Ensino de latim: problemas lingüísticos e uso de dicionário

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Data

2006-02

Autores

Longo, Giovanna [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A língua materna dos antigos habitantes de Roma há muito deixou de possuir falantes natos. O que resta como testemunho da fala viva desse povo são as fontes textuais autênticas de sua literatura. Isso significa que a única competência que podem adquirir os modernos estudantes dessa língua não é senão a competência receptiva escrita. Obras de referência como dicionários são instrumentos imprescindíveis ao trabalho com o texto. Entretanto, o uso constante das obras dessa natureza de que se dispõe atualmente, permite constatar que a descrição das unidades léxicas é pouco satisfatória, frente às especificidades impostas por essa língua antiga. Soma-se a isso a necessidade de, desde o início do aprendizado, se partir do latim estilisticamente elaborado dos textos consagrados, dada a impossibilidade de se reconhecer um repertório mínimo de registros coloquiais. Acredita-se, no entanto, que um tratamento lingüístico dado ao inventário do qual se dispõe pode encaminhar de maneira menos ingênua os problemas de ensino inicial, até aqui insolúveis.

Descrição

Palavras-chave

Linguística, Latim - Estudo e ensino, Lingua materna - Estudo e ensino, Dicionário

Como citar

LONGO, Giovanna. Ensino de latim: problemas lingüísticos e uso de dicionário. 2006.. 105 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, 2006..