Um estudo sobre a experiência escolar e singularidades de crianças em tratamento oncológico a partir de produções escritas

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2012-11-22

Autores

Naitzki, Amanda Sotero Izeppe [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O trabalho desenvolvido e aqui apresentado visa desenvolver um estudo tendo como referência a linguagem através da produção escrita posta em palavras em um diário particular estabelecido entre a pesquisadora e crianças participantes da pesquisa, que encontram-se em idade escolar de sete a onze anos de idade, frequentando a escola de ensino regular e apresentam-se em fase de tratamento de doença oncológica. Foi realizado um acompanhamento e uma leitura minuciosa das suas produções escritas registradas em um diário individual, sendo que as anotações foram feitas, em parte, no ambiente escolar e na maior parte do tempo foram registradas em domicílio. A particularidade da criança, considerando o contexto da doença câncer, as suas experiências, singularidades e formação foram relevantes durante a leitura das produções escritas. A pesquisa é de abordagem qualitativa, contemplando uma metodologia de investigação que considerou dois instrumentos: a coleta de dados da pesquisa de campo, recorrendo-se a observação estruturada e detalhada com as crianças sujeitos da pesquisa, no ambiente escolar em sala de aula e registrada em diário pela pesquisadora e material escrito pelas crianças, na forma de diário. O principal objetivo deste trabalho é desenvolver um estudo tendo como referência a linguagem através da produção escrita presente nos diários, levantando alguns elementos que apontam para a potencialidade de vida sensível, cognitiva, afetiva e fisiológica dessas crianças. O estudo detectou a necessidade de se atentar para situações presentes nas histórias de vida das crianças, durante os acontecimentos cotidianos que muitas vezes estão ligados à condição da doença oncológica, despertando desta forma um olhar às suas potencialidades vitais, sendo de fundamental importância em meio a significados para as ações na área da saúde e da educação
The work presented here aims to develop and study with reference to the language through the written production put into words in a private diary established between the researcher and the children participating in the study, which are school age seven to twelve years of age, attending mainstream school and present themselves under cancer treatment, which is a condition of the disease cancer. We conducted a follow-up and a thorough reading of his written productions recorded in a single day, and the notes were made, in part, at school and most of the time were recorded at home. The particularity of the child, considering the context of the disease cancer, their experiences, and training are relevant singularities while reading the written productions. The research is a qualitative approach, contemplating a research methodology through literature sources, as well as field research, using a structured and detailed observation with children as research subjects in the school environment in the classroom. The main objective of this work is to develop a study with reference to the language through writing this in daily production, raising some elements that point to the potential for sentient life, cognitive, emotional and physiological these children. The study identified the need to be alert to situations present in the life stories of children during everyday events that often are linked to the condition of the cancer, thus arousing a look at their capabilities vital, which is paramount amid meanings for actions in health and education

Descrição

Palavras-chave

Child psychology, Psicologia infantil, Oncologia, Crianças - Escrita, Tumores em crianças, Escrita - Aspectos psicológicos, Crianças - Linguagem

Como citar

NAITZKI, Amanda Sotero Izeppe. Um estudo sobre a experiência escolar e singularidades de crianças em tratamento oncológico a partir de produções escritas. 2012. 111 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012.