As Novas configurações do capitalismo contemporâneo: o caso da rede varejista norte-americana Wal-Mart
Data
2007-11-14
Autores
Costa, Pedro Henrique Ferreira [UNESP]
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Resumo
Esta dissertação tem como finalidade compreender as metamorfoses que marcaram o capitalismo contemporâneo. Para isso, toma como referência um diagnóstico histórico do capitalismo com o propósito de perceber a complexidade do modo de produção vigente no mundo. Enfatiza-se, então, sob uma concepção histórica e geográfica, os elementos que colaboram para aumentar a diferenciação do indivíduo no mundo. Toma-se, portanto, a rede varejista norte-americana Wal-Mart como exemplo de empresa capitalista do século XXI.
This dissertation has as finality the understanding of the metamorphosis of which had marked the contemporary capitalism. For this propose, it takes as reference the historical diagnosis of the capitalism to perceive its effectiveness production mode and complexity in the world. The elements, which colaborate to improve the subject differentiation, are emphasized by such conceptions. Therefore, as a 21st century example, the north-american retailer capitalistic company Wal-Mart has been taken.
This dissertation has as finality the understanding of the metamorphosis of which had marked the contemporary capitalism. For this propose, it takes as reference the historical diagnosis of the capitalism to perceive its effectiveness production mode and complexity in the world. The elements, which colaborate to improve the subject differentiation, are emphasized by such conceptions. Therefore, as a 21st century example, the north-american retailer capitalistic company Wal-Mart has been taken.
Descrição
Palavras-chave
Capitalismo, Comércio, Comercio varejista, Produção de subjetividade, Estratégias, Capitalism, Subjectivity's production, Strategy
Como citar
COSTA, Pedro Henrique Ferreira. As Novas configurações do capitalismo contemporâneo: o caso da rede varejista norte-americana Wal-Mart. 2007. 115 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2007.