Estudos éticos em representação do conhecimento: uma análise da questão feminina em linguagens documentais brasileiras

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Data

2010-02-02

Autores

Milani, Suellen Oliveira [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Knowlede representation, as a process, as well as the tools that take part in it and the products that emanate from it are not, by any means, neutral, being soaked in moral values. In such landscape, problems of bias in representation may rise, such as gender issues, dicotomical categorizations and lack of warrant/ cultural hospitality. Concerning the women’s issue, supported only by a few initial reflexions by Berman (1993), Olson (1998, 2002), Caro Castro and San Segundo Manuel (1999), Morán Suárez and Rodríguez Bravo (2001), López-Huertas and Barité Roqueta (2002), López- Huertas, Torres and Barité (2004), López-Huertas Pérez and Torres Ramírez (2005), López-Huertas (2006, 2008a), Guimarães (2006b, 2007) and Rodríguez Bravo (2006, 2007), there is severe lack of literature related to representation and to the outlining of its epistemological frame, becoming necessary to verify how far the terms connected to the feminine issue are eventually inserted under bias in the tools of area. For such action, it was proposed to verify the presence of the following terms: female; femininity; feminism; feminist; maternal; motherly; woman(en), within the Brazilian indexing languages: Vocabulário Controlado Básico, Vocabulário Controlado USP (University of São Paulo), Terminologia de Assuntos da Fundação Biblioteca Nacional e Classificação Decimal de Direito. Each term identified in the alphabetic indexing languages had its descriptor and nondescriptors recorded, as well as the scope and remissive notes, related terms and hierarchic relations, whereas the incidences related to hierarchic indexing languages were systematized in compliance with the guidelines proposed by Olson (1998). Presented as results signs of biasses, as well as possible aid to attenuate them, as gateways to further discussions. Thus, discussions should continue being realized... (Complete abstract click electronic access below)
A representação do conhecimento, enquanto processo, assim como os instrumentos que a permeiam e os produtos que dela decorrem, não são neutros, estando imbuídos de valores morais. Nesse cenário, emergem problemas de biasses na representação, tais como questões de gênero, categorizações dicotômicas e falta de garantia e hospitalidade cultural. No tocante à questão da mulher, amparada apenas por algumas reflexões iniciais de Berman (1993), Olson (1998, 2002), Caro Castro e San Segundo Manuel (1999), Morán Suárez e Rodríguez Bravo (2001), López-Huertas e Barité Roqueta (2002), López-Huertas, Torres e Barité (2004), López-Huertas Pérez e Torres Ramírez (2005), López- Huertas (2006, 2008a), Guimarães (2006b, 2007) e Rodríguez Bravo (2006, 2007), há uma carência de literatura relativa à representação e ao delineamento de seu quadro epistemológico, tornando-se necessário verificar em que medida os termos relativos à questão feminina estão eventualmente inseridos sob bias nos instrumentos da área. Para tanto, verificou-se a presença dos termos: feminilidade; feminina(s); feminino(s); feminismo(s); feminista(s); materna(o); maternal; mulher(es), e os respectivos termos em inglês: female; femininity; feminism; feminist; maternal; motherly; woman(en), nas linguagens documentais brasileiras: Vocabulário Controlado Básico, Vocabulário Controlado USP, Terminologia de Assuntos da Fundação Biblioteca Nacional e Classificação Decimal de Direito. Cada termo identificado nas linguagens documentais alfabéticas teve seu descritor e não-descritores registrados, bem como notas de escopo, remissivas, termos relacionados e relações hierárquicas, enquanto as incidências relativas à linguagem documental hierárquica, foram sistematizadas de acordo com as diretrizes propostas por Olson (1998). Apresentaram-se...

Descrição

Palavras-chave

Ciência da informação, Gestão do conhecimento, Representação do conhecimento (Teoria do conhecimento), Ética informacional, Linguagens documentais brasileiras, Subject analysis, Indexing languages

Como citar

MILANI, Suellen Oliveira. Estudos éticos em representação do conhecimento: uma análise da questão feminina em linguagens documentais brasileiras. 2010. 140 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2010.