Desenhos animados televisivos, ética e Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental: diálogos possíveis

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2011-02-25

Autores

Leitão, Arnaldo Sifuentes Pinheiro [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A presente pesquisa, desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP, campus de Presidente Prudente, e com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP, vincula-se à linha de pesquisa intitulada Práticas Educativas e Formação de Professores. A forte interação das crianças com as mídias, especialmente a televisão, é fato bastante documentado na literatura. Em tempos de “desordenamentos educativos” (expressão de G. Orozco-Gómez) provocados sobretudo pela aceleração das mediações tecnológicas, é necessário aproximar as práticas e conteúdos escolares das culturas infantis. As mídias apresentam então aos professores o desafio da mediação crítica de signos audiovisuais, na qual, mais importante que os conteúdos em si, é contribuir na construção dos critérios que permitam aos alunos efetuar valorações estéticas, éticas e científicas acerca das mensagens que veiculam nos meios. O presente trabalho dirige seu foco para um diálogo entre: os desenhos animados televisivos, que são alimentos da ludicidade e da fantasia que caracterizam as culturas infantis; a ética, porque a problematização dos valores e do agir moral é imprescindível para refletirmos sobre a sociedade em que queremos viver; e a Educação Física como componente curricular, porque os problemas prático-morais que surgem nas aulas oferecem momentos preciosos para a construção de valores. Assim, nosso objetivo é interpretar, à luz das teorias da filosofia moral, o discurso ético presente em desenhos animados televisivos que tenham como argumento conteúdos da Educação Física...
This research, conducted at the Program for Graduate Education, Faculty of Science and Technology, UNESP, Presidente Prudente, with financial support from the Foundation for Research Support of São Paulo - FAPESP, binds to the line of research entitled Educational Practices and Teacher Education. The strong interaction of children with the media, especially television, is a fact well documented in the literature. In times of scrambling education (expression of G. Orozco-Gómez) caused mainly by the acceleration of technological mediations, it is necessary to approach the practices and educational content to children's culture. The media present to the teachers then, the challenge of critical mediation of audiovisual signals, in which, more important than the content itself is contributing to the construction of a criteria that allow students to make aesthetic values, ethical and scientific about the messages propagated in media. This study directs its focus to a dialogue between: the television cartoon, which are supply of ludicity and fantasy that features the children's cultures; ethics, because the questioning of values and moral action is essential to reflect on the society we want to live in, and physical education as a curricular component, because the moral-practical problems that arise in classes offer precious moments for the construction of values. Therefore our goal is to interpret, by the theories of moral philosophy, the ethical speech in this cartoon television content, that has the argument of Physical Education ... (Complete abstract click electronic access below)

Descrição

Palavras-chave

Educação, Ética, Educação fisica (Pre-escolar) - Estudo e ensino, Media, Ethics, Physical education

Como citar

LEITÃO, Arnaldo Sifuentes Pinheiro. Desenhos animados televisivos, ética e Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental: diálogos possíveis. 2011. 105 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2011.