A contribuição de uma ferramenta na realização de uma experiência em educação virtual para o ensino fundamental com algumas escolas locais

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2011-12-14

Autores

Allan, Valéria Falcão [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O Sabixão é um programa on line que foi desenvolvido especialmente para auxiliar os professores nas atividades realizadas nos laboratórios de informática. Por ser uma ferramenta on line, o programa procura contribuir para minimizar a cobrança social pela entrada e aplicação da tecnologia no meio educacional. A partir do momento da sua criação, a tecnologia gera uma necessidade e toda a sociedade passa a pensar que o invento é necessário e dessa maneira ele passa a ser realmente necessário. Atualmente o convívio com a área da tecnologia e a área da educação, é mais do que um desafio, pois, impõe-se como necessidade de compreensão e ação do educador do mundo moderno. É necessário entender a tecnologia como aplicação de teorias, métodos e processos científicos às técnicas, sendo que a tecnologia como aplicação científica é característica da sociedade moderna e é um saber integrante de nossa cultura. O Sabixão é criado neste contexto onde procura atender as necessidades modernas da era do conhecimento e de estar atualizado com as necessidades de interação da tecnologia com os processos educacionais, ou seja, ao mesmo tempo em que ele se apresenta de maneira tradicional no formato de um “quiz” (jogo de perguntas e respostas), ele procura atender as exigencias do mundo conteporaneo para ser facilmente acessado por qualquer aparelho (gadget eletronico) seja fixo ou movel como tablets, celulares, e computadores. Além de estar atualizado com todos os navegadores que operam atualmente e os principais sistemas operacionais conhecidos (Windows, Mac Os, IOS, Linux e Android), acompanhando assim as tendências sociais e econômicas, quanto as inovações do mercado tecnológico
Sabixão is an on-line application designed specifically to aid school teachers with activities performed within the informatics laboratory. As an on line tool, the application seeks to minimize the social pressure upon schools for entry and adoption of technologies in the education environment. Since the moment of its inception, technology creates a need were society starts believing that invention is a necessity and from there on it really becomes necessary. Today, the coexistence between the areas of technology and education is more of a challenge, since there is a need on behalf of educators to understand and take action. It is necessary to understand technology as the application of theories, methods, techniques and scientific processes, and being technology a scientific application it is a characteristic of modern society and the knowledge that belongs to our culture. Sabixão was created within this context where it seeks to satisfy modern needs in the era of knowledge and up to date with the need for educational processes to interact with technology. In other words at the same time it presents itself in a traditional manner in the form of a quiz (game of questions and answers), it seeks to satisfy the needs of a contemporary world to be readily accessible from any device (electronic gadget) whether fixed or mobile like tablets, smart-phones and computers. In addition to be functional within all navigators under the most available operating systems (Windows, Mac Os, IOS, Linux and Android), it follows the social and economic tendencies when it come to market innovation

Descrição

Palavras-chave

Geografia - Programas de computador, Educação ambiental, Tecnologia educacional, Ensino auxiliado por computador, Geography - Computer programs

Como citar

ALLAN, Valéria Falcão. A contribuição de uma ferramenta na realização de uma experiência em educação virtual para o ensino fundamental com algumas escolas locais. 2011. 98, [14] f. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2011.