Gestão da informação em ambiente web: aplicação da inteligência competitiva para o setor industrial de confecções da região de Londrina/PR

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2009-07-27

Autores

Santos, Juliana Cardoso dos [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

To competitiveness, the globalization and need of the obtaining information directed to the business and with value added are factors that influence the organizations that act in the international and national market will seek a competitive differential. At present, actually exists the range of information about industrial process and products, whose importance is fundamental for the competitive potential of organizations, seen that the innovation happens initially of that kind informational action. The organizations can be a sight as systems that generate, prosecute and apply information transforming them in action properly dictates. In that sense, the competitive intelligence process is able to help the organizations it collect informal and formal data, external and internal sources and prosecute and transforming them in a potentially competitive assets, therefore, obtain and manage information structured and with value added, as well like use information and communication technologies of efficient form, aiming at transform data and information in competitive differential for development of industrial sector. The process of competitive intelligence is a differential for any model of organizational management that possessed like main objective foresee opportunities and critical situations for obtain efficient and efficient results. The present project of research has like purpose study the phenomena that compose the information management in Web environment, more specifically the application of competitive intelligence for footwear industrial sector of Londrina/PR region. The sector of footwear of Londrina region, situated in the north of Paraná is extremely competitive, seen that is an area that possessed a cycle of information accelerated and highly dynamic, as well like is going to have like base to the anticipation informational for offer products differentiated... (Complete abstract click lectronic access below)
A competitividade, a globalização e a necessidade da obtenção de informações direcionadas ao negócio e com valor agregado são fatores que influenciam, cada vez mais, as organizações que atuam no mercado nacional e internacional buscarem um diferencial competitivo. Atualmente, existe uma gama enorme de informações sobre processos e produtos industriais, cuja importância é fundamental para o potencial competitivo das organizações, visto que a inovação advém inicialmente desse tipo de ação informacional. As organizações podem ser vistas como sistemas que geram, processam e aplicam informações, que são transformadas em ação propriamente dita. Nesse sentido, o processo de inteligência competitiva pode auxiliar as organizações a coletar dados de fontes internas e externas, formais e informais e processá-las transformando-as em um ativo potencialmente competitivo. Assim, obter e gerenciar informações estruturadas e com valor agregado, bem como usar as tecnologias de informação e comunicação de forma eficiente, auxilia na transformação de dados e informações em diferencial competitivo para o desenvolvimento do setor industrial. O processo de inteligência competitiva é um diferencial para qualquer modelo de gestão organizacional, visto que possui como objetivo principal antever oportunidades e situações críticas na busca de resultados eficientes e eficazes. O presente projeto de pesquisa teve como propósito estudar os fenômenos que compõem a gestão da informação em ambiente Web, mais especificamente a aplicação da inteligência competitiva para o setor industrial de confecções da região de Londrina/PR. O setor é extremamente competitivo, visto que é uma área que possui um ciclo de informações acelerado e dinâmico, bem como precisa ter como base, a antecipação informacional para oferecer produtos diferenciados. Este projeto estudou...

Descrição

Palavras-chave

Gestão do conhecimento, Sistemas de informação gerencial, World Wide Web (Sistema de recuperação da informação), Gestão da informação, Inteligência competitiva, Tecnologias de informação e comunicação, Information Managemente, Competitive Intelligence, Web Environment, Footwear Industrial Sector, Fashion Area, Competitiveness, Information and Communication Technologie

Como citar

SANTOS, Juliana Cardoso dos. Gestão da informação em ambiente web: aplicação da inteligência competitiva para o setor industrial de confecções da região de Londrina/PR. 2009. 140 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2009.