Ler e escrever na contemporaneidade: o que dizem estudantes do 1º ano do ensino médio de uma escola pública?

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2013-08-26

Autores

Viscainho, Patrícia Cristina [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Esse estudo teve como objetivo compreender como ocorre a formação do aluno leitor e escritor na contemporaneidade, representante de uma geração que já nasceu imersa em um ambiente tecnológico. A pesquisa tematiza este novo aluno leitor e escritor da sociedade atual, que tem de um lado as práticas de leitura e escrita que circulam pela escola, e de outro, as práticas de leitura e escrita ancoradas nos aparatos tecnológicos, advindas principalmente da Internet, usadas ao acessar, por exemplo, redes de relacionamento. Para tanto, foi feita uma pesquisa de campo em uma escola pública do Estado de São Paulo no município de Rio Claro, com jovens alunos e alunas do 1º ano do Ensino Médio Regular. O estudo pautou-se pela abordagem qualitativa, fundamentada nos pressupostos de pesquisa de observação e na elaboração de dois questionários, a princípio. A aplicação dos questionários procedeu-se da seguinte maneira: foram envolvidos no primeiro questionário, trinta e cinco alunos da referida escola, do período diurno e noturno, de ambos os sexos. Através desse questionário, pudemos constatar que os alunos e alunas estão muito envolvidos com as linguagens encontradas em seus aparatos tecnológicos, em busca de informações e práticas de leitura e escrita. A partir disso, foi aplicado um segundo questionário com quinze sujeitos participantes, com vistas ao aprofundamento das questões postas pelos próprios alunos no primeiro questionário. Através da análise destes, pudemos perceber que os jovens leitores e escritores da contemporaneidade, leem muito mais do que a escola proporciona, inclusive indicam livros considerados “clássicos” e “best-sellers” com temas voltados às especificidades da faixa etária em que se encontram. Outra constatação pertinente, é que os jovens alunos fazem muitas leituras e escritas em...
This study focused on understanding how the formation of the student reader and writer in contemporary times, representative of a generation that was born immersed in a technological environment. The research it themes this new student reader and writer of the current society, which has on one side the practices of reading and writing that circulate through the school, and another, reading and writing practices of technological apparatuses, arising mainly from the Internet, used to access, for example, networking. To this end, a survey was made in a public school in the State of São Paulo in the municipality of Rio Claro, with young students and students of the first year of high school. The study was qualitative approach, based on observation and research assumptions in the preparation of two questionnaires, at first. The application of the questionnaires were as follows: were involved in the first questionnaire, thirty-five students of that school, daytime and nighttime period, of both sexes. Through these questionnaires, we were able to see that the students are very involved with the languages found in their technological apparatuses, in search of information and practices of reading and writing. From this, a second questionnaire was applied with fifteen subject participants, with a view to deepening of the questions put by the students themselves in the first questionnaire. Through this analysis, we were able to deduce that young readers and writers of contemporary times, read more than the school provides, including indicate books considered classics and best sellers with themes related to the specificities of the age group in which they find themselves. Another relevant finding is that young students are many readings and written in their technological apparatuses, mostly, post, like and share in blogs and networking... (Complete abstract click electronic access below)

Descrição

Palavras-chave

Education, Educação, Internet na educação, Tecnologia educacional, Estudantes do ensino de segundo grau, Lingua portuguesa - Estudo e ensino, Escrita, Leitura

Como citar

VISCAINHO, Patrícia Cristina. Ler e escrever na contemporaneidade: o que dizem estudantes do 1º ano do ensino médio de uma escola pública?. 2013. 117 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2013.