Metodologia e diretrizes para desenvolvimento de um ambiente computacional para ensino a distância

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2007-11-28

Autores

Morais, Érica Vasconcelos de [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Antigamente, eram utilizados para o ensino à distância apenas os meios de comunicação tradicionais (revistas, livros, TV e rádio) para passar informações e conteúdos. Com o surgimento de novos meios de comunicação, surgiu a necessidade de desenvolver novos métodos de ensino para integrar pessoas de diversas áreas e regiões. Com isso, faz-se necessário o estudo de metodologias e desenvolvimento de novas tecnologias de comunicação. O presente trabalho tem como objetivo apresentar a modelagem para o desenvolvimento de uma ferramenta de Ensino à Distância. Apresentou-se também a Metodologia OOHDM – Object Oriented Hypermedia Design Method, na qual foi utilizada o Modelo Navegacional onde apresenta o mapeamento do caminho que o usuário deverá fazer na navegação do sistema. A UML - Unified Modeling Language com o uso dos diagramas de casos de uso, apresentou as opções que podem ser realizadas na manipulação da interface. A camada de regra de negócio ofereceu o funcionamento do sistema através do DFD Diagrama de Fluxo de Dados. A camada de dados proporcionou a estrutura conceitual e lógica do banco de dados através do Modelo E-R (Entidade – Relacionamento) e do Modelo relacional, para que, através da análise dos diagramas e modelos obtidos, consiga-se compreender o sistema como um todo e possibilite a tomada de decisões mais precisas e em menor tempo, caso seja necessário efetuar alterações nesta aplicação.
The old traditional medias (magazines, books, TV and radio) were used for education at distance only to pass information and contends. With the creating of new medias, appeared the necessity to develop new methods of education to integrate people of different areas and regions. Therefore, study of methodologies and development of new technologies of communication becomes necessary. The present work had as objective to present a modeling for the development of an Education at Distance tool. Methodology OOHDM – Object Oriented Hypermedia Design Method was also presented, in which was used the Navigational Model where it presents the mapping of the way that the user will have to make in the navigation system. The UML, United Modeling Language with the use of the diagrams of use cases, presented the options that can be realized through the manipulation of the interface. The business service offered the functioning of the system through the DFD (Diagram of Data Flow). The data service provided the conceptual structure and logical of data base through model E-R (entity – Relationship) and relation Model, so that, through the gotten analysis of diagrams and models, it’s possible to understand the system as a whole and make it possible to take more precise decisions in less time, if it is necessary to provide alterations in this application.

Descrição

Palavras-chave

Ensino a distância, Modelagem de dados, UML (Linguagem de modelagem padrão), Diagrama de fluxo de dados, Tecnologia - Documentação, Education at distance, Modeling, Documentation, Diagrams

Como citar

MORAIS, Érica Vasconcelos de. Metodologia e diretrizes para desenvolvimento de um ambiente computacional para ensino a distância. 2007. 143 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, 2007.