Escolarização de alunos com deficiência intelectual em classes comuns e em salas de recursos multifuncionais

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2011-09-29

Autores

Moscardini, Saulo Fantato [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Tendo em vista a importância que as questões inerentes ao processo de inclusão escolar assumem no debate educacional contemporâneo, essa pesquisa se propõe a observar como a escolarização do aluno com deficiência intelectual vem se estruturando no bojo do movimento inclusivo, identificando o significado que o trabalho com conteúdos acadêmicos assume tanto no contexto regular de ensino, quanto nas propostas de atendimento especializado oferecidas a essas pessoas. As particularidades presentes nas práticas docentes desenvolvidas nesses contextos também serão analisadas de modo a identificar se essas iniciativas podem suprir as demandas educacionais, possibilitando a evolução cognitiva dessa população. Foram selecionados quatro alunos que se encontravam matriculados no primeiro ciclo do ensino fundamental de uma escola pertencente a rede municipal de ensino de uma cidade do interior paulista, identificados com deficiência intelectual pelas professoras especialistas responsáveis pela Sala de Recursos Multifuncional (SRM). Essa investigação, de caráter qualitativo, é um estudo descritivo que se valeu, ao longo do processo de coleta de dados, da observação e da análise das atividades realizadas pelos alunos durante o período no qual frequentavam o ensino comum e a SRM. As informações foram organizadas em um Diário de Campo, sendo que, em um segundo momento, construiu-se categorias analíticas que possibilitaram o agrupamento dos dados coletados. Os resultados destacam o distanciamento existente entre o ensino comum e a Sala de Recursos Multifuncional, o que impossibilita a estruturação de propostas semelhantes de trabalho que possam contribuir para o desenvolvimento cognitivo do aluno com deficiência. Essas realidades são pautadas pela oferta de atividades fragmentadas e extremamente simples que contribuem superficialmente...
Taking into account the importance of questions inherent to the process of inclusive education for the ongoing debate on contemporary educational matters, the present study aimed to investigate how the inclusion of intellectually disabled people in common school is being structured in the context of the movement for educative inclusion. We aimed to identify the significance that the work with academic contents has within the context of both standard educative processes and specialized proposals offered to those subjects. The particularities associated to teaching practices developed in those contexts are also analyzed, with the objective of identifying whether those initiatives can supply the educational demands, and promote cognitive evolution of the focal population. We studied four students from a municipal basic primary school from a city located in São Paulo state. The students were identified to be intellectually disabled by specialist teachers from the Multifunctional Resources Room (SRM, on its Portuguese spelling). The present study, of qualitative character, is a limited descriptive study that used, for data collection, observational techniques and the analysis of activities developed by students during the time-period in which they attended common school and SRM. All collected data was organized in a Field Diary and grouped according to pre-established analytical categories. Our results highlighted the distance existing between common educative processes and those of SRM, which prevents the formulation of common working proposals that can contribute towards an effective cognitive development of students. We observed extremely simple and fragmented activities that did not effectively contribute to the academic progress of children. Furthermore, those activities were not... (Complete abstract click electronic access below)

Descrição

Palavras-chave

Educação, Inclusão em educação, Deficiência intelectual, Processo de ensino-aprendizagem, Intellectual disability, Scholar inclusion

Como citar

MOSCARDINI, Saulo Fantato. Escolarização de alunos com deficiência intelectual em classes comuns e em salas de recursos multifuncionais. 2011. 194 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2011.