Discursos sobre trabalho no cenário de formação de professores: um olhar para as legislações (1997 à 2002)

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Data

2010-08-03

Autores

Santos, Keila Elaine Silva dos [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Na presente pesquisa, visamos evidenciar a relação existente entre os discursos que buscam normatizar a atividade de trabalho do setor industrial e os discursos legislativos que direcionam a formação e o trabalho docentes. Para tal, utilizamos abordagem qualitativa com vista nos discursos que se faziam presentes no cenário social e eram referência nas ações legislativas que atingiam o setor educacional principalmente no final da década de 1990. No desenvolvimento dessa pesquisa procuramos evidenciar que discursos liberalistas defendiam uma formação educacional voltada para o trabalho. Mostramos que palavras chaves como flexibilidade, competência, relação teoria e prática normatizavam o trabalho no setor industrial e se faziam bastante presentes nos discursos que direcionavam a formação e o trabalho docente no setor educacional. Deste modo fomos levados a apontar em documentos legislativos que direcionavam a formação e trabalho docentes, elaboradas entre os anos de 1997 a 2002, a presença das normatizações taylorista, fordistas e toyotista. Na análise dos 10 documentos legislativos que direcionavam o trabalho e formação docentes, entre eles pareceres, resoluções e decretos, destacamos trechos discursivos que remetiam os docentes a uma formação e a uma prática pautadas na valorização da flexibilidade, do trabalho em grupo, da relação entre teoria e prática e da competência. Essa valorização, juntamente com os ditos encontrados em nosso objeto de análise, levou-nos a evidenciar que tanto os discursos que buscam normatizar a atividade de trabalho industrial quanto os discursos legislativos que direcionam a formação e o trabalho docentes, têm a intenção de formar os sujeitos para o trabalho de modo a atender exigências mercadológicas
In this research, we aim to highlight the relationship between the discourses that seek to standardize the work activity of the industrial sector and legislative speeches that address the work and training teachers. To this end, we used a qualitative approach with a view in speeches that were present in the social scene and were reference in legislative actions that affected the education sector especially in the late 1990s. In developing this research we tried to show that liberal discourse advocated an education directed for work. We show that key words such as flexibility, competence, relationship between theory and practice standardized work in the industrial sector and were very present in the speeches that direct training and teaching in education. Thus we were taken to point in the legislative documents that direct work and training teachers, compiled between the years 1997 to 2002, the presence of norms Taylorist, Fordist and Toyota. In the analysis of 10 legislative documents that direct work and training teachers, including opinions, resolutions and decrees, highlight discursive passages which referred to a teachers training and guided practice in valuing flexibility, teamwork, the relationship between theory and practice and competence. This recovery, along with the sayings found in our object of analysis, led us to demonstrate that both the discourses that seek to regulate the activity of industrial labor as the speeches of legislation directing the training and working teachers, are intended to form the subject for work in order to meet Marketing requirements

Descrição

Palavras-chave

Matemática - Estudo e ensino, Politicas publicas, Teacher Education, Mathematics Education, Public Policy

Como citar

SANTOS, Keila Elaine Silva dos. Discursos sobre trabalho no cenário de formação de professores: um olhar para as legislações (1997 à 2002). 2010. 77 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2010.