Eficácia do programa de remediação fonológica play on em escolares com dislexia de desenvolvimento

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Data

2008-01-22

Autores

Germano, Giseli Donadon [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Dislexia do desenvolvimento é um distúrbio específico de aprendizagem, de origem neurológica, caracterizado pela dificuldade na fluência correta na leitura e dificuldade na habilidade de decodificação e soletração, resultantes de um déficit no componente fonológico da linguagem. O objetivo geral deste estudo é verificar a eficácia de um programa de remediação fonológica em escolares com dislexia do desenvolvimento. Os objetivos específicos incluem a comparação do desempenho auditivo e cognitivo-lingüístico de alunos com dislexia do desenvolvimento, com discentes sem dificuldade de aprendizagem, comparar os achados dos procedimentos de avaliação utilizados na pré e póstestagem em crianças com dislexia do desenvolvimento submetidas e não submetidas ao programa de remediação fonológica, e comparar os achados do programa de remediação em ambos os escolares remediados. Participam deste estudo 20 estudantes da 2 ª. à 4 ª. séries do Ensino Fundamental, sendo o GI subdividido em: GIe (5 escolares com dislexia do desenvolvimento, que foram submetidos ao programa de remediação fonológica) e GIc (5 discentes com dislexia do desenvolvimento não submetidos ao programa de remediação). O GII subdividido em: GIIe (5 indivíduos com bom desempenho escolar submetidos ao programa de remediação fonológica) e GIIc (5 pessoas com bom desempenho escolar submetidas e não submetidas ao programa de remediação). Os escolares são submetidos à aplicação de pré-testagem, programa de remediação e pós-testagem. Os resultados indicam que o GI apresentou desempenho inferior ao GII em habilidades fonológicas e que GIe apresentou melhor desempenho em habilidades auditiva e cognitivolingüísticas após ser submetido ao programa de remediação fonológica, quando comparados os achados de pré e pós-testagem.
Development dyslexia is a specific learning impairment, of neurological origin, characterized by difficulty in correct fluency in reading and difficulty in decoding and spelling, resultant of a deficit in the phonological component of the language. The general objective of this project was to verify the effectiveness of a program of phonological remediation in students with development dyslexia. The specific objectives included the comparison of auditory and cognitivelinguistic performance of students with development dyslexia and students without learning difficulties, who read according to their age and school grade; the comparison of the findings from the evaluation procedures of pre-test and post-test in students with development dyslexia submitted and not submitted to the remediation program; and the comparison of the findings of the program of remediation in both submitted groups. Twenty students participated in this study, from 2nd and 4th grades, divided into Group I (GI) subdivided into: GIe (5 students with development dyslexia submitted to the remediation program) and GIc (5 students with development dyslexia not submitted to the remediation program). Group II (GII) subdivided into: GIIe (5 students without learning difficulties submitted to the remediation program) and GIIc (5 students without learning difficulties not submitted to the remediation program. The students were submitted to the application of a pre-test, a remediation program and a pos-test. The results indicated that GI presented inferior performance in relation to GII in phonological abilities and GIe improved its performance in auditory skills and cognitive-linguistic skills after having been submitted to the remediation program, when compared in the pre and pos-test.

Descrição

Palavras-chave

Aprendizagem, Dislexia, Dislexia do desenvolvimento, Dyslexia, Learning

Como citar

GERMANO, Giseli Donadon. Eficácia do programa de remediação fonológica play on em escolares com dislexia de desenvolvimento. 2008. 164 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2008.