Movimento operário no ABC e na Volkswagen (1978-2010)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2011-03-24

Autores

Moura, Alessandro de [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Neste trabalho analisamos o processo de desenvolvimento da organização e atuação sindical e política dos metalúrgicos do ABC paulista e dos operários da Volkswagen ABC. Buscamos resgatar o papel que cumpriram durante a década de 1980 e em que condições políticas estão vivenciando contemporaneamente. Para compreender de forma mais alargada as condições, perspectivas e desafios subjacentes aos operários e operárias da Volkswagen, de variadas faixas etárias, foram imprescindíveis a realização de entrevistas. Ainda, buscando lançar luz sobre este campo de investigação, discutimos também os principias desafios colocados historicamente a classe trabalhadora brasileira. Para isso discutimos a principais instituições nacionais que intentaram organizar e dirigir o movimento operário no Brasil. Destacamos o papel cumprido por sindicatos, centrais sindicais e partidos no seio do movimento operário, centralmente o Sindicato do ABC, CUT, CGT. Entre os partidos discutiremos o PCB e o PT, os maiores e mais importantes partidos de esquerda surgidos no cenário nacional.
Not available

Descrição

Palavras-chave

Partido Comunista Brasileiro, Movimento operario - São Paulo, Partido dos Trabalhadores (Brasil), Brasil - São Paulo, Lulismo, Movimento operário - Volkswagen

Como citar

MOURA, Alessandro de. Movimento operário no ABC e na Volkswagen (1978-2010). 2011. 313 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2011.