Diagnóstico de modelos de maturidade em educação corporativa como ferramenta de gestão do conhecimento: um estudo de caso

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2010-12-20

Autores

Orti, Paulo Sérgio [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Um dos grandes desafios da empresa moderna é manter-se atualizada e pró-ativa no mercado em que atua para poder obter vantagens competitivas e diferenciarem-se no mercado, agregando valor aos seus produtos e serviços. A Gestão do Conhecimento e a Educação Corporativa têm sido grandes recursos nesse sentido, devido ao fato de estimularem e possibilitarem o processo de criação, captação, codificação, armazenamento e distribuição de conhecimento em toda a organização. Apesar da importância dessas atividades encontram-se poucos recursos de métricas para a gestão de desempenho dessas atividades tal como as exigentes em outras áreas como Gestão da Qualidade, Governança Corporativa, Tecnologia da Informação, entre outros. Um dos recursos utilizados pelas empresas na busca pela excelência em gestão, os modelos de maturidade, que constituem na descrição dos níveis de evolução no que se referem a processos, pessoas, tecnologia e a organização como um todo. Devido à importância desses temas para a vida organizacional propôs-se uma ferramenta de diagnóstico de gestão dos estágios de maturidade desses processos tanto internamente, quanto comparado às melhores práticas do mercado em seus vários processos de trabalho, podendo assim, planejar suas ações, implantar melhorias, inovar e, com isso, obter uma gestão consistente e crescimento consciente e focado nos objetivos planejados. Esta pesquisa pretende, portanto, fazer um estudo de caso exploratório sobre a viabilidade e efetividade de uma ferramenta de diagnóstico de modelos de maturidade em educação corporativa - uma das áreas ainda pouco parametrizadas dentro das organizações - para que haja uma melhor avaliação, compreensão e desenvolvimento dessas atividades, tal como as demais áreas que já possuem modelos de maturidade melhor estruturados e de forma prática e detalhada
One of the main challenges of modern business is to keep updated and pro-active in the market in which operates in order to gain competitive advantage and differentiate themselves in the market, adding value to their products and services. In this paper we discuss the importance of Knowledge Management and Organization Learning as resources in assisting the search for competitive advantage, because they allow the process of creating, capturing, encoding, storage and distribution of knowledge across the organization. Despite the importance of knowledge Management and Organization Learning, there are few resources of performance metrics for such activities, as those in other areas such as Quality Management, Corporate Governance, Information technology, among others. Organization Learning is one of the resources used by companies in pursuit of excellence in management and it is used to disseminate knowledge in the organization and ofter its employees opportunities for learning that enables a better understanding of the realities and challenges of organization, by creating appropriate responses to the strategic challenges presented. Maturity models have been used in various fiels of knowledge to ofter a description of levels of development as they relate to processes, people and organization as one. They constitute a benchmark for organization as one. They constitute a benchmark for organization to evaluate their progress on certain issues, projects and processes, as well to comparate themselves to the best practices in the market field in question. Because of the importance of these issues to organizational life, this work presents a bibliographic study on the topic of maturity models and their applicability in the area of Organization Learning, proposing a diagnostic tool of maturity to maturity levels for monitoring of internal practices and comparison to best market practices in ... (Complete abstract click electronic access below)

Descrição

Palavras-chave

Maturidade, Gestão do conhecimento, Aprendizagem organizacional, Maturity models, Knowledge managment, Organization learning, Metrics of managment, Management diagnosis tool

Como citar

ORTI, Paulo Sérgio. Diagnóstico de modelos de maturidade em educação corporativa como ferramenta de gestão do conhecimento: um estudo de caso. 2010. 136 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia, 2010.