Um dos caminhos da educação na Penitenciária de Marília / SP

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2001-09-25

Autores

Amorim, Luiz Antonio [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A formação social é produto de interferências política, econômica, cultural, religiosa, familiar, educacional, medicinal, sendo portanto, diversas variações de conhecimentos. A Educação como um todo, trata-se da transferência do conhecimento científico acumulado na história humana e transmitido pela prática da Educação. Assim, é onde e quando o indivíduo dispõe do acesso ao conhecimento convencional embasado no aprendizado da leitura, da escrita, do cálculo. Dependendo de métodos educacionais utilizados, a Educação não transmite ao aluno questionamentos a respeito de obrigações e deveres obtidos na sociedade em que vive, assim, transmite apenas o conhecimento sistematizado. A Instituição Prisional, partindo de uma visão social como um todo ou simplesmente de fora para dentro, é resultado do atual acúmulo de necessidades sociais. Os Governos Federais e Estaduais, a Justiça Penal, o Sistema Penitenciário, com auxílio da imprensa, transmitem informações sobre a população carcerária, prática criminal evidente, modelos dos regimes corretivos, custo financeiro para manutenção dos prisioneiros, rebeliões. Nesta dissertação, além da visão de fora para dentro, é priorizada uma outra visão, a dos próprios detentos, buscando compreender o entendimento da prática educativa na prisão exigida pela Lei de Execução Penal e raramente divulgada. Para se aproximar da compreensão são buscadas as opiniões dos alunos presidiários a respeito da Educação que lhes é oferecida na Prisão, ou seja, trata-se da tentativa de encontrar uma visão de dentro para fora da Educação na Prisão. Motodologicamente, tais opiniões são conquistadas e analisadas a partir de depoimentos, entrevistas semi-estruturadas, questionários respondidos formalmente e observação sistemática amparada segundo os parâmetros pedagógicos.
The social formation is the product of political, economic, cultural, religious, familiar, educational and medicinal interferences, which becomes different means of knowledge. The Education as a whole, is based on the scientific knowledge accumulated in the human history and transmitted by the educational practice. So, it is where and when the individual disposes of a conventional knowledge access based on the learning of reading, writing and calculating. Depending on the educational methods used, the Education doesn't transmit to the student, questionings about obligations and duties obtained in the society he lives, it just transmits the systematized knowledge. The Penitentiary Institution, based on the social right as a whole or just from the outside in is the result of the actual accumulation of social needs. The Federal and State Governments, the Penal Justice, the Penitentiary System, with the help of the press, transmit informations about the imprisoned population, evident criminal practice, standard of the corrective rules, financial cost to maintain the prisoners and rebellions. In this study, besides the outside in vision, it is important another vision, the prisoners vision, trying to understand the educational practice on the prison, imposed by the penal execution law and seldom published. To get an approach of the comprehension, the opinions are taken from the imprisoned students, about the Education that is offered in Prison, or so, it is about an attempt to find a vision from the inside out of the Education in Prison. Methodologically, this opinions are conquered and analyzed from declarations, interviews, semi-structured, questionnaires answered formally and systematic observation according to pedagogic parameter.

Descrição

Palavras-chave

Prisioneiros - Educação - Marília (SP), Education - Prison, Resocialization, Reeducation, Education - opinion inmate of a penitentiary

Como citar

AMORIM, Luiz Antonio. Um dos caminhos da educação na Penitenciária de Marília / SP. 2001. 100 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2001.