Ensino e aprendizagem: para além da relação. Um estudo sobre o GT-04-Didática da ANPED, da 26ª à 30ª reunião

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Data

2011-10-17

Autores

Albino, Flávia Rossi Rezende [UNESP]

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Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

No fim da década de 1970 e no início da década de 1980, Soares (1985) e outros teóricos identificaram um momento de decadência na Didática. Nesse período em que o país estava sob forte intervenção militar, o modelo de desenvolvimento econômico e os acordos MEC-Usaid influenciaram diretamente as políticas educacionais da época. Deste modo, a educação brasileira apresentava como alternativa um ensino de natureza técnica, que garantisse a formação de uma mão-de-obra qualificada para atender às necessidades empregatícias do país. Diante de um cenário educacional tomado por discussões metodológicas, preocupado apenas com as técnicas utilizadas no processo de ensino e aprendizagem, alguns teóricos identificaram uma “crise da Didática”, momento em que a área carecia de discussões teóricas mais profundas, diante do predomínio da vertente Tecnicista. A Didática e suas bases foram questionadas e pediam estudos. Assim, os movimentos Didática em questão, Pedagogia Histórico-crítica e Formação de Professores surgiram como “novos parâmetros” a essa suposta crise identificada na área e tentaram fornecer, à medida do aprofundamento que receberam, saídas para a “crise da Didática”. Além do mapeamento desses movimentos, foram analisados os trabalhos publicados nas Reuniões anuais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), de 2003 a 2007, o modo como apresentavam as categorias de ensino e aprendizagem e como demonstravam a relação existente entre eles. Percebeu-se, dentre as conclusões, que algumas das alternativas oferecidas pelos movimentos iniciais que não concretizaram saídas para a “crise”. A resposta foi encontrada na perspectiva ontológica da “mediação dialética”, na medida em que o foco passou a ser a totalidade dos...
By the end of 1970's and beginning of 1980's, Soares (1985) and other theorists identified a moment of decay in Didactics. In this period when the country was under military intervention, the model of economic development and the agreements between MEC and Usaid directly influenced the educational policies at that time. Thus, as an alternative, Brazilian education proposed a technical method of learning process that would guarantee the formation of qualified workforce to supply the employers' demands in the country. Facing an educational scene that was surrounded by methodogical discussions and concerned only about the techniques used in the learning process, some theorists identified a Didactics crisis, the moment when the area lacked deeper theoretical disussions, facing the predominancy of the technicist approach. Didactics and its basis were questioned and asked for studies. Thus, the following movements Didática em questão, Pedagogia Histórico-crítica e Formação de Professores appeared as new standarts with regards to this presumed crisis identified in the area and tried to provide, as they were becomming deeper movements, alternative ways out of the Didactics Crisis. Besides mapping these movements, researches published from 2003 to 2007 by annual meetings of the Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) were analysed with regards to the way these researches presented learning categories and how they demonstrated the connection amongst them. We could notice from the conclusions that some of the alternatives offered by the first movements were not real ways out of the crisis. The response was found in the ontological prespective of mediação dialética, as the focus turned out to be the whole amount of learning concepts not their fragmentation and through the categories of materialismo histórico dialético,...(Complete abstract eletronic access below)

Descrição

Palavras-chave

Educação, Didática, Ensino, Aprendizagem, Mediação

Como citar

ALBINO, Flávia Rossi Rezende. Ensino e aprendizagem: para além da relação. Um estudo sobre o GT-04-Didática da ANPED, da 26ª à 30ª reunião. 2011. 84 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Araraquara), 2011.