Profissionalização feminina e ensino de arte: um diálogo com a Escola Profissional feminina de São Paulo

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2007

Autores

Barreto, Carolina Marielli [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O presente trabalho tem como objeto desenvolvimento do ensino de arte voltado para as artes aplicadas á indústria como forma de profissionalização feminina dentro da Escola Profissional Feminina de São Paulo. O estudo compreende as relações que se estabeleceram entre questões relativas à educação de gênero, da arte aplicada á indústria e os ofícios manuais, situando a experiência no cenário educacional brasileiro e conceituando o que significava a profissionalização feminina. Tomei como fundamentação sobre a questão da história do ensino de arte as idéias difundidas por Ana Mae no que se refere à revisão da história como subsídio das práticas e dos preconceitos pedagógicos ainda existentes no campo do ensino de arte. profissional.
This paper discusses the relationship between art education and in the context of the São Paulo Professional School for Women, inaugurated in 1911. In order to understand significance of female professional traininh within the Bazilian educational scenario at the beginning of the XX century, it is necessary to discuss the relationships and values attributed to gendered education, arts as applied to industry manual crafts. The study, in agreement with the ideas of Ana Mae Barbosa, understands that a historical revision is the fundamental for understanding the origins of certain educational practives, of concepts and preconceptions present in art education today.

Descrição

Palavras-chave

Arte - Estudo e ensino - Brasil, Arte - História - Brasil, Mulheres - Trabalho - Brasil, Formação profissional, Artes plásticas, Female professional training, Applied arts

Como citar

BARRETO, Carolina Marielli. Profissionalização feminina e ensino de arte: um diálogo com a Escola Profissional feminina de São Paulo. 2007. 241 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2007.