Projeto trilha de letras: uma análise do software como recurso didático no processo ensino-aprendizagem da leitura e da escrita

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2008-03-13

Autores

Bachi, Cláudia Regina [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A presente pesquisa tem como foco o estudo de duas lições do material que compõe o software do Projeto de Recuperação Trilha de Letras, como recurso didático para o trabalho com a escrita e a leitura. O projeto se desenvolve por meio da utilização do software, elaborado especialmente para esta finalidade, visando ao desenvolvimento de atividades de leitura e de escrita em ambiente digital. O objetivo desta pesquisa é verificar se o software em questão configura-se como uma ferramenta inovadora para o trabalho docente, bem como analisar a relevância do papel do professor como facilitador da aprendizagem para o alcance real dos objetivos concebidos pelo Trilha de Letras, estabelecendo uma comparação com o livro didático, mais comumente usado no contexto escolar. A análise das duas lições, que contemplam leitura e escrita, tem o intuito de averiguar como estas se apresentam e são propostas aos alunos e em que momento se faz importante a intervenção do professor. Como resultado, é possível notar que o trabalho com o Projeto de Recuperação Trilha de Letras pode se caracterizar como um diferencial desde que o professor esteja preparado para realizar as intervenções necessárias e adequadas a cada atividade proposta.
The present research focuses on the study of two lessons of the material that composes the software of the Draft Recovery ‘Trilha de Letras’, as didactic resource for the work with the writing and the reading. The project happens through the use of the software, especially elaborated for this purpose, aiming at the development of activities of reading and writing in digital environment. The objective this research is to verify if software in question is configured as an innovative tool for the teaching work, as well as analyzing the relevance of the paper of the teacher as facilitator of the learning for the real reach of the objectives conceived for ‘Trilha de Letras’, establishing a comparison with the didactic book, used in the school context. The analysis of the two lessons, which include reading and writing, has the purpose to ascertain how they have and are offered to students at what moment is important the intervention of the teacher. As result, it is possible to notice that the work with the Draft Recovery ‘Trilha de Letras’ can be characterized as a differential since that the teacher is prepared to proceed to the interventions necessary and adjusted to each activity proposal.

Descrição

Palavras-chave

Educação, Reading, Writing, Technology, Trilha De Letras

Como citar

BACHI, Cláudia Regina. Projeto trilha de letras: uma análise do software como recurso didático no processo ensino-aprendizagem da leitura e da escrita. 2008. 147 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2008.