Avaliação do programa de educação em saúde bucal da Faculdade de Odontologia de Araçatuba

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2002

Autores

Pereira, Alessandro Aparecido [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Um programa de Educação em Saúde para ser considerado eficiente precisa ser avaliado de maneira objetiva. O objetivo deste estudo foi avaliar o Programa de Educação em Saúde Bucal desenvolvido pela Faculdade de Odontologia de Araçatuba-UNESP. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa por amostragem em alunos de 5as.e 8as. séries da rede pública de Araçatuba/SP, onde o tamanho mínimo da amostra foi de 384 escolares para cada série. Para participar da pesquisa as crianças e adolescentes deveriam ter estudado em Araçatuba/SP da 1a. a 4a. série do ensino fundamental em escola da rede pública estadual ou municipal. Os dados foram coletados através de um questionário com questões sobre o conhecimento em saúde bucal e analisados utilizando o software EPI 2000. Nas 23 questões de múltipla escolha obteve-se o número médio de acertos de 14, na 5a. série e 15, na 8a. série, correspondendo a mais de 50,0% de acertos em ambas as séries. As perguntas abertas foram analisadas pelo método de análise de conteúdo, quando o que mais se destacou foi a importância de escovar os dentes para evitar a cárie, 79,2% dos escolares da 5a. série e 77,2% da 8a.série demonstraram a influência positiva do Programa no cuidado dos dentes. Após a análise dos resultados pode-se concluir que o Programa de Educação em Saúde Bucal avaliado, mostrou-se eficaz e tem proporcionado um bom nível de conhecimento sobre saúde bucal nos escolares atendidos pelo Programa.
A health education program, to be considered effective, should be evaluated objectively. The aim of this study was to evaluate the education program in oral health developed by the School of Dentistry at Araçatuba - UNESP. For this, a qualitative investigation was performed among public school students from fifth and eighth grade of Araçatuba County. As criteria of sampling, all students should have studied at Araçatuba Public schools from first to forth grade. The data were collected by means of a questionnaire, designed with questions about the oral health, and analyzed by the software EPI 2000. Among 23 multiple-choices questions, the mean number of correct answers was 14 for fifth grade students and 15 for eighth grade students, which correspond to more than 50% of the questionnaire for both sample groups. Opened questions were analyzed by the content analysis method, and the answer such as brushing teeth is important to avoid cavity was noticeable, 79,2% of scholars from fifth grade and 77,2% from eighth grade demonstrated the positive influence of the program. Based on the results, it was possible to conclude that education program in oral health was effective and provided a reasonable level of knowledge with regard to oral health among the scholars attended by the program.

Descrição

Palavras-chave

Programas de saude, Odontologia preventiva, Odontologia sanitaria, Educação sanitária, Saúde bucal, Educação em saúde, Health education, oral health

Como citar

PEREIRA, Alessandro Aparecido. Avaliação do programa de educação em saúde bucal da Faculdade de Odontologia de Araçatuba. 2002. 141 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Odontologia de Araçatuba, 2002.