Colaboração universidade-escola: contribuições para o desenvolvimento profissional de professores de matemática

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2005-09-09

Autores

Salles, Sheila [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Este estudo, de cunho qualitativo, teve por objetivo investigar como um projeto colaborativo universidade-escola, voltado para a implementação de projetos e atividades de matemáticas, pode contribuir para o desenvolvimento profissional de professores de Matemática. A pesquisa envolve seis professores participantes do Projeto Feira de Matemática que constitui o contexto desta investigação. Tendo acompanhado o desenvolvimento deste projeto como participante dele desde o início de sua implementação, em julho de 2002, buscamos conhecer e compreender o processo vivenciado pelos professores neste contexto. Para isto, analisamos entrevistas realizadas a partir de um roteiro elaborado com base em análises preliminares das notas de observação e relatórios recolhidos ao longo dos dois primeiros anos do projeto. Como parte do processo de análise das entrevistas, compomos um texto sobre cada um dos seis professores delineando brevemente sua história profissional e participação no projeto. Os textos foram apresentados aos professores e a versão final inclui suas sugestões. O referencial teórico que fundamenta o estudo discute o conceito de desenvolvimento profissional de professores associando-o à idéia de movimento, de um processo contínuo favorecido pela colaboração. A análise revela que a relação universidadeescola, relação entre os pares e produção de material didático, ao se complementarem, constituíram um contexto propício e facilitador da prática da troca e reflexão promovendo, com isto, um processo de aprendizagem docente, em que se destaca a construção de conhecimentos pedagógicos e conhecimentos pedagógicos de conteúdo matemático. É neste processo de trocas, de reflexão e construção de conhecimentos que vemos expresso o desenvolvimento profissional dos professores.
This qualitative study, had as objective to investigate how a collaborative universityschool project, which focuses on the implementation of Mathematics projects and activities, can contribute to professional development of Mathematics teachers. The research involves six participant teachers of the Mathematic Fair Project, which is this investigation context. As we followed this project development as participants since the beginning of its implementation in July 2002, we aimed to know and to understand the process that the teachers experienced into this context. To achieve this, we analysed interviews based on a guide, which was elaborated from preliminary analyses of reports and notes collected all long the first two years of the project. As part of the interviews analyses process, we produced a text about each one of the six teachers, briefly describing their professional history and project participation. The texts were presented to these teachers and the final version includes their suggestions. The theoretical reference that supports this study, discusses the concept of professional development of teachers associating it to the idea of movement, of a continuous process benefited by collaboration. The analyses reveals that the relation university-school, the relation among the pairs and the didactic material production, complemented each one, constituting a positive and facilitating context of exchange and reflection, making a teachers learning process possible, in which it is highlighted the construction of pedagogical knowledge and of Maths contents pedagogical knowledge. It is in this process of exchange, reflection and knowledge construction, that we see the professional development of teachers expressed.

Descrição

Palavras-chave

Professores - Formação, Aprendizagem docente, Educação matemática, Teachers of mathematics, Mathematical education

Como citar

SALLES, Sheila. Colaboração universidade-escola: contribuições para o desenvolvimento profissional de professores de matemática. 2005. iv, 187 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2005.