 52842021.3.0000.5408) é uma pesquisa empírica, com uso de ferramenta virtual, tendo como método central a constituição de um grupo focal, tendo como participantes os docentes do curso de Direito da Faculdade Dr. Francisco Maeda – FAFRAM. Ao problema de tese formulado, levanta-se a hipótese, ao final confirmada, da possibilidade do direito ser utilizado como instrumento de emancipação social, desde que utilizado de modo a contrariar a hegemonia do sistema capitalista vigente. No tocante à metodologia, quanto à sua natureza, pesquisa aplicada, quanto à abordagem do problema segue-se o paradigma qualitativo, conforme o método do materialismo histórico e dialético eleito, quanto ao ponto de vista de seus objetivos, exploratória e explicativa e, por fim, quanto aos procedimentos técnicos, feitos por meio de pesquisa bibliográfica e documental, com a análise de conteúdo dos dados/resultados obtidos por meio do grupo focal. Nosso propósito, ao final, consiste em iniciar uma análise mais ampliada sobre as possíveis contribuições do serviço social ao direito, como compromisso de fortalecimento na luta pela justiça social, identificando as mudanças necessárias para relacionar-se com outras áreas que confiram legitimidade ao seu uso. Também reflete-se sobre o positivismo enraizado em parte do sistema jurídico, contribuindo para a produção de conhecimento abordando a temática, especialmente no que se refere às contribuições do serviço social para a área do direito, e na reflexão crítica sobre a relação entre as duas áreas como instrumentos que contribuem para justiça social. Na aplicação prática, conjectura-se utilizar os resultados deste estudo doutoral para reformulação da matriz curricular do curso de direito do lócus da pesquisa, após debate e aprovação no Núcleo Docente Estruturante – NDE, e no Conselho Pedagógico do curso.
  • ItemTese de doutorado
    A produção de conhecimento nos programas de pós-graduação (stricto sensu) em Serviço Social no Brasil, no período de 2013 a 2017: contribuições para a Gerontologia Social Crítica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-09-30) Santos, Maria Florência dos; Soares, Nanci [UNESP]; Paiva, Sálvea de Oliveira Campelo e [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O estudo apresentado tem como objetivo geral analisar a contribuição da produção de conhecimento dos programas de pós-graduação em Serviço Social no Brasil para a Gerontologia Social Crítica, no período de 2013 a 2017. Os objetivos específicos foram: mapear os programas de pós-graduação em Serviço Social no Brasil; identificar as principais temáticas e discussões nas teses e dissertações sobre o envelhecimento e a velhice; apreender as tendências de análises teórico-metodológicas defendidas, implícita ou explicitamente, nas teses e dissertações sobre o envelhecimento e a velhice, produzidas pelos programas de pós-graduação em Serviço Social. A pesquisa é bibliográfica, teórica e documental, tendo como principal fonte as dissertações e teses defendidas em programas de pós-graduação em Serviço Social no Brasil. O material foi selecionado a partir de uma busca no banco de dissertações e teses da Capes, através de alguns filtros. Foram identificados 44 trabalhos (37 dissertações e sete teses). Posteriormente, foi realizada a leitura com a ajuda de uma ficha que facilitou na identificação de pontos-chave que, em seguida, foram analisados com base na fundamentação teórico-metodológica do materialismo histórico crítico-dialético de Marx. Como resultados, tem-se que não existem programas de pós-graduação em Serviço Social com linhas de pesquisa em envelhecimento, embora a categoria se ache a pesquisar e produzir conhecimento científico sobre a temática. Os temas mais discutidos e relacionados com a velhice e com o envelhecimento referem-se à seguridade social, sobretudo às políticas de saúde e assistência social. Foram identificadas algumas tendências que predominam nas dissertações e teses em relação à velhice da classe trabalhadora e subalterna que: I ‒ consideram os determinantes e condicionantes sociais, econômicos e culturais no processo de envelhecimento e velhice; II ‒ não responsabilizam apenas o sujeito e sua família pelo modo de envelhecer e vivenciar a velhice, mas questionam e criticam a ausência do Estado e sua política neoliberal; III ‒ o direcionamento político hegemônico é pela luta e garantia de direitos sociais da classe trabalhadora e subalterna, em especial dos/as velhos/as; IV ‒ há a opção explícita e implícita pela concepção teórico-metodológica crítica-dialética, através da análise da totalidade social, embora com algumas lacunas. Sugere-se uma maior explicitação na definição da concepção teórico-metodológica da opção pelo método crítico-dialético em estudos de pós-graduação (stricto sensu) que pretendam entender e transformar a realidade social na sua totalidade, e sugestões de formas de devolutiva dos resultados da pesquisa para a população, visto que a emancipação humana só será possível noutro modo de sociabilidade, através de alternativas construídas coletivamente.
  • ItemTese de doutorado
    O eclipse da educação: a reforma do ensino médio sob a Lei nº 13.415/2017 na perspectiva de educadores da rede estadual de ensino do município de Franca/SP
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-10-25) Silva, Ellen Braune Reis; Martins, Eliana Bolorino Canteiro [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A pesquisa aborda a intencionalidade das políticas educacionais para o Ensino Médio na perspectiva da compreensão dos educadores da rede estadual paulista,especificamentedomunicípiodeFranca/SP. O pressuposto que instiga a pesquisa é que a concepção dos educadores, fortificadas desde a formação profissional, não evidencia, de maneira aprofundada, as contradições do Estado, em suas relações sociais capitalistas para a educação pública. Inicialmente, foi realizado uma revisão bibliográfica sobre a configuração da política de educação brasileira, de forma particular para o ensino médio no contexto atual. As principais categorias da fundamentação teórica foram: a concepção de trabalho ontológico e na sociedade capitalista, bem como o conceito de trabalhador coletivo; a concepção de educação e de política de educação; a formação docente e currículo; hegemonia, ideologia e intelectual orgânico, sob as perspectivas teóricas de Marx, Gramsci, Paulo Freire e Frigotto, compreendendo a educação com o pressuposto hegemônico. A efetivação da pesquisa documental foi essencial, visando a análise da Lei sob o nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. O referido documento, de caráter normativo, abarca a implantação da Base Nacional Comum Curricular referente ao Ensino Médio, altera as diretrizes da educação nacional, modifica a regulamentação da valorização dos profissionais da educação e implementa a escola de tempo integral, definindo novos rumos na política educacional brasileira. Foi realizada a pesquisa de campo, utilizando a abordagem qualitativa, tendo como participantes professores, gestores e agentes de organização escolar, pertencentes a amostra de cinco escolas estaduais com o ensino médio que estão implementados com os parâmetros do Programa de Ensino Integral, no município de Franca/SP. Os instrumentos utilizados na pesquisa foram: o questionário com intuito de mapear um perfil dos docentes e gestores das unidades educacionais pesquisadas. Posteriormente, utilizamos o grupo focal, abrangendo representações do segmento proposto com os participantes da pesquisa. Após a coleta de dados, a transcrição foi realizada e a análise foi sucedida por meio da correlação entre discurso e poder. Para a análise dos dados levantados na pesquisa de campo, utilizamos as categorias da Análise Crítica do Discurso (ACD), baseando-nos em FAIRCLOUGH (2001), sob parâmetros sociológicos amplos, compreendendo a interação do sistema linguístico com outras estruturas sociais. O resultado da pesquisa aponta para a educação como reprodutora dos mecanismos de inculcação ideológica, tendo os educadores como peça principal para a proposição hegemônica. Esta pesquisa indica contribuições em diferentes âmbitos, tais como: aos profissionais da educação que atuam no Ensino Médio; às instituições de formação docente; aos atores sociais ligados diretamente à implantação da nova política pública educacional; à sociedade em geral, especialmente às famílias com estudantes no Ensino Médio. Considera-se relevante promover rupturas nas permanências histórico-educacionais e o desvelamento da ideologia dominante que perpassa a educação. O professor é a chave fundamental para tal ruptura, contribuindo no desvelamento das reais intencionalidade desta política com intuito de mobilizar estratégias de resistência na direção da conquista de uma educação crítica.
  • ItemTese de doutorado
    Autonomia e protagonismo dos/as usuários/as de saúde mental: a realidade dos CAPS do DRS VIII de Franca/SP
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-09-23) Santos, Giovana Estela Vaz dos; Sarreta, Fernanda de Oliveira [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O estudo tem como tema a autonomia e protagonismo dos/as usuários/as de saúde mental e a atuação do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), como equipamento avançado para novas modalidades de atendimento e espaços coletivos de participação. A relevância da temática tem relação com as conquistas históricas da luta antimanicomial e com os desafios atuais para consolidar o projeto da reforma psiquiátrica visando o reconhecimento dos/as usuários/as como sujeitos de direitos. O objetivo geral da pesquisa foi analisar a realidade do atendimento na Saúde Mental para garantia da autonomia e protagonismo dos/as usuários/as nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) da Região do DRS VIII de Franca/SP, tendo como referência o Projeto da Reforma Psiquiátrica e a IV Conferência Nacional de Saúde Mental. E, como específicos, mapear a estrutura e a organização dos CAPS, com base nos dados do DRS VIII; apropriar dos conteúdos produzidos na Reforma Psiquiátrica, acerca da autonomia e protagonismo dos/as usuários/as e, identificar os indicadores relacionados aos serviços de saúde mental na legislação em vigor, em comparação à realidade vivenciada pelos CAPS do Departamento Regional de Saúde (DRS VIII) de Franca, SP na atualidade. Adotou como procedimentos a pesquisa documental, estudo bibliográfico e coleta de dados em campo, com abordagem qualitativa, por meio do método do materialismo histórico- dialético. O universo da pesquisa foi composto pelos 8 (oito) CAPS do DRS VIII de Franca, SP. Os resultados puderam mostrar como está a atuação dos CAPS em relação aos serviços prestados, bem como verificar que os CAPS conseguem aplicar os direitos advindos da Reforma Psiquiátrica e luta antimanicomial, entretanto, não de forma plenamente eficaz, já que se observou que, para garantir aos/às usuários/as de saúde mental sua autonomia e protagonismo, é necessária a realização de grupos e assembleias, porém, pôde-se constatar que a maioria só realiza as reuniões em grupo. Considera-se que a pesquisa científica busca respostas às questões no âmbito da Política de Saúde Mental, podendo contribuir para ampliar o debate acerca da efetivação dos ditames da Reforma Psiquiátrica no Brasil. O estudo investiga a autonomia e protagonismo dos/as usuários/as de saúde mental e a atuação do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), como instrumento avançado de atendimento e espaços coletivos de participação. A relevância da temática tem relação com as conquistas históricas da luta antimanicomial e com os desafios atuais para consolidar o projeto da reforma psiquiátrica visando o reconhecimento dos/as usuários/as como sujeitos de direitos. A pesquisa demonstrou a necessidade de adequação, não somente da estrutura física, mas também da implementação da interdisciplinaridade da equipe e do avanço da autonomia e do protagonismo dos/as usuários/as do CAPS, especialmente, quanto à oportunidade de participação na formulação do tratamento a que são submetidos, levando-se em conta seu poder de autodeterminação e seu direito à adesão a um tratamento humanizado, como vistas a sua (re) inclusão nos diversos espaços sociais.
  • ItemTese de doutorado
    Cotas no Ensino Superior: um estudo sobre a trajetória de identidade e reconhecimento do estudante cotista e seu ingresso na Universidade Pública
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-09-16) Ladeira, Mariana Rosa Alves; Barbosa, Agnaldo de Sousa [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A presente pesquisa se propôs a conhecer a trajetória pessoal, histórica e social do estudante cotista da Unesp, a fim de desvelar os impactos em seu processo de reconhecimento e construção de sua identidade, que o conduziram ao ingresso em uma Universidade Pública. A pesquisa tem caráter exploratório, de abordagem quantitativa e qualitativa, o método utilizado é o dialético, situando o trabalho na dinâmica da realidade brasileira. Envolve revisão de literatura, levantamento bibliográfico, pesquisa documental e pesquisa de campo. O cenário do estudo é a UNESP - Universidade Estadual Paulista, campus de Franca, e os sujeitos são discentes dos cursos de Serviço Social e Direito. Foram analisados os dados socioeconômicos dos discentes dos cursos supracitados, e construído um perfil comparativo. Em momento posterior, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com alunos cotistas dos referidos cursos. Os dados foram sistematizados e analisados por meio da análise de conteúdo e análise de discurso, valendo-se das categorias: reconhecimento, identidade, habitus e capital cultural. Os resultados apontam que a trajetória dos cotistas possui fragilidades econômicas e sociais de direitos que lhes foram negados ao longo da vida, e que, mesmo após o ingresso na Universidade, ainda há limitações para conseguirem se dedicar exclusivamente aos estudos. Também destaca a relevância da Universidade na luta por reconhecimento do cotista, assim como na construção da sua identidade pessoal e coletiva, se organizando por meio dos coletivos, com visão crítica a respeito da desigualdade, preconceito e exclusão social. Espera-se que a pesquisa contribua para a atualização e formulação de Políticas Públicas em busca da democratização da Universidade Pública para todas as classes sociais.
  • ItemTese de doutorado
    A Contribuição do Serviço Social Brasileiro ao Enfrentamento ao “Racismo e Ageísmo”: um estudo sobre a produção de conhecimento expressa nos encontros nacionais de pesquisadores em serviço social realizados na segunda década do século XXI
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-04-28) Benedito, Jonorete de Carvalho; Soares, Nanci [UNESP]; Paiva, Sálvea de Oliveira Campelo e [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta tese tem por objetivo analisar a contribuição do Serviço Social brasileiro ao enfrentamento ao racismo e ao ageísmo expressa nos anais nos Encontros Nacionais de Pesquisadores em Serviço Social realizados na segunda década do século XXI. O caminho metodológico percorrido foi o da pesquisa bibliográfica e da pesquisa documental. A necessidade de estudar esse tema surgiu da hipótese de que apesar de haver uma contribuição das entidades representativas da profissão para o enfrentamento ao racismo, no que concerne ao envelhecimento ainda há um longo caminho a trilhar, o que foi comprovado ao término da pesquisa. Defende-se que o ageísmo é estruturante, uma vez que quando se deveria celebrar a conquista da longevidade, protagoniza-se a “tragédia”, condenando trabalhadores e trabalhadoras, na sua velhice, a vivenciar o sistema de violência, que se manifesta desde a violação dos seus direitos fundamentais. Há apelos ideológicos que enveredam pela responsabilização, culpabilização e punição dos/das velhos/as pela própria velhice trágica, como se a velhice, também, não fosse uma produção social. Parte-se da hipótese, já defendida por outros autores e reconfirmada nesta tese, de que a formação da classe trabalhadora brasileira recebe forte influência dos escravizados nos seus movimentos de luta e resistência. Constata-se, ademais, que o Brasil vive hoje uma conjuntura de desregulamentação de direitos conquistados através das lutas dos movimentos sociais. Conclui-se que há uma emergência na elaboração de pesquisas sobre o envelhecimento que tenham a totalidade como categoria de análise, bem como que se efetive a reconstrução das lutas sociais por direitos. Finaliza-se o trabalho reafirmando que, enquanto essa sociedade não se tornar emancipada, luta e resistência devem ser o caminho a ser trilhado para que os direitos conquistados não escoem pelos ralos das determinações capitalistas. Por isso, nenhum direito a menos, velhice não é doença, vidas negras e de velhos e velhas importam, são os gritos que carecem de eco em toda a extensão territorial do Brasil.
  • ItemTese de doutorado
    A questão ambiental e a construção de conhecimento no Serviço Social brasileiro
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-09-17) Santos, Tatiana Ferreira dos; Raiz, Helen Barbosa [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho apresenta como objetivo geral compreender as condições econômicas, políticas, sociais e culturais da ascensão da questão ambiental no campo do Serviço Social brasileiro. Além disso, o trabalho evidencia como a questão ambiental tem sido apresentada nas pesquisas realizadas no Serviço Social brasileiro, apresenta os fundamentos da questão ambiental instituídos em pesquisas no campo do Serviço Social e indica as principais tendências no que se refere ao trabalho do assistente social no enfrentamento à questão ambiental, expressas nas pesquisas. São apresentadas discussões sobre o contexto sóciohistórico de aproximação do Serviço Social com o Marxismo, assim como o avanço do movimento ambientalista em decorrência da ampliação da questão ambiental em dimensões globais. O debate em torno da reprodução sociometabólica do capital se faz presente, com o objetivo de contextualizar a questão ambiental como resultante da contradição fundamental entre capital e trabalho. O problema central da pesquisa permeou o modo como a questão ambiental é abordada nas dissertações e teses construídas por assistentes sociais nos Programas de Pós-Graduação em Serviço Social brasileiros. Para tanto, utilizou-se a abordagem de pesquisa quanti-qualitativa. A pesquisa é do tipo bibliográfica e documental. São analisadas, integralmente, as 18 dissertações e 7 teses que discutem sobre a questão ambiental, entre os anos de 2012 a 2018, desenvolvidas em Programas de Pós-graduação em Serviço Social do Brasil. O método de análise consistiu no dialético, considerando as contradições da realidade concreta e a sua historicidade. O estudo revela a tendência conservadora moderna, holística e complexa, e a marxiana. Na primeira tendência, os trabalhos abordam sobre sustentabilidade, apresentam referências bibliográficas baseadas em perspectivas liberais como Mises e análises reducionistas que desconsideram as contradições da realidade concreta. Na perspectiva holística e complexa a dimensão espiritual da questão ambiental é destacada, com ênfase em autores como Morin. Por último, a perspectiva marxiana que se utiliza do método em Marx e suas variadas nomenclaturas, na dimensão da totalidade dialética e histórica. Nesse sentido, os trabalhos analisados apresentam, em sua maioria, a perspectiva de totalidade dialética utilizando o método em Marx, seguido da perspectiva conservadora moderna e da holística e complexa.
  • ItemTese de doutorado
    Os desafios da Universidade Pública no Século XXI com o advento das Políticas de Ações Afirmativas
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-06-28) Guimarães, Orlinéya Maciel; Lima, Maria José de Oliveira [UNESP]; Silva, Márcia Pereira da [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O objetivo dessa pesquisa foi analisar o impacto das ações afirmativas na Universidade contemporânea. Para tanto, foi preciso compreender a história da educação e de suas instituições ao longo do período histórico brasileiro, na perspectiva de abarcar o contexto e as ideologias que perpassam a eclosão das políticas de ações afirmativas, como foram pensadas e efetivadas pelo Estado. O trabalho destaca as seguintes categorias teóricas: o Estado enquanto agente legislador da educação no Brasil, a Universidade como instituição executora das políticas do Estado, os Movimentos Sociais que demandam a implantação de novas políticas, e a Bancada político-partidária como mediadora entre os movimentos sociais e o Estado. Trata-se de uma investigação/trabalho teórico(a) e de pesquisa historiográfica, partindo de um recorte temporal que marca a criação da Universidade no Brasil até os dias atuais, incluindo as legislações pertinentes ao acesso ao Ensino Superior. Ao término da pesquisa, foi possível compreender o surgimento e as concepções que marcaram o nascimento e desenvolvimento do ensino superior no Brasil, reconhecer o que cada momento histórico significou para a afirmação de um dado elemento formador da Universidade Pública, as motivações do Estado para a criação das legislações norteadoras de todo o processo, as demandas dos movimentos sociais em relação ao tema, os movimentos políticos que estabeleceram o diálogo entre as minorias e o Estado e, por fim, os desafios da Universidade no século XXI com o advento das políticas de ações afirmativas.
  • ItemTese de doutorado
    Seviço Social em cuidados paliativos oncológicos: atribuições e competências profissionais
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-03-11) Bertholino, Taciana Lopes; Sarreta, Fernanda de Oliveira [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O tema da pesquisa, o Serviço Social em cuidados paliativos oncológicos, é atual e relevante para a profissão e a área da saúde. A tese defendida parte do reconhecimento de que o Serviço Social é uma das profissões que integra a equipe de cuidados paliativos e possui um papel essencial, no entanto, a produção científica relacionada é escassa e esse estudo pode trazer novos conhecimentos para aprimorar a atuação profissional e o debate da categoria. Os cuidados paliativos são uma modalidade de atendimento que buscam oferecer atenção multiprofissional às pessoas com doenças que ameaçam a continuidade da vida, para que tenham o direito à qualidade de vida e de uma morte digna. A atuação da/do assistente social está seguindo as atribuições e competências profissionais e os princípios dos cuidados paliativos? A partir das inquietações provocadas por esse problema, o estudo teve como objetivo geral: analisar a realidade de atuação da/do assistente social na equipe de cuidados paliativos oncológicos, com referência nos princípios do Código de Ética Profissional. E, como objetivos decorrentes: desvendar os principais desafios éticos e técnicos decorrentes da atuação do/a assistente social nos cuidados paliativos oncológicos; compreender como é desenvolvido o trabalho da profissão na equipe de cuidados paliativos oncológicos; refletir sobre as atribuições específicas e as competências profissionais na equipe de cuidados paliativos oncológicos e, investigar se a categoria está atuando em consonância com os princípios dos cuidados paliativos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa desenvolvida através do método do materialismo histórico-dialético, com revisão bibliográfica, estudo documental e coleta de dados em campo, com a técnica da entrevista semiestruturada e questionário. A escolha do cenário da pesquisa foi a Associação Brasileira de Assistência às Pessoas com Câncer, já que possui 9 (nove) unidades no país, tendo como universo o Serviço Social dessa instituição e participantes as/os assistentes sociais dessas equipes. O estudo está organizado em 5 (cinco) capítulos, apresenta a construção da pesquisa, contextualiza sócio historicamente os cuidados paliativos oncológicos, as políticas de saúde relacionadas e a trajetória do Serviço Social contemporâneo na saúde e na equipe de cuidados paliativos oncológicos. Os resultados evidenciam que há consonância entre a atuação profissional nos cuidados paliativos com os princípios do Código de Ética. Mostrou que a/o assistente social segue suas atribuições profissionais, porém apresenta algumas dificuldades para desempenhá-las. Constatou que precisa ampliar o debate da categoria profissional e publicações sobre o tema, inclusive desde a formação na graduação. Considera-se que a pesquisa pode subsidiar os problemas enfrentados na política de saúde, principalmente, para ampliar o debate da categoria profissional sobre a atuação na perspectiva do direito aos cuidados paliativos oncológicos.
  • ItemTese de doutorado
    Formação Profissional em Serviço Social frente ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão (REUNI) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-10-26) Ribeiro, Priscila Maitara Avelino; Oliveira, Josiani Julião Alves de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), tem como objetivo a ampliação do acesso a permanência na educação superior. O Programa tinha como uma das metas a expansão do número de discentes nos cursos de graduação em dez anos. Teve início em 2008, e permitiu o ingresso de 680 mil alunos a mais nos cursos de graduação (ANDIFES, 2019). Com intuito de alcançar os objetivos da expansão as Universidades Federais aderiram ao Programa e apresentaram ao Ministério, planos de reestruturação, de acordo com a orientação do REUNI. O Curso de Serviço Social é um dos que foram criados por meio do REUNI, sendo o segundo maior curso, ficando abaixo somente para os cursos de Licenciaturas (ANDIFES, 2019). Se, por um lado tem-se uma vasta inserção da classe trabalhadora na universidade pública, por outro lado, temos embates a serem superados e enfrentados para que esta formação seja gratuita, laica e de qualidade. O objeto do presente estudo é a formação profissional em Serviço Social frente ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão (REUNI) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. Tem como objetivo geral analisar os avanços e desafios para a formação profissional em Serviço Social na UFTM, frente ao contexto da Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI).Tem como objetivos específicos: aprofundar os estudos acerca da proposta do REUNI, identificando os impactos desta proposta no ensino superior no Brasil da UFTM; conhecer a proposta do Curso de Serviço Social da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM; analisar a caracterização da situação acadêmica do corpo discente do Curso de Serviço Social da UFTM. A presente pesquisa caracteriza-se como estudo de caso, que vai além de descrever os fatos ou situações, proporcionando conhecimento e contrastando as relações evidenciadas no caso (YIN, 2001). Foi desenvolvida no Curso de Serviço Social da UFTM no município de Uberaba-MG por meio de pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. A análise dos dados documentais foi realizada por meio dos seguintes indicadores: a) matrículas; b) forma de ingresso; c) conclusão do curso; d) trancamento de matricula; e) cancelamento de matrícula; f) transferências e g) evasão. O método pautado foi o materialismo histórico dialético. Destaca-se que haverá momentos de compartilhar e socializar os resultados com o corpo docente e discente do curso pesquisado por meio de convite para assistirem a defesa da tese; entrega de um exemplar da tese ao curso de Serviço Social da UFTM, bem como a publicização por meio de publicação dos resultados da pesquisa em revistas científicas, anais de evento e livro. Destarte, mesmo com tantos desafios enfrentados, o presente estudo demonstrou que o Curso de Serviço Social da UFTM tem buscado uma formação crítica, ética e política conforme defende o Projeto Ético Político e as Diretrizes Curriculares de 1996, no entanto é preciso que sejam fortalecidas estratégias de enfrentamento as ofensivas do capital.
  • ItemTese de doutorado
    O Suicídio: ensaios críticos sobre a sociedade contemporânea
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-09-29) Andrade, Leonardo Henrique Cardoso de; Raiz, Helen Barbosa [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho tem como objetivo compreender como a estrutura e a dinâmica das sociedades contemporâneas impactam no intrincado fenômeno do suicídio. Neste sentido, busca conhecer como as contradições do sistema social do tempo presente relacionam-se e/ou inter-relacionam-se com as ocorrências de morte autoprovocada conscientemente. Em sua estrutura metodológica seguiu a abordagem de pesquisa da dialética científica de Karl Marx, considerando as dimensões quantitativas e qualitativas de observação da realidade concreta. Desta maneira, foi elaborado a partir das perspectivas da História, da Sociologia e da Psicologia/Psicanálise. Foram realizadas pesquisas teórico-bibliográficas, documentais e de dados estatísticos oficiais para a construção do entendimento deste fenômeno. Considera a não-neutralidade da construção do conhecimento nas áreas humanas e sociais; assim, primeiramente apresenta o objeto de pesquisa, o pesquisador, a abordagem eleita e o percurso metodológico realizado. Na primeira seção do trabalho, apresenta os fundamentos teóricos do objeto de pesquisa nas perspectivas da fundamentação dialética. A segunda seção apresenta o contexto contemporâneo das ocorrências deste acontecimento nos cenários mundial e brasileiro, com dados estatísticos e pesquisas aplicadas. A terceira seção ficou reservada para as reflexões que a concretude deste fenômeno suscita, considerando a perspectiva crítica da sociedade. Desta maneira, são apresentados desafios sociais e éticos que o fenômeno do suicídio traz à tona. Por último, o trabalho revelou que as contradições presentes na estrutura e dinâmica social contemporânea, em certa medida, facilitam as ocorrências epidêmicas de suicídios, portanto, constitui-se como desafio social e ético engendrado pelo sistema social capitalista.
  • ItemTese de doutorado
    A mobilização do Direito para efetivação da saúde: a questão da hipossuficiência em face da perspectiva da universalidade
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-09-17) Nakamura, Fernanda de Castro; Barbosa, Agnaldo de Sousa [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A complexidade do direito à saúde e dos instrumentos que envolvem a sua efetivação são objetos de diversos estudos relacionados à postura do Poder Judiciário frente as demandas levadas pelas pessoas ao sistema de justiça. No entanto, quando o olhar se volta à análise de como o indivíduo pode exercitar os seus direitos de cidadania através da mobilização das garantias constitucionais que servem para a concretização dos direitos fundamentais, dentre eles a saúde, o estudo assume uma perspectiva ampla e coloca o ser humano como o centro das atenções das ações judiciais. Com base nessa perspectiva, esta tese tem como objetivo geral analisar a mobilização do direito para a efetivação do acesso à saúde, a partir da atuação do Ministério Público do Estado de São Paulo, tomando como base a análise da hipossuficiência socioeconômica para a propositura de ações judiciais que visem o fornecimento de medicamentos, insumos e correlatos. Nesse sentido, a discussão foi realizada com base na investigação do contexto histórico e social que envolve todas as nuances da efetivação do direito à saúde, bem como na atuação do Ministério Público como representante da sociedade e da atuação do Judiciário frente ao indivíduo. No campo da hipossuficiência socioeconômica das pessoas, a pesquisa teve como referência as ações civis públicas propostas pelo Ministério Público do Estado de São Paulo no ano de 2016, levando em consideração os dados disponíveis na página eletrônica do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo com relação à região que abrange o município de Ribeirão Preto. Como produto de pesquisa, foi possível visualizar que o critério da hipossuficiência é extremamente subjetivo, servindo de baliza para diminuir o número de ações judiciais no campo da saúde em face da capacidade econômica do Poder Público em prover políticas públicas. Por isso, a análise socioeconômica não possui uma relação direta com o que está disposto na Constituição Federal de 1988 e na legislação referente, podendo se tornar um sistema que pode ser, ao mesmo tempo, tanto uma medida de justiça como um reprodutor de desigualdades.
  • ItemTese de doutorado
    Educação Ambiental Aplicada ao Ensino Superior como Ferramenta para Gestão do Desenvolvimento Socioambiental: uma proposta interdisciplinar
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-09-01) Dandaro, Fernando; Giometti, Analúcia Bueno dos Reis [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A Educação Ambiental é o instrumento fundamental, para garantir que as ações humanas possam estar em consonância com um futuro sustentável. Neste sentido, deve-se garantir que a educação promova competências e habilidade aos diversos agentes sociais, com destaque aos profissionais formados pelo Ensino Superior, que, são responsáveis pela utilização dos recursos organizacionais e seus impactos socioambientais. Portanto, essa pesquisa tem como objetivo analisar as formas de aplicação da Educação Ambiental nos Cursos de Graduação de Gestão na modalidade Presencial das Instituições de Ensino Superior de Sertãozinho-SP e suas contribuições na formação de profissionais que atuam como agentes de transformação, frente à oferta de projetos, programas e serviços que contribuem para o Desenvolvimento e Gestão Socioambiental do Município. Em relação aos procedimentos metodológicos, a teoria dialética hermenêutica foi utilizada como um caminho para a aplicação das técnicas das pesquisas bibliográfica, exploratória, análise de conteúdo e pesquisa de campo de caráter descritivo, com aplicação de questionários e entrevista, obtendo dados secundários e primários para uma análise, a partir das abordagens qualitativa e quantitativa. Como resultado, verificou-se um cenário educacional em processo de construção de saberes e de desenvolvimento de metodologias específicas para a aprendizagem sobre a oferta de conteúdos relacionados à Educação Ambiental, porém, identificou-se um modelo de Projeto Interdisciplinar como proposta para atender as exigência e políticas sociais, bem como garantir uma formação adequada aos alunos e futuros profissionais que estão no ensino superior. Assim, a pesquisa demonstrou que 97% dos ingressante, 98% dos formandos e 100% dos docentes entendem que o Projeto Interdisciplinar contribuiu para o conhecimento adquirido em Educação Ambiental, provendo competências e habilidades para que os profissionais estejam preparados para elaborar, implantar e atuar em Projetos de Educação Ambiental, visto que houve intervenção para o desenvolvimento sustentável em 40 empresas de 35 segmentos diferentes e diversas ações, seja por meio da sensibilização e conscientização, orientações sobre consumo, atitudes beneficentes ou programas de gerenciamento de resíduos.
  • ItemTese de doutorado
    A questão socioambiental na formação profissional em Serviço Social
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-09-03) Silva, Tatiane Pereira da; Giometti, Analúcia Bueno dos Reis [UNESP]; Lima, Maria José de Oliveira [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A exacerbação da questão socioambiental, e suas múltiplas expressões na contemporaneidade, vem configurando um novo espaço de investigação e intervenção para o Serviço Social, em que novas demandas advindas dessa questão estão sendo postas à profissão. Por isso, consubstancia a importância da incorporação de reflexões teóricas e práticas durante a formação de Assistentes Sociais, para que estes tenham possibilidade de responder de maneira qualificada o desempenho do trabalho profissional exigido na atualidade. A partir desse cenário, muitas contextualizações circunscrevem essa temática, na qual procuramos responder questionamentos sobre como a questão socioambiental pode estar inserida nos processos de formação do curso de graduação em Serviço Social, que possibilita formar Assistentes Sociais aptos a trabalhar no âmbito socioambiental. Destarte, nesta Tese se propôs analisar o processo de formação profissional no universo do Serviço Social da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, FCHS/UNESP, no que consiste a inserção da questão socioambiental contemporânea. Para isto, buscamos conhecer as demandas postas ao trabalho profissional de Assistentes Sociais, refletir o processo da formação profissional em Serviço Social na perspectiva socioambiental e investigar a inserção da questão socioambiental nas diretrizes curriculares, na implementação do projeto pedagógico e na visão empírica do exercício didático-pedagógico de Coordenador do curso de Serviço Social da FCHS/UNESP. A trajetória metodológica abarcou o método dialético, no procedimento técnico das pesquisas bibliográfica, documental e de campo, tendo como estratégia de pesquisa: o estudo de caso por intermédio das pesquisas descritiva e exploratória; a referência das Diretrizes Gerais de 1996 vigente no curso de Serviço Social; o emprego da abordagem qualitativa; a aplicação de um questionário semiestruturado por um roteiro de perguntas aos sujeitos da pesquisa enquanto instrumental técnico disponibilizado via correio eletrônico para o recolho do material empírico no ano de 2020; e, ao final, foi sobreposta uma análise de conteúdo. Em linhas gerais, consideramos que este estudo possibilitou a apreensão concernente à questão socioambiental no trabalho e formação profissional em Serviço Social, com subsídios para analisar o seu embasamento no curso de Serviço Social da FCHS/UNESP quanto ao processo que conduz ensino e aprendizagem frente às exigências transversais que ancoram o aporte intelectual adjacente ao tema analisado, posto que nos deparamos com avanços e delimitações no âmbito do processo educativo e dos seus desafios na dimensão acadêmica de graduar-se numa trajetória que disponha o socioambiental para instigar e qualificar o desempenho do exercício profissional de Assistentes Sociais.