A coesão na produção textual: um estudo sobre textos produzidos por alunos da educação de jovens e adultos

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2002-05-07

Autores

Cossentini, Adriana Aparecida [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Trata-se de uma pesquisa sobre a produção de textos realizada na E.E.P.S.G José Augusto Ribeiro, na cidade de Assis - SP, onde foi averiguado como se processa o ensino da expressão escrita de 2ª e 3ª séries da Educação de Jovens e Adultos (Supletivo). Observei e, posteriormente, realizei diagnósticos dos problemas textuais dos alunos, das concepções do professor com referência ao trabalho em sala de aula, além de ter apresentado sugestões de trabalho com coesão e, conseqüentemente, com a produção de textos. Durante as observações em sala de aula, atentei para a hipótese do déficit lingüístico, ou seja, verifiquei se ele é o principal responsável pelas dificuldades de aprendizagem e se ele afeta os alunos da Educação de Jovens e Adultos. A pesquisa, em suas conclusões, aponta os problemas que dificultam o processo ensino-aprendizagem, bem como procura colaborar para solucioná-los, orientando para outras formas de ensino que podem ser utilizadas pelos professores, para que se atinja um maior índice de aprendizagem, levando-se em conta que a curta duração do curso não deve impedir a instauração da capacidade crítica dos alunos.
This dissertation deals with texts written by young and adult students of second and third grades of a high school in Assis, São Paulo State. The students' writing and the teachers' comprehension as to their teaching activities were first analyzed and then listed so that suggestions could be presented to achieve the writing of texts with cohesion. Such an observation showed a linguistic deficit hypotheses, that is, I found out that such a deficit is the main cause of learning difficulties affecting both young and adults students. The conclusions point to the problems that make the teaching-learning process difficult as well as try to solve them, showing to the teachers other possible ways of teaching, so that a higher level of learning could be attained, taking into consideration the shortness of the course.

Descrição

Palavras-chave

Coesão (Linguistica), Text writing, Cohesion, Coherence, Linguistic deficit

Como citar

COSSENTINI, Adriana Aparecida. A coesão na produção textual: um estudo sobre textos produzidos por alunos da educação de jovens e adultos. 2002. 204 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2002.