Entre tapas e beijos quais as possibilidades ?: tessituras nas relações de gênero em uma escola do Ensino Fundamental II

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2011-09-02

Autores

Lima, Maria Teresa Mendes de Oliveira [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Este projeto se propõe a investigar os significados atribuídos por professores e professoras e pelo próprio grupo de estudantes em relação às questões de gênero e sexualidade e suas manifestações no cotidiano escolar. Constituem-se objetivos específicos deste estudo investigar e caracterizar as concepções de masculino, de feminino e de sexualidade presentes nas falas e práticas de professores e professoras; identificar e analisar a percepção dos docentes sobre seus alunos e alunas; investigar e caracterizar nas falas dos alunos e alunas, a concepção de masculino, feminino e de sexualidade; examinar a percepção dos alunos e alunas em relação à atuação de seus professores e professoras em sala de aula e na escola; investigar os contornos da relação educadores – estudantes conforme o sexo; caracterizar e analisar os estereótipos presentes nas percepções dos entrevistados. Para tanto utilizamos diferentes instrumentos de pesquisa qualitativa, no intuito de sinalizar nas falas e posturas dos diferentes protagonistas indícios da forma pela qual se representam e relacionam quanto ao gênero e a sexualidade. O estudo ao tratar mais especificamente das interações destes estudantes (alunos e alunas) com seus professores e professoras no cotidiano escolar, procura constatar em um primeiro momento, se existem diferenças na forma de atuação destes educadores e educadoras, quais são elas e como os estudantes a percebem. Posteriormente, essas informações foram analisadas localizando o quanto estas constroem ou não padrões de relacionamento dentro da escola. Após a coleta e a analise dos dados obtidos, buscaremos relacionar a postura dos alunos e alunas às concepções presentes na prática de seus professores e professoras, verificando o quanto essas concepções se relacionam, estão imbricadas, ou não
This project proposes to investigate the meanings attributed by professors and by the group of students in relation to gender and sexuality and understand their manifestations in school routine. Constitute specific objectives of this study to investigate and characterize the concepts of gender and sexuality present in the discourse and practices of teachers, to identify and analyze the perceptions of teachers about their students, to investigate and characterize the speech of students, the conception of gender and sexuality, examine the perceptions of students regarding the role of their teachers in the classroom and school; investigate the contours of the relationship educators - students according to sex, characterize and analyze the stereotypes present in the perceptions of those interviewed. For this purpose we’ll use various instruments of qualitative research in order to signal the speeches and postures of the different protagonists evidence of the way they represent themselves and relate to gender and sexuality. The study specifically to treat the interactions of these students (male and female) with their teachers in the school routine, searches at first to see if there are differences in the way of action of these educators, what are they and how students perceive it. Subsequently, this information will be analyzed and locating the construct or not these patterns of relationships within the school. After collecting and analyzing the data obtained, we will seek to relate the attitude of students to the concepts present in the practice of their teachers, checking how these concepts relate, are overlapping or not

Descrição

Palavras-chave

Sexo - Manifestações no cotidiano escolar, Sexuality - Manifestations in school routine

Como citar

LIMA, Maria Teresa Mendes de Oliveira. Entre tapas e beijos quais as possibilidades ?: tessituras nas relações de gênero em uma escola do Ensino Fundamental II. 2011. 210 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011.