Transcrição musical: um estudo critíco do repertório para instrumentos de cordas dedilhadas

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2010-07-16

Autores

Souto, Luciano Hercílio Alves [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Esta pesquisa constitui um estudo crítico de transcrições para violão do repertório para instrumentos de cordas dedilhadas, particularmente vihuelas, guitarras e alaúdes dos séc. XVI ao XVIII. Objetivando a proposição de subsídios teóricos para a elaboração da interpretação desse repertório, este trabalho discute os sistemas de codificação, os procedimentos de transcrição e a execução musical do repertório em questão, por meio do diálogo entre as Práticas Interpretativas e a Musicologia Histórica, assumindo como vertentes metodológicas o estudo dos sistemas de codificação, a crítica textual e a análise interpretativa de gravações.
This research is a critical study of transcriptions for the guitar repertoire for plucked string instruments, particularly vihuela, guitars and lutes of the century. XVI to XVIII. Aiming to propose theoretical basis for the elaboration of the interpretation of this repertoire, this paper discusses the coding systems, procedures transcription and musical performance of the repertoire in question through dialogue between the practices and Historical Musicology and Interpretation Practices, assuming as methodological approaches the study of coding systems, textual criticism and the interpretative analysis of recordings.

Descrição

Palavras-chave

Musica - Analise, apreciação, Música - Instrumentos de corda, Musica - Instrução e estudo, Critica musical, Instrumentos de cordas dedilhadas, Tablatura, Cordas dedilhadas, Técnica instrumental, Instrumental techinique, Tablature, Plucked strings, Transcript

Como citar

SOUTO, Luciano Hercílio Alves. Transcrição musical: um estudo critíco do repertório para instrumentos de cordas dedilhadas. 2010. 112 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes de São Paulo, 2010.