Estratégias didáticas de leitura utilizadas pelos professores e a competência leitora de alunos na 4. série do ensino fundamental

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2007-04-23

Autores

Barcellos, Ana Carolina Kastein [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Este trabalho é um estudo sobre as atividades de verificação da compreensão leitora aplicadas por professores da quarta série do Ensino Fundamental, e o desempenho dos alunos nessas atividades. Toma como ponto de partida os objetivos da leitura almejados nesta série, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa. Nossa pergunta inicial é: por que os alunos saem da quarta série do Ensino Fundamental sem ter um bom desempenho na leitura? Em busca da resposta, observamos as estratégias de leitura utilizadas pelas professoras, para verificação da compreensão de textos, e o desempenho dos alunos diante dessa prática. Os objetivos colocados foram: 1. Descrever atividades realizadas pelos alunos, referentes à prática de leitura na 4ª série do Ensino Fundamental, 2. Verificar se essa prática melhora, após analisar as atividades de leitura elaboradas pelos professores e realizadas pelos alunos, com a participação das mesmas em um Curso teórico-prático de Extensão Universitária. Nesta pesquisa, enfocamos a abordagem que o professor utiliza para verificar a competência leitora do aluno, ou seja, como é verificado o entendimento do texto nesta série. Constatou-se que os professores aplicam perguntas referentes ao texto, após a leitura, a fim de mensurar a compreensão leitora dos alunos. Em vista da necessidade de aprimorar a prática de leitura, os professores demonstraram adequação às novas propostas apresentadas, mesmo que de forma gradual, ao participarem de um Curso de Universitária, intitulado Reflexões e Estratégias para o Desenvolvimento da Competência Leitora, ministrado pela pesquisadora, com o objetivo propiciar aos alunos a oportunidade de aprimorarem sua competência leitora, alcançando, possivelmente, os objetivos esperados para a série em que se encontram. Na maior parte das atividades analisadas, verifica-se...
This dissertation is a study which verifies the reading comprehension activities developed by teachers from 4th grade of elementary school and the students performance in these activities. It takes as a starting point the reading objectives longed for this grade. Our initial question is that the students leave the 4th grade of elementary school without having a good performance in reading. In this way, we observed the strategies used by the teachers to verify the students' ability to understand the reading. The main objective was to describe the reading activities performed by students in the 4th grade of elementary school, verifying if this practice is improved when we analyzed the reading activities elaborated by the teachers and carried out by the students, after participating at a teacher's University Extension Course, taught by the researcher. In this research we focus on the teacher's reading comprehension activities and the students' performance, to verify if they are the ones expected at this grade. We noticed that the teachers elaborate questions about the text after reading it, to verify the students' comprehension. To improve the teacher's reading comprehension activities we offered a Course named Reflections and Strategies for the Development of the Reading Comprehension. The objective of the course was to provide the students with a chance to improve their reading comprehension ability. In the analyzed activities, we could verify that there is an adoption of the bottom up model of reading more than the top down model. Thus, in the activities about reading comprehension, we can observe... (Complete abstract click electronic access below)

Descrição

Palavras-chave

Leitura (Ensino de primeiro grau), Compreensão de textos, Reading

Como citar

BARCELLOS, Ana Carolina Kastein. Estratégias didáticas de leitura utilizadas pelos professores e a competência leitora de alunos na 4. série do ensino fundamental. 2007. 153 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2007.