Gênese e constituição do formalismo subjetivo de Kant

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2006-12-20

Autores

Pires, Marcio [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O presente trabalho se propõe investigar o processo de evolução do pensamento kantiano, tomando como ponto de referência o formalismo subjetivo, estabelecido pelo pensador em seu denominado período crítico. Definido o ponto de referência que norteará a pesquisa, buscar-se-á estabelecer, por uma investigação das produções filosóficas do período pré-crítico, as condições de desenvolvimento da filosofia kantiana, pelo que, pretende-se tornar evidente que a gênese do formalismo subjetivo radica num processo de evolução metodológica, cuja motivação deve-se ao problemático contexto filosófico e científico com o qual Kant manteve um permanente e frutífero diálogo.

Descrição

Palavras-chave

Kant, Immanuel, 1724-1804, Criticismo (Filosofia), Filosofia alemã - Séc. XVIII, Filosofia moderna, Pensamento kantiano - Processo de evolução, Filosofia kantiana

Como citar

PIRES, Marcio. Gênese e constituição do formalismo subjetivo de Kant. 2006. 182 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2006.