O currículo integrado na formação crítica do enfermeiro e seu impacto na atuação profissional

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Data

2009-05-07

Autores

Nelli, Eunice Maria Zangari [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O presente estudo que se enquadra na linha de pesquisa Políticas Públicas, Organização Escolar e Formação de Professores, enfoca a formação do enfermeiro crítico e reflexivo frente às exigências das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Enfermagem no país. A legislação atual estabelece que o perfil esperado para o formando/egresso dos Cursos de Enfermagem, em todo o Brasil, deve ser o de um profissional “generalista, humanista, crítico e reflexivo”. Para atingir os objetivos desse estudo, adotou-se uma metodologia de abordagem qualitativa. Num primeiro momento, realizou-se um levantamento bibliográfico, com a finalidade de aprofundar no conhecimento histórico, práticas e teorias que fundamentaram o ensino do cuidado, no decorrer do tempo. Nesse estudo ficou evidente que o ensino da Enfermagem, em algumas instituições ainda segue o modelo tradicional, ou seja, as disciplinas estão fixadas nas grades curriculares de maneira que, nos primeiros anos de estudo, se ensinam os conteúdos teóricos, para só então, desenvolverem a prática, realizadas através dos estágios, enquanto em outras já ocorrem mudanças no currículo. Dando seqüência ao estudo, realizaram-se entrevistas com egressos do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL), instituição que buscou a reconstrução do seu desenho curricular, juntamente com a metodologia de ensino denominada ativa, que se utiliza da Problematização como ferramenta para sustentar a relação ensino-aprendizado...
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Descrição

Palavras-chave

Educação, Enfermagem, Enfermagem - Formação profissional, Teaching Nursing, Integrated Curricuum in Nursing

Como citar

NELLI, Eunice Maria Zangari. O currículo integrado na formação crítica do enfermeiro e seu impacto na atuação profissional. 2009. 101 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2009.