Contribuições da teoria bakhtiniana para o estudo da educação brasileira: a apropriação das categorias da enunciação e do dialogismo

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2008-02-26

Autores

Gomes, Marcela Lopes [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O pensador russo Mikhail M. Bakhtin (1895-1975) desenvolveu uma contribuição relevante e original para as Ciências Humanas a partir de seus estudos sobre a linguagem. Devido ao caráter crítico e vanguardista da obra bakhtiniana, numerosos estudiosos empregam-na para aclarar temas das mais diversas áreas, dentre as quais destacamos a Educação. Esta dissertação visa perscrutar as contribuições da teoria bakhtiniana para o estudo da Educação Brasileira mediante análise das categorias da enunciação e do dialogismo desenvolvidas ao longo da obra teórica de Bakhtin, assim como da aplicação que delas fizeram os pesquisadores brasileiros, por meio do exame de artigos publicados em periódicos específicos da Educação, no primeiro qüinqüênio do século XXI. A investigação apontou para uma crescente apropriação do pensamento bakhtiniano nas análises empreendidas no campo da Educação, com a realização de um esforço de compreensão por parte de seus estudiosos, no que se refere aos fundamentos das categorias da enunciação e do dialogismo. No entanto, indicou também que, em alguns dos artigos analisados, além desse esforço de apropriação da teoria bakhtiniana, há a ocorrência de distorções e impropriedades na aplicação e nos acréscimos efetuados nessa teoria. Assim sendo, uma pesquisa desta natureza poderá subsidiar estudantes de pósgraduação e pesquisadores em geral interessados em aplicar as contribuições da teoria bakhtiniana no campo da Educação, de modo a proporcioná-los um posicionamento crítico em relação às formas de interpretação e utilização das bases dessa obra.
Le penseur russe Mikhail M. Bakhtin (1895-1975) a développé une contribution importante et originale aux Sciences Humaines à partir de ses études sur le langage. En raison du caractère critique et à l´avant-garde de l´oeuvre bakhtinienne, nombreux savants l´emploient pour éclaircir thèmes de plusieurs domaines, parmi lesquels nous signalons l´Éducation. Cette dissertation met en évidence les contributions de la théorie bakhtinienne pour l´étude de l´Éducation Brésilienne grâce à l´analyse des categories de l´énonciation et du dialogisme développés tout au long de l´oeuvre bakhtinienne, aussi bien que à l´application que les chercheurs brésiliens ont fait de ces categories par le moyen du examen des articles publiés en périodiques spécifiques du domaine de l´Éducation, dans le premier lustre du siècle XXI. La recherche a apporté pour l´appropriation grandissante de la pensée bakhtinienne en analyses effectuées dans le domaine de l´Éducation, avec la réalisation d´un effort de compréhension de ses savants en ce qui concerne les fondements des catégories de l´énonciation et du dialogisme. Néanmoins, elle a indiqué encore que en quelques des articles analysés, au delà de l´effort de appropriation de la théorie bakhtinienne, il y a l´occurrence de distorsions et improprietés dans l´application et les additions effectués en cette théorie. Ainsi, une recherche de cette nature pourra donner subsides à étudiants de l’enseignement supérieur et chercheurs en général interessés en appliquer les contributions de la théorie bakhtinienne dans le domaine de l´Éducation, de façon à proporcionner un positionnement critique par rapport aux formes d´interprétation et d´utilisation des bases de cette oeuvre.

Descrição

Palavras-chave

Bakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovich), 1895-1975, Educação - Brasil, Crítica e interpretação, Education - Brazil

Como citar

GOMES, Marcela Lopes. Contribuições da teoria bakhtiniana para o estudo da educação brasileira: a apropriação das categorias da enunciação e do dialogismo. 2008. 123 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2008.