Formação continuada e inclusão escolar de alunos com deficiência: concepções, sentimentos e práticas de educadores da rede municipal de ensino de Presidente Prudente-SP

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Data

2012-07-28

Autores

Gakiya, Simone Maria Carlos [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O presente estudo insere-se na linha de pesquisa Práticas e Processos Formativos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP, Câmpus de Presidente Prudente/SP. Tem como objetivo geral analisar as manifestações de educadores participantes do Curso de Aperfeiçoamento “Tecnologia Assistiva, Projetos e Acessibilidade: promovendo a inclusão” acerca de suas compreensões e posturas quanto à inclusão escolar de pessoas com deficiência na Rede Municipal de Ensino de Presidente Prudente/SP. A pesquisa baseou-se nos princípios da abordagem qualitativa. A metodologia adotada para a aquisição dos dados envolveu a leitura dos documentos produzidos pelos próprios sujeitos no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) TelEduc, visto tratar-se de um curso realizado por meio da modalidade de Educação a Distância (EaD), bem como a leitura dos documentos oficiais da Secretaria Municipal de Educação de Presidente Prudente/SP, caracterizando este estudo como uma pesquisa documental. Envolveu ainda outros instrumentos de coleta de dados, como a aplicação de questionário on-line e a realização de entrevista. Para a análise dos dados utilizou-se a metodologia de...
The present study is part of the research line of Formative Processes and Practices in Education, from the Post Graduation in Education, College of Science and Technology, UNESP, Campus Presidente Prudente/SP. Its general aim is to analyze the manifestations of educators participating in the Training Course Assistive Technology, Projects and Accessibility: promoting inclusion concerning their understandings and attitudes about the educational inclusion of people with disabilities in the municipal schools of Presidente Prudente/SP. The research was based on the qualitative approach principles. The methodology adopted for data acquisition involved the reading of the documents produced by the subjects themselves in the virtual learning environment (VLE) TelEduc, since it is a course conducted through the modality of Distance Education (DE), as well as official documents reading of the Municipal Education of Presidente Prudente/SP, which regard about Inclusive Education policy in this Education Network, characterizing this as a documental research study. The study also involved other instruments of data collection, such as applying online questionnaire and conducting interviews. For data analysis the methodology of content... (Complete abstract click electronic access below)

Descrição

Palavras-chave

Educação, Educação - Formação de professores, Inclusão em educação, Ensino a distância, Education

Como citar

GAKIYA, Simone Maria Carlos. Formação continuada e inclusão escolar de alunos com deficiência: concepções, sentimentos e práticas de educadores da rede municipal de ensino de Presidente Prudente-SP. 2012. 203 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2012.